Dia Mundial do Hindi na FLUL: lançamento do primeiro Dicionário Hindi-Português-Hindi

O primeiro Dicionário Hindi-Português-Hindi será apresentado no próximo dia 19 de março, em sessão de lançamento a ter lugar às 18 horas, no Anfiteatro I da Faculdade de Letras, por ocasião do Dia Mundial do Hindi.

dict hindi port hindi capaO primeiro Dicionário Hindi-Português-Hindi no formato impresso é uma obra desenvolvida em parceria com o Indian Council for Cultural Relations, a Embaixada da Índia em Portugal e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Coordenado por Shiv Kumar Singh, docente de língua e cultura hindi na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e coordenador do Centro de Estudos Indianos da FLUL, o dicionário tem chancela das Edições Colibri.

A publicação deste dicionário pretende estimular laços entre os vários milhões de falantes de hindi e de português, a nível mundial, destinando-se, em particular, aos estudantes de português e de hindi (línguas estrangeiras), no auxílio ao ensino-aprendizagem dos dois idiomas. A obra será, igualmente, útil para linguistas, diplomatas, docentes, bem como para todos os interessados no conhecimento do léxico das duas línguas ou que delas necessitem enquanto instrumentos de comunicação.

Obra única a nível mundial, o Dicionário Hindi-Português-Hindi reflete “um esforço que se enquadra no crescente interesse nos Estudos Asiáticos e nos Estudos da Ásia do Sul, a nível global, e, muito especificamente, num projecto de afirmação destas áreas na FLUL, o qual se tem vindo a desenvolver sobretudo desde finais da primeira década de 2000.”, como refere o prefácio da autoria de António Barrento, diretor da licenciatura em Estudos Asiáticos e docente da FLUL.

No âmbito da parceria referida, foi também lançado o primeiro dicionário online dedicado ao português e ao hindi, de acesso gratuito e disponível em HindiPurtgali Kosh. O projeto foi desenvolvido com a colaboração da investigadora Andreia Marujo.

Texto: Marisa Costa, FLUL- DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas
Imagem: todos os direitos reservados