Biblioteca de Estudos Humanísticos organizada por Pina Martins integra acervo da Biblioteca da FLUL

bibliotecapinamartins protocolo 176

Raras edições de livros históricos da Biblioteca de Estudos Humanísticos organizada por José Vitorino de Pina Martins, investigador e académico de referência na área do conhecimento humanístico, farão parte do acervo da Biblioteca da Faculdade de Letras da ULisboa (FLUL).

Na sequência do Protocolo assinado entre o NOVO BANCO e a Faculdade de Letras, no passado dia 13 de Setembro, numa sessão que teve lugar na sala D. Pedro V da FLUL, o acervo completo desta excecional Biblioteca Humanística estará, em breve, disponível ao público e assim, ao serviço da sociedade. A sessão contou com a presença, entre outros convidados, do Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe de Castro Mendes, do Vice-Reitor da ULisboa, Professor Doutor António Feijó e do Administrador do NOVO BANCO, Dr. António Ramalho.

A propósito do Protocolo agora firmado, o Administrador do NOVO BANCO referiu que, este banco, “novo”, pela sua natureza, pretende, com este ato, ecoar no futuro, com um sentido maior e mais nobre, em respeito pelos seus “ativos”, desta feita, de relevância cultural. A Faculdade de Letras congratulou-se, nas  palavras do seu Diretor, Professor Paulo Farmhouse Alberto, pela receção do amplo acervo do antigo Professor da Faculdade de Letras.

 

O acervo bibliográfico da Biblioteca Humanística

bibliotecapinamartins protocolo 205

Trata-se de uma coleção de obras bibliográficas que abordam os temas do Humanismo do Renascimento, reunindo um conjunto de textos importantes formulados pelos grandes espíritos do pensamento humanista, como Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Giovanni Pico della Mirandola, Angelo Poliziano, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão e Thomas More. No domínio do humanismo português, destacam-se os temas ligados aos Descobrimentos, estando presentes textos de Luís de Camões, André de Resende, Damião de Góis, Luís António de Verney, Francisco de Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro.

Integrando cerca de 1100 livros antigos, entre os quais nove incunábulos (livros impressos com tipos móveis, nos primeiros tempos da imprensa), a Biblioteca de Estudos Humanísticos reúne cerca de 90 obras impressas pelo humanista Aldo Manuzio e seus sucessores, 600 títulos impressos no século XVI, bem como alguns tesouros bibliográficos quer pela sua raridade, quer pela beleza da impressão e encadernações.

Texto: Raquel Moreira, FLUL - Divisão de Relações Externas