Projeto de investigação do CLUL aprovado pelo Endangered Languages Documentation Programme

O projecto "Documentation of Sri Lanka Portuguese", desenvolvido no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) sob a orientação do investigador Hugo Cardoso, viu, recentemente, a sua candidatura a financiamento aprovada pelo Endangered Languages Documentation Programme (ELDP) da SOAS - School of Oriental and African Studies da University of London (Reino Unido).

Com início agendado para janeiro de 2017, e com a duração de 2 anos, o projeto "Documentation of Sri Lanka Portuguese" tem por objetivo fazer um levantamento sistemático da comunidade de fala do crioulo de base portuguesa do Sri Lanka e criar um corpus desta língua que contenha espécimes linguísticos de vários tipos e documente as tradições orais e musicais dos seus falantes, já que a comunidade tem nas suas tradições musicais e tipos próprios de dança uma das suas facetas mais distintivas e reconhecidas. O corpus será recolhido em torno das cidades de Batticaloa e Trincomalee, na costa leste do Sri Lanka, e, posteriormente, disponibilizado em regime de acesso aberto através do "Endangered Languages Archive", produzindo deste modo um recurso útil não apenas para investigação, mas também para esforços de preservação aos níveis linguístico e cultural. O projeto irá permitir constituir na Faculdade de Letras da ULisboa uma equipa multidisciplinar de modo a cumprir os objectivos estabelecidos para esta investigação.

O crioulo de base portuguesa do Sri Lanka tem a sua origem no período de ocupação portuguesa (sécs. XVI e XVII) e chegou a ter grande difusão pela ilha, com uma vitalidade e uma produção escrita inigualáveis no contexto dos crioulos luso-asiáticos. Contudo, neste momento, o seu uso está reduzido a duas regiões do leste do país e a um número indeterminado, mas decrescente, de falantes pertencentes à comunidade Burgher (euro-asiática), sempre em contexto de língua minoritária. Apesar de o crioulo do Sri Lanka ter merecido alguma atenção em vários momentos da sua História, na actualidade é para a quase totalidade dos seus falantes uma língua de uso exclusivamente oral e familiar e não dispõe ainda de um corpus linguístico publicamente disponível.

O Endangered Languages Documentation Programme tem como objetivo principal documentar o maior número possível de línguas ameaçadas de extinção, sobretudo através do trabalho de campo, e a criação e disponibilização de um repositório de recursos, em acesso aberto, dirigido às áreas de estudo da Linguística e das Ciências Sociais, bem como às próprias comunidades linguísticas. O ELDP apoiou já cerca de 350 projetos de documentação em todo o mundo, desde 2002. Este é o primeiro projecto de documentação que o ELDP financia no contexto de uma unidade de investigação portuguesa.

Fontes:
Projeto "Documentation of Sri Lanka Portuguese", CLUL