Inauguração da exposição “Lusitânia Romana: Origem de dois povos/ Lusitania Romana: Origen de dos pueblos”

Inauguração da exposição “Lusitânia Romana: Origem de dois povos/ Lusitania Romana: Origen de dos pueblos”

25 janeiro 2016 17:00

42fb15cc74d23ee928fbd3bbe0b075b4A mostra “Lusitânia Romana”, que será inaugurada no próximo dia 25 de janeiro, é o resultado da colaboração entre o Museu Nacional de Arqueologia e Museo Nacional de Arte Romano, de Mérida (Espanha), contando com apoio de várias entidades governamentais portuguesas e espanholas.

Planeada como exposição internacional, reuniram-se mais de 200 peças da época romana de 18 instituições museológicas – portuguesas e espanholas – de âmbito nacional, regional e local. A partir de um conjunto de peças de grande valor histórico-arqueológico e qualidade artística, o acervo conta a história da Província Romana da Lusitânia, criada a partir da desanexação da Hispania Ulterior, provavelmente entre os anos 16 e 13 a.C. Apesar de ser uma das províncias romanas menos conhecida do ocidente do Império, é uma região cuja história é das mais relevantes, tendo-se convertido na primeira capital efetiva da Península Ibérica.

Além da cidade de Lisboa, as peças estarão em exibição também em Mérida (Museo Nacional de Arte Romano) e em Madrid (Museo Arqueológico Nacional). A iniciativa integra-se no âmbito do programa “Mostra Espanha 2015” e conta com a colaboração científica da Faculdade de Letras da ULisboa.

A exposição estará patente no Museu Nacional de Arqueologia até 30 de junho de 2016.

Convite.

Mais informações AQUI.