Dissertações e Teses

Teses de Doutoramento

 

2023. Sousa, Miriam.Lusofonia e francophonie: narrativas (a)familiares nas literaturas pós-coloniais (os casos de Alain Mabanckou e José Eduardo Agualusa). Orientadores: Fernanda Gil Costa, Inocência Mata e Lieven D’hulst (PhD-COMP).

2022. Cordero Hoyo, Elena. Women's Access to Silent Cinema in Portugal and Spain: the Case Studies of Virgínia de Castro e Almeida and Helena Cortesina. Orientadoras: Luísa Afonso Soares, Begoña Soto Vázquez e Monica Dall'Asta (PhD-COMP).

2022. Mourinha, Marisa. Lobo Antunes in translation: the translations of Os Cus de Judas, As Naus and O Esplendor de Portugal into English and Italian. Orientadores:Cristina Filomena de Almeida Ribeiro e Roberto Mulinacci (PhD-COMP).

2022. Montesi, Vanessa. Moving Across Page, Stage, Canvas: Theatrical Dance as a Form of Intermedial Translation. Orientadoras: Cláudia Fischer e Barbara Ivancic (PhD-COMP).

2022. Clarke, Rosa. Writing From The Margins: The Crónicas Of Ilse Losa. Orientadores: Doris Wieser, Cláudia Pazos Alonso e Gerd Hammer (PhD-COMP).

2022. Lourenço, Daniel. Troubling Textualities: Insubordinate Politics and Conflicted Complicity in the Work of Kathy Acker (1978-1988). Orientadoras: Susana Araújo e Margarida Vale de Gato (PhD-COMP).

2022. Lourenço, Patrícia. Contar a história, tramar a memória: A ficção do perpetrador em Les Bienveillantes, de Jonathan Littell. Orientadora: Fernanda Mota Alves.

2021. Tagliani, Allegra. Storie private e destini collettivi. Prospettive sul romanzo storico del terzo millennio. Orientadoras: Simona Micali e Ângela Fernandes (Co-tutela: Università degli studi di Siena e Universidade de Lisboa). 

2021. Furão, Igor. Representing Life, Resisting Power: A Comparative Approach to Contemporary Biopolitics Through The Lenses Of Gonçalo M. Tavares, Francesco Verso, Ken Macleod, and Suzanne CollinsOrientadores: Susana Araújo, Ricardo Gil Soeiro e Andrea Cavalletti  (PhD-COMP).

2021. Alves, Ana Romão. Weaponized Women in Contemporary Visual Culture : Representing Military Women in the War on TerrorOrientadoras: Susana Araújo, Luísa Afonso Soares e Hilary Neroni  (PhD-COMP).

2021. Camacho, Sandra Gonçalves. From Analogue to Image Retrieval: Concepts of Archival Art in Daniel Blaufuks.Orientadores: Fernanda Mota Alves e Jan Baetens  (PhD-COMP).

2021. Querido, Pedro dos Santos. Listening to the Tale of the Old Man: Conceptions of Old Age in Radio Works by Samuel Beckett and Wolfgang Hildesheimer. Orientadores: Ana Bela Morais e Oliver Davies  (PhD-COMP).

2021. Leite, Daniel da Rocha. A mulher como sujeito perceptivo em romances de Gustave Flaubert, Machado de Assis e Eça de Queirós. Orientadora: Helena Buescu.

2020. Scaraggi, Elisa. Practices and Experiences of Incarceration. An Inquiry into Papéis da Prisão by José Luandino Vieira. Orientadores: Susana Araújo e Roberto Vecchi (PhD-COMP).

2020. Spina, Daniela. Goa e as dobras da história literária em língua portuguesa : o como e o porquê . Orientação de Everton V. Machado e Roberto Vecchi.

2020. Frazão, Joana. A inocência animal, a beleza das mulheres, a certeza da morte. Pensar o cinema a partir do museu e das suas representações em filmes. Orientadores: Fernando Guerreiro e Mário Jorge Torres.

2020. Reis, Amândio. Writing the Unknown: Fiction, Reality, and the Supernatural in the Late-Nineteenth Century Short Story (Machado, James, Maupassant). Orientadores: Helena Buescu e Régis Salado (PhD-COMP). 

2019. Bértolo, José. Galeria de retratos : figuras da espectralidade em Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues. Orientadores:  Fernando Guerreiro, Clara Rowland e Teresa Castro (PhD-COMP).

2019. Câmara, Ana Patrícia Infante da. Da nação para o mundo: novos caminhos da literatura portuguesa. Orientadora: Helena Buescu.

2018. Arre Marfull, Montserrat. La raza en la literatura : Alborada de Iris y la Retórica de la Modernidad en una escritora de vanguardia. Chile, 1930-1946. Orientadoras: Ana Traverso e Ângela Fernandes (Co-tutela: Universidad Austral de Chile e Universidade de Lisboa).

2018. Henriques, Bruno Ricardo Ribeiro. Entre o que Foi e Há-de Ser: O Teatro de Ibsen como um Problema de Memórias. Orientadores: Paula Morão e José Pedro Serra.

2017. Cacchioli, Serena. A tradução de poesia nos períodos ditatoriais em Itália e Portugal: um estudo comparado. Orientadores: João Ferreira Duarte e Roberto Francavilla.

2017. Miceli, Sonia. De Cartas e Mapas. Livro, Viagem e Paisagem em Bernardo Carvalho e Ruy Duarte de Carvalho. Orientadores: Clara Rowland e Gustavo Rubim.

2017. Moura, Pedro David Vieira de. Small panels for lower ranges. An Interdisciplinary approach to Contemporary Portuguese Comics and Trauma. Orientadores: Fernanda Gil Costa e Jan Baetens (Co-tutela: Universidade de Lisboa e KU Leuven)

2017. Silva, Fátima Fernandes da. Prisioneiros de Guerra: discursivização da memória traumática em narrativas das literaturas portuguesa e catalã. Orientadora: Helena Buescu.

2015. Mullender, Garry Paul. The importance of interpreting during the portuguese discoveries in Africa and Asia. Orientadoras: Fernanda Gil Costa e Ivana Cenková.

2015. Donoso Hiriart, Silvia. Manuel Rojas y la narración vívida la tetralogía de Aniceto Hevia. Orientadoras: Clara Rowland e Cristina Almeida Ribeiro.

2015. Dias, Ana Cristina. O teatro Nô e a missão jesuíta no Japão do século XVI. Orientadora: Helena Buescu.

2014. Braga, Duarte Nuno Drummond. Ao oriente do oriente transformações do orientalismo em poesia portuguesa do início do século XX . Camilo Pessanha, Alberto Osório de Castro e Álvaro de Campos. Orientadora: Ana Paula Laborinho.

2014. Nunes, Ariadne. A ideia de livro e de leitor no Livro da Vertuosa Benfeytoria. Orientador: João Dionísio.

2013. Baltazar, Raquel. A identidade social : trajectória de um discurso ideológico em José Saramago e Miguel Otero Silva. Orientadora: Cristina Almeida Ribeiro.

2013. Duarte, Teresa Sofia. A auto-representação na obra artística e literária de António Carneiro : -"(...) a excelsa ponte /Que à vida leva o caminheiro triste". Orientadoras: Paula Morão e Maria João Oliveira.

2013. Marques, Elisabete Ferreira. Poéticas do testemunho em Maurice Blanchot e Samuel Beckett: o dom da literatura. Orientadora: Helena Buescu.

2013. Pinto, Marta Pacheco. Traduzir o outro oriental: a configuração da figura feminina na literatura portuguesa finissecular:(António Feijó e Wenceslau de Moraes). Orientadores: Helena Buescu e João Ferreira Duarte.

2012. Bamisile, Sunday. Questões de género e da escrita no feminino na literatura africana contemporânea e da diáspora africana. Orientadora: Manuela Ribeiro Sanches.

2012. Couto, Patrícia Regina Esteves de. The marvellous travels of Fernando Mendez Pinto across the low lands:translation, appropriation and reception. Orientadores: João Ferreira Duarte e Theo D'Haen.

2012. Maia, Rita Bueno. De como o pícaro chegou a Portugal e aí se apresentou:contributo para a história da recepção do romance picaresco espanhol no sistema literário português. Orientadoras: Alexandra Assis Rosa e Maria Fernanda de Abreu.

2011. Cordeiro, Gonçalo. Velha aliança: da sensibilidade bíblica em alguma poesia portuguesa do final do século XX. Orientadora: Helena Buescu.

2011. Neves, Margarida Paulouro. Reconfigurar o corpo: o fragmento nas poéticas de João Miguel Fernandes Jorge e Jorge Molder. Orientadora: Helena Buescu.

2011. Vieira, Agripina Carriço. Construção da identidade na ficção de Luandino, Pepetela e Agualusa. Orientadora: Helena Buescu.

2010. Prata, Ana Filipa. Práticas narrativas da cidade : crónicas urbanas de Carlos Drummond de Andrade, Maria Júlia de Carvalho e Jacques Réda. Orientadora: Helena Buescu.

2009. Estibeira, Maria do Céu Lucas. A marginália de Fernando Pessoa. Orientador: António Feijó.

2009. Pinto, Sara Ramos. Tradução no vazio: a variação linguística nas traduções portuguesas de Pygmalion, de Bernard Shaw, e My Fair Lady de Alan Jay Lerner. Orientadores: João Ferreira Duarte e Alexandra Assis Rosa.

2009. Rowland, Clara. A forma do meio: livro e narração na obra de João Guimarães Rosa. Orientadores: Manuel Gusmão e Abel Barros Baptista.

2009. Soeiro, Ricardo Gil. Iminência do encontro: George Steiner e a leitura responsável. Orientador: João Ferreira Duarte.

2008. Bennett, Karen. English academic discourse: its hegemonic status and implications for translation. Orientador: João Ferreira Duarte.

2008. Fernandes, Ana Raquel Lourenço. What about the Rogue? : survival and metamorphosis in contemporary British literature. Orientadora: Isabel Fernandes.

2008. Mergulhão, Teresa Mendes. Vozes e siêncio: a poética do (Des)encontro na literatura para jovens em Portugal. Orientadora: Helena Buescu.

2008. Paixão, Ana Margarida Madeira Minhós da. Retórica e técnicas de escrita literária e musical em Portugal nos séculos XVII-XIX. Orientadores: Manuel Frias Martins e Patrick Quillier. 

2007. Laranjinha, Natália. Kafka e Beckett: uma estética do fracasso. Orientador: Manuel Gusmão.

2006. Fonseca, Ana Maria Godinho. Percursos da Identidade: Representações da Nação na Literatura Pós-Colonial de Língua Portuguesa. Orientadora: Helena Buescu.

2006. Quinteiro, Sílvia Moreno de Jesus e. O Herói Sublime: Figuras e Ficção. Orientadora: Helena Buescu.

2006. Rodrigues, Cristiana Vasconcelos. O Atrito do Mundo – Espinosa e Hölderlin pela Mão de Llansol. Orientadora: Fernanda Gil Costa.

2006. Moniz, Maria Lin de Sousa. Das Narrativas da Grande Guerra em Traduções Portuguesas. Orientadora: Teresa Seruya.

2004. Reis, Pedro Alexandre da Cunha. Repercussões do uso criativo das tecnologias digitais da comunicação no sistema literário: o caso da poesia intermediática electrónica. Orientadores: Helena Buescu e Claus Cluver.

 

Dissertações de Mestrado

 

2023. Moniz, Fábio. Representation of the Political Monster in Avatar: The Last Airbender (2005-2008) and in Fullmetal Alchemist (2001 - 2010). Orientadora: Filipa do Rosário.

2022. Gabriel, João. The Sea, the City, and the Machine: the queer modernism of Hart Crane and Álvaro de Campos. Orientadoras: Margarida Vale de Gato e Susana Araújo.

2022. Ramos, Tiago. Aquém e Além de Si: Os Diários de Jonas Mekas. Orientador: José Duarte e José Bértolo.

2022. Silva, Alan Minas. O Desbordar do filme: O Extracampo catártico no cinema de Emir Kusturica. Orientadora: Ana Bela Morais.

2022. Kopke, Maria Facio. Espera, Resistência e Género em The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood. Orientadora: Luísa Afonso Soares.

2021.Yi Heng, A influência da Ásia Oriental na obra de Haroldo de Campos: teoria, criação poética e tradução. Orientadora: Alva Martínez Teixeiro.

2021. Silva, Matilde Barrote da Silva, Aspects of naturalism in contemporary European narratives: En la Orilla by Rafael Chirbes and Sérotonine by Michel Houellebecq. Orientadora: Ângela Fernandes.

2021. Almeida, Maria Eduarda Oliveira, Ilhas ficcionais: os cientistas e seus laboratórios em The Island os Dr. Moreau, O Alienista e El Psychon. Orientadora: Ângela Fernandes.

2021. Ferraz, Lígia Maciel. Na Casa dos Outros: Trânsitos e Ambiguidades das Empregadas Domésticas no Cinema Latino-Americano.Orientadores: José Duarte e José Bértolo.

2021. Sousa, Camila Seixas, O basilisco: dos bestiários ao Orto do Esposo. Orientadora: Angélica Varandas.

2021. Manteigueira, Cheila Cristina. From the distance of death: “Le Radeau de La Méduse” (1818-1819) de Théodore Géricault e “The Raft of George W. Bush” (2006) de Joel-Peter Witkin. Orientador: José Duarte.

2021. Maranha, Maria Jardim. O Cinema Político de Straub-Huillet e Pedro Costa. Orientador: Simão Valente.

2020. Francisco, André Filipe Amaral, I don’t know what the people do all day: A viagem e a paisagem no slow cinema.Orientadores: José Duarte e Filipa do Rosário.

2020. Neves, Sérgio Manuel Valadas, Urfaust e Heinrich von Ofterdingen: um estudo comparatista à luz do pensamento alquímico. Orientadora: Claudia Fischer.

2020. Sousa, Gil. Inventar a vida: autobiografia e autoficção em Banda Desenhada. Orientadora: Fernanda Mota Alves 

2020. Luz, Beatriz. A agudeza na obra de Fernão Cardoso e de Francisco Quevedo. Orientadora: Isabel Almeida

2020. Jesus, Cristiano. O Regresso à Infância do Cinema (do gesto à alegria na obra inicial de Jean-Luc Godard). Orientadores: José Bértolo e Fernando Guerreiro. 

2020. Lacerda, Inês. Saudade/Sonhos: The Dualities of Diaspora in Katherine Vaz´s Short Fiction. Orientadora: Margarida Vale de Gato. 

2019. Colaço, Pedro ReisNatureza fantástica: representações do outro mundo na obra de Eça de Queirós e Terrence MalickOrientadoras: Ângela Fernandes e Clara Rowland.

2019. Fogaça, Ana. Representações da Literatura de Macau antes e depois de 1999. Orientadora: Fernanda Gil Costa.

2018. Kath, Christine Sabine.Três romances contemporâneos à luz do conceito de pós-autonomia literária de Josefina Ludmer. As cidades de César Aira, Ricardo Piglia e Mário Levrero. Orientadoras: Ângela Fernandes e Magdalena López.

2018: Marques, Francisco. Colhendo flores, semeando ramos. Para uma proposta teórica do gesto antológico. Orientadora: Helena Buescu

2018. Ferreira, Bernardo. Entre silêncio e silêncio: Lista e revelação. Orientadora: Helena Buescu.

2017. Driver, Robin. Má(tria): Mulher e monstruosidade na ficção em prosa de Natália Correia. Orientadora: Paula Morão.

2016. Costa, Pedro Ruas Camacho. Do cineasta Demiurgo: uma análise da obra de João César Monteiro. Orientador: Fernando Guerreiro.

