A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa associou-se recentemente a um programa Erasmus + Erasmus Mundus Joint Master degree, um mestrado coordenado pela Università di Bologna e desenvolvido em parceria com a Universite de Haute-Alsace, Université de Strasbourg, Aristoteleion Panepistimion Thessaloniki, Université Cheikh Anta Diop de Dakar, University of Mumbai, Russian State University for the Humanities e a Universidade de Lisboa.

erasmus mundus mestrado cleO Mestrado CLE - Cultures Littéraires Européennes (Culturas Literárias Europeias) oferece aos alunos a possibilidade de aprender a gerir múltiplos aspectos do cenário europeu, oferecendo uma formação multicultural construída em torno de três eixos metodológicos principais:

- Formação de alto nível cultural em três domínios do pensamento europeu, desde a Literatura à Historia e às Ciências da Linguagem, em pelo menos três línguas europeias, complementando a aprendizagem em sala de aula com a prática local, no mínimo em dois países do consórcio;

- Formação dinâmica graças ao seu programa de intercâmbio internacional. O Mestrado CLE tem como objetivo formar especialistas, críticos no campo das humanidades, com uma consciência dos problemas específicos de cada país e a capacidade de tomar decisões, com base no seu rico background cultural;

- Formação baseada em competências, que visa preparar os alunos para responder às necessidades do mercado de trabalho. O Mestrado CLE oferece diversas atividades complementares (seminários ministrados por professores e profissionais internacionais, cursos de línguas, etc.) com o objetivo de desenvolver as competências dos alunos e promover a sua empregabilidade. O CLE também inclui um workshop, de uma semana, com o objetivo de colocar em prática as competências e a criatividade dos alunos, bem como o seu conhecimento do mercado de trabalho.

O Mestrado CLE é uma formação universitária de dois anos, em período integral. No final do programa, depois de defender a sua dissertação de mestrado perante um júri internacional, os alunos do CLE recebem dois ou três diplomas emitidos por todas as universidades do consórcio onde passaram, pelo menos, um semestre.

Tratando-se de um programa Erasmus Mundus, inclui bolsas Erasmus+ que serão concedidas aos melhores alunos selecionados de todo o mundo (máximo 22.000 euros por ano).

Podem concorrer ao Mestrado CLE candidatos dos países da União Europeia e de países terceiros desde que sejam titulares de um diploma de licenciatura (180 créditos) na área das Humanidades, com comprovada frequência de disciplinas na área das Ciências da Linguagem (Técnicas de Expressões, Linguística e Filologia), História ou História da Arte e tenham o nível de língua exigido: Inglês (nível mínimo B1) para todas as opções de mobilidade e o nível mínimo B2 da universidade do consórcio CLE onde os candidatos pretendem passar o primeiro ano, conforme informação disponível aqui.

Decorre até ao dia 1 de junho o segundo período de candidaturas para o curso 2019/2021.

Para mais informações sobre o curso: folheto em inglês | folheto em francês

Sobre o CLE, consulte o website

Candidaturas, aqui



Texto: FLUL - Divisão de Relações Externas