2.º Encontro de Antigos Alunos da FLUL

banner ii encontro alumniEstão abertas as inscrições para o 2.º Encontro de Antigos Alunos da FLUL, que se realiza no próximo dia 30 de novembro de 2018 na FLUL, a partir das 19h15.

Uma noite de regresso dos Antigos Alunos à FLUL, em que terá a oportunidade de estar junto dos seus colegas e amigos, mas também dos Alumni que se formaram recentemente e de toda a comunidade académica.

Este será um momento de aproximação dos nossos Alumni à Academia, para recordar e reviver tempos que marcaram os seus trajetos!

O Programa e a Inscrição estão disponíveis aqui.

Novo Regulamento de Avaliação dos Estudantes da FLUL

O novo Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa já está disponível aqui.

Este Regulamento resultou de uma consulta alargada à comunidade académica e de um debate prolongado nas reuniões do Conselho Pedagógico (órgão onde estão representados professores e estudantes), secretariadas por uma funcionária dos Serviços Académicos, e em que se recolheram numerosos contributos. É herdeiro de versões anteriores naquilo que estas tinham de melhor. E apresenta diversas inovações. Entre outras, destaquem-se as seguintes:


- uma nova época de avaliação alternativa no final do 1.º Semestre, já contemplada no calendário escolar aprovado pela Direcção;
- maior versatilidade de escolhas curriculares em função de estratégias académicas individuais dos estudantes: por exemplo, para além dos 30 ECTS previstos para cada semestre, a possibilidade de inscrição numa unidade curricular, por ano lectivo, na qual o estudante não tenha estado inscrito e duas unidades curriculares para os estudantes de 2.º e 3.º ciclos.
- o recurso pelos estudantes de classificações atribuídas passa a ser dirigido, em primeira instância, ao Director do respectivo curso.

Com os votos de um bom ano lectivo,
Sérgio Campos Matos
(Presidente do Conselho Pedagógico)

Study in Portugal Network traz à FLUL estudantes dos E.U.A. para um semestre de estudos

Inscrições e matrículas em licenciaturas 2018/2019: calendários, prazos e horários

destaques inscricoes 1819 6Já és aluno de licenciatura da FLUL ou vais ingressar pela primeira vez na Faculdade? Fica a saber tudo o que precisas para fazeres a tua inscrição e/ou matrícula.

Consulta o calendário de matrículas e inscrições, horários, informações sobre prazos académicos, propinas e outros dados úteis para o teu ingresso:

Alunos que transitaram de 2017/2018;

- Novos alunos, 1.º ano/ 1.ª vez:

- com teste de Línguas;
- sem teste de Línguas;

- Concursos e regimes especiais:

- Maiores de 23, titulares de Cursos Superiores, mudança de par instituição/ curso, reingresso e estudante internacional.

 
Serão os teus primeiros dias na FLUL? Não percas o programa de acolhimento de novos estudantes que a FLUL preparou para ti. Consulta o programa AQUI.

Links úteis:

>> Calendário de inscrições e matrículas

>> Calendário Escolar 2018/2019

>> Horários 

>> Programas das Unidades Curriculares 

>> Propinas

>> Testes de colocação de nível de língua

>> Inscrições 2.º e 3.º ciclos (mestrados e doutoramentos) e cursos de pós-graduação

 

Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes do Ensino Superior 2014-2015

Procedendo à aplicação do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito da Universidade de Lisboa(aprovado em 26 de Junho de 2009 pelo Reitor da Universidade de Lisboa) foram selecionados os 7 estudantes que, estando inscritos em 2014-2015 (art.º 4.º e 5.º), obtiveram aprovação a todas as disciplinas do ano curricular completo em que se inscreveram e que obtiveram as médias mais elevadas em relação a todos os estudantes inscritos em 2014-2015:

 

A distribuição de bolsas teve em consideração o número de estudantes inscritos por ciclo de estudos, tendo sido atribuídas 4 bolsas para o 1.º Ciclo e 3 bolsas para o 2.º Ciclo (Ver Despacho Académico).

A lista foi divulgada a 02 de Julho de 2018 junto dos estudantes, tendo tido os interessados cinco dias úteis para reclamações.

