Criação da Cátedra Camilo Castelo Branco na FLUL

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com investigadores do Grupo de Filologia do Centro de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), acaba de aprovar a criação da Cátedra Camilo Castelo Branco, que ficará sediada nas instalações da FLUL.

A criação da Cátedra acontece depois da classificação da Colecção Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público e, a partir de agora, será feita a edição e estudo dos manuscritos contidos neste espólio.

Os objectivos da Cátedra são promover o estudo da Colecção através da investigação sobre o fundo camiliano da Biblioteca Municipal de Sintra, desenvolvido por docentes e investigadores da FLUL e outros com os quais estes colaborem, divulgar o referido fundo no âmbito das actividades de investigação, de leccionação e de divulgação desenvolvidas por docentes e investigadores da FLUL, e promover a articulação com o fundo camiliano de Sintra de outros fundos camilianos existentes dentro e fora de Portugal, numa perspectiva que considere a obra de Camilo Castelo Branco como um todo.

O financiamento da Cátedra ficará sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra e inclui suporte a actividades de investigação e de divulgação, num montante trianual no valor de 90.000 euros, adequados à execução de um plano a apresentar pela Comissão Directiva da Cátedra. O financiamento far-se-á por transferências para a FLUL, eventualmente fraccionados em 30.000 euros anuais, e ainda pela construção e alimentação técnica de uma plataforma digital e pela organização de um congresso trianual.

A Cátedra será dirigida pela Professora da FLUL Cristina Sobral, que presidirá a uma Comissão Directiva constituída por mais dois membros, um dos quais a designar pela Câmara Municipal de Sintra. A intenção é que a Cátedra seja composta por investigadores nacionais ou estrangeiros que apresentem um projecto de investigação, aprovado pela Comissão Directiva da Cátedra, sobre a obra de Camilo Castelo Branco e sobre o seu espólio manuscrito e impresso, preferencialmente sobre o fundo camiliano de Sintra.

A Cátedra Camilo Castelo Branco será apresentada publicamente dia 29 de Junho de 2021.

Fonte: Texto da Proposta de Criação da Cátedra Camilo Castelo Branco

Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt