header ucs

 

Em 2021/2022, a maior parte das disciplinas de Licenciatura funcionará em ensino presencial: duas sessões presenciais (90 minutos x2) e uma hora de atendimento tutorial (opcional), por semana.

A maioria das turmas de línguas estrangeiras funcionará em ensino misto: duas sessões presenciais (90 minutos x2) e uma sessão a distância (60 minutos) por semana.

As matrículas e inscrições são feitas exclusivamente online (no Portal académico FENIX da Faculdade de Letras) seguindo o Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.

 

Antes da inscrição

Uma das características distintivas da Faculdade de Letras é oferecer aos seus alunos a oportunidade de personalizar o seu percurso.

Para construir um percurso personalizado e preparar a inscrição não se esqueça de seguir as seguintes etapas:

 

passos inscricoes licenciaturas

Passo 1

Conhecer o plano de estudos do seu curso de Licenciatura; e conhecer os percursos recomendados para cada semestre, publicados na página Licenciaturas.

Passo 2

Seleccionar unidades curriculares

Opções Livres: Se o curso inclui opções livres, os alunos podem inscrever-se em qualquer unidade curricular de Licenciatura. Para facilitar esta escolha, encontra uma descrição genérica de cada unidade curricular na página Unidades Curriculares.

Opções Condicionadas: Se o curso inclui opções condicionadas, os alunos podem inscrever-se numa selecção de unidades curriculares, escolhidas a partir de uma lista construída especificamente para esse curso. Se o curso inclui opções condicionadas, encontra na página Licenciaturas a lista de unidades curriculares que podem ser escolhidas como Opções Condicionadas. Encontra uma descrição genérica de cada uma na página Unidades Curriculares.

Identificada a lista de Unidades Curriculares em que pretende inscrever-se (incluindo UC obrigatórias, de opção livre e/ou condicionada), importa ainda verificar quais são as unidades curriculares oferecidas no ano em causa, consultando os Horários de Licenciatura. Quase todas as unidades curriculares são oferecidas todos os anos, por vezes em mais de um semestre; no entanto algumas podem ser oferecidas em anos alternados.

Passo 3

Seleccionar Professores, Programas de Turma, Língua de Instrução (português ou inglês)

A consulta dos horários permite identificar mais uma oportunidade de personalizar o percurso académico. Nalguns casos, uma unidade curricular é oferecida por vários professores, com programas de turma específicos. Nesses casos, os alunos podem escolher o Professor cujas aulas pretendem frequentar e o Programa de Turma que preferem, bem como escolher a língua de instrução.   Para cada semestre, pode consultar no Fenix os programas concretos que serão oferecidos para cada turma. Os programas de turma são sempre publicados em acesso aberto e estão redigidos na língua que será usada nas aulas (português ou inglês).

Passo 4

Seleccionar Horários

Por último, os alunos podem ainda nalguns casos seleccionar o semestre e o horário da turma que pretendem frequentar.

 

Primeira inscrição em línguas estrangeiras

Se tiver alguns conhecimentos da língua e quiser inscrever-se pela primeira vez nas unidades curriculares de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano, tem de realizar um teste de colocação em nível de língua para saber em que nível deve iniciar o seu percurso. Consulte mais informações e o calendário dos testes de cada língua na página Testes de Colocação em Nível de Língua.

Na Faculdade de Letras os alunos podem aprender mais de 20 línguas estrangeiras, modernas e antigas.  

Línguas Modernas: Alemão | Búlgaro | Catalão | Checo | Chinês (Mandarim) | Coreano | Croata | Esloveno | Espanhol | Francês | Hindi | Inglês | Italiano | Japonês | Persa | Polaco |Português (Língua Estrangeira ou Língua Segunda) | Romeno | Russo | Turco

Línguas Antigas: Grego | Latim | Sânscrito

 

Em suma...

Deve preparar com antecedência a sua inscrição. Não se esqueça de consultar:

  1. O plano de estudos da sua licenciatura e os percursos recomendados para cada semestre;
  2. Os objectivos das unidades curriculares;
  3. A lista de unidades curriculares oferecidas em cada semestre e os horários das unidades curriculares;
  4. Os programas de turma publicados em acesso aberto no FENIX; e
  5. Informações e o calendário dos testes de colocação em nível de língua (para primeira inscrição em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano).

Assim poderá fazer uma escolha informada das unidades curriculares e das turmas em que pretende inscrever-se.

Tenha também em conta que:

  • O FENIX chama “turnos” às turmas.
  • No momento da sua inscrição, pode acontecer que uma turma pretendida não tenha vaga disponível. É sempre aconselhável identificar algumas alternativas. Para garantir que as turmas não têm um número excessivo de alunos, o número de vagas disponíveis em cada turma será rateado por cada bloco de inscrições.
  • A sua inscrição deve contemplar um número de unidades curriculares que totalizem 30 ECTS por semestre.
  • Excepcionalmente, o Regulamento de Avaliação permite a inscrição em mais 12 ECTS por semestre, verificada uma de várias condições específicas: Portanto, mesmo que corresponda às condições descritas, a sua inscrição não pode exceder 42 ECTS por semestre. Consulte aqui as condições do Regulamento de Avaliação (Artigo 4.º Inscrição por Semestre Curricular).
  • A inscrição tem como requisito obrigatório a não existência de quaisquer dívidas.

 

Matrículas e Inscrições 1.º Ano

Quem?

Estas informações aplicam-se às matrículas e inscrições de:

  • alunos colocados na 2.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso 2021/2022 (que pela primeira vez ingressam num curso de licenciatura na Faculdade de Letras);
Como?

As matrículas e inscrições são feitas exclusivamente online no Portal Académico FENIX de Letras.

Quando?

As matrículas e inscrições começam no dia 14 de Outubro às 23h, terminando a 18 de Outubro às 23h59.

 

Matrículas e inscrições passo a passo
Passo1

Preparar a inscrição

Consultar a secção Antes da inscrição. Recomenda-se aos alunos de 1.º ano que sigam as indicações dessa secção para preparar a inscrição (conhecer bem o plano de estudos do curso de licenciatura, consultar programas de disciplinas/unidades curriculares e turmas de vários professores, consultar os horários de cada disciplina, verificar se precisa de fazer testes de colocação em nível de Língua Estrangeira (para se inscrever em Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano).

Passo2

Criar a conta @edu.ulisboa.pt

A partir das 9:00 do dia 14 de Outubro, cada aluno colocado na 2.ª fase CNAES recebe uma mensagem SMS personalizada, com as credenciais provisórias e o link para acesso ao Portal de Utilizador da ULisboa. Com essas credenciais pode activar a conta @edu.ulisboa.pt.

Os alunos que já tenham frequentado a ULisboa recebem uma mensagem com o nome de utilizador ULisboa e as instruções para a recuperação da senha no Portal de Utilizador da ULisboa

A criação da conta @edu.ulisboa.pt é obrigatória para poder iniciar o processo de matrícula no portal académico FenixEdu Letras.

A conta @edu.ulisboa.pt permite:

  • aceder o portal académico FenixEdu Letras;
  • aceder ao wi-fi Eduroam (a rede wireless universitária);
  • aceder com segurança a recursos da rede privada da Universidade;
  • aceder ao portal de serviços de acção social e desporto;
  • instalar o Office 365 (gratuito para alunos da ULisboa),
  • usar ferramentas colaborativas de ensino à distancia (como o Moodle, serviços da Google para educação);
  • aceder à conta de email institucional onde receberá informação académica (webmail @edu.ulisboa.pt).

