header doutoramentos ucs

 

A oferta lectiva anual da Faculdade de Letras é muito vasta e diversificada. Os alunos têm a oportunidade de construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas.

Para construir um percurso personalizado e preparar a inscrição, não se esqueça de considerar as seguintes etapas:

 

ucs passos

 

Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso, pode contar com o apoio dos Directores de Curso, dos Professores e de técnicos especializados (Serviços).

 

Mais de 1 400 Unidades Curriculares

Os alunos da Faculdade de Letras têm ao seu dispor uma escolha muito alargada de unidades curriculares para construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas (pode consultar os planos de estudos de Doutoramento).

Descrições e Programas de Turma

Para facilitar a escolha de disciplinas/unidades curriculares, encontra nestas páginas uma descrição breve dos objectivos de cada unidade curricular de doutoramento. Estas descrições são genéricas: para cada semestre pode também consultar no Fenix os programas concretos que serão oferecidos para cada seminário de pós-graduação ou para cada turma. Os programas de turmas são sempre publicados em acesso aberto e estão redigidos na língua que será usada nas aulas (português ou inglês).

A oferta de cada ano académico

Quase todas as unidades curriculares são oferecidas todos os anos, por vezes em mais de um semestre; no entanto algumas podem ser oferecidas em anos alternados. Na preparação da inscrição, para identificar a lista de unidades curriculares oferecidas no ano académico que pretende frequentar, não se esqueça de consultar os horários de doutoramento.

  

Postgraduate units taught in English

A-B

A Família na Idade Média

Código: HIS8.920518

ECTS: 12

Objectivos: Pretende-se examinar a família como unidade básica das sociedades tradicionais, muitas vezes na origem de estruturas mais complexas como comunidades aldeãs, comunidades religiosas, cortes senhoriais e reais ou mesmo da própria instituição monárquica. Pretende-se ainda dar seguimento a projetos de investigação que se preocupem com a Onomástica enquanto processo de criação e de manutenção de identidade linhagística, ao mesmo tempo que atua como reflexo dos mecanismos sociais e de género. Preocupar-nos-á ainda a constituição de redes de poder com base em alianças matrimoniais, com as consequentes alterações do património territorial das famílias envolvidas.

Programa de Turma 2023/24:

A História de África na História Mundial

Código: HIS8.920517

ECTS: 12

Objectivos: A partir da historiografia que situa África na História Mundial (“World History”), esta UC propõe-se discutir perspetivas historiográficas, problemas teóricos e metodológicos e, ainda, os contributos de outros saberes, para além de se avaliar o papel da historiografia nos debates sobre o lugar de África.  Assume particular importância a história das interconexões da História de África com a da comunidade humana global e, assim, das suas implicações nas múltiplas experiências, desde a escala local à escala intercontinental e transcontinental.

Antropologia e Etnologia das Religiões

Código: REL8.920545

ECTS: 12

Objectivos: Nesta UC, pretende-se compreender as relações entre religião, cultura, sociedade e indivíduo. Descrever as religiões nas modernidades múltiplas. Descrever os processos sociais de «destradicionalização». Identificar os fatores sociais de recomposição das identidades religiosas e de emergência de novas sociabilidades religiosas.

Artefactos, Matérias e Espacialidades

Código: TEA8.920624

ECTS: 6

Objectivos: As práticas cénicas contemporâneas interessaram-se por explorar novas modalidades de figuração e representação do corpo, onde o ator e o artefacto se articulam enquanto dois corpos teatralizados. Nesse sentido, o seminário propõe observar diferentes linhas de delegação do ator pela matéria e de incarnação de corpos artificiais, seja através de marionetas, máscaras, objetos de cena, figurinos, máquinas de cena ou ainda pela marionetização do corpo no jogo do ator. Através das teorias de Edward Gordon Craig, Oskar Schlemmer, Maurice Maeterlinck, entre outros autores, pretende-se abrir a discussão sobre novas formas de transfigurar e recriar o corpo em cena.

Assiriologia

Código: HIS8.920451

ECTS: 12

Objectivos: Assiriologia estuda a história e a cultura da antiga Mesopotâmia, desde o aparecimento das primeiras cidades, em meados do IV milénio a.C., até à queda do seu último império, em c. 539 a.C. Através da leitura e análise de fontes históricas escritas e iconográficas, pretende-se que os discentes reconheçam a diversidade cultural desta civilização, os processos sincréticos, políticos e religiosos, que se operam dentro da mesma e a importância do seu legado na sociedade dita ocidental.