Curso de Verão - Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas no espaço Português e Ibero-americano

10 julho 2017 09:00 - 14 julho 2017 16:00

A Acção de Formação e Curso Livre "Relações entre Literatura, Artes visuais e Artes Performativas no espaço Português e Ibero-americano" integra-se na actividade do grupo História do Teatro e do Espectáculo do Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), bem como no trabalho do projecto Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos (DIIA) do Centro de Estudos Comparatistas (CEC).

Este curso tem como objectivo fundamental proceder a uma análise comparada de obras provenientes de diferentes campos do domínio artístico, que dialoguem entre si, no espaço português, espanhol e ibero-americano. O estudo das problemáticas abordadas será orientado por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer diversos modos de cruzamento entre a literatura e as artes visuais e performativas atendendo, por um lado, aos contextos culturais e históricos ibéricos e ibero-americanos e, por outro lado, à complexidade dos respectivos sistemas artísticos considerados no seu conjunto.
Com vista à efectiva aplicação dos conhecimentos e das metodologias empregues neste curso, foi concebida uma estrutura lectiva que combina sessões teóricas de 1h e 30 minutos, referentes a diversos aspectos relacionados com o cruzamento inter-artes (leccionadas por formadores especializados em cada uma das áreas implicadas), e sessões práticas, de 2 horas, em que os formandos terão a oportunidade de testar o saber e as competências adquiridas no decurso desta acção de formação. Os trabalhos a elaborar pelos formandos poderão assumir a forma de análise literária e artística, ou de tratamento didáctico de obras provenientes do heterogéneo universo cultural português, ibérico e ibero-americano.
Sendo uma actividade certificada, com a atribuição de 1 crédito pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), este curso tem como público-alvo os Professores de 2.º Ciclo do Ensino Básico de Português e Estudos Sociais / História (Grupo 200) e Educação Visual e Tecnológica (Grupo 240), e os Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de Português (Grupo 300), Espanhol (Grupo 350), História (Grupo 400) e Artes Visuais (Grupo 600). Sem prejuízo deste pressuposto, e atendendo à natureza interdisciplinar e transversal das sessões, prevê-se também o funcionamento como curso livre, aberto à participação de estudantes e demais interessados nas áreas da Literatura, das Artes Visuais e das Artes Performativas.
O custo de inscrição é, até ao dia 30 de Junho de 2017, de 40€ para o público geral, sendo que os estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino da FLUL beneficiam de um desconto de 50%. Se a inscrição for efectuada depois do dia 30 de Junho de 2017, o custo para o público geral será de 50€, a que corresponderá o montante de inscrição de 25€ para os estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino da FLUL.

Inscrições e mais informações no Secretariado do Centro de Estudos Comparatistas e Centro de Estudos de Teatro
Consulte o website website; E-mail:diia@letras.ulisboa.pt