9º Simpósio Internacional Purpureae Vestes

9º Simpósio Internacional Purpureae Vestes

22 outubro 2025 08:00 - 24 outubro 2025 18:00

Data: 22 a 24 de Outubro de 2025

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização: UNIARQ-FLUL

Mais informações: André Pereira (217920084; uniarq@letras.ulisboa.pt) | Neste website

poster pv9 small redA Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acolherá nos próximos dias 22, 23 e 24 o 9º Simpósio Internacional Purpureae Vestes. Fundado em 2002, este Simpósio converteu-se no mais importante evento dedicado à Arqueologia e ao Património Têxteis da Antiguidade no entorno do Mediterrâneo. Decorridos mais de vinte anos desde a primeira edição, esta será a primeira vez que este Simpósio se realiza em Portugal, demonstrando a vitalidade da investigação sobre este tema no país nos últimos anos.

Esta 9ª edição do Simpósio é coorganizada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, pela FLUL, pelo LAQV-Requimte e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O tema da mesma – Weaving Together Traditional and New Approaches to Textile Production and Consumption in the Ancient Mediterranean and Beyond - reflete este encontro entre as Humanidades e as Ciências do Património, enfatizando o papel da interdisciplinaridade no estudo da cultura material têxtil do Passado.

Durante estes três dias, 135 investigadoras e investigadores de 20 países darão a conhecer a mais recente investigação sobre as tecnologias, as economias e as culturas têxteis da Antiguidade, dando conta dos significativos avanços empíricos, metodológicos e teóricos da Arqueologia Têxtil. Este Simpósio representa assim uma demonstração da crescente importância deste campo de estudos, e uma ocasião para reforçar a integração da investigação realizada na FLUL num panorama internacional dinâmico e altamente colaborativo.

O programa completo do Simpósio encontra-se disponível neste link e o livro de resumos pode ser consultado aqui.