“Laboratório Cultural de Criatividade e Inovação”: novo curso livre da FLUL

destaque curso livre laboratorio cultural criatividade inovacaoA Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa lança o novo curso livre “Laboratório Cultural de Criatividade e Inovação” e a primeira edição irá ter início já dia 25 de Janeiro de 2024.

curso livre laboratorio cultural criatividade inovacaoO curso, com uma carga horária de três horas lectivas semanais, tem como objectivo introduzir os participantes a diferentes fases de desenvolvimento de um projecto para gerar soluções no contexto de desafios urbanos. Os conteúdos programáticos do curso estão orientados para a prática de projecto numa perspectiva de PBL (Project Based Learning) e dividem-se em seis módulos:

  • Módulo I Cultura, Criatividade e Projeto – Conceitos e práticas de projecto no contexto da gestão cultural e criativa;
  • Módulo II A Cultura como fonte de Inovação – Técnicas e Métodos de análise contextual, benchmarkings, exercícios de criativos, fórmulas culturais e narrativas;
  • Módulo III Conceitos e worldbuilding – A criação de conceitos, storytelling, a concepção de experiências e estórias;
  • Módulo IV Estratégia, Comunicação, e Inovação – Sistematização da informação, desenvolvimento de estratégias, comunicação estratégica e criativa, inovação com base em movimentos e expressões culturais;
  • Módulo V Prototipagem Criativa e Inovação;
  • Módulo VI Modelos Criativos para Exposição e Técnicas de Apresentação.

As sessões irão decorrer às quintas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00, no American Corner da Faculdade de Letras (localizado no edifício da Biblioteca), e no final os estudantes farão a apresentação e discussão do projecto desenvolvido.

Com este novo curso livre, a Faculdade de Letras pretende que os alunos sejam capazes de compreender os conceitos de gestão cultural, indústrias criativas e cidades criativas; dominar o processo, o desenho e as práticas de gestão de projecto num contexto cultural e criativo; dominar componentes de análise cultural em espaço urbano, bem como outros métodos de análise contextual; compreender e aplicar técnicas de criatividade e inovação no desenho de um projecto; formular estratégias e conteúdos para a comunicação de projectos, tendo em conta os melhores canais e os principais públicos; formular uma proposta sólida para o desenvolvimento de um projecto cultural, capaz de ser autossuficiente ou elegível para financiamento público e privado; e fundamentar a proposta em público e perante potenciais investidores.

As inscrições para o curso já se encontram a decorrer, existindo apenas 20 vagas disponíveis. A matrícula é financiada pelo American Corner, pelo que a frequência no curso é gratuita, aplicando-se apenas uma taxa de inscrição (20,00€) e uma taxa para emissão do certificado de aproveitamento (10,00€).

Para mais informações, aconselha-se a consulta a página do curso.