 

Passo3
Aceder ao Portal Académico FenixEdu Letras

Com as credenciais da conta @edu.ulisboa.pt pode aceder ao Portal Académico FenixEdu Letras. Para aceder, basta inserir o seu nome de utilizador/ username e palavra-passe/ password.

Para os procedimentos de inscrição, seguir as instruções do guião Matrículas e inscrições passo a passo.

 

Solicitar o cartão de Estudante ULisboa

Para solicitar o cartão de estudante ULisboa Online: precisa da Chave Móvel Digital (um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login). Saiba mais aqui

O Cartão de Estudante é requerido no Portal Académico FENIX. Na Área Pessoal deve selecionar-se Cartão de Identificação. Para emissão do cartão, é necessário seleccionar a opção “Enviar Dados”, para que as suas informações sejam comunicadas à Caixa Geral de Depósitos – entidade que emite os cartões da ULisboa. Para completar o pedido é necessário seleccionar “Finalizar”. A conclusão do processo é feita pelo redireccionamento para o website de atendimento virtual da CGD.

Em alternativa o pedido pode ser feito presencialmente num balcão da Caixa Geral de Depósitos ou, no início de cada ano lectivo, no stand da CGD localizado no átrio da Faculdade de Letras..

 

Solicitar a alteração da inscrição

Os alunos de primeiro ano de licenciatura podem solicitar uma mudança de turma ou de disciplina do semestre1. Para isso, devem dirigir-se ao atendimento presencial da Divisão de Serviços Académicos.

Horário de atendimento presencial:

Segunda-feira: 9h30-12h30 | Terça-feira: 14h00-17h00 | Quarta-feira: encerrado | Quinta-feira: 9h30-12h30 | Sexta-feira: 14h00-17h00

Os pedidos de alteração de inscrição estão limitados pelo número de vagas na unidade curricular ou turma pretendida. Por cada pedido de alteração de inscrição em unidade curricular ou turma é devido o pagamento de 7,50€ (emolumentos).

Para solicitar a alteração da inscrição, deve preencher o impresso disponível aqui.

 

Esclarecimento de dúvidas

Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso académico, pode contar com o apoio do seu Director de Curso (Encontra os contactos na página Licenciaturas), dos Tutores (Professores designados que irão contactar os alunos para o email institucional), ou dos Professores das unidades curriculares de Licenciatura.

Para esclarecer dúvidas relacionadas com os procedimentos de inscrição, pode contar com a ajuda dos Mentores (Alunos de 2.º e 3.º anos que participam nos programas de Mentoria) e com o apoio de técnicos especializados dos Serviços da Faculdade de Letras.

 

Dúvidas sobre procedimentos de Matrícula e Inscrição

Estudos Graduados | Divisão de Serviços Académicos

Apoio telefónico para matrículas e inscrições

Horário:

14 de Outubro: 11h00-12h30 | 14h00-17h30

15 e 18 de Outubro: 9h-12h30 | 14h-17h30

A Divisão de Serviços Académicos disponibiliza várias linhas telefónicas exclusivamente dedicadas ao apoio à matrícula e inscrição.

Linha de apoio 1: 21 792 00 71

Linha de apoio 2: 21 792 00 72

Linha de apoio 3: 21 792 00 82

Linha de apoio 4: 21 792 00 74

Linha de apoio 5: 21 792 00 87

Linha de apoio 6: 21 792 00 89

Linha de apoio 7: 21 792 00 78

Linha de apoio 8: 21 792 00 95

Linha de apoio 9: 21 792 00 54

Linha de apoio 10: 21 792 00 55

Linha de apoio 11: 21 792 00 43

Linha de apoio 12: 21 792 00 46

Linha de apoio 13: 21 792 00 51

Linha de apoio 14: 21 792 00 59

Linha de apoio 15: 21 792 00 62

 

Dúvidas sobre Propinas

Tesouraria (Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial)

Telefone: 21 792 00 25

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

Dúvidas sobre a Conta de Utilizador ULisboa @edu.ulisboa.pt

Consultar: Recuperação do acesso da conta ULisboa

Divisão de Sistemas e Informática

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Renovação de Inscrições

As inscrições são feitas exclusivamente online (no Portal académico FENIX da Faculdade de Letras) seguindo o Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.