 
 
Legislação Aplicável:

As Bolsas de Estudo por Mérito são atribuídas a estudantes do ensino superior que obtenham aproveitamento escolar excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior, aprovado pelo Despacho n.º 13531/2009, de 9 de junho, publicado no n.º 111 da 2.ª série do Diário da República, alterado pelo Despacho n.º 7761/2017, de 4 de setembro, publicado no n.º 170 da 2ª série do Diário da República.

 

Inauguração do Centro de Iranologia da Faculdade de Letras

inaug centroiranologia 14mai2018O Centro de Iranologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) foi inaugurado no passado dia 14 de maio, em sessão pública decorrida na Sala D. Pedro V da FLUL, e na qual estiveram presentes sua Excelência o Embaixador da República República Islâmica do Irão, Senhor Seyed Hossein Mirfakhar, o Diretor da FLUL, Professor Doutor Miguel Tamen, a Diretora do Centro de Iranologia, Dra. Sépideh Radfar, e o Professor Catedrático aposentado da FLUL, António Dias Farinha, especialista em Estudos Árabes e Islâmicos, bem como convidados da ciência e da cultura, de Portugal e do Irão.

A criação deste Centro dedicado aos estudos iranianos decorre do memorando de entendimento assinado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Fundação para a Iranologia da República Islâmica do Irão, em julho de 2017. O novo centro da FLUL pretende constituir-se como referência no âmbito da Iranologia na ULisboa, e no país, disponibilizando informação de referência sobre o Irão, e permitirá, segundo o memorando de entendimento, a realização de várias actividades académicas, culturais e científicas no âmbito dos “laços históricos e [d]os pontos culturais em comum [entre os dois países] (...) e [d]o interesse mútuo no desenvolvimento da compreensão intercultural”. O intercâmbio de estudantes e docentes, o apoio à investigação sobre temáticas relacionadas com a cultura e a história do Irão e a realização de cursos de língua persa são algumas das ações futuras desta nova unidade da FLUL.

Na sessão inaugural, o Diretor da FLUL, Professor Doutor Miguel Tamen, saudou a criação do Centro de Iranologia e o apoio do Irão a esta iniciativa. O Embaixador iraniano congratulou a Faculdade de Letras e manifestou, também, a sua satisfação pela fundação deste Centro, especialmente, no âmbito do aumento das relações de cooperação e da amizade entre os dois países, tendo afirmado que ““o aprofundamento das relações Portugal/ Irão também depende do conhecimento mútuo”. Referindo-se ao público externo à Universidade, o Embaixador do Irão expressou, ainda, o seu desejo de que este Centro esteja aberto a todos os interessados no conhecimento da história e cultura do seu país.

A cultura e a história persas têm sido, aliás, objeto de investigação na Faculdade de Letras desde há vários anos, sendo de sublinhar o contributo do Professor Doutor António Dias Farinha, Diretor do Instituto de Estudos Árabes Islâmicos (área de História da FLUL) no desenvolvimento destes estudos. O convite dirigido à Dra. Sépideh Radfar, em 2001, visando a implementação de estudos persas na Universidade de Lisboa, levou à criação do primeiro Curso de Língua e Cultura Persa da FLUL e da Universidade, em 2002.

A Dra. Sépideh Radfar, leitora da FLUL, irá dirigir este novo centro em estreita colaboração com a Fundação para a Iranologia, tendo salientado, na sessão de inauguração, que este será “um centro muito ambicioso”, sublinhado a sua vertente transdisciplinar e o trabalho conjunto já iniciado no âmbito do ensino da língua persa, sobretudo com as áreas de Estudos Asiáticos, de História e de Filosofia, entre outras. Sobre a ampla vocação do Centro, a nova Diretora destacou, ainda, o apoio a projetos de tradução Persa-Português e de Português-Persa, a atribuição de bolsas de estudo na área da Iranologia, tendo, também, anunciado a publicação, em breve, de uma antologia de Literatura Persa.

O Centro de Iranologia FLUL localiza-se no primeiro andar do edifício principal da Faculdade de Letras, estando previsto o lançamento, em breve, de um website dedicado a esta nova unidade.

Texto: Marisa Costa, FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas