A Professora Doutora Marina Vigário, investigadora do Laboratório de Fonética e Fonologia do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), e Professora Associada do Departamento de Linguística Geral e Romana (DLGR) da Faculdade de Letras, foi distinguida com um Prémio Científico Universidade de Lisboa - Caixa Geral de Depósitos 2018 na área de Ciências da Linguagem (Linguística, Tradução e Interpretação), segundo informação divulgada pela Reitoria da ULisboa.

 

O reconhecido trabalho de investigação da Professora Doutora Marina Vigário tem incidido sobre várias áreas da linguística, incluindo a Fonologia Prosódica, a Aquisição da Linguagem (fonologia, morfologia e léxico) e Processamento da Fala, entre outras. A investigadora do Centro de Linguística da ULisboa foi a única premiada na área científica de Ciências da Linguagem em 2018.

A Professora Doutora Ana Arruda, investigadora principal com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora da UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) foi distinguida nesta edição com uma Menção honrosa na área científica de História e Filosofia (que inclui História e Filosofia das Ciências). A investigadora é uma das maiores especialistas da Proto-História Peninsular da actualidade.

Os Prémios Científicos foram instituídos pela Universidade de Lisboa, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, visando premiar a actividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade. Anualmente são entregues vinte prémios em várias áreas científicas, incluindo as Humanidades. As distinções são constituídas por um subsídio para a investigação no valor de 6.500 euros.

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa- Caixa Geral de Depósitos 2018 será realizada durante este ano, em data a anunciar.


Fontes: ULisboa; CLUL; UNIARQ