Em 2021/2022, os seminários de doutoramento funcionarão em ensino presencial: por regra, uma sessão de 180 minutos, por semana.
As matrículas e inscrições são feitas exclusivamente online (no Portal académico FENIX da Faculdade de Letras) seguindo o Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.
- Consulte o guião para as inscrições no Portal Académico FENIX;
- Consulte o número de aluno no Portal académico Fenix (veja como, aqui).
Antes da inscrição
Deve preparar com antecedência a sua inscrição.
Não se esqueça de consultar:
- O plano de estudos do seu Doutoramento e os seminários recomendados para cada semestre;
- Os objectivos das unidades curriculares;
- Os programas de turma publicados em acesso aberto no FENIX; e
- A lista de unidades curriculares oferecidas em cada semestre e os horários em que são leccionadas.
Assim poderá fazer uma escolha informada das unidades curriculares em que pretende inscrever-se.
Tenha também em conta que:
- No momento da sua inscrição, pode acontecer que uma turma pretendida não tenha vaga disponível. É sempre aconselhável identificar algumas alternativas.
- A sua inscrição deve contemplar um número de unidades curriculares que totalizem 30 ECTS por semestre.
- Excepcionalmente, o Regulamento de Avaliação permite a inscrição em mais 12 ECTS por semestre, verificada uma de várias condições específicas: Portanto, mesmo que corresponda às condições descritas, a sua inscrição não pode exceder 42 ECTS por semestre. Consulte aqui as condições do Regulamento de Avaliação (Artigo 4.º Inscrição por Semestre Curricular).
- A inscrição tem como requisito obrigatório a não existência de quaisquer dívidas.
Pagamento das Propinas
Pagamento
A referência multibanco necessária para o pagamento das propinas e da taxa de inscrição está disponível no Portal Académico FENIX, logo que concluir a inscrição.
Prazos
Depois de concluir a inscrição no Portal académico Fenix, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a propina anual.
Pagamento total ou faseado
Os alunos podem optar pelo pagamento faseado das propinas. No seu perfil Fenix.Edu (Separador: Visualizar conta), cada aluno encontra informações precisas sobre os montantes das prestações mensais e as datas de vencimento. Se optar pelo pagamento faseado, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a primeira prestação das propinas.
Tenha em consideração que:
- “o não pagamento da propina implica a nulidade de todos os atos curriculares praticados, suspensão de matrícula e inscrição anual e privação do direito ao acesso aos apoios sociais” (artigo 29.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto); e
- “A obrigação de pagamento de propina cessa nos casos em que seja deferido requerimento de anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares do ano letivo em curso, sem prejuízo de ser devido o pagamento das prestações da propina já vencidas” (Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa).
- Para fazer cessar a obrigação de pagamento das propinas, o aluno tem de pedir a anulação da inscrição, usando o formulário disponível aqui.
Cartão de Estudante
O Cartão de Estudante é requerido no Portal Académico FENIX. Na Área Pessoal deve selecionar-se Cartão de Identificação.
Para emissão do cartão, é necessário seleccionar a opção “Enviar Dados”, para que as suas informações sejam comunicadas à Caixa Geral de Depósitos – entidade que emite os cartões da ULisboa.
Para completar o pedido é necessário seleccionar “Finalizar”. A conclusão do processo é feita pelo redireccionamento para o website de atendimento virtual da CGD.
Em alternativa o pedido pode ser feito presencialmente num balcão da Caixa Geral de Depósitos ou, no início de cada ano lectivo, no stand da CGD localizado no átrio da Faculdade de Letras.
Comprovativo de Inscrição e Passe Sub 23
Os comprovativos de inscrição e o Passe sub 23 podem ser solicitados através do módulo “requisições”, disponível na sua área pessoal do Portal Académico FENIX. Veja aqui o manual.
Alteração de Inscrição
A partir do S2 de 2021/22, o processamento dos pedidos de alteração de inscrição em unidade curricular e/ou turma foram simplificados. Processam-se da seguinte forma:
- O requerimento de alteração de inscrição é submetido exclusivamente online no portal académico FENIX, seguindo os passos descritos no Manual de Alteração de Inscrição, preparado para o efeito.
- O formulário pode ser submetido no portal FENIX em vários formatos de imagem (pdf, jpg, jpeg, gif, png).
- Cada estudante pode submeter um só requerimento por semestre, devendo agregar nesse requerimento todas as alterações pretendidas.
- Os pedidos de alteração de inscrição são aceites somente durante a primeira semana de aulas do semestre a que dizem respeito (com a excepção dos alunos de Estudos Gerais e dos alunos de mobilidade internacional incoming).
- Têm prioridade os pedidos de alteração de inscrição em UC obrigatórias no plano de estudos do curso em que o aluno está inscrito.
- Só se aceitarão excepcionalmente pedidos de inscrição, para além do número limite de vagas inicialmente estabelecido para a turma, se devidamente autorizadas pelo docente (mediante assinatura no formulário).
- Cada alteração solicitada (com excepção de anulação de inscrição em UC) tem um custo de 7,50 Euros (de acordo com a tabela de emolumentos LINK em vigor). Uma vez concluída a análise do requerimento pela DSA, ficam disponíveis, na área FENIX do aluno, o valor devido bem como a referência MB para pagamento.
- Só serão considerados pedidos de alteração devidamente enquadrados pelo Regulamento de Avaliação dos Estudantes daFaculdade de Letras ULisboa (RAE).
Mais informações
- Doutoramentos: Planos de Estudos e percursos recomendados
- Unidades Curriculares de Doutoramento: descrição genérica
- Programas de Turma (FENIX): programas concretos oferecidos em cada semestre
- Horários das unidades curriculares de Mestrado
- Bolsas e financiamento
- Calendário Académico
- Manual de Apoio Portal académico Fenix
- Recuperação de credenciais de acesso ao portal académico FENIX (@campus.ul.pt)
Regulamentos
- Regulamento de Propinas da Faculdade de Letras ULisboa
- Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
- Tabela de Emolumentos para Atos Requeridos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
- Regulamento Geral para Ciclos de Estudos de Doutoramento (2.º ciclo) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Formulários
- Anulação de Inscrição »
- Recenseamento do Estatuto de Trabalhador Estudante »
- Requerimento ao Director »
- Pedido de Creditação »
- Requerimento de Admissão a Provas Intermédias »
- Inscrição em Melhoria de Nota »
- Registo de Doutoramento »
- Registo do Doutoramento - Termo de Aceitação do Orientador »
Todos os formulários podem ser enviados para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Contactos úteis
Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso académico, pode contar com o apoio do seu Director de Curso (Encontra os contactos na página Doutoramentos) ou dos Professores das unidades curriculares de Doutoramento.
Para esclarecer dúvidas relacionadas com os procedimentos de inscrição, pode contar com o apoio de técnicos especializados (Serviços da Faculdade de Letras)
Procedimentos de Inscrição
Núcleo de Estudos Pós-graduados, Divisão de Serviços Académicos
Telefones: 217920030
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Propinas
Tesouraria (Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial)
Telefone: 21 792 00 25
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Conta @campus
Recuperação do acesso da conta ULisboa
Divisão de Sistemas e Informática
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.