A FLUL e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) assinaram a 25 de janeiro um protocolo de cooperação no âmbito do Programa Paulo Freire – PALOP.

protocolofluloeiInspirado no modelo Erasmus, este Programa, criado em 2018, promove a cooperação entre instituições do Ensino Superior portuguesas e os PALOP, tendo como beneficiários estudantes de graduação e pós-graduação em formações conducentes à profissão docente, incluindo docentes das instituições parceiras em fase de formação avançada. Ainda neste âmbito, os estudantes frequentam um semestre em instituições portuguesas e os trabalhos desenvolvidos e unidades curriculares frequentadas são reconhecidas pelas instituições de origem.

protocolooeiflulAna Paula Laborinho, Diretora do Escritório da OEI em Portugal, explica que “se trata de um programa piloto, dirigido a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa, muitos deles docentes em formação avançada das instituições parceiras”. Na assinatura do protocolo, que decorreu na FLUL, Ana Paula Laborinho referiu, igualmente, que “para a OEI uma grande honra poder ter a FLUL como parceira deste Programa contribuindo para a formação destes estudantes”, ainda mais no ano em que a Organização celebra 70 anos de existência.

A OEI colocou as parcerias e sinergias com o ensino superior como prioridade para o biénio 2019-2020, depois de se ter concentrado no ensino fundamental da região ibero-americana nos anos anteriores. Em 2008, já havia sido criado na OEI o Observatório de Ciência, Tecnologia e Sociedade (OCTS), associado à Rede de Indicadores de Ciência, a que Portugal pertence. Para a Diretora do Escritório da OEI em Portugal, o país “tem de aproveitar melhor a sua pertença ao espaço ibero-americano, nomeadamente, nos domínios do ensino superior e da ciência”. A médio prazo, pretende-se lançar o Programa Paulo Freire+ centrado em programas de doutoramento.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL- DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Denise Matos Moura (FLUL- Divisão de Relações Externas)