O Laboratório de Dramaturgia é uma iniciativa do Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

5 ed laboratorio dramaturgiaO Laboratório pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos, num trabalho conjunto que acompanha a escrita de um texto.

Tendo como ponto de partida uma proposta (temática ou artística), a iniciativa pretende, também, promover a exploração de diferentes possibilidades conceptuais de escrita de/ para teatro, entre outros objetivos (leia a apresentação).

Aberto à participação de escritores do espaço lusófono, cada autor pode candidatar-se ao Laboratório de Dramaturgia com a apresentação de mais do que uma sinopse, desde que originais e inéditas. A escrita dos textos a partir das sinopses selecionadas decorrerá até outubro de 2019.

O processo de escrita será acompanhado pelo painel de selecção constituído, em 2019, por Maria João Brilhante (Centro de Estudos de Teatro/FLUL), Natália Luíza e Mónica Almeida (Teatro Meridional), Paula Magalhães, Tiago Torres da Silva e Jorge Louraço Figueira, e por atores convidados, que permitirão escutar o texto, debater e experimentar as suas potencialidades cénicas.

As sinopses deverão ser enviadas até dia 10 de fevereiro de 2019. Saiba mais acerca do 5.º Laboratório de Dramaturgia nos websites do Teatro Meridional e do Centro de Estudos de Teatro da FLUL.

> Edital
> Apresentação


Fonte: Centro de Estudos de Teatro da FLUL
Edição: Marisa Costa (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)