Com o objectivo de estabelecer uma relação mais directa entre a UE e os jovens, a Faculdade de Letras da Universidade de Letras (FLUL) recebeu ontem a sessão “E.U. Back to University”, com a presença de Teresa Oliveira, antiga aluna da Faculdade e Administradora Principal da Comissão Europeia.

Ao longo da sessão inserida dentro do seminário do curso de Licenciatura em Estudos Europeus, que contou com a presença de 50 pessoas, na sua maioria alunos do curso, foram abordadas questões relacionadas com os programas Erasmus e de estágios na Comissão Europeia, tendo sido, também, esclarecidos alguns direitos dos cidadãos da União Europeia dentro do espaço comum.

Aproveitando a aproximação das Eleições Europeias, Teresa Oliveira, que conta com mais de 30 anos de serviço na Comissão Europeia, actualmente a trabalhar na Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, frisou que “é importante que os jovens se informem sobre a União Europeia, porque a Europa precisa de vocês e vocês da Europa”. Não esquecendo o crescimento dos populismos, Teresa Oliveira acentuou que “os valores que estiveram na origem da UE estão ameaçados”, salientando que estar por dentro sobre o que é e o que faz a União é essencial.

Sobre a próxima geração do programa Erasmus, que tem vindo a garantir um orçamento mais robusto de forma a responder ao aumento da procura pelos estudantes, Teresa Oliveira explicou que neste âmbito vão existir alterações. Com o triplo do orçamento, na ordem dos 30 mil milhões de euros, estão previstas alterações significativas para o Programa Erasmus 2021-2027, procurando-se um foco nos alunos carenciados e com necessidades educativas especiais.

Através de um jogo sobre a importância da UE na vida quotidiana de cada cidadão, foram ainda esclarecidas questões como o Espaço Schengen, realização de viagens dentro da União Europeia, roaming ou direitos do consumidor.

A sessão “E.U. Back to University” é baseada no êxito de “E.U. Back to School”, iniciativa que permite ao funcionários da União Europeia visitar as universidades e faculdades do seu país de origem, para partilharem a sua experiência profissional com a comunidade académica, esclarecendo dúvidas e promovendo debates de ideias.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Marisa Costa e Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)