header licenciaturas ucs

 

A oferta lectiva anual da Faculdade de Letras é muito vasta e diversificada. Os alunos têm a oportunidade de construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas; outros permitem a construção de Majors e Minors.

Para construir um percurso personalizado e preparar a inscrição, não se esqueça de considerar as seguintes etapas:

 

ucs passos

 

Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso, pode contar com o apoio dos Directores de Curso, dos Tutores (Professores), dos Professores, dos Mentores (alunos) e de técnicos especializados (Serviços).

 

Mais de 1 400 Unidades Curriculares

Os alunos da Faculdade de Letras têm ao seu dispor uma escolha muito alargada de unidades curriculares para construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos de licenciatura permitem a construção de Majors e Minors (pode consultar os planos de estudos de Licenciatura aqui).

Descrições e Programas de Turma

Para facilitar a escolha de disciplinas/unidades curriculares, encontra nestas páginas uma descrição breve dos objectivos de cada unidade curricular de licenciatura. Estas descrições são genéricas: para cada semestre pode também consultar no Fenix os programas concretos que serão oferecidos para cada turma. Os programas de turma são sempre publicados em acesso aberto. Excepto nas unidades curriculares de língua estrangeira, os programas de turma estão redigidos na língua que será usada nas aulas (português ou inglês).

A oferta de cada ano académico

Quase todas as unidades curriculares são oferecidas todos os anos, por vezes em mais de um semestre; no entanto algumas podem ser oferecidas em anos alternados. Na preparação da inscrição, para identificar a lista de unidades curriculares oferecidas no ano académico que pretende frequentar, não se esqueça de consultar os horários de licenciatura.

 

Undergraduate units taught in English

A-B

A África no Mundo – Relações Internacionais

Código: HIS2.51271

ECTS: 6

Objectivos: Familiarizar os estudantes com a dinâmica das relações internacionais do continente africano. Os estudantes devem ficar a conhecer as grandes questões africanas internacionalmente relevantes, o posicionamento estratégico do Continente e saber enquadrar a acção dos principais actores internos externos.
Potenciar o desenvolvimento de competências de análise e interpretação destas questões, bem como, de exposição oral e escrita dos resultados da pesquisa.

A Ásia na Globalização

Código: HIS2.78431

ECTS: 6

Objectivos: A Ásia: espaços e tempos globais pretende introduzir os principais processos económicos, políticos, sociais e culturais que possibilitam a actual dinâmica de desenvolvimento dos diversos domínios geográficos asiáticos, confrontar a diversidade de estratégias de desenvolvimento seguidas pelos “gigantes asiáticos” (Japão, China e Índia) e avaliar as implicações do processo que recoloca a Ásia oriental, a Ásia do sueste e a Ásia do sul no centro do sistema económico e financeiro mundial.

A Ásia nas Políticas Externas Lusófonas Contemporâneas

Código: HIS2.78435

ECTS: 6

Objectivos: Os principais objetivos desta UC são proporcionar instrumentos teórico-analíticos e metodológicos que permitam estudar, examinar e entender as continuidades e as ruturas nas relações entre os oito países de expressão lusófona e a Ásia no mundo contemporâneo.

A Ásia: Espaços e Tempos Globais

Código: HIS2.86375

ECTS: 6

Objectivos: A Ásia na Globalização pretende introduzir os principais processos económicos, políticos, sociais e culturais que possibilitam a actual dinâmica de desenvolvimento dos diversos domínios geográficos asiáticos, confrontar a diversidade de estratégias de desenvolvimento seguidas pelos “gigantes asiáticos” (Japão, China e Índia) e avaliar as implicações do processo que recoloca a Ásia oriental, a Ásia do sueste e a Ásia do sul no centro do sistema económico e financeiro mundial.

A China Antiga e Imperial

Código: HIS2.78655

ECTS: 6

Objectivos: Objectivos de aprendizagem: esta UC oferece uma introdução à História Cultural da China nos seus períodos antigo e imperial (até ao séc. XIV) com enfoque em fontes primárias (em tradução inglesa). Espera-se que, no final do semestre, os alunos tenham adquirido conhecimentos fundamentais acerca da China nos seus períodos antigo e imperial (até ao séc. XIV). Através da leitura e discussão dos textos em aula pretende-se ainda que os alunos desenvolvam um sentido crítico e analítico informado, consistente e independente. Conteúdos programáticos: introdução das tendências historiográficas mais recentes. Estudo do desenvolvimento cultural, político e institucional da China antiga até a fundação do Império. História cultural da China Imperial: as épocas Qin-Han, os Três Reinos e as Dinastias do Norte e do Sul, os Impérios Sui-Tang, a dominação estrangeira, as dinastias Song e os seus percursores, a ascensão do império mongol na China.

A China Imperial (Ming e Qing)

Código: HIS2.78666

ECTS: 6

Objectivos: Objectivos de aprendizagem: esta UC oferece uma introdução às tendências historiográficas mais recentes. Estudo do desenvolvimento cultural, político e institucional da China Ming e Qing até as guerras do Ópio. Espera-se que, no final do semestre, os alunos tenham adquirido conhecimentos fundamentais a cerca da China Ming e Qing. Através da leitura e discussão dos textos em aula pretende-se ainda que os alunos desenvolvam um sentido crítico e analítico informado, consistente e independente. Conteúdos programáticos: estudo dos conceitos chaves da História Cultural da China Ming e Qing até 1840 com um particular enfoque em fontes primárias (em tradução inglesa).

A China Republicana e Comunista

Código: HIS2.78824

ECTS: 6

Objectivos: A China Republicana e Comunista tem por objecto o estudo da China nos seus períodos republicano e comunista, centrando-se em questões políticas, sociais e económicas. Visa um conhecimento analítico e integrado dos vários aspectos tratados, o desenvolvimento de uma abordagem crítica das fontes históricas e interpretações historiográficas, e a construção de caminhos de reflexão sobre mudanças e continuidades históricas, sobre as utilizações da história e os significados destas e sobre a importância das construções históricas na configuração de percepções actuais.

A Coreia: passado e presente

Código: HIS2.78835

ECTS: 6

Objectivos: ‘A Coreia: Passado e Presente’ fornece conhecimentos sobre a geografia e História da Coreia e como território e contextos particulares condicionam a evolução histórica. Existe um estudo dos diversos sistemas políticos e dinâmicas sociais até à contemporaneidade, analisando também vectores constantes da História coreana. Igualmente é dado um destaque a tipologias de relação da Coreia com a China, Japão e Ocidente.

A Corte dos Reis de Portugal (sécs. XV-XVIII): Quotidiano e Práticas Rituais

Código: HIS2.78836

ECTS: 6

Objectivos: Os conteúdos programáticos da UC serão divididos em dois módulos interrelacionados.
1. Os rituais e as cerimónias públicas: as grandes festas de corte tais como baptizados, aclamações, aniversários da Família Real, entradas do rei, das consortes régias e as exéquias fúnebres; as touradas e os autos-de-fé. Os palácios reais, as insígnias régias e o patrocinato artístico. O poder político da Patriarcal.
2. O quotidiano da Casa Real portuguesa: os rituais do acordar, do vestir, a mesa régia, as festas e os serões, as amantes régias, a caça, a montaria, a Ópera, a saúde e a vivência íntima da morte dos membros da Família Real.

A Índia Moderna e Contemporânea

Código: HIS2.57121

ECTS: 6

Objectivos: Esta UC tem por objectivo dar a conhecer as transformações operadas pela chegada da ‘modernidade’ à Índia, começando pela criação de um Estado centralizado e integrador com os mogóis até à dependência económica e política externa instituída pelos britânicos com o Raj, seguido do processo de génese do nacionalismo no contexto indiano, cuja vitória em 1947 leva ao fim da unidade cultural da Ásia do Sul.

