Repositório

Repositório da ULisboa agrega, em formato digital, a colecção de documentos que formam a produção intelectual, académica e científica produzidas nas diferentes unidades orgânicas, tendo como objectivos reunir, organizar, divulgar e preservar a produção científica da ULisboa.

O Repositório está organizado por comunidades e sub-comunidades. As comunidades correspondem às diferentes unidades orgânicas da ULisboa (Faculdades, Institutos, Reitoria, etc.) e as sub-comunidades aos Departamentos ou Centros de Investigação de cada unidade orgânica.

 

Quem e como se pode criar uma nova sub-comunidade FLUL?

Qualquer centro/unidade de investigação da FLUL pode criar uma sub-comunidade FLUL no Repositório. Para tal, basta preencher e assinar os termos de entendimento (p.7-8) e o formulário de adesão (p.10-14) do documento Comunidades: documentos de adesão e enviar o documento preenchido para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Qualquer dúvida relativa ao preenchimento deste documento pode ser esclarecida através deste mesmo endereço de e-mail.

 

Quem pode depositar documentos no Repositório?

O depósito de documentos científicos no Repositório da Universidade de Lisboa é feito pelos próprios autores dos documentos, em regime de auto-arquivo. Condições gerais:

  • Ser membro da FLUL e pertencer a um Departamento ou Centro de Investigação
  • Ter uma conta de e-mail institucional (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
  • Estar registado no Repositório da ULisboa
  • Ter permissões de depositante (veja como na secção seguinte)
  • Conhecer os Direitos de Autor associados (ver aqui)

 

Como obter permissões de depositante? 

Depois de estar registado no Repositório, solicite as permissões de depositante enviando um Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Assunto: Permissão de Depositante) com os seguintes dados: (1) Nome completo (2) Endereço de e-mail com que efectuou o registo (3) Comunidades e colecções do Repositório onde pretende depositar os seus documentos.

 

Políticas de copyright e de auto-arquivo dos editores e das revistas

Quer saber se a editora onde publicou os seus textos autoriza a utilização da da sua versão em PDF para auto-arquivo no Repositório? Consulte as políticas de arquivo no website Sherpa/RoMEO. Se tiver dúvidas e não se recordar da declaração que assinou e da política da editora não ser conhecida ou estar disponível, pode solicitar autorização à editora, podendo, para o efeito, utilizar o formulário disponibilizado pelo RCAAP para gerar o texto de uma carta a solicitar autorização para auto-arquivar um artigo sobre o qual tem dúvidas acerca dos direitos de autor.

 

Links úteis

 Repositório da ULisboa

 Comunidade FLUL no Repositório

Política de Depósito de Publicações da Universidade de Lisboa (2010)

Guia de auto-arquivo

Comunidades: documentos de adesão

RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)


SHERPA/RoMEO

CreativeCommons

Carta de pedido de autorização à editora (RCAAP)