2016. Görne, Nora-Vanessa Marlén. Narrating the eurozone crisis: representations of Germany in Portuguese media and on the streets. Orientadora: Teresa Cadete.

2016. Martins, Sérgio Rafael Esteves. Cantar alto, dizer maior: heroicidade épica n'Os Lusíadas e na Bhagavad-Guitá. Orientadora: Helena Buescu.

2016. Robalo, Maria Inês. Memória traumática e limiares da representação em Die Ringe des Saturn e Austerlitz de W. G. Sebald. Orientadora: Fernanda Mota Alves.

2016. Schneider, Ivana. O espaço poético sertanejo e as figuras performáticas em Corpo de Baile de Guimarães Rosa. Orientadora: Clara Rowland.

2015. Bértolo, José Luís Magusteiro. Galeria de espelhos: figuras da representação em François Truffaut. Orientadores: Clara Rowland e Fernando Guerreiro.

2015. Henriques, João Alexandre Pereira. O pintor da vida moderna. A evolução do corpo e do espaço na cinematografia de David Fincher. Orientador: Fernando Guerreiro.

2015. Sousa, Miriam de. Escrita e imagem em In the mood for love. Orientador: Fernando Guerreiro.

2014. Brilhante, Susana dos Santos Correia. "Was hätten sie denn gemacht?" Pós-memória, culpa e perdão em Der Vorleser, de Bernhard Schlink, e Liliths Töchter, de Anselm Kiefer. Orientadores: Luísa Afonso Soares e Ricardo Gil Soeiro.

2014. Catacchio, Gianmarco. As palavras, as coisas e o corpo: visão da materialidade na obra de Arnaldo Antunes. Orientadora: Clara Rowland.

2014. Fazzini, Luca. Guerra e testemunho no romance europeu contemporâneo. Orientadora: Inocência Mata.

2014. Oliveira, Catarina Filipa. Fronteira da lei: violência e poder em The man who shot Liberty Valance de John Ford e Fatalidade de João Guimarães Rosa. Orientadora: Clara Rowland.

2014. Tudose, Rodica Ioana. Monstruosité et humanité dans Le Roi des Aulnes de Michel Tournier et Le livre des nuits et Nuit d'Ambre de Sylvie Germain. Orientadora: Helena Buescu.

2013. Furão, Igor Gonçalo. Entre "Bios" e "Política": a tetralogia "O reino" de Gonçalo M. Tavares. Orientadoras: Fernanda Gil Costa e Susana Araújo.

2013. Maia, Paulo. Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson. Orientador: Mário Jorge Torres.

2013. Sudmeyer, Alecia. Deep fiction: a postcolonial and ecocritial [sic] reading of works by Mia Couto and T. C. Orientadora: Inocência Mata.

2013. Van Den Neste, Nout. "O engeitado": the mythology of the outcast in the portuguese poems of J. Slauerhoff: fado, saudade, Lisbon, Macau and Camões in the poetry of J. Slauerhoff. Orientadoras: Fernanda Gil Costa e Patrícia Couto.

2012. Bernardo, André. Entre a Vida e a Morte: uma reflexão sobre "Biopolítica", "Distopia" e "Morte" em José Saramago. Orientadora: Clara Rowland.

2012. Moita, João. Solidão inacabada: um estudo sobre o amor e o erotismo em Vergílio Ferreira. Orientadora: Fernanda Gil Costa.

2011. Miceli, Sonia. Contar para vivê-lo, viver para cumpri-lo: autocolocação e construção do livro na triologia ficcional de Ruy Duarte de Carvalho. Orientadora: Clara Rowland.

2010. Soares, Alexandra. Na linha do fogo: "A cena do ódio" (1915), de José de Almada Negreiros. Orientadora: Fátima de Freitas Morna.

2009. Ferreira, Nuno Miguel Félix. Testemunho e historiografia em Nove noites e Mongólia: conflitos morais na representação discursiva do passado. Orientadora: Helena Buescu.

2009. Štěpánková, Kateřina. Rir em português: estudo comparativo das traduções de Osudy dobrého vojáka Svejka za svetove války, de Jaroslav Hašek. Orientador: João Ferreira Duarte.

2008. Almeida, Julieta. O mestre Caeiro e a filosofia budista. Orientadores: Paulo Borges e Fernando Pinto do Amaral.

2008. Benis, Rita Brito de. Fanny Owen: o argumento como estrutura de ligação entre a literatura e o cinema. Orientadores: Fernando Guerreiro e Serafina Martins.

2008. Braga, Duarte Nuno Drummond. Espaços e imaginário da fronteira em "O sentimento dum ocidental" de Cesário Verde, em narrativas de Fialho de Almeida e n'Os pobres de Raul Brandão. Orientadora: Helena Buescu.

2008. Ceia, Miguel Fernandes. Blogue: a literatura multifacetada e multimedial. Orientador: Manuel Frias Martins.

2008. Correia, Rita de Oliveira. Don Juan: o próprio, o outro e a fronteira: um estudo sobre identidades problemáticas. Orientadora: Helena Buescu.

2007. Dias, Inês Cordeiro Silva. A figura da prostituta em Henry Miller e Brassai. Orientadora: Helena Buescu.

2007. Silva, Tiago Guerreiro da. Re-Escritura: Política e Apocalíptica em Margarita e o Mestre de Mikhail Bulgakov e na Commedia de Dante Alighieri. Orientadora: Helena Buescu.

2006. Bamisile, Sunday Adetunji. O Engajamento Socio-político de Jose Luandino Vieira e Chinua Achebe em Luanda e Anthills of the Savannah. Orientadoras: Manuela Ribeiro Sanches e Ana Mafalda Leite.

2006. Colaço, Carla Cristina. Representação do Pós-Colonial em V. S. Naipaul. Orientadora: Manuela Ribeiro Sanches.

2006. Duarte, Anabela Fernandes. Identidade e Conspiração em The New York Trilogy de Paul Auster. Orientadoras: Helena Buescu e Teresa Alves.

2006. Duarte, Jane Rodrigues. A Relevance-Theoretic Approach to Margarida Vale de Gato's Portuguese Translation of Alice's Adventures in Wonderland. Orientadora: Maria Josefa Mendes.

2006. Veiga, Alexandra Dangladette. Dialogue Prévert-Doisneau. Orientadores: Kelly Basílio e Fernando Guerreiro.

2005. Costa, Ana Mendes da. A falsificação, contratacção, usurpação e outros abusos. Orientador: António Feijó.

2005. Marques, Marina Graça Martins. Do Moderno ao Pós-Moderno: Projecções da Mulher nos Espelhos Deformantes - Gustave Flaubert e Agustina Bessa-Luís. Orientadora: Maria de Lurdes Câncio Martins.

2004. Bothe, Pauly Ellen. Fernando Pessoa e T.S. Eliot: poesia e musicalidade. Orientador: Manuel Gusmão.

2004. Lopes, Avelino Francisco Serra. Publicidade e Intimidade - uma hermenêutica da deriva para o texto publicitário. Orientadores: Helena Buescu e Jan Baetens.

2004. Riso, Clara. Livros de folhetos: memória e montagem. Os casos de Carlos de Oliveira e Herberto Helder. Orientadoras: Helena Buescu e Paula Mourão.

2004. Ribeirete, João. As Cartas de Londres (1877-1878) e a Invenção do Estilo Queirosiano. Orientadoras: Maria de Lourdes Ferraz e Elza Miné.

2004. Rosário, Filipa. Love Streams – Para uma leitura de Opening Night a partir da obra de John Cassavetes. Orientador: Mário Jorge Torres.

2004. Vallera, Bárbara. O labirinto das máscaras: A transtextualidade em Velvet Goldmine de Todd Haynes. Orientadores: Mário Jorge Torres e Fernando Guerreiro.

2003. Fernandes, Ana Raquel. O Pícaro e o "Rogue": sobrevivência e metamorfose de Daniel Defoe a Julian Barnes. Orientadora: Isabel Fernandes.

2003. Silva, Rita Ferreira Barroso da. Puer lector in fabula: Análise da construção do leitor infantil através do estudo comparativo das histórias de Winnie-the-Pooh de A. A. Milne e E. Shepard e das suas diferentes adaptações pela Walt Disney Company. Orientadores: Américo Lindeza Diogo e João Ferreira Duarte.

2002. Azevedo, Orlanda de. As Metamorfoses do Corpo e a Problematização da Identidade – em O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena e Orlando, de Virginia Woolf. Orientadora: Helena Buescu.

2002. Barata, Gilda Nunes. A Presença na Ausência: Teixeira de Pascoaes e Mário Beirão. Orientadores: Maria das Graças de Sá e Paulo Borges.

2003. Estibeira, Maria do Céu Lucas. Uma Introdução à Marginalia de Fernando Pessoa. Orientador: António Feijó

2002. Garcez, Isabel de Jesus Rato. Como, logo existo. A lição do modernismo brasileiro. Orientadora: Vânia Chaves.

2002. Lima, Dora Pinheiro de. Condição humana e condição feminina no discurso literário feminino contemporâneo em língua portuguesa: Maria Judite de Carvalho e Lygia Fagundes Telles. Orientadora: Maria Lúcia Lepecki.

2002. Martins, Leonor Pires. Cadernos de Memórias Coloniais. Identidades de « Raça », de Classe e de Género em Maria Archer. Orientadores: Manuela Ribeiro Sanches e Miguel Vale de Almeida.

2002. Mendes, Carlos. Manipanços e Batuques – Recepção da cultura material africana e da música afro-americana em Portugal nas décadas de 1920 e de 1930. Orientadora: Manuela Ribeiro Sanches.

2002. Paixão, Ana Margarida Madeira Minhós da. Processos de Des/Semantização Literária na Música portuguesa. Orientadores: Manuel Frias Martins e Mário Vieira de Carvalho.

2002. Rodrígues, João Lourenço Sousa. Modos de Fazer Mundos na Divina Comédia e em Paradiso de Lezama Lima. Orientador: Manuel Gusmão.

2002. Silva, Fátima Fernandes.  À Escuta do Silêncio: Bolor, Molloy e A Maçã no Escuro. Orientadora: Helena Buescu.

2001. Mergulhão, Teresa Mendes. Retórica das lágrimas em Julie ou la nouvelle Héloïse, de J.J. Rousseau, Die leiden des jungen Werther, de J. W. Goethe e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. Orientadora: Helena Buescu.

2001. Pinto, Alexandre Dias. E. A. Poe e Á do Carvalhal: Tradição e Inovação na Poética e na Poiésis do Conto. Orientadora: Helena Buescu.

2001. Silva, Albertina Anjos Lucas da. A Ironia em Contes Cruels de Villiers de l’Isle Adam e Serão Inquieto de António Patrício. Orientadora: Helena Buescu.

2000. Reis, Mário Joaquim Aires dos. A Palavra, a Imagem, a Morte e a Mulher: Percepções do Mito de Crono em Clepsidra de C. Pessanha e em Nome da Terra de V. Ferreira. Orientador: Vítor Jabouille.

1999. Appleton, Margarida. Catão: do Texto ao Teatro. Orientadores: José Segurado Campos e Maria João Brilhante.

1999. Menezes, Maria Bela de Sousa. «Facto» e «Ficção» em Versos de Manuel Gonçalves, o "Feiticeiro do Norte" (ou acerca das fronteiras entre a literatura canónica e a literatura de cordel). Orientador: João David Pinto Correia.

1999. Sá, Maria-Reine Lopes de. La nature et l'homme: tensions et confraternisations de deux mondes dans l'oeuvre de Jean Giono et Miguel Torga. Orientadora: Helena Buescu.

1999. Soler, Dionisio Martínez. A tradução da literatura espanhola em Portugal (1940-1990). Orientador: João Ferreira Duarte.

1999. Suisse, Abdelilah. Historia y Ficción en Los Pasos Perdidos y Memorial do Convento. Orientadora: Kelly Basilio.

1998. Coelho, Leonor da Fonseca Martins. La femme et le plaisir: un parcours à travers quelques contes de Guy de Maupassant et de Fialho de Almeida. Orientadora: Maria de Lurdes Câncio Martins.

1998. Marques, Maria José C. R. Da Criança ao Adulto: Alice’s Adventures in Wonderland em português. Orientador: João Ferreira Duarte.

1998. Quinteiro, Sílvia Moreno de Jesus e. A Relação Sujeito Observador/Paisagem em The Mysteries of Udolpho de Ann Radcliffe e na Obra de Caspar David Friedrich. Orientadora: Helena Buescu.

1998. Silva, Maria Manuela Santos da. Sísifo reencontrado: La Chute e On the Road, o percurso como metáfora. Orientadora: Helena Buescu.

1998. Sousa, Fernanda Maria Alves de. A Recepção de Le Mie Prigioni de Silvio Pellico em Portugal no séc. XIX. Orientador: João Almeida Flor.

1997. Lopes, César Augusto Gomes. Strangers on a Train: do romance de Patricia Highsmith ao filme de Alfred Hitchcock. Orientador: Mário Jorge Torres.

1997. Martins, Celina Maria Rodrigues. Callot et Rembrandt à la manière d’Aloysius Bertrand – Pour une étude du "pictural" dans Gaspard de la Nuit. Orientadores: Kelly Basilio e João Ferreira Duarte.

1996. Conrado, Maria Fernanda.  Ekphrasis e Bildgedicht – Processos Ekphrásticos nas Metamorfoses de Jorge de Sena. Orientadores: Manuel Gusmão e Claus Clüver. 

1996. Couto, Patrícia Regina Esteves de. "Por Mares Nunca Dantes Navegados": Het Verboden Rijk de Johan Jacob Slauerhoff. Orientadora: Maria Josefa Mendes.

1996. Diaz, Artur Francisco Araújo. Apropriação e Representação na Poesia de Cesariny e Rimbaud. Orientadores: Maria João Brilhante e Manuel Gusmão.

1996. Fonseca, Ana Maria Godinho. Referencialidade e Representação nas Narrativas Angolana e Moçambicana dos Anos Oitenta. Orientadores: Helena Buescu e Alberto Carvalho.

1996. Jubilado, Maria Odete Santos. Saramago et Sollers: Une (Ré)écriture Ironique? Orientadora: Helena Buescu.

1996. Lusseau, Fabienne Frédérique Monique. La traduction au Portugal de la littérature francophone de Belgique: étude d'un cas particulier d'échange culturel. Orientador: João Almeida Flor.

1996. Mendes, António Francisco Frazão. O Espaço e o Tempo Citadinos em Charles Baudelaire e Cesário Verde. Orientadores: Helena Buescu e Manuel Gusmão.

1996. Santos, Paula Margarida Coutinho dos. O Cómico em António José da Silva – "O Judeu" (Subsídios para um Diálogo Teórico Bergson, Bakhtine e Issacharoff). Orientadores: Maria João Brilhante e José Ferreira Duarte.

1995. Gonçalves, Teresa Maria Pinto. Manhã submersa: o romance e o filme. Orientadora: Helena Buescu.

1995. Pereira, José Paulo. Da descrição à memória: uma "cartografia transtornada". Representação em "Guernica": Picasso e Carlos de Oliveira. Orientadores: João Ferreira Duarte e Manuel Gusmão.

1995. Reis, Pedro Alexandre da Cunha. Problemática Genérica da Poesia Concreta. Orientadora: Helena Buescu.

1995. Ribeiro, Manuel Fernando Santos. Modalidades de Circulação do Discurso Crítico Literário em Portugal entre 1986 e 1989: o Jornal de Letras, Artes e Ideias e a Colóquio de Letras. Orientador: João Ferreira Duarte.

1995. Tavares, Maria Paula de Lemos Correia. Der gelbe Klang, de Wassily Kandinsky: Para uma Obra de Arte Total? Orientador: João Ferreira Duarte.