header mobilidade outgoing

 

PT | EN

 

A Faculdade de Letras oferece aos seus alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento várias oportunidades de frequentarem um ou dois semestres do seu curso numa instituição estrangeira.

Mobilidade internacional - Estudos

Os estudantes da Faculdade de Letras podem sair como Estudantes em Mobilidade ao abrigo do  Programa Erasmus+ .  Podem escolher frequentar uma instituição de ensino superior estrangeira

 

Pode consultar aqui a lista de parceiros Erasmus+ da Faculdade de Letras ULisboa.

Os estudantes da Faculdade de Letras podem ainda sair em mobilidade como  Estudante de Intercâmbio, ao abrigo de um dos vários protocolos e acordos bilaterais de colaboração com um conjunto seleccionado de outras universidades estrangeiras de topo de todo o mundo. Pode consultar aqui a lista de parceiros de intercâmbio da Faculdade de Letras ULisboa.

Mobilidade internacional - Estágios

Os estudantes da Faculdade de Letras podem ainda realizar um estágio no estrangeiro, ao abrigo do Programa Erasmus + estágios.

Mobilidade nacional - Estudos

A mobilidade nacional ao abrigo do programa Almeida Garrett  oferece aos alunos da Faculdade de Letras a oportunidade de frequentar um semestre noutra universidade pública portuguesa.

A Faculdade de Letras participa num número crescente de Programas Internacionais de Mestrado e Doutoramento em Artes e Humanidades, cujo plano de estudos prevê a frequência da Faculdade de Letras e de outras universidades estrangeiras. 

 

Erasmus+ Estudos – Outgoing
Frequência de um a dois semestres numa instituição de ensino superior num país da União Europeia

A mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+ Estudos destina-se aos alunos inscritos num curso de licenciatura, mestrado ou doutoramento da Faculdade de Letras que pretendam frequentar um ou dois semestres num país da União Europeia.  A realização da mobilidade é possível a partir do 2.º ano do curso.

A Faculdade conta com mais de 220 parceiros de mobilidade Erasmus + Estudos em mais de 30 países.

O Programa Erasmus + prevê a possibilidade de atribuição de uma bolsa, cujo valor varia consoante o país de destino e a duração da mobilidade

 

Erasmus+ Estágios – Outgoing
Estágio curricular ou extracurricular numa empresa, ONG, ou outra instituição num país da União Europeia

O Programa Erasmus+ Estágios possibilita aos alunos e recém-graduados a realização de um estágio profissional num país da União Europeia. Com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora em contexto de trabalho, este programa permite desenvolver competências muito valorizadas pelo mercado de trabalho, como o domínio de duas ou mais línguas estrangeiras e as competências necessárias para integrar com sucesso equipas multiculturais.

Os alunos da Faculdade de Letras podem candidatar-se a uma mobilidade Erasmus+ para realizarem um estágio curricular ou extracurricular. O estágio tem uma duração variável, entre 2 e 12 meses. A procura de estágios é da responsabilidade dos alunos, que podem consultar plataformas como Erasmus Intern.org ou PRAXIS.

Os recém-graduados podem realizar mobilidades de Erasmus+ Estágio até um ano após a data de conclusão do ciclo de estudos.

O Programa Erasmus + prevê a possibilidade de atribuição de uma bolsa, cujo valor varia consoante o país de destino e a duração da mobilidade.

 

Erasmus + International Credit Mobility - Outgoing
Frequência de um a dois semestres numa instituição de ensino superior de um país terceiro do Programa Erasmus+

Se pretende uma experiência académica internacional fora da União Europeia, o aluno da Faculdade de Letras pode candidatar-se às bolsas do Programa Erasmus+ International Credit Mobility. Este programa oferece um conjunto de oportunidades de estudo em instituições de ensino superior de países parceiros e, assim, apoia a aquisição de competências, o desenvolvimento profissional e o aprofundamento de conhecimentos de culturas de todo o mundo.

A oferta de bolsas é anunciada anualmente e é variável de ano para ano.