Abordagens Experimentais à Linguagem Infantil

Código: LIN2.86303

ECTS: 6

Objectivos: Paradigmas experimentais na investigação do desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida, incluindo metodologias comportamentais e não comportamentais no estudo da percepção e compreensão. O contributo da investigação experimental para o conhecimento das fases iniciais da aquisição e desenvolvimento da linguagem.

África no Mundo — Relações Internacionais

Código: HIS2.58776

ECTS: 6

Objectivos: Familiarizar os estudantes com a dinâmica das relações internacionais do continente africano. Os estudantes devem ficar a conhecer as grandes questões africanas internacionalmente relevantes, o posicionamento estratégico do Continente e saber enquadrar a acção dos principais actores internos externos.
Potenciar o desenvolvimento de competências de análise e interpretação destas questões, bem como, de exposição oral e escrita dos resultados da pesquisa.

Alemão A1.1

Código: GER1.61902

ECTS: 6

Objectivos: Compreensão oral: compreender palavras e expressões frequentes relativas a áreas de necessidade imediata, perguntas e informações que lhe são dirigidas pausadamente, seguir instruções. Compreensão escrita: compreender na globalidade e em pormenor textos adequados ao nível (avisos, descrições breves, - também pequenos textos literários). Interacção oral: comunicar de forma simples sobre assuntos que são familiares e de necessidade imediata. Produção oral: descrever-se a si próprio, o que faz, onde mora. Produção escrita: preencher uma ficha com dados pessoais, escrever textos sobre assuntos do dia-a-dia, um postal, etc.

Alemão A1.2

Código: GER1.61913

ECTS: 6

Objectivos: Adquirir as quatro competências (compreensão oral, leitura, expressão oral e escrita) previstas para um nível A1 completo: adquirir e consolidar vocabulário elementar para a comunicação do dia-a-dia; compreender palavras e expressões frequentes na vida quotidiana (informações pessoais e familiares simples, contactos sociais, saúde, vida de trabalho, tempos livres, habitação, viagens); compreender na globalidade e em pormenor textos adequados ao nível e breves textos literários; comunicar de forma simples sobre assuntos familiares; descrever oralmente situações quotidianas, combinar encontros, pedir informações; escrever pequenos textos (recados, cartas, e-mails, postais, descrições de espaços e de acções simples

Alemão A2.1

Código: GER1.61924

ECTS: 6

Objectivos: Adquirir competências básicas na comunicação oral e escrita: compreender enunciados e expressões frequentes relacionados com as seguintes áreas (exs. usos e costumes, habitação, estudar no estrangeiro, etc.) e com temas da actualidade; compreender na globalidade e em pormenor textos adequados ao nível (informativos e ficcionais), compreender informação relevante em textos de nível de dificuldade superior; comunicar e interagir em rotinas quotidianas e escrever textos coerentes sobre tópicos variados, respeitando a ortografia e as regras de pontuação.

Alemão A2.2

Código: GER1.61935

ECTS: 6

Objectivos: Adquirir competências básicas na comunicação oral e escrita: compreender enunciados e expressões frequentes relacionados com as seguintes áreas (exs. vestuário, viagens, ensino e aprendizagem, formação profissional, etc.) e com temas da actualidade; compreender na globalidade e em pormenor textos adequados ao nível (informativos e literários), compreender informação relevante em textos de nível de dificuldade superior; comunicar e interagir em rotinas quotidianas e escrever textos coerentes sobre tópicos variados, respeitando a ortografia e as regras de pontuação.

Alemão B1.1

Código: GER2.61961

ECTS: 6

Objectivos: Adquirir as competências necessárias para poder abordar, de maneira relativamente fluente, tópicos do dia a dia dos países de língua alemã, seguindo as temáticas do manual, e fornecendo informações atuais apresentadas pelos alunos (Infospot) incluindo uma perspetiva intercultural. Desenvolver a competência de argumentar de forma oral e escrita. Este nível visa também o alargamento da capacidade de compreensão de textos específicos e literários (um romance ou uma peça de teatro), aprender a trabalhar com um dicionário monolíngue e continuar a promover a autonomia do aluno.

Alemão B1.2

Código: GER2.61972

ECTS: 6

Objectivos: Adquirir as competências necessárias para poder abordar, de maneira relativamente fluente, tópicos do dia a dia dos países de língua alemã, seguindo as temáticas do manual e fornecendo informações atuais apresentadas pelos alunos (Infospot) incluindo uma perspetiva intercultural. Começar a desenvolver a competência de argumentação de forma oral e escrita. Este nível visa também o alargamento da capacidade de compreensão de textos específicos e literários (um romance ou uma peça de teatro), desenvolve o trabalho com um dicionário monolíngue e continua a promover a autonomia do aluno. A leitura integral de um texto literário desenvolverá nos alunos a competência de interpretação e de ligação do texto com a cultura e línguas alemãs.

Alemão B2.1

Código: GER2.62260

ECTS: 6

Objectivos: Desenvolvimento da capacidade de compreender textos de linguagem geral, técnicos e literária. No fim do semestre, os estudentes serão capazes de se exprimir de forma fluente e espontânea sobre assuntos específicos tratados na sala de aula, usando a língua de modo eficaz, para fins de interacção social, académica e profissional dentro das temáticas trabalhadas na sala de aula. Serão capazes de se exprimir sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, dominando mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. Os seus conhecimentos da realidade sociocultural dos países da língua alemã e a sua capacidade de aprender duma forma autónoma serão promovidos e alargados.

Alemão B2.2

Código: GER2.62273

ECTS: 6

Objectivos: Desenvolvimento da capacidade de compreender textos complexos de linguagem geral e técnica e de textos literários, mostrando capacidade de análise e espírito crítico. Desenvolvimento da capacidade de expressão, de forma fluente e espontânea, sobre assuntos específicos tratados na sala de aula, sem recurso a dicionários. Desta maneira, poderão exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, revelando domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. Desenvolverão a capacidade de pesquisar, analisar e comentar materiais escolhidos por eles e elaborar apresentações escritas e orais, trabalhando em autonomia e em conjunto com os colegas.

Alemão C1.1

Código: GER3.62071

ECTS: 6

Objectivos: Este curso pretende desenvolver competências avançadas na comunicação oral e escrita, baseando-se num manual actualizado e nos interesses determinados pelos alunos. Serão, para além disso, estudados princípios básicos na análise linguística (fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, história das línguas germânicas) e fundamentos no estudo da literatura alemã. Serão também desenvolvidas técnicas de apresentação e de composição académica.

Alemão C1.2

Código: GER3.62082

ECTS: 6

Objectivos: Este curso é a continuação do curso Alemão C1.2 baseado no mesmo manual. Repete e aprofunda as competências da comunicação oral e escrita e os conteúdos do âmbito da literatura e da linguística. Os participantes determinam parte dos tópicos conforme os seus interesses. Será lido um romance para seguir estes objetivos com mais eficiência. Além disso, serão treinadas técnicas de apresentação e de composição académica.

Alemão C2.1

Código: GER3.920001

ECTS: 6

Objectivos: O objetivo deste curso consiste em desenvolver a consciência e o uso das convenções académicas na língua alemã. O curso concentra-se no desenvolvimento da leitura e escrita académicas, de interação e produção oral numa variedade de registos académicos, por meio do acesso a palestras e apresentações em contexto académico. Além disso, concentra-se nas seguintes áreas: competências académicas integradas, parafrasear, modos de expressão, vocabulário para fins académicos, pensamento crítico, competências de apresentação e conversação académica, de interação oral, formas de anotações, exercícios de preparação para o exame "Großes Deutsches Sprachdiplom" - certificado, que comprova o domínio do alemão no nível de proficiência mais alto - C2.

Análise do Discurso

Código: COR1.12104

ECTS: 6

Objectivos: Esta UC pretende familiarizar os alunos com os principais temas em Análise do Discurso, apresentando uma perspetiva histórica desta área e identificando os marcadores textuais relevantes para a análise. Pretende-se que os alunos sejam capazes de relacionar observações linguísticas com géneros textuais, com estratégias persuasivas e com temas de natureza social, institucional e ideológica.

Análise do Discurso

Código: COR1.12104

ECTS: 6

Objectivos: Enquanto estudo de práticas, processos e formações discursivas e do modo como estes são constitutivos da vida social, a UC tem como objetivo abordar diferentes tipos de descrições do discurso, facultando aos estudantes a oportunidade de analisar textos escritos e orais e de investigar as características dos mesmos enquanto variações funcionais de contextos de uso e propósitos socioculturais diversos. Para além da aquisição de conhecimentos relativos aos fundamentos básicos da análise do discurso, a UC garante aos alunos a aquisição de técnicas de análise linguístico-discursiva adaptadas à descrição dos fenómenos, processos e eventos sociais que constituem a matéria de estudo no curso.

Análise do Discurso e Artes Performativas

Código: LAC2.97625

ECTS: 6

Objectivos: A UC tem como objetivo abordar diferentes tipos de descrições do discurso, referido às artes performativas, facultando aos estudantes a oportunidade de analisar textos escritos e orais e de investigar as características dos mesmos enquanto variações funcionais de contextos de uso e propósitos socioculturais e performativos diversos. Para além da aquisição de conhecimentos relativos aos fundamentos básicos da análise do discurso, a UC garante aos alunos a aquisição de técnicas de análise linguístico-discursiva adaptadas à descrição das situações enunciativas em contexto teatral e performativo.

Análise do Espetáculo

Código: LAC2.11746

ECTS: 6

Objectivos: Esta UC tem o objetivo de iniciar o aluno à análise de espetáculos de teatro e de outras artes performativas, no sentido de desenvolver competências que levem à produção de um discurso articulado sobre um espetáculo de artes performativas, tendo em conta o seu discurso cultural, estética, estilo e forma. Tendo em conta as diferentes questões e problemas metodológicos que se podem convocar, é também objetivo desta UC dotar o aluno de instrumentos de análise suficientemente flexíveis e seguros para dar conta de uma prática artística em permanente mutação. Tópicos para uma discussão em torno da Crítica de Artes Performativas: a história da crítica de artes performativas, função da crítica; a crise da crítica; os novos media.

Análise do Texto Dramático

Código: LAC2.97623

ECTS: 6

Objectivos: Os objectivos desta UC passam pelo desenvolvimento de competências metodológicas e conceptuais relativas ao estudo do texto dramático. Os alunos irão adquirir e desenvolver conhecimentos sobre teorias envolvidas na escrita de teatro, para além de consolidar as capacidades de pesquisa, de organização, e de problematização do conhecimento. Deste modo, os alunos poderão ampliar competências no âmbito da comunicação oral e escrita, e aptidões críticas e ensaísticas que apliquem as noções e conceitos adquiridos.

Análise Fílmica

Código: LAC2.11750

ECTS: 6

Objectivos: No fim da UC, os alunos deverão demonstrar competências relativas à terminologia e aos conceitos próprios da UC académica. Deverão também saber identificar recursos estilísticos utilizados nos filmes analisados em aula; interpretar efeitos narrativos das opções estilísticas dos realizadores; reconhecer as ligações entre representações fílmicas diferenciadas de um mesmo elemento cénico e diegético e conceptualizar diferentes concretizações deste elemento. É também propósito da UC melhorar as competências de observação, análise, leitura e problematização dos alunos, assim como promover o espírito crítico, a capacidade de comunicação e de reflexão.

Análise Textual

Código: LIN2.85006

ECTS: 6

Objectivos: A UC foca-se na descrição de diversos tipos de textos, orais e escritos. Analisa-se o conceito de texto como interação comunicativa e descrevem-se as características textuais relevantes para a definição de estratégias de tradução.

Análise Textual Orientada para a Tradução

Código: LIN2.86834

ECTS: 6

Objectivos: A UC foca-se na descrição de diversos tipos de textos, orais e escritos. Analisa-se o conceito de texto como interação comunicativa e descrevem-se as características textuais relevantes para a definição de estratégias de tradução.

Antropologia e Artes Performativas

Código: FIL2.98003

ECTS: 6

Objectivos: A experiência do "tornar-se outro" como obra de arte. Do fingimento ao delírio colectivo. A condenação dos rituais dionisíacos nas origens do teatro grego. O fenómeno da perseguição às bruxas e aos seus delírios nas origens do teatro moderno.

Antropologia e Cultura

Código: FIL2.56026

ECTS: 6

Objectivos: Conhecer as principais concepções acerca do ser humano nas culturas indiana, chinesa, hebraica, africana, grega, cristã, islâmica, moderna e contemporânea.

Antropologia Filosófica

Código: FIL2.34961

ECTS: 6

Objectivos: Conhecer as principais concepções acerca do ser humano nas culturas indiana, chinesa, hebraica, africana, grega, cristã, islâmica, moderna e contemporânea.

Aquisição e Desenvolvimento de Língua Não-Materna

Código: LIN2.85956

ECTS: 6

Objectivos: Esta UC tem como um dos seus objetivos a discussão das principais hipóteses atuais acerca da aquisição de uma língua não materna (L2), constrastando-a com a aquisição de uma língua materna (L1). Serão considerados efeitos de idade de primeira exposição à língua, bem como efeitos de quantidade e tipo de input, e ainda a interação entre a L1 e a L2 no processo de aquisição. Serão discutidas hipóteses recentes acerca da aquisição de uma terceira língua (L3). Os estudantes observarão dados de corpora e resultados de testes experimentais, sobretudo dados de aquisição do português por falantes de diferentes línguas, mas também, e sempre que relevante, dados de aquisição de outras línguas como L2.

Aquisição e Desenvolvimento Linguísticos

Código: LIN2.86272

ECTS: 6

Objectivos: Esta UC tem como objetivo a discussão das principais hipóteses atuais sobre o fenómeno de aquisição das línguas, considerando diferentes situações de aquisição (L1 e L2, aquisição em situação de monolinguismo e de bilinguismo). Casos de Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem serão também considerados. Pretende-se ainda desenvolver, a um nível descritivo, conhecimento acerca de alguns aspetos relevantes e caracterizadores da aquisição de uma língua (sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento fonológico, sintático e lexical). O estudo do português será privilegiado, embora se explorem contrastes com outras línguas, sempre que relevante (considerando dados de corpora e resultados de trabalhos experimentais).

Argumento Cinematográfico

Código: LAC2.12751

ECTS: 6

Objectivos: Esta UC tem como objectivo familiarizar os alunos com os princípios e técnicas da escrita de argumento cinematográfico. Os alunos aprenderão a (i) apresentar graficamente um argumento cinematográfico; (ii) dominar as técnicas específicas obrigatórias na escrita desta forma; (iii) ter noção das dificuldades na transposição da prosa narrativa (conto ou romance) para o argumento cinematográfico; (iv) perceber a estrutura habitual num guião para um filme; e (v) conseguir escrever um trecho de um argumento, tendo em conta as noções de cena, sequência, acção, ponto de vista, backstory, foreshadowing e payoff.

Arte Clássica

Código: HIS2.77777

ECTS: 6

Objectivos: O objectivo desta UC é estudar as principais expressões artísticas plásticas do mundo greco-romano: a arquitectura, a escultura, a pintura e as artes decorativas.

Arte Colonial Portuguesa

Código: HIS2.920621

ECTS: 6

Objectivos: Pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da produção artística portuguesa no mundo a partir do século XV e, em especial, pretende-se estudar a arte colonial em Brasil (1500-1822), explorando o modo como os pintores, escultores e outros artistas encontraram o seu caminho no campo dos grandes debates estéticos e dos conflitos políticos e sociais do período colonial. Nesta ordem de ideias, procura-se questionar a noção de arte no contexto colonial, reflectir sobre o fenómeno da miscigenação e repensar o exame e a compreensão da arte colonial portuguesa no Brasil.

Arte da Antiguidade Tardia e Islâmica

Código: HIS2.77733

ECTS: 6

Objectivos: A UC visa proporcionar ao aluno o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da história da arte e sua metodologia, bem como a um conjunto de conhecimentos relativos à Arte da Antiguidade Tardia e Islâmica.

Arte do Neoclassicismo ao Naturalismo em Portugal

Código: HIS2.920564

ECTS: 6

Objectivos: Desenvolver o conhecimento dos diferentes movimentos artísticos manifestados entre 1850 e 1970, através da análise específica das obras e das características dos movimentos em que se situam. Exercitar a capacidade analítica, descritiva e crítica sobre as obras selecionadas e confrontá-las com os diferentes modelos interpretativos e congéneres internacionais.

Arte do Neoclassicismo ao Pós-Impressionismo

Código: HIS2.920565

ECTS: 6

Objectivos: Desenvolver o conhecimento dos diferentes movimentos artísticos manifestados entre 1900 e 1960’s , através da análise específica das obras e das características dos movimentos em que se situam. Exercitar a capacidade analítica, descritiva e crítica sobre as obras selecionadas e confrontá­-las com os diferentes modelos interpretativos.

Arte do Renascimento e do Maneirismo

Código: HIS2.920566

ECTS: 6

Objectivos: Pretende-se estudar a conjuntura histórica, cultural e artística da idade moderna, centrando a análise na produção artística entre os séculos XV e XVI, não só em contexto europeu mas também nos “espaços dos impérios”. Estuda-se a geração de uma nova linguagem de comunicação artística, suas especificidades e funções de refundação de uma cultura baseada no mundo clássico. Deseja-se que o discente seja capaz de compreender e manejar conceitos basilares como os de conjuntura artística e sua evolução , criação formal e compositiva da obra de arte, desde as questões técnicas e iconográficas ao novo estatuto do artista.

Arte do Renascimento e do Maneirismo em Portugal

Código: HIS2.920567

ECTS: 6

Objectivos: Pretende­-se fornecer um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que permitam ao discente a capacidade de problematização e de interpretação da arte portuguesa num período temporal alargado (XV – XVIII), assim como a capacidade de reconhecer as principais linhas de evolução histórica , cultural e artística que estão subjacentes ao período em estudo e suas ramificações num quadro artístico peninsular e europeu.

Arte em Itália

Código: LAC2.920623

ECTS: 6

Objectivos: Dotar o aluno da capacidade de identificação de fenómenos artísticos e estéticos em articulação com os respectivos contextos históricos, culturais e sociais. Estimular o sentido crítico na apreciação de obras, autores e estilos de especificidade italiana. Propiciar a capacidade de desenvolver conhecimentos sobre autores de valor referencial (artístico, estético, ideológico). Incentivar a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos sobre a evolução da arte em Itália por cotejo com resto da Europa. Consolidar as capacidades de pesquisa, de organização, de problematização do conhecimento.

Arte Norte-Americana

Código: LAC2.12466

ECTS: 6

Objectivos: Esta UC desenvolve competências analíticas específicas do texto artístico na sua diversidade e contexto histórico. A uc divide-se em três momentos – época colonial, século XIX e do início do século XX à actualidade – que permitem aos estudantes compreender o modo como a arte americana começou por procurar um idioma estético próprio e como conseguiu assimilar inovações das vanguardas europeias, ao mesmo tempo que consagrou formas de expressão artística que contribuíram para uma identidade autónoma – a arquitectura e a fotografia.

Arte Pré-Clássica

Código: HIS2.77766

ECTS: 6

Objectivos: A Arte Pré-Clássica aborda a cultura material das civilizações do Oriente Antigo com especial incidência na Mesopotâmia e no Egipto. O principal intuito da UC é o de compreender os aspetos sociais, políticos, económicos, simbólicos e estéticos que se entrecruzam na elaboração do «objeto artístico», procurando, sempre que possível, proporcionar uma visão holística, integradora, da arte egípcia e mesopotâmica.

Arte Pré-Histórica

Código: HIS2.77755

ECTS: 6

Objectivos: Procura­-se contextualizar o aparecimento e desenvolvimento da arte no âmbito da evolução das sociedades pré-­históricas destacando-­a como testemunho de um comportamento inovador, para em seguida se analisar a respectiva diversidade e determinar as linhas de força da sua própria evolução nas sociedades pós­-glaciares da Eurásia.

Arte Românica e Gótica

Código: HIS2.77734

ECTS: 6

Objectivos: Pretende-se que o aluno desenvolva competências científicas e de análise das obras de arte medievais, de forma aprofundada, crítica e criativa. Pretende-se igualmente aprofundar o conhecimento crítico dos quadros histórico-­metodológicos da historiografia recente. Adquirir conhecimento de fontes, conceitos, critérios de inferência e construção discursiva sobre a Arte Medieval. Dominar métodos e técnicas de investigação em História da Arte Medieval.

Arte Românica e Gótica em Portugal

Código: HIS2.77735

ECTS: 6

Objectivos: Pretende-se nesta UC caracterizar e interpretar os principais aspetos formais , simbólicos e funcionais das artes visuais e da arquitetura produzidas em território português entre c.1100 e c.1500. Para o efeito, estudam- se exemplares representativos da Arte Românica e da Arte Gótica portuguesa (incluindo o Manuelino), procurando­- se destacar a especificidade desta produção em confronto com a produção estrangeira.

Artes Performativas no Espaço Inglês

Código: LAC2.12765

ECTS: 6

Objectivos: Neste curso analisa-se o trabalho de uma série de companhias que trabalham no espaço inglês, tais como Forced Entertainment, Action Hero, Brett Bailey, Back to Back Theatre, Blast Theory, Gob Squad, Shunt, entre outras. Discute-se um espectáculo e um texto sobre performance por aula. Defende-se que aquilo que tem lugar fora de cena é com frequência mais importante do que aquilo que se encontra a acontecer no palco.

Artes Plásticas Contemporâneas

Código: LAC2.98051

ECTS: 6

Objectivos: Com enfoque em expressões plásticas do final do século XX e século XXI, esta UC visa 1) desenvolver o pensamento crítico e a capacidade analítica dos estudantes, fornecendo-lhes instrumentos conceptuais e metodológicos que servirão de base à análise e contextualização de expressões plásticas: pintura, escultura, desenho, fotografia e instalação; 2) examinar de que forma os artistas desafiam convenções, categorias, estruturas de poder, normas e história de diferentes movimentos artísticos; 3) investigar a intersecção entre as artes plásticas contemporâneas e questões sociais e políticas; 4) explorar produções artísticas, práticas curatoriais e espaços do museu inovadores.

Artes Visuais no Espaço Inglês

Código: LAC2.12762

ECTS: 6

Objectivos: 1. Conhecer os principais movimentos nas artes visuais no Reino Unido desde o século XVIII, numa perspetiva panorâmica e de interdependência global.
2. Relacionar criticamente representações visuais artísticas com as transformações de ordem cultural, política e socioeconómica registadas no espaço britânico desde o século XVIII.
3. Exercitar práticas críticas e metodológicas de análise de textos visuais (da pintura, escultura e fotografia aos novos media) e de identificação de movimentos artísticos.