Prémio Fernão Mendes Pinto abre candidaturas para trabalhos em língua portuguesa

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas para o Prémio Fernão Mendes Pinto. O concurso visa distinguir um trabalho de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, explicitando relações entre comunidades e, pelo menos, dois países.

As candidaturas estão abertas até 31 de Julho. As dissertações devem ser escritas em português, tendo sido defendidas durante o ano civil imediatamente anterior ao da candidatura.

As propostas deverão ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP. Cada proposta deverá conter o curriculum vitae do autor, uma cópia da dissertação em suporte informático, parecer do orientador da dissertação e uma declaração da instituição em que foi apresentada.

Os trabalhos a concurso serão agrupados por secções. São elas: Letras e Artes, Ciências Exatas, Ciências da Saúde e da Vida e Ciências Sociais e Humanas.

O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8000€ (oito mil euros). A publicação do trabalho vencedor ficará sob a responsabilidade do Camões –Instituto da Cooperação e da Língua I.P. (Camões, I.P.).

Mais informações podem ser obtidas no regulamento do prémio ou mesmo no website da AULP.

Fonte: Associação das Universidades de Língua Portuguesa