É com grande pesar que a Direcção da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa informa que o Professor Raúl Miguel Rosado Fernandes, Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Filologia Clássica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigador do Centro de Estudos Clássicos desta Faculdade, faleceu, a 13 de Maio de 2018.


Nesta hora de profunda consternação, prestamos homenagem a um colega, evocando o seu contributo para a afirmação da Faculdade de Letras e da Universidade de Lisboa.


Nascido a 11 de Julho de 1934, Raúl Miguel Rosado Fernandes licenciou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresentando, para conclusão de licenciatura, a tese Anfitrião: Evolução e concepções de um mito na expressão literária, referente a uma comédia de Plauto, que foi publicada em 1956. Pouco depois, em 1962, conclui o doutoramento nesta mesma Faculdade, com uma dissertação intitulada O Tema das Graças na Poesia Clássica. Logo após a conclusão do doutoramento, inicia as funções de docente, primeiramente como Primeiro Assistente de Filologia Clássica, seguindo-se três anos passados nos Estados Unidos na condição de Visiting Professor, na City University of New York, regressando a Portugal poucos anos antes do 25 de Abril, época a seguir à qual teve papel preponderante nos destinos da agricultura portuguesa. O seu regresso à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa dá-se quase de imediato, ocupando, por concurso público, o lugar de Professor Extraordinário e, por último, o lugar de Professor Catedrático, desde 1974 até 2004, o ano da sua jubilação.


Dentro do panorama académico, para além das funções de docente, Rosado Fernandes foi também colaborador em inúmeras publicações, com destaque para a Revista da Faculdade de Letras de Lisboa, para a Euphrosyne – Revista de Filologia Clássica, para o Boletim de Filologia XXI, e para outras publicações periódicas pertencentes à Universidade de Lisboa, à Academia das Ciências de Lisboa (onde foi Académico Correspondente, desde 1997), à Universidade de Coimbra, entre outros. Foi ainda o 16º Reitor da Universidade de Lisboa, entre 1979 e 1982.


Conselheiro da Ordem do Infante D. Henrique e Académico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 1997, para além da vida académica, Rosado Fernandes manteve ainda carreira política, sendo Deputado à Assembleia da República Portuguesa pelo CDS-PP e, entre 1995 e 1999, Deputado pelo CDS-PP ao Parlamento Europeu. Durante a sua actividade política, dedicou-se a várias questões de natureza agrícola, chegando a ser Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial, a 4 de Maio de 2001. Para além desta distinção, Raul Miguel Rosado Fernandes foi ainda agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a 9 de Junho de 1997, sendo Conselheiro dessa mesma Ordem.


Autor de obra sobre filologia, retórica, literatura grega, latina e portuguesa, com dezenas de publicações, traduziu Tucídides, Aristóteles, Horácio e Heinrich Lausberg, tendo publicado as suas memórias em 2006.


Nesta data e em nome de todos os professores, investigadores e profissionais administrativos e técnicos da FLUL, a Direcção da Faculdade de Letras, onde deu aulas durante a maior parte da sua carreira, apresenta à família enlutada e amigos as suas sinceras condolências.


O corpo do Professor Raúl Miguel Rosado Fernandes está em câmara ardente na Basílica da Estrela, de onde sairá hoje, dia 14 de Maio, às 14:30h. A FLUL será representada nas cerimónias pela Professora Cristina Pimentel, Directora de Área de Literaturas, Artes e Culturas e Professora de Estudos Clássicos.