Faculdade de Letras líder em Artes e Humanidades desde 2017

banner destaque flul 1A Faculdade de Letras tem sido, desde 2017, considerada a líder nacional na área de Artes e Humanidades pelos mais conceituados rankings internacionais. Destacando-se no panorama nacional e internacional, foi considerada a melhor Faculdade de Letras portuguesa, em 2023 (em dados mais recentes), pelo Scimago Institutions Rankings, pelo Times Higher Education, pelo QS World University Rankings, pelo CWTS Leiden Ranking e pelo University Ranking by Academic Performance, e, em 2022, pelo US News Best Global Universities Rankings.

Estes resultados, que são reflexo de um investimento em recursos humanos e meios de investigação nas Humanidades, representam todo o esforço e empenho da Faculdade para atrair os melhores candidatos de Humanidades ao Ensino Superior.

Os diversos indexadores analisam vertentes como internacionalização, qualidade e impacto da investigação, colaboração internacional, inovação, transferência de conhecimento, impacto social, produtividade e excelência científica, qualidade do ensino, presença na web, empregabilidade e reputação internacional (entre académicos e empregadores).

 

rankings da FLUL com dados do texto

 

SCImago Institutions Ranking 2023: #1 nacional | #117 no mundo |#54 na Europa | #32 na União Europeia | #10 na península ibérica

A Faculdade de Letras subiu, em 2023, 27 posições no SCImago Institutions Ranking, passando de 144.º para 117.º lugar a nível mundial.

Em Portugal, na área científica das Artes e Humanidades, assume a liderança, desde 2021 , em termos de investigação, inovação, transferência de conhecimento, impacto social e presença na web.

A análise deste indexador baseia-se na avaliação de vertentes como investigação, inovação, transferência de conhecimento, impacto social e presença na web, de acordo com a área científica. No total, analisa 8 084 instituições de todo o mundo e considera dados fornecidos pela Scopus, PATSTAT, Google e Ahrefs.

Times Higher Education Rankings 2023: #176 mundial

Em 2023 a Faculdade de Letras subiu 25 posições no Times Higher Education Rankings, passando de 201.º para 176.º lugar a nível mundial, destacando-se sobretudo nas vertentes de internacionalização, receitas das empresas e citações.

A análise deste indexador estrutura-se em cinco vertentes: citações, receitas de empresas, internacionalização, investigação e ensino.

QS World University Rankings 2023: #1 Nacional; #218 mundial

Em Portugal, na área científica das Artes e Humanidades, a Faculdade de Letras foi classificada como a melhor, em termos de empregabilidade, internacionalização, reputação internacional (entre académicos e empregadores), qualidade e impacto da investigação e do ensino pelo QS World University Rankings 2023. Na análise por disciplinas, foi considerada a melhor faculdade nacional nas Linguagens Modernas.

No mundo, encontra-se na 218.ª posição, tendo subido 18 níveis, num total de 1 543 instituições de ensino superior. Mundialmente, a área de Artes e Humanidades é liderada pela Universidade de Havard (EUA), seguido pelas Universidades Cambridge (Reino Unido) e de Oxford (Reino Unido).

A análise deste indexador estrutura-se em cinco vertentes: empregabilidade, internacionalização, reputação internacional (para académicos e empregadores), investigação (impacto e qualidade da investigação) e ensino (qualidade). Considera dados fornecidos pela instituição, pela Scopus e analisa também dados recolhidos através de inquéritos.

CWTS Leiden Ranking 2023: #1 nacional | #165 no mundo | #55 na Europa 

Também no CWTS Leiden Ranking 2023, Letras registou uma melhoria, tendo conquistado 24 posições, a nível mundial, desde 2017, ocupando agora a 165.ª posição entre as faculdades da área de Artes e Humanidades.

Em Portugal, foi considerada a instituição líder nas vertentes de investigação e internacionalização, e assume o 55.º lugar entre as Faculdade de Letras europeias.

A análise deste indexador baseia-se na avaliação das vertentes de investigação e internacionalização, considerando o impacto e a colaboração de artigos e recensões publicadas em revistas indexadas na Web of Science. Considera, exclusivamente, dados fornecidos pela Web of Science relativos a 1 318 universidades em todo o mundo.

University Ranking by Academic Performance URAP 2023: #1 nacional

Em Portugal, a Faculdade de Letras foi classificada como a melhor faculdade nacional nas disciplinas de História, Arqueologia e Linguagem, Comunicação e Cultura pelo University Ranking by Academic Performance (URAP) 2023, tendo subido no ranking em todas as áreas.

No mundo, ficou igualmente muito bem classificada entre as 3 000 instituições analisadas, destacando-se as 18 posições conquistadas em Filosofia, com a posição de 182.º no ranking, a subida de 3 lugares, para História, assumindo agora o 58.º posição nesta disciplina, o aumento de 6 níveis em Arqueologia, elevando-a para a 93.º classificação, e, ainda, 3 posições em Linguagem, Comunicação e Cultura, tendo o 230.º lugar no ranking.

A análise deste indexador considera as vertentes de investigação e internacionalização, com base em indicadores como produtividade científica, impacto e colaboração internacional. Considera, exclusivamente, dados fornecidos pela Clarivate Analytics InCites.

US News Best Global Universities Rankings 2022: #1 nacional | #139 no mundo

A Faculdade de Letras foi classificada, pelo US News Best Global Universities Rankings 2022, como a melhor faculdade em Portugal na área de Artes e Humanidades, considerando a reputação internacional e a excelência científica, bem como o impacto da sua investigação

No total das 1 849 instituições de todo o mundo analisadas, Letras coloca-se na 139.ª posição na área de Artes e Humanidades, mantendo o registo de melhoria da sua classificação desde 2017.

Este indexador analisa as vertentes de reputação, bibliometria e excelência científica, considerando dados fornecidos pela Clarivate Analytics InCites e a Web of Science. Avalia 1 849 instituições de todo o mundo.

 

Fonte: Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) da Universidade de Lisboa