Faculdade de Letras recebeu final da edição 20/22 do Mestrado em Culturas Literárias Europeias

cleA Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recebeu entre 28 de Junho e 5 de Julho de 2022 as actividades de final de curso do Mestrado Erasmus Mundus em CLE – Culturas Literárias Europeias, que incluíram as defesas de dissertação de mestrado perante um júri internacional e a cerimónia de graduação dos alumni diplomados.

Entre 2 e 5 de Julho de 2022, os alunos e professores do Mestrado CLE participaram no Seminário “Literatura Clássica e Literatura Europeia: Influência, Recepção, Matamorfose”, com diversas sessões que incluíram temas como o teatro de Dimitris Dimitriàdis, a epopeia portuguesa Os Lusíadas ou a tragédia em Albert Camus. O Programa completo do Seminário está disponível aqui.

O Mestrado é coordenado Università di Bologna e desenvolvido em parceria com a Université de Haute-Alsace, Université de Strasbourg, Aristoteleion Panepistimion Thessaloniki, Université Cheikh Anta Diop de Dakar, University of Mumbai, Russian State University for the Humanities e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Oferecendo uma formação de dois anos nos domínios da Literatura, Historia e Ciências da Linguagem, em três línguas europeias, o Mestrado CLE confere a possibilidade de realização de estudos em mais de cinco países. Formar especialistas e críticos na área das Humanidades estão entre os objectivos do curso, que procura preparar os alunos para as necessidades do mercado de trabalho. Seminários ministrados por professores e profissionais internacionais, cursos de línguas, entre outros, estão entre as actividades que este Mestrado oferece.

Como programa Erasmus Mundus, o Mestrado CLE concede bolsas Erasmus+ aos melhores alunos selecionados de todo o mundo (máximo de 22.000 euros por ano). Os alunos são oriundos de países da União Europeia e de países terceiros, sendo obrigatória a titularidade de um diploma de licenciatura (180 créditos) na área das Humanidades, que inclua a frequência de unidades curriculares na área das Ciências da Linguagem (Técnicas de Expressões, Linguística e Filologia), História ou História da Arte, assim como proficiência na língua inglesa.

 Texto e Fotografia: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)