“Observar e aprender”- promover as competências da prática letiva na ULisboa

Dirigida à comunidade docente, a edição do 1º semestre do ano letivo de 2017/ 2018 do projeto "Observar e Aprender" terá início no próximo dia 3 de outubro, terça-feira.

Pioneiro na Universidade de Lisboa, e inspirado nos modelos anglo-saxónicos de peer observation and review of teaching e na sua adaptação portuguesa realizada pela Universidade do Porto, o projeto “Observar e Aprender” pretende estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

O projeto concretiza-se através da observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados. As mais-valias que poderão ser obtidas através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.

No dia 3 de outubro irá realizar-se um seminário, na Aula Magna do Hospital de Santa Maria da Faculdade de Medicina da ULisboa, entre as 15h e as 17h, onde serão apresentados os resultados obtidos no 2º semestre de 2016/2017 e onde se definirão os procedimentos a adoptar na oitava edição do projeto. Terá lugar também um workshop: “Centrar o processo de ensino/aprendizagem no estudante”, ministrado pela Professora Manuela Esteves do Instituto de Educação. A participação neste seminário é aberta a todos os docentes da Universidade de Lisboa (incluindo os que não estão a planear participar no projeto neste semestre).

Se pretender participar neste projeto este semestre, terá, ainda, oportunidade de se inscrever, até ao dia 2 de outubro. Submeta a sua inscrição através do formulário disponibilizado.

Encontrará informação mais detalhada sobre o projeto “Observar e Aprender”no website.