 

O Programa Erasmus + prevê a possibilidade de atribuição de uma bolsa, cujo valor varia consoante o país de destino e a duração da mobilidade.

 

Intercâmbio – Outgoing
Frequência de um a dois semestres numa instituição de ensino superior com protocolo de intercâmbio

Os alunos de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que pretendam estudar um ou dois semestres numa universidade estrangeira que não esteja incluída nos acordos bilaterais Erasmus+, podem fazê-lo como estudantes de intercâmbio, ao abrigo de um protocolo ou convénio de colaboração estabelecido pela Faculdade de Letras.

As mobilidades de intercâmbio realizadas ao abrigo de protocolo ou convénio não prevêem apoio financeiro atribuído pela Faculdade de Letras. Nalguns casos, poderá haver lugar ao pagamento de taxas ou propinas. Os estudantes devem informar-se junto do Núcleo de Cooperação Internacional sobre as condições de intercâmbio com a instituição parceira que o estudante pretende frequentar.

O Estado ou instituições de alguns países podem oferecer bolsas de estudos. Os estudantes devem informar-se sobre condições e requisitos de candidatura atempadamente, para um melhor planeamento da sua mobilidade.

 

Programa Almeida Garrett - Outgoing
Frequência de um semestre numa instituição de ensino superior público nacional

O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade nacional que permite aos alunos da Faculdade de Letras a frequência de um semestre, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa.

Podem participar no Programa Almeida Garrett os alunos de licenciatura da Faculdade de Letras que tenham concluído pelo menos 60 ECTS; podem ainda participar alunos de mestrado, que pretendam realizar a mobilidade a partir do segundo semestre do seu curso.

As mobilidades ao abrigo do Programa Almeida Garrett têma duração de um semestre.

A candidatura ao Programa Almeida Garrett é submetida por email, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Para mais informações sobre este programa, nomeadamente prazos e documentos de candidatura, recomenda-se a consulta do website da Universidade de Lisboa.

Universidade dos Açores (UAC) | Universidade do Algarve (UAlg) | Universidade de Aveiro (UA) | Universidade da Beira Interior (UBI) | Universidade de Coimbra (UC) | Universidade de Évora (UEvora) | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) | Universidade de Lisboa (ULisboa) | Universidade da Madeira (UMa) | Universidade do Minho (UMinho) | Universidade Nova de Lisboa (UNL) | Universidade do Porto (UP) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) | Universidade Católica Portuguesa (UCP) | Universidade Aberta (UAB)

 

Estudante Visitante - Outgoing
Frequência de um ou dois semestres em instituição de ensino superior estrangeira (sem acordo Erasmus+ ou protocolo de intercâmbio)

Os alunos da Faculdade de Letras podem ainda realizar uma parte dos seus estudos noutras instituições de ensino superior estrangeiras, com as quais a Faculdade de Letras não disponha de um acordo bilateral Erasmus+, ou de um protocolo ou convénio de colaboração para intercâmbio de estudantes.

Neste caso, o aluno deve manter o vínculo à Faculdade de Letras, para que a mobilidade seja possível e para que, como aluno inscrito, possa solicitar uma equivalência para as unidades curriculares que realizar no estrangeiro.

Cabe ao aluno contactar a instituição de ensino superior estrangeira para obter informações sobre requisitos de candidatura e admissão, taxas e propinas aplicáveis, oferta lectiva, condições de alojamento e custo de vida, etc. Em simultâneo, deve contactar o Núcleo de Cooperação Internacional da Faculdade de Letras para dar conhecimento do período de mobilidade e solicitar todas as informações necessárias para requerer o reconhecimento das unidades curriculares a realizar na instituição estrangeira.

Enquanto estudante visitante, os alunos da Faculdade de Letras estão obrigados ao pagamento das propinas na Faculdade de Letras; poderão estar também sujeitos ao pagamento de taxas e propinas na instituição de ensino superior de acolhimento. A Faculdade de Letras não oferece apoio financeiro a mobilidade internacional em regime de estudante visitante.