A Divisão de Compras e Manutenção tem a seu cargo as funções de natureza técnica nos domínios da gestão de aquisição de bens e serviços, execução de contratos, bem como a gestão e manutenção dos bens moveis e imóveis da Faculdade.

Divisão de Compras e Manutenção compreende os seguintes núcleos:

Núcleo de Compras, Aprovisionamento e Património

Compete ao Núcleo de Compras, Aprovisionamento e Património, nomeadamente:

a) Instruir, acompanhar e avaliar o processo instrutório de pré-contratação de aquisição de bens e serviços e de empreitadas, sob proposta e apreciação técnica dos demais serviços/unidades da Faculdade, salvaguardando as articulações necessárias;

b) Elaborar, sob a orientação do Conselho de Gestão, o plano anual de aquisições e assegurar a sua execução em tempo útil, atendendo a critérios de ordem legal, técnica, de economia e de oportunidade;

c) Conhecer o mercado e gerir adequadamente a relação com os fornecedores, através de um sistema de avaliação contínuo do serviço prestado;

d) Desenvolver e gerir um sistema centralizado de contratação que potencie a capacidade negocial da Faculdade, a eficiência e racionalidade da contratação através da centralização e da integração das necessidades de bens, de serviços e de plataformas tecnológicas para o efeito;

e) Levar a cabo, em articulação com outros serviços, as ações e procedimentos necessários à celebração de contratos de aquisição de bens e de prestação de serviços e empreitadas, de acordo com a legislação em vigor;

f) Gerir as existências em armazém garantindo em depósito o material de consumo corrente;

g) Registar todas as entradas e saídas do armazém e criar todos os controlos necessários;

h) Fornecer aos serviços, mediante requisição, os consumíveis e outros bens necessários ao seu funcionamento;

i) Rececionar material e controlar a sua quantidade e qualidade;

j) Identificar material de baixa rotação, obsoleto ou danificado de forma irrecuperável, procedendo ao seu abate, quando autorizado;

k) Organizar e manter organizado o inventário e cadastro dos bens e imóveis da Faculdade, possibilitando o cálculo das amortizações a integrar na contabilidade patrimonial;

l) Assegurar que os serviços/unidades comuniquem as alterações à localização dos bens à sua guarda, designadamente quando ocorram transferências, abates, reparações e beneficiações;

m) Acompanhar os processos de aquisição de bens de forma a garantir o registo, inventário e etiquetagem antes da sua disponibilização aos serviços e/ou unidades da Faculdade;

n) Promover os processos de abate ou alienação de bens, assegurando o cumprimento dos requisitos legais.


Núcleo de Obras e Manutenção

Compete ao Núcleo de Obras e Manutenção, nomeadamente:

a) Manter uma base de dados atualizada de todos os contratos de empreitadas, aquisição de bens e serviços adquiridos pela Faculdade;

b) Assegurar os serviços necessários à conservação, recuperação, edificação e alteração dos edifícios e instalações da Faculdade;

c) Verificar o normal funcionamento dos equipamentos estruturais da Faculdade, nomeadamente no que se refere a redes elétricas, água, saneamento, gás, climatização e elevadores;

d) Verificar e controlar os diversos serviços contratados a empresas externas, nomeadamente, a segurança e vigilância nas instalações da Faculdade, a limpeza, climatização, redes elétrica, água, gás e saneamento, equipamentos elevatórios e outros serviços prestados por terceiros na área da manutenção dos edifícios;

e) Elaborar propostas para aquisições e reparações e acompanhar a respetiva execução;

f) Assegurar as informações técnicas que acompanham os procedimentos legais relativos à adjudicação de empreitadas de obras públicas;

g) Emitir pareceres sobre a aquisição de equipamentos e materiais.


Núcleo de Atividades Auxiliares

O Núcleo de Atividades Auxiliares engloba:

a) Unidade de apoio administrativo;

b) Unidade de operadores de telecomunicações.

O pessoal adstrito ao apoio administrativo tem a seu cargo assegurar todo o apoio, que lhe seja solicitado, compatível com a sua categoria, às atividades realizadas dentro das instalações da Faculdade.

Os operadores de telecomunicações têm a seu cargo a gestão de todo o movimento de comunicações da central telefónica da Faculdade, bem como o estabelecimento daquelas que lhe sejam solicitadas pelos órgãos, unidades ou serviços da Faculdade e ainda o envio e receção de documentação.