Professora Paula Morão recebe título de Professora Emérita da Universidade de Lisboa

O diploma de Professora Emérita da Universidade de Lisboa foi esta manhã entregue na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) à Professora Doutora Paula Morão.

O título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa é atribuído em reconhecimento do mérito académico e da relevância da actividade científica.

O Director da FLUL, Professor Miguel Tamen, sublinha que “na Faculdade, somos parcimoniosos na atribuição do título de professor emérito; e eu acho que deve ser assim. O Conselho Científico achou que a Professora Paula Morão, pela sua carreira notável, podia coexistir com essa parcimónia. É assim agora, e com muito gosto, a nossa sétima professora emérita”.

Paula Morão é Professora Catedrática do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade. Licenciou-se em Filologia Românica pela FLUL em 1974, ano em que iniciou a sua carreira universitária como assistente na FLUL, trabalhando com o Professor Doutor Jacinto do Prado Coelho. Em 1988 completou o Doutoramento em Literatura Portuguesa.

As suas principais áreas de investigação e de ensino são Literatura Portuguesa dos séculos XIX a XXI, Literatura Autobiográfica, Crítica Textual aplicada a textos modernos, relações entre Literatura e Artes.

Entre 1998 e 2000 foi presidente da comissão executiva do Departamento de Literaturas Românicas da FLUL, e vice-presidente do conselho científico da Faculdade de 2002 a 2004. Foi Directora da Área de Literaturas Artes e Culturas entre 2011 e 2013.

Membro do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, coordena uma equipa de investigação sobre auto-representação na literatura e nas artes. Entre Abril 2007 e Novembro 2009 exerceu as funções de Directora-Geral do Livro e das Bibliotecas. É, desde Dezembro de 2016, Directora do ICLP - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-Divisão de Relações Externas e Internacionais)

Fotografia: Luísa Santos (FLUL-Divisão de Relações Externas e Internacionais)