A partir do dia 1 de Setembro de 2020 a Faculdade de Letras volta a abrir as portas ao público. No dia 14 de Setembro começarão as aulas de mestrado e de doutoramento (que serão presenciais). No dia 30 começarão as aulas de licenciatura (segundo o modelo misto, que foi amplamente divulgado em Maio).

A circulação nos espaços da Faculdade e o funcionamento não vão ser ainda os habituais. Os professores, os investigadores e os alunos deverão tentar restringir a sua presença nas nossas instalações ao estritamente indispensável.

O horário de funcionamento das instalações será o seguinte:

- Segunda-feira a Sexta-feira, das 7h30 às 22h00

- Sábado, das 7h30 às 13h30.

Para informações detalhadas sobre horários de atendimento contacte o Serviço pretendido.

Plano de Contingência para o COVID-19 » 

 

Principais regras e procedimentos:

  • A entrada na Faculdade será feita apenas por três pontos: a porta principal do Edifício Central, a porta poente da cave do Edifício Central, e a porta do Pavilhão Novo. Não haverá acesso directo ao edifício pela garagem subterrânea;
  • À entrada será medida a temperatura, e verificado o uso de máscara, que todos deverão trazer já consigo; este uso será requerido em todos os espaços públicos interiores, incluindo em gabinetes partilhados e nas salas de aula;
  • As salas de aula terão uma lotação de cerca de metade da sua lotação normal; e serão regularmente desinfectadas ao longo do dia (embora não entre todas as aulas);
  • Todas as inscrições e matrículas no ano lectivo de 2020/2021 serão realizadas online. O atendimento de professores e alunos pelos serviços, incluindo pela Divisão de Serviços Académicos, continuará também a ser sobretudo online. O atendimento presencial será possível apenas por marcação;
  • Existirão duas salas dedicadas à assistência a aulas online, nomeadamente para alunos que não consigam fazê-lo fora da Faculdade: a antiga Sala de Actos, no rés-de-chão do Edifício Central, onde haverá computadores disponíveis; e uma Sala de Silêncio, no antigo da Biblioteca, no 1.º andar do Edifício Central, onde haverá acesso wifi e onde os alunos poderão usar os seus computadores portáteis, tablets ou telemóveis;
  • A maior parte dos serviços (com a excepção importante dos Serviços Académicos) foi relocalizada no piso térreo do Bloco A (edifício dos anfiteatros III e IV). O bar desse edifício terá apenas acesso pela porta da esplanada;
  • A Biblioteca retomará a possibilidade de leitura presencial, embora com uma lotação limitada.

 

Estudantes

  • Contacto com os professores: Encontra uma lista de emails dos docentes da FLUL aqui;
  • Contacto com os serviços: questões urgentes e essenciais podem tratar-se enviando um email ou contactando os serviços pelo telefone. Encontra uma lista de contactos dos serviços da FLUL aqui;
  • O novo calendário 2020/2021: está publicado aqui;
  • O calendário de matrículas e inscrições está publicado aqui;
  • Email institucional: deve ser consultado regularmente.

 

Professores

  • Contacto com os alunos: os professores podem contactar os estudantes por email, consultando as listas de emails incluídas no Fénix;
  • Contacto com os serviços: questões urgentes e essenciais podem tratar-se enviando um email ou contactando os serviços pelo telefone (Horário 10h-12h e 14h-16h). Encontra uma lista de contactos dos serviços da FLUL aqui;
  • O guia 2020/21 está publicado aqui;
  • O novo calendário 2020/2021: está publicado aqui;
  • O calendário de matrículas e inscrições está publicado aqui;
  • Email institucional: deve ser consultado regularmente.

 

Toda a comunidade académica

  • Consulte regularmente o seu email institucional
  • Consulte regularmente o website para mais informações.

 

Contactos dos Serviços da FLUL » 
Contactos dos Docentes da FLUL » 

 

Mais informações
 
Links úteis:

 

 

Planos de Contingência

 

COVID-19: O QUE FAZER

- Siga sempre as três regras básicas; 

- Conheça os seus contactos na FLUL e grave no telemóvel os seus números de telefone; e, 

- se pensar que tem sintomas, saiba como actuar.

Regras básicas

- Lave frequentemente as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos; em alternativa, use um desinfectante para as mãos com pelo menos 70% de álcool;

- Não tussa ou espirre para as mãos, faça-o para o antebraço ou use um lenço de papel (deitando-o logo para o lixo);

- Evite beijos e apertos de mão.

Os seus contactos na FLUL

ESTUDANTES: Lília Aguardenteiro Pires (Núcleo de Apoio ao Estudante da Divisão de Serviços Académicos) - Telefone: +351 217 920 023 / Extensão: 11127 | Telemóvel: 919 967 648

DOCENTES E INVESTIGADORES: Conceição Duarte (Núcleo de Secretariado da Divisão de Serviços Académicos) - Telefone: +351 217 920 045 / Extensão: 11390 | Telemóvel: 938 310 211

UTENTES DA BIBLIOTECA: Pedro Estácio (Divisão da Biblioteca) - Telefone: +351 217 920 008 / Extensão: 11200 | Telemóvel: 924 459 571

FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES EXTERNOS: Maria José Clarinha (Divisão de Compras e Manutenção) - Telefone: +351 217 920 010 / Extensão: 11114 | Telemóvel: 924 138 401

FORA DE HORAS DE EXPEDIENTE: ligar 11005 ou 11006

Como actuar se tiver os sintomas do COVID-19

1. Contacte o SNS 24 (808 24 24 24). 

2. Após avaliação, o SNS 24 informá-lo-á do que fazer a seguir.

3. Informe o seu contacto na FLUL.

 

 Actualização: 24.08.2020