A Câmara Municipal de Amarante, a Faculdade de Letras e a Porto Editora vão editar e publicar um conjunto de obras de Teixeira de Pascoaes, um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX, uma coleção com coordenação científica da FLUL.

protocolo teixeira pascoaesO acordo foi assinado pelas três entidades parceiras na Faculdade de Letras no passado dia 21 de fevereiro e prevê a edição e a publicação de um vasto conjunto de obras literárias do poeta e escritor nascido em Amarante, obras presentemente incluídas no espólio daquele Município.

A coleção, a ser publicada em três a quatro volumes anuais pela Porto Editora, será orientada pelo Professor Doutor António Feijó, professor catedrático da Faculdade de Letras e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, e contará com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.

Autor de uma vasta obra que inclui poesia, prosa e teatro, Teixeira de Pascoaes (1877-1952), graduado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi um dos fundadores da Renascença Portuguesa e da importante Revista Águia.

Texto: Marisa Costa (FLUL- DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotografias: Denise Moura (FLUL- Divisão de Relações Externas)