Borges de Macedo

Legado Jorge Borges de Macedo na Biblioteca da Faculdade de Letras

 

 foto jbm Jorge Borges de Macedo © Global Imagens (arquivo)

 

Na personalidade de Jorge Borges de Macedo aliavam-se duas características que raramente andam a par, o sentimento vivencial e o pensamento estrutural, e essa aliança levava ao esgotamento lancinante, tanta era a insistência na presença e tamanha a urgência em compreender racionalmente. O rigor, em Jorge Borges de Macedo, não foi o escalpe que reduz o pulsar de vida mas a necessidade de aprofundar os sentidos do viver individual e colectivo, num debate de razão e autenticidade.”

BARATA, Maria do Rosário Themudo, Prefácio. In Universidade de Lisboa. Centro de História (ed. lit.) - Professor Doutor Jorge Borges de Macedo: Legado Bibliográfico. Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2005, v. 1, p. XV.

 

 

Nota Biográfica

Jorge Borges de Macedo nasceu em Lisboa a 3 de Março de 1921. O pai, José de Macedo, foi secretário-geral do Partido Republicano Radical.

Licenciou-se, em 1944, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Ciências Histórico-Filosóficas com a tese A Situação Económica no Tempo de Pombal - Alguns Aspectos, estudo que, segundo Jorge Pedreira, “passou imediatamente a constituir uma obra de referência sobre o governo e o tempo do Marquês de Pombal”.

Em 1957, ingressou como assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958, tornou-se bolseiro do Centro de Estudos Históricos do Instituto de Alta Cultura, iniciando os estudos sobre a problemática da indústria portuguesa, que viria a constituir o tema da sua tese de doutoramento: Problemas de História da Indústria Portuguesa no Século XVIII (1964). Em 1967, obteve o título de professor agregado.

Em 1969, Borges de Macedo é catedrático da Secção de História da Faculdade de Letras. A seguir ao 25 de Abril de 1974 foi saneado desta faculdade. A sua reintegração no ensino superior aconteceu em 1977, a convite da Universidade Católica Portuguesa. Em 1980, regressou à Faculdade de Letras como regente da cadeira de História Contemporânea de Portugal.

Em 1990, a convite do Secretário de Estado da Cultura, foi indigitado para director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, função que desempenhou até à sua morte a 18 de Março de 1996.

Em 1991, jubilou-se como professor catedrático da Universidade de Lisboa. Durante a cerimónia foi homenageado com o colar de Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada.

 

Adaptado de Álvaro Costa de Matos, “A Ideia de Europa em Jorge Borges de Macedo: constantes e linhas de força”. In MACEDO, Jorge Braga de (org.) - Jorge Borges de Macedo: Saber Continuar. A Experiência Histórica Contemporânea. Comemorações do Legado Bibliográfico. Lisboa, Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2005, pp. 127-168.

 

A Biblioteca e o Espólio Pessoal

Em 1996, Jorge Borges de Macedo apresentou à Faculdade de Letras a “solicitação da Reserva de Património de Direitos de Autor e de Publicação na sua obra histórica e científica e a recepção do seu Património Bibliográfico Indiviso”. Como responsáveis pela custódia do património bibliográfico perante a entidade receptora, foram designados o Dr. José Brissos Reis Sobral Cavalinhos e Maria Gisèle Bouhon Neves Borges de Macedo, mulher do doador. Esta vontade foi formalizada em 18 de Fevereiro de 1996, contando com as assinaturas do Professor Doutor Jorge Borges de Macedo e do Professor Doutor Manuel José do Carmo Ferreira, então presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A Biblioteca da Faculdade de Letras alberga a colecção conhecida por Legado Jorge Borges de Macedo, formada por duas componentes: um Legado Bibliográfico e um Espólio Pessoal.

Com excepção de algumas espécies reservadas para familiares, o Legado Bibliográfico corresponde, quase integralmente, à antiga biblioteca pessoal de Jorge Borges de Macedo. O catálogo impresso (Professor Doutor Jorge Borges de Macedo: Legado Bibliográfico) anota 17433 entradas – entre monografias e publicações periódicas – tão diversas quanto o catálogo da exposição 1.º Centenário do Banco de Portugal (JBM 6099) até ao periódico de 1882 O Zé Povinho (JBM-P 142). Os autores são igualmente diversos. Maria do Rosário Themudo Barata lembra que entre os intelectuais e artistas portugueses encontramos Ruben A., Augusto Abelaira, Sara Afonso, António Augusto de Aguiar, Jorge Alarcão, Mouzinho de Albuquerque, João de Barros, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Teófilo Braga, Brito Camacho, Joaquim de Carvalho, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, João Chagas, António Sérgio, Damião Peres, Maria Helena da Rocha Pereira, Vitorino Magalhães Godinho, Joel Serrão, Virgínia Rau, Joaquim Veríssimo Serrão, João Medina, José Tengarrinha, Mário Dionísio, José Cardoso Pires, José Rodrigues Miguéis, entre muitos outros.

O Espólio Pessoal é um típico espólio literário, constituído por autógrafos (apontamentos soltos ou originais redigidos, que formam o antetexto das obras do autor) e por materiais de muitas proveniências, reunidos e organizados por Borges de Macedo para fins de documentaçbão dos seus trabalhos.

Na Biblioteca da Faculdade de Letras, os livros que constituem o Legado Bibliográfico estão referenciados no catálogo colectivo das bibliotecas da Universidade de Lisboa (colecção FL - Borges de Macedo), com indicação da respectiva pertença (nome do doador), e disponíveis para consulta local. Os manuscritos do Espólio Pessoal estão em vias de tratamento com vista a serem igualmente disponibilizados a investigadores e estudantes.

 

Bibliografia seleccionada de Jorge Borges de Macedo

MACEDO, Jorge Borges de - A situação económica no tempo de Pombal: alguns aspectos. Porto: Portugália, 1951.

MACEDO, Jorge Borges de - Problemas de história da indústria portuguesa no século XVIII. Lisboa: Associação Industrial Portuguesa, 1963.

MACEDO, Jorge Borges de - "Os Lusíadas" e a história. [Lisboa] : Verbo, [1979].

MACEDO, Jorge Borges de - História diplomática portuguesa : constantes e linhas de força : estudo de geopolítica. [Lisboa : Instituto de Defesa Nacional, 1987].

 

Bibliografia seleccionada sobre Jorge Borges de Macedo

BARATA, Maria do Rosário Themudo - Elogio do Professor Doutor Jorge Borges de Macedo (1921-1996). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 2004.

MACEDO, Jorge Braga de (org.) - Jorge Borges de Macedo: Saber Continuar. A Experiência Histórica Contemporânea. Comemorações do Legado Bibliográfico. Lisboa, Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2005.

MENDONÇA, Manuela (coord.) - Jorge Borges de Macedo: Itinerário de uma Vida Pública, Cultural e Científica (“Colecção Grandes Mestres”). Lisboa: Colibri, 1991.

UNIVERSIDADE DE LISBOA. CENTRO DE HISTÓRIA (ed. lit.) - Professor Doutor Jorge Borges de Macedo: Legado Bibliográfico. Lisboa: CHUL, 2005, 2 v.