Lançamento do livro de Elsa Gonçalves "De Roma ata Lixboa. Estudos sobre os cancioneiros galego-portugueses"

Lançamento do livro de Elsa Gonçalves "De Roma ata Lixboa. Estudos sobre os cancioneiros galego-portugueses"

19 janeiro 2017 17:30

capalivroelsagoncalvesO livro "De Roma ata Lixboa. Estudos sobre os cancioneiros galego-portugueses" é uma compilação de 30 trabalhos de Elsa Gonçalves sobre a lírica trovadoresca galego-portuguesa. Organizada cronologicamente, nela se evidencia a conjugação de várias perspectivas (codicológica, estemática, linguística, retórica) para uma renovada e sólida análise da nossa poesia das origens. Até agora quase só disponíveis em actas de congressos e revistas de circulação restrita, os estudos aqui reunidos testemunham o modo como Elsa Gonçalves foi construindo uma bibliografia de autoridade sobre as matérias que tratou. Com um sentido de exigência raro, tanto para com os colegas de ofício como para consigo própria, e com uma humildade dubitativa que faz da palavra “conjectura” uma das suas preferidas, a Autora demonstra no presente livro a inteligência crítica, a ponderação equilibrada e o engenho na articulação de diferentes saberes que a tornaram uma referência incontornável na medievística ibérica. São estas algumas das razões por que este livro é recomendável aos estudantes e professores de literatura medieval, bem como a todos quantos se interessam pelo nosso património literário da Idade Média.

A apresentação do livro contará com intervenções do Diretor da Faculdade de Letras, do Presidente da Real Academia Galega, do Doutor Henrique Monteagudo e da Autora.

Entrada livre.

Para mais informações: info@letras.ulisboa.pt





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL