Noite Europeia dos Investigadores 2019

A  Noite Europeia dos Investigadores está de volta já no dia 27 de Setembro, entre as 18 e as 24 horas, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa.

logo nei site`Ciência na cidade’ é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, a qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de Setembro. A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como factor essencial à sustentabilidade.

O consórcio deste projecto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa), conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa para o desenvolvimento das actividades em Lisboa, Braga e Évora. A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril é também parceira, contribuindo para a abordagem da preservação do património cultural, disseminando a Dieta Mediterrânica, assim como a Câmara Municipal de Lisboa que garantirá o envolvimento de diversos públicos e intervenientes da sociedade civil na cidade de Lisboa.

Além das actividades durante a Noite, este consórcio promove uma série de actividades preparatórias, ao longo de 2018 e 2019, com o intuito de cativar o público em geral para o grande evento e, mais eficazmente, divulgar a Ciência e o papel dos nossos cientistas para a construção das cidades do futuro.

Mais uma vez a UNIARQ, Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai participar nesta edição da Noite Europeia dos Investigadores.

A edição deste ano, dedicada ao tópico Ciência na Cidade, está particularmente atenta ao Património e nesse âmbito está planeada a presença da UNIARQ, com actividades em torno "d'A Ciência e o Património (Arqueológico), na cidade (de Lisboa e não só...)", ​onde serão apresentadas diferentes linhas de investigação desenvolvidas na UNIARQ e a sua ligação directa a diferentes patrimónios.

Este ano, a UNIARQ fará ainda parte do European Corner, um espaço dedicado à promoção e divulgação de projectos apoiados pela Comissão Europeia.

Toda a informação actualizada em: www.noitedosinvestigadores.org .

Fonte: Noite Europeia dos Investigadores; UNIARQ