ICLP organiza Noite dos livros censurados

23 abril 2024 18:00 - 20:00

Data: 23 de Abril de 2024 | 18h00-20h00

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala CLi (Na cave, junto ao corredor que dá acesso à biblioteca)

Organização: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa

Mais informações: (+351) 967 871 175; iclp@letras.ulisboa.pt | ICLP organiza Noite dos livros censurados

Participação Livre

noite censuradosQueremos ler alto, a várias vozes, com holofotes ou lua nova, as palavras em liberdade!

No dia 23 de Abril, o ICLP organiza a Noite dos livros censurados, uma forma de prestar a merecida homenagem aos 50 anos que se celebram sobre o 25 de abril.

O desafio veio do Plano Nacional de Leitura (PNL) que pretende, desta forma, trazer a leitura para “cenários informais” – bares, associações, livrarias, bibliotecas, institutos, teatros e outros espaços...

Os livros fizeram parte da revolução e as Noites dos livros censurados pretendem celebrar os livros como resistência e o papel que a literatura tem desempenhado no desafio aos regimes, ao longo de séculos.

O ICLP junta-se assim a este movimento, convidando toda a comunidade a participar neste convívio informal. Quem quiser, poderá trazer textos (censurados ou não) que queira, de alguma forma, partilhar. Para isso, o PNL criou uma lista de títulos de livros censurados, em Portugal, durante a ditadura, até ao 25 de Abril de 1974. Há nesta compilação títulos de autores portugueses e de autores estrangeiros. Além disso, há ainda uma lista de livros alvo de censura institucional em vários países, alguns até aos dias de hoje.

A dinamização desta noite estará a cargo da turma 15 do Curso de Português Língua Estrangeira do ICLP, que estende a todos este convite: celebremos meio século da revolução dos cravos, com os livros que não deixamos arder, os livros que escondemos, os livros que passamos clandestinamente e que continuamos a ler.