Investigação: Universidade Europeia UNITE! ganha 2 milhões de euros

A Universidade Europeia UNITE! venceu candidatura no valor de 2 milhões de euros para reforço da investigação e inovação.

uniteA Universidade de Lisboa é uma das sete universidades que formam o consórcio, que inclui a FLUL, da Universidade Europeia UNITE!, University Network for Innovation, Technology and Engineering, consórcio formado após a candidatura vencedora ao ERASMUS + KA2 -Universidade Europeia no valor de 5 milhões de euros.

Juntamente com a Politecnico di Torino, coordenador da candidatura, a Technische Universität Darmstadt, o Institut Polytechnique de Grenoble, a Universitat Politecnica de Catalunya, a Aalto Korkeakoulusaatio sr e o Kungliga Tekniska Högskolan, a ULisboa viu agora reforçada a capacidade para desenvolver as suas actividades de investigação e inovação (I&I) a nível europeu com a aprovação da candidatura UNITE!H2020 na Call Science with and for Society do H2020.

No valor de 2 milhões de euros, esta candidatura vai permitir uma maior integração das melhores práticas europeias ao nível da I&I, indo ao encontro da estratégia da Comissão Europeia para um “maior e diferenciado envolvimento dos atores no processo de investigação e na alteração dos métodos tradicionais de organização e impacto da investigação”.

Em particular, esta candidatura pretende:
- desenvolver a agenda comum 2030 para a Investigação e Inovação, enfatizando as principais vocações comuns aos parceiros, a fim de enfrentar os principais desafios da sociedade;
- desenvolver políticas para fortalecer o capital humano ao nível da I&I;
- desenvolver políticas para a partilha de infraestruturas de investigação;
- o reforço da cooperação com atores não ligados à I&I, criando uma rede de apoio a candidaturas e transferência de conhecimento;
- a integração das práticas de Open Science;
- um maior envolvimento da sociedade civil e autoridades publicas na I&I;
- o reforço das relações com outras alianças ao nível das sinergias e complementaridades.

Fonte: Universidade de Lisboa