header mobilidade tecnicos

 

PT | EN

 

O Programa Erasmus+ promove e apoia a mobilidade de técnicos para missões de formação, desenvolvimento de carreira e liderança. Estas missões podem incluir um conjunto diverso de actividades, que vão desde visitas às instituições, reuniões com serviços idênticos, programas de aprendizagem prática em job shadowing, participação em formações, entre outros. Constituem uma excelente oportunidade para partilhar experiências e boas práticas.

A Faculdade de Letras incentivas as mobilidades de técnicos, seja através através do programa Erasmus+, seja através de acordos de cooperação e intercâmbio.

Missões de formação para técnicos estrangeiros

Os técnicos estrangeiros, que tenham interesse em realizarn uma mobilidade de curta duração para missões de formação na Faculdade de Letras devem contactar o Núcleo de Cooperação Internacional (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

No primeiro contacto recomenda-se que os interessados indiquem a área e/ou o serviço que gostariam de visitar, bem como o tipo de actividade pretendida, a data e a duração prevista da visita.

O Núcleo de Cooperação Internacional presta o apoio administrativo necessário, estabelecendo os contactos com o serviço da Faculdade de Letras a visitar.

Vistos

Os professores, investigadores e técnicos visitantes que não tenham nacionalidade de um dos países da União Europeia ou de um país do Espaço Económico Europeu necessitam de um visto antes de entrarem em Portugal. Para efeitos de obtenção de visto, devem solicitar previamente a carta de aceitação da Faculdade de Letras.

O visto deve ser solicitado numa Embaixada ou num posto consular português no país de origem. Recomenda-se que os pedidos de visto sejam feitos com, pelo menos, dois meses de antecedência relativamente à data prevista para chegada a Portugal, para garantir a sua emissão atempada.

Alojamento

A Universidade de Lisboa possui residências específicas para docentes, investigadores e técnicos. Os interessados podem contactar o Núcleo de Cooperação Internacional (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) para saber mais informações.

 

Missões de formação para técnicos no estrangeiros

Anualmente, o processo de candidaturas a missões de formação Erasmus+ no estrangeiro é centralizado na Reitoria da ULisboa. A Faculdade de Letras divulga junto dos seus técnicos os requisitos e prazos de candidatura, e centraliza os processos para apreciação da Reitoria.

Mais informações sobre as bolsas Erasmus +, recomenda-se a consulta do site da ULisboa e, em particular, do edital anual, publicado online.