Divisão de Serviços Académicos

A Divisão de Serviços Académicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa tem a seu cargo a gestão administrativa referente a alunos e o tratamento e circulação de informação de interesse académico. É composta pelos seguintes Núcleos:

  • Estudos Graduados;
  • Estudos Pós-Graduados;
  • Acreditação e Avaliação;
  • Gestão Pedagógica;
  • Apoio ao Aluno.

 

Núcleo de Estudos Graduados

O Núcleo de Estudos Graduados tem a seu cargo tarefas de caráter predominantemente administrativo no âmbito dos estudos graduados da FLUL, nomeadamente:

  1. Assegurar e processar as matrículas, inscrições, transferências, mudanças de curso, reingressos e concursos especiais e elaborar os respetivos editais e avisos;
  2. Elaborar pautas e lançar notas;
  3. Receber, registar e informar os requerimentos de alunos nas áreas académicas e pedagógicas;
  4. Receber e instruir processos de equivalências e reconhecimento, submetê-los a despacho e lançar a decisão proferida;
  5. Conferir os processos quanto ao montante das propinas a pagar e elaborar as listas de alunos com pagamentos em atraso;
  6. Proceder ao registo de todos os atos respeitantes à vida escolar dos alunos;
  7. Organizar e manter atualizado o arquivo dos processos individuais dos alunos;
  8. Emitir e revalidar os cartões de estudante;
  9. Preparar os currículos escolares para efeitos de informação final;
  10. Passar certidões de matrícula, inscrição, frequência, exame, conclusão de curso e outras que não sejam de natureza reservada;
  11. Manter atualizados os dados respeitantes aos programas e planos de estudo;
  12. Preparar elementos relativos a alunos para responder a solicitações de entidades oficiais, publicações e estudos diversos;
  13. Preparar os elementos relativos a alunos para outros serviços;
  14. Preparar os processos relativos aos cursos de formação inicial, pós-graduação, mestrado e doutoramento e às correspondentes provas;
  15. Prestar informações relativas a questões académicas e pedagógicas;
  16. Organizar o processo de inscrições, e assegurar o correto cumprimento do calendário escolar;
  17. Organizar o processo para atribuição de bolsas por mérito;
  18. Organizar os elementos para emissão de diplomas;
  19. Colaborar no processo de Distribuição de Serviço Docente — Formação Inicial - com o Conselho Científico e o Núcleo de Pessoal da Divisão de Serviços Administrativos;
  20. Assegurar em geral todas as demais tarefas respeitantes ao serviço prestado a alunos de formação inicial. 

 

Núcleo de Estudos Pós-Graduados

O Núcleo de Estudos Pós-Graduados tem a seu cargo tarefas de caráter predominantemente administrativo no âmbito dos estudos pós-graduados da FLUL, nomeadamente:

  1. Assegurar e processar o processo de candidatura, matrículas e inscrições, e elaborar os respetivos editais e avisos;
  2. Elaborar pautas e lançar avaliações;
  3. Receber, registar e informar os requerimentos de alunos nas áreas académicas e pedagógicas;
  4. Receber e instruir processos de equivalências e reconhecimento, submetê-los a despacho e lançar a decisão proferida;
  5. Conferir os processos quanto ao montante das propinas a pagar e elaborar as listas de alunos com pagamentos em atraso;
  6. Proceder ao registo de todos os atos respeitantes à vida escolar dos alunos;
  7. Organizar e manter atualizado o arquivo dos processos individuais dos alunos;
  8. Emitir e revalidar os cartões de estudante;
  9. Preparar os currículos escolares para efeitos de informação final;
  10. Passar certidões de matrícula, inscrição, frequência, conclusão de curso e outras que não sejam de natureza reservada;
  11. Manter atualizados os dados respeitantes aos programas e planos de estudo;
  12. Preparar elementos relativos a alunos para responder a solicitações de entidades oficiais, publicações e estudos diversos;
  13. Preparar os elementos relativos a alunos para outros serviços;
  14. Preparar os processos relativos aos cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento e às correspondentes provas;
  15. Organizar os elementos para emissão de diplomas;
  16. Prestar informações relativas a questões académicas e pedagógicas;
  17. Organizar o processo de inscrições, e assegurar o correto cumprimento do calendário escolar;
  18. Colaborar no processo de Distribuição de Serviço Docente — Formação Pós-Graduada - com o Conselho Científico e o Núcleo de Pessoal da Divisão de Serviços Administrativos;
  19. Assegurar em geral todas as demais tarefas respeitantes ao serviço prestado aos alunos de estudos de pós-graduação.

 

Núcleo de Apoio ao Aluno

Ao Núcleo de Apoio ao Aluno compete, nomeadamente:

  1. O acolhimento, informação e acompanhamento de alunos, designadamente alunos com necessidades educativas especiais e estatuto especial;
  2. Dinamizar e coordenar programas de voluntariado na FLUL;
  3. Dinamizar e coordenar programas de bolsas de mérito social ou afins;
  4. Coordenar a produção de materiais didáticos em suporte alternativo ao material livro;
  5. Organizar, realizar e divulgar eventos e ações de formação, designadamente na área das necessidades educativas especiais;
  6. Dinamizar o acesso a modalidades de apoio psicopedagógico;
  7. Colaborar com a Divisão de Relações Externas no âmbito das atividades de promoção e imagem da FLUL.

Contactos

Divisão de Serviços Académicos
Coordenadora de Divisão

Anabela Machado

 sa.graduados@letras.ulisboa.pt

 

Núcleo de Estudos Graduados

217 920 000 (ext. 11123)

 sa.graduados@letras.ulisboa.pt

 

Núcleo de Estudos Pós-Graduados

217 920 000 (ext. 11122)

 sa.posgraduados@letras.ulisboa.pt

Horário

Durante os meses de Julho e Agosto os Serviços Académicos terão o seguinte horário de atendimento presencial e telefónico:
2.ªs, 3.ªs, 4.ªs e 6.ªs feiras das 9h às 13h | 5.ªs feiras das 14h às 18h

Atendimento presencial:

2.ª feira: 9h às 13h
5.ª feira: 14h às 18h
3.ª, 4.ª e 6.ªs feiras: 9h às 17h

Atendimento telefónico:

2.ª feira: 9h às 13h
5.ª feira: 14h às 18h
3.ª, 4.ª e 6.ªs feiras: 9h às 12h e das 13h às 17h

 

Núcleo de Apoio ao Aluno

217 920 023

217 920 030

 naa@letras.ulisboa.pt

2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
(o atendimento de 2ª e de 6ª está sujeito a marcação prévia, que deverá ser feita por e-mail com a antecedência mínima de um dia útil relativamente ao dia da eventual marcação e devidamente confirmada pelo respectivo serviço)