Lançamento: "Casamentos da Família Real Portuguesa: Êxitos e Fracassos" - Volume III

18 julho 2018 17:30

casamentos voliiiA apresentação do terceiro volume da obra Casamentos da Família Real Portuguesa, sob o tema “Êxitos e Fracassos” terá lugar no próximo dia 18 de julho, pelas 17h30, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A obra, que será apresentada pelo Professor Doutor António Camões Gouveia e foi editada pelo Círculo de Leitores, resulta do trabalho de uma linha de estudos do Centro de História da ULisboa e disponibiliza a um público alargado um conjunto de trabalhos relacionados com a política matrimonial da família real portuguesa, particularmente importante para a compreender o funcionamento das relações externas do reino. Abre-se com um texto de carácter introdutório à temática, em torno da legislação medieval e da importância da harmonia familiar, prosseguindo por casos de estudo entre as dinastias de Avis e Bragança e as escolhas matrimoniais para filhos legítimos e ilegítimos dos monarcas. Mas porque é de Êxitos e Fracassos que falamos, não é só de boas escolhas e enlaces felizes (para os próprios e para o reino) que é preciso tratar: deu-se igualmente atenção a ligações infelizes, a casos de múltiplas tentativas para casar os jovens da Família Real que não se concretizaram, e ao caso extremo em que o monarca não chega a casar, extinguindo a dinastia.

Para mais informações, consulte o website