Investigadores do Centro de Arqueologia da FLUL participam na descoberta de novo anfiteatro romano em Portugal

Foi divulgada a confirmação da existência de um novo anfiteatro na cidade romana de Ammaia, situada na freguesia de São Salvador da Aramenha, concelho de Marvão, no âmbito de uma campanha arqueológica que contou com a participação do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

A campanha de escavações, que teve início em Junho e decorre até ao final deste mês, permitiu identificar e confirmar a existência deste que é o quinto anfiteatro romano conhecido em toda a província da Lusitânia, depois dos exemplares de Mérida, Conímbriga, Bobadela (Oliveira do Hospital) e Caparra (Cáceres).



Os trabalhos arqueológicos realizados durante várias semanas permitiram detectar "uma das portas e parte da estrutura de assentamento das bancadas" deste anfiteatro romano que soma cerca de 60 metros de comprimento no seu eixo maior, descreve o comunicado divulgado pela Fundação Cidade de Ammaia.

A identificação deste edifício público foi realizada no âmbito do projecto “Lusitania: Investigación y Proyecto Arqueológico en la Ciudad Romana de Ammaia” que associa a Fundação Cidade de Ammaia e a Fundación de Estudios Romanos/ Museo Nacional de Arte Romano (Espanha), e conta com a participação da Universidade de Lisboa e o apoio do Município de Marvão.


O projecto internacional, que teve início em 2018, tinha como objectivo, este ano, ampliar os trabalhos arqueológicos nos espaços públicos e “[n]a área onde se presumia a localização de edifícios lúdicos da cidade foram previamente realizadas prospeções geofísicas, com a colaboração do Instituto de Arqueología de Mérida” revelou o mesmo comunicado.


Em associação com a Fundação Cidade de Ammaia, docentes e alunos da FLUL e investigadores da UNIARQ têm participado nos diversos projectos de investigação, conservação e valorização desta cidade romana que se constitui como o mais importante vestígio arqueológico da sua época na região do norte alentejano.

 

Texto: Marisa Costa (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotografias: Fundação Cidade de Ammaia

 

Leia também:
https://www.letras.ulisboa.pt/pt/noticias/1322-escola-de-verao-cidade-romana-de-ammaia-2019
https://www.letras.ulisboa.pt/pt/noticias/581-a-cidade-romana-de-ammaia-depois-de-quinze-seculos-voltar-a-luz
https://www.letras.ulisboa.pt/pt/noticias/1089-novo-projeto-com-espanha-valoriza-investigacao-na-cidade-romana-de-ammaia

Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt