Áreas e Unidades

logo critical textualO Programa em Crítica Textual tem por principal objetivo a formação de segundo e terceiro ciclo de estudantes interessados nesta área do saber. A Crítica Textual apresenta-se como uma disciplina dotada de autonomia científica, que pode ser aprofundada sem prejuízo das relações de vizinhança que mantém com áreas como as ciências da linguagem, a literatura, a história, os estudos culturais e a filosofia. Possui um objeto próprio (o estudo dos modos de produção, transmissão e preservação dos enunciados, sobretudo escritos, mas também, e cada vez mais, de todos os tipos de enunciado, verbais ou não verbais); possui metodologias próprias, apuradas em aliança com outras disciplinas afins, e um discurso reflexivo com que controla e renova os seus fundamentos teóricos; possui ainda um largo campo de aplicações práticas, que se traduz principalmente na construção da tríade das edições eruditas (facsimiladas, diplomáticas e críticas) mas influencia igualmente os processos de editoração e revisão, próprios da edição comum, e está presente nas experiências de edição electrónica e hipertextual.

Aos alunos é exigida cultura humanística de base, adquirida ou não no quadro das licenciaturas fornecidas pelas faculdades de Letras e de Ciências Humanas. A frequência de disciplinas de Crítica Textual, que integram algumas licenciaturas, é uma vantagem, mas não uma condição exclusiva.

Professora Auxiliar

Área de Literaturas, Artes e Culturas, Departamento de Literaturas Românicas, Centro de Linguística

Mestrado em Crítica Textual

O Mestrado em Crítica Textual centra-se no estudo dos modos de produção, transmissão e preservação dos enunciados, sobretudo escritos mas também outros, verbais ou não verbais. Aplicando conhecimentos teóricos e metodológicos adequados, permite a análise e proposta de meios para tornar acessíveis tais enunciados, que podem ser diferentes tipos de edição erudita, edição electrónica, revisão de original para edições comuns, transposição de edições para corpora especializados, inventários orgânicos de documentos, descrições codicológicas ou manuscriptológicas, entre outros.

Mais informações »

Doutoramento em Crítica Textual

Integrado no Programa em Crítica Textual, este doutoramento oferece a cada doutorando a possibilidade de construir um percurso inteiramente personalizado em função de cada projecto de investigação, propondo uma formação abrangente no conhecimento dos processos de produção e transmissão dos textos. De acentuado perfil interdisciplinar, fomenta uma estreita relação com áreas como as ciências da linguagem, a literatura, a história, os estudos culturais e a filosofia, habilitando para o trabalho editorial com textos de qualquer época.

O doutoramento organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento de dois semestres (60 ECTS), constituído por dois seminários obrigatórios e três opcionais. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS), prevendo-se também a frequência de dois seminários de orientação. Os doutorandos podem ser dispensados de todos ou de parte dos seminários, substituindo-o(s) pela participação em projectos de investigação e/ou pela realização de planos de trabalhos com supervisão.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular por um dos centros da Faculdade de Letras: o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

Mais informações »

Seminários

Mestrado

Oferta lectiva 2023/2024 (em breve)

Doutoramento

Oferta lectiva 2023/2024 (em breve)

Teses

Disponibilizam-se aqui trabalhos elaborados no quadro dos seminários de Mestrado e Doutoramento em Crítica Textual da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa:

• Aline Silva, Cátia Ferreira, Celina Agostinho, Giselle Pereira, Jessica Firmino, Margarita Dimitrova, Osamu Mizunuma, Rita Teles e Vivian Silva, 2012, Breve Memorial dos Pecados de Garcia de Resende (Esperança Cardeira)
  • Marta Pedrosa, Reconstituição do ms. L da Crónica Geral de Espanha de 1344 (1ª parte), Relatório final de estágio do Mestrado em Crítica Textual, Lisboa, 2012
  • Sílvia Miranda, Reconstituição do ms. L da Crónica Geral de Espanha de 1344 (2.ª parte), Relatório final de estágio do Mestrado em Crítica Textual, Lisboa, 2013
  • Beatriz Camps, Dois Ensaios de M.S. Lourenço: Estudo de Variantes, Tese de mestrado em Crítica Textual, Lisboa, 2013

Outras Informações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Directora do Programa em Crítica Textual

Prof. Doutora Esperança Cardeira