Quem Somos

O Departamento de Estudos Anglísticos (DEA) tem como matriz estruturante a Língua Inglesa, transversal a todos os níveis de ensino e de investigação nos diversos programas e percursos curriculares de 1º, 2º e 3º Ciclos.

O DEA é um Departamento de referência (inter)nacional nas áreas da sua especialidade. Tem acolhido, desde a origem, valências não existentes em outras Universidades portuguesas, tais como: História da Língua Inglesa, Literatura Medieval Inglesa, Estudos de Tradução, Outras Literaturas de Expressão Inglesa. Desenvolve trabalho único em Portugal em Linguística e Didáctica das Línguas, nas suas vertentes mais recentes. Criou em 2005 a única licenciatura em Estudos Norte-Americanos do país, entretanto convertida em Major de diversas licenciaturas da Faculdade de Letras.

O DEA tem como principais objectivos:
  • Manter a unidade orgânica dos 3 ciclos de estudo
  • Prosseguir a articulação ensino/ investigação
  • Desenvolver a cooperação com instituições nacionais e internacionais
  • Consolidar a sua tradição multidisciplinar
  • Aprofundar as relações inter- e transdisciplinares com outras áreas do saber

O processo de ensino/aprendizagem de língua + cultura + linguística + literatura + artes confere aos nossos alunos uma formação de base alargada. Oferece-lhes ainda a capacidade de comunicar eficazmente em contexto sendo, como se tem comprovado, adequada às características de um mercado de trabalho diversificado e exigente.

Alguns exemplos do diálogo do DEA com a sociedade
  • Organização de congressos (inter)nacionais nas áreas de especialidade do DEA
  • Organização de exposições e actividades culturais abertas ao público em geral
  • Formação em Inglês Geral a alunos de outras faculdades da UL (certificando o seu nível de conhecimentos de acordo com o QECRL e integrando-os nas turmas oferecidas a alunos da FLUL)
  • Formação em comunicação intercultural em que o inglês funciona como primeira língua, segunda língua ou como língua estrangeira
  • Interacção com autarquias (divulgação, colaboração)
  • Interacção com Embaixadas (EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália, África do Sul e outras)
  • Interacção ensino-investigação em actividades regulares com investigadores de outras instituições (em seminários, encontros, palestras)
  • Interacção ensino-investigação com Unidades de I&D da FCT, em especial com o CEAUL, Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e com o ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional.