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Em 2022/2023, os seminários de pós-graduação funcionarão em ensino presencial: por regra, uma sessão de 180 minutos, por semana.

As matrículas e inscrições são feitas exclusivamente online (no Portal académico FENIX da Faculdade de Letras) seguindo o Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.

 

Apoio telefónico para matrículas e inscrições

Nos dias de matrículas e inscrições, os estudantes podem recorrer a uma linha de apoio ao processo de matrícula e inscrição. Ao ligar para esta linha de apoio, a chamada será encaminhada para um membro da equipa dos Serviços Académicos que estará a dar apoio exclusivo ao processo de matrícula e inscrição. Todo o apoio será prestado exclusivamente através desta linha de apoio telefónico.

Linha de apoio ao processo de matrícula e inscrição: 21 792 00 99

Horário: 07 de setembro: 14h00-17h30; Restantes dias úteis (até dia 09 de setembro): 9h00-12h30 | 14h00-17h30

Nota: Durante o processo de inscrições, é frequente verificar-se um volume excessivo de acessos simultâneos à plataforma de gestão académica FenixEdu. É por isso possível receber a mensagem “Serviço Fenix em Manutenção” quando tenta aceder à plataforma. Se receber essa mensagem, deve proceder do seguinte modo: aguardar alguns momentos e voltar aceder ao FenixEdu. Por vezes, o sistema está a processar um número elevado de pedidos de outros estudantes. Logo que ficar concluído esse processamento, o FenixEdu permite novamente o acesso de novos estudantes à plataforma.

Antes da inscrição

Deve preparar com antecedência a sua inscrição.

Não se esqueça de consultar:

 

Assim poderá fazer uma escolha informada das unidades curriculares em que pretende inscrever-se.

Tenha também em conta que:

  • No momento da sua inscrição, pode acontecer que uma turma pretendida não tenha vaga disponível. É sempre aconselhável identificar algumas alternativas.
  • A sua inscrição deve contemplar um número de unidades curriculares que totalizem 30 ECTS por semestre.
  • Excepcionalmente, o Regulamento de Avaliação permite a inscrição em mais 12 ECTS por semestre, verificada uma de várias condições específicas: Portanto, mesmo que corresponda às condições descritas, a sua inscrição não pode exceder 42 ECTS por semestre. Consulte aqui as condições do Regulamento de Avaliação (Artigo 4.º Inscrição por Semestre Curricular).
  • A inscrição tem como requisito obrigatório a não existência de quaisquer dívidas. O estudante deve garantir que o pagamento de montantes em dívida estão efetuados e concluídos com uma antecedência mínima de 72 horas (3 dias úteis).

 

Acesso ao Fénix

Na página do FenixEdu de Letras, deve clicar em “Login ULisboa”. Na página de Autenticação Centralizada da ULisboa deve clicar no logótipo da FLUL, inserir o seu nome de utilizador/ username e palavra-passe/ password, usando as credenciais da conta @edu.ulisboa.pt. Ao clicar em “Login”, será redirecionado para a sua área Fénix.

Pagamento das Propinas

Propinas e taxas
  • Candidatura: 55,00€
  • Inscrição (inclui seguro escolar): 20,00€ 

  

Pagamento

A referência multibanco necessária para o pagamento das propinas e da taxa de inscrição está disponível no FenixEdu (Separador: Aluno > Consultar > Visualizar conta > Referências para Pagamento) logo que concluir a inscrição. 

Prazos

Depois de concluir a inscrição no FenixEdu, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a propina anual.

Pagamento total ou faseado

Os alunos podem optar pelo pagamento faseado das propinas. No seu perfil FenixEdu (Separador: Aluno > Consultar > Visualizar conta > Referências para Pagamento), cada aluno encontra informações precisas sobre os montantes das prestações mensais e as datas de vencimento. Se optar pelo pagamento faseado, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a primeira prestação das propinas.

Tenha em consideração que:

  • “o não pagamento da propina implica a nulidade de todos os atos curriculares praticados, suspensão de matrícula e inscrição anual e privação do direito ao acesso aos apoios sociais” (artigo 29.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto); e
  • “A obrigação de pagamento de propina cessa nos casos em que seja deferido requerimento de anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares do ano letivo em curso, sem prejuízo de ser devido o pagamento das prestações da propina já vencidas” (Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa).
  • Para fazer cessar a obrigação de pagamento das propinas, o aluno tem de pedir a anulação da inscrição, usando o formulário disponível aqui.

Cartão de Estudante

Pedido e emissão do cartão

O Cartão de Estudante da Universidade de Lisboa (ULisboa), emitido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), é de carácter obrigatóriona sua vertente não bancária.

O cartão é requerido no Portal Académico FENIX. No final do processo de matrícula no portal académico, os alunos são encaminhados para o website caixaonboarding.cgd.pt onde podem concluir o processo de adesão ao cartão, mediante autenticação através de Chave Móvel Digital.

Para emissão do cartão, é necessário seleccionar a opção “Enviar Dados”, no portal académico, para que os dados necessários sejam comunicados à Caixa Geral de Depósitos.

Em alternativa, será possível realizar o pedido de Cartão de Estudante ULisboa presencialmente, na Faculdade de Letras, no stand da CGD, de 12 a 23 de setembro de 2022 entre as entre as 9.00 e as 17.00.

Cartão com vertente bancária

Caso pretenda mudar a sua escolha, e solicitar posteriormente um cartão com vertente bancária, deverá fazer novamente login no Portal Académico FENIX e aceder ao menu Portal Pessoal > Área Pessoal > Autorizações, ativando a autorização de envio de dados adicionais para a CGD, e procedendo ao reenvio digital dos dados novamente para a CGD em Portal Pessoal > Área Pessoal > Cartão Identificação.

Cartão temporário

Os cartões temporários serão atribuídos de imediato aos alunos que se dirijam ao stand da CGD. Se o cartão for solicitado a partir do website de atendimento virtual da CGD, o cartão será recebido no prazo de uma a duas semanas, na morada de residência indicada.Os alunos podem usar os cartões temporários para acesso aos serviços (por exemplo, refeitórios dos Serviços de Acção Social) até à recepção do cartão de Estudante da ULisboa definitivo.

Recepção do cartão

O processo de produção/entrega do cartão só ficará concluído após confirmação presencial no stand da CGD na Faculdade de Letras ou num balcão  CGD ou, em alternativa, através do atendimento virtual da Caixa Geral de Depósitos.

Dados pessoais

Para a emissão de cartão sem vertente bancária, do formulário de matrícula preenchido pelo aluno no Portal Académico FENIX apenas transitam para a CGD os Dados Básicos, estritamente necessários para impressão no cartão e para validação da unicidade do aluno.

Caso seja selecionada a emissão de cartão com vertente bancária transitarão para a CGD todos os Dados de Identificação Pessoal, correspondentes a todos os campos do formulário Modelo 43 (requerido pelo Banco de Portugal), e cuja utilização o aluno deverá autorizar explicitamente, após leitura atenta das condições.

Comprovativo de Inscrição e Passe Sub 23

Os comprovativos de inscrição e o Passe sub 23 podem ser solicitados através do módulo “requisições”, disponível na sua área pessoal do FenixEduVeja aqui o manual.

Alteração de Inscrição

Os pedidos de alteração de inscrição em unidade curricular e/ou turma foram simplificados e processam-se da seguinte forma:

  • Os pedidos de alteração de inscrição seguem os prazos definidos no Calendário de Procedimentos | Serviços AcadémicosNão são aceites pedidos fora de prazo.
  • requerimento de alteração de inscrição é submetido exclusivamente online no FenixEdu, seguindo os passos descritos no Manual de Alteração de Inscrição.
  • O formulário pode ser submetido no portal FenixEdu em vários formatos de imagem (pdf, jpg, jpeg, gif, png).
  • Cada estudante pode submeter um só requerimento por semestre, devendo agregar nesse requerimento todas as alterações pretendidas.
  • Os pedidos de alteração de inscrição são aceites somente durante a primeira semana de aulas do semestre a que dizem respeito (com a excepção dos alunos de Estudos Gerais e dos alunos de mobilidade internacional incoming).
  • Têm prioridade os pedidos de alteração de inscrição em UC obrigatórias no plano de estudos do curso em que o  aluno está inscrito.   
  • Só se aceitarão excepcionalmente pedidos de inscrição, para além do  número limite de vagas inicialmente estabelecido para a turma, se devidamente autorizadas pelo docente (mediante assinatura no formulário).
  • Cada alteração solicitada (com excepção de anulação de inscrição em UC) tem um custo de 7,50 Euros (de acordo com a tabela de emolumentos em vigor). Uma vez concluída a análise do requerimento pela DSA, ficam disponíveis, na área FENIX do aluno, o valor devido bem como a referência Multibanco para efectuar o pagamento.
  • Só serão considerados pedidos de alteração devidamente enquadrados pelo Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras ULisboa (RAE)

Creditação de Unidades Curriculares

Concluída a matrícula/inscrição no curso, o estudante que tenha realizado formação em outras instituições de ensino superior poderá efetuar um pedido de creditação de unidades curricularesa.

Os pedidos de creditação de unidades curriculares seguem os prazos definidos no Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos e têm um custo associado (ver Tabela de Emolumentos da Faculdade de LetrasTabela de Emolumentos da Faculdade de Letras). 

Para o efeito, o estudante deverá entregar (presencial ou por email):

  1. Requerimento de Creditação de Unidades Curriculares
  2. Cópia de certificado(s) de habilitações académicas obtidas em instituições de ensino superior públicas ou privados, nacionais ou estrangeiras.
  3. Declaração autenticada pela instituição de ensino superior frequentada, da qual conste a organização do sistema de créditos ou cópia do regulamento ECTS aprovado e publicado em DR (aplicável se o pedido integrar a atribuição de créditos)
  4. Programas autenticados das unidades curriculares e/ou formações realizadas fora da Faculdade de Letras.

Formulários

 

 

Todos os formulários podem ser enviados para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Contactos úteis

Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso académico, pode contar com o apoio do seu Director de Curso (Encontra os contactos na página Cursos de Especialização) ou dos Professores das unidades curriculares de Cursos de Especialização.

Para esclarecer dúvidas relacionadas com os procedimentos de inscrição, pode contar com o apoio de técnicos especializados (Serviços da Faculdade de Letras)

Procedimentos de Inscrição

Núcleo de Estudos Pós-graduados, Divisão de Serviços Académicos

Telefones:  21 792 00 99

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Propinas

Tesouraria (Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial)

Telefone: 21 792 00 25

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Conta @campus

Recuperação do acesso da conta ULisboa

Divisão de Sistemas e Informática

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