A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa lança o novo curso livre “Laboratório Cultural de Criatividade e Inovação” e a primeira edição irá ter início já dia 25 de Janeiro de 2024.
O curso, com uma carga horária de três horas lectivas semanais, tem como objectivo introduzir os participantes a diferentes fases de desenvolvimento de um projecto para gerar soluções no contexto de desafios urbanos. Os conteúdos programáticos do curso estão orientados para a prática de projecto numa perspectiva de PBL (Project Based Learning) e dividem-se em seis módulos:
- Módulo I Cultura, Criatividade e Projeto – Conceitos e práticas de projecto no contexto da gestão cultural e criativa;
- Módulo II A Cultura como fonte de Inovação – Técnicas e Métodos de análise contextual, benchmarkings, exercícios de criativos, fórmulas culturais e narrativas;
- Módulo III Conceitos e worldbuilding – A criação de conceitos, storytelling, a concepção de experiências e estórias;
- Módulo IV Estratégia, Comunicação, e Inovação – Sistematização da informação, desenvolvimento de estratégias, comunicação estratégica e criativa, inovação com base em movimentos e expressões culturais;
- Módulo V Prototipagem Criativa e Inovação;
- Módulo VI Modelos Criativos para Exposição e Técnicas de Apresentação.
As sessões irão decorrer às quintas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00, no American Corner da Faculdade de Letras (localizado no edifício da Biblioteca), e no final os estudantes farão a apresentação e discussão do projecto desenvolvido.
Com este novo curso livre, a Faculdade de Letras pretende que os alunos sejam capazes de compreender os conceitos de gestão cultural, indústrias criativas e cidades criativas; dominar o processo, o desenho e as práticas de gestão de projecto num contexto cultural e criativo; dominar componentes de análise cultural em espaço urbano, bem como outros métodos de análise contextual; compreender e aplicar técnicas de criatividade e inovação no desenho de um projecto; formular estratégias e conteúdos para a comunicação de projectos, tendo em conta os melhores canais e os principais públicos; formular uma proposta sólida para o desenvolvimento de um projecto cultural, capaz de ser autossuficiente ou elegível para financiamento público e privado; e fundamentar a proposta em público e perante potenciais investidores.
As inscrições para o curso já se encontram a decorrer, existindo apenas 20 vagas disponíveis. A matrícula é financiada pelo American Corner, pelo que a frequência no curso é gratuita, aplicando-se apenas uma taxa de inscrição (20,00€) e uma taxa para emissão do certificado de aproveitamento (10,00€).
Para mais informações, aconselha-se a consulta a página do curso.