Inscrições de Reingresso

As inscrições são feitas exclusivamente online (no Portal académico FENIX da Faculdade de Letras) seguindo o Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.

Alteração de Inscrição

O pedido de alteração de inscrição de alunos de 2.º e 3.º anos é feito enviando o pedido por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Durante a primeira semana de aulas, os alunos podem alterar as unidades curriculares em que se encontram inscritos.  Os pedidos de alteração de inscrição estão limitados pelo número de vagas na unidade curricular ou turma pretendida. 

Por cada pedido de alteração de inscrição em unidade curricular ou turma é devido o pagamento de 7,50€ (emolumentos).

Informações sobre os períodos de alteração de inscrição estão disponíveis no Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.

Pagamento das Propinas

Pagamento

A referência multibanco necessária para o pagamento das propinas e da taxa de inscrição está disponível no Portal Académico FENIX, logo que concluir a inscrição.

Prazos

Depois de concluir a inscrição no Portal académico Fenix, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a propina anual.

Pagamento total ou faseado

Os alunos podem optar pelo pagamento faseado das propinas. No seu perfil Fenix.Edu (Separador: Visualizar conta), cada aluno encontra informações precisas sobre os montantes das prestações mensais e as datas de vencimento. Se optar pelo pagamento faseado, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a primeira prestação das propinas.

Tenha em consideração que:

  • “o não pagamento da propina implica a nulidade de todos os atos curriculares praticados, suspensão de matrícula e inscrição anual e privação do direito ao acesso aos apoios sociais” (artigo 29.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto); e
  • “A obrigação de pagamento de propina cessa nos casos em que seja deferido requerimento de anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares do ano letivo em curso, sem prejuízo de ser devido o pagamento das prestações da propina já vencidas” (Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa).
  • Para fazer cessar a obrigação de pagamento das propinas, o aluno tem de pedir a anulação da inscrição, usando o formulário disponível aqui.

 

Cartão de Estudante

Pedido e emissão do cartão

O Cartão de Estudante da Universidade de Lisboa (ULisboa), emitido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), é de carácter obrigatório, na sua vertente não bancária.

O cartão é requerido no Portal Académico FENIX. No final do processo de matrícula no portal académico, os alunos são encaminhados para o website caixaonboarding.cgd.pt onde podem concluir o processo de adesão ao cartão, mediante autenticação através de Chave Móvel Digital.

Para emissão do cartão, é necessário seleccionar a opção “Enviar Dados”, no portal académico, para que os dados necessários sejam comunicados à Caixa Geral de Depósitos.

Em alternativa, será possível realizar o pedido de Cartão de Estudante ULisboa presencialmente, na Faculdade de Letras, no stand da CGD, de 4 a 15 de Outubro de 2021.

Cartão com vertente bancária

Caso pretenda mudar a sua escolha, e solicitar posteriormente um cartão com vertente bancária, deverá fazer novamente login no Portal Académico FENIX e aceder ao menu Portal Pessoal > Área Pessoal > Autorizações, ativando a autorização de envio de dados adicionais para a CGD, e procedendo ao reenvio digital dos dados novamente para a CGD em Portal Pessoal > Área Pessoal > Cartão Identificação.

Cartão temporário

Os cartões temporários serão atribuídos de imediato aos alunos que se dirijam ao stand da CGD. Se o cartão for solicitado a partir do website de atendimento virtual da CGD, o cartão será recebido no prazo de uma a duas semanas, na morada de residência indicada.

Os alunos podem usar os cartões temporários para acesso aos serviços (por exemplo, refeitórios dos Serviços de Acção Social) até à recepção do cartão de Estudante da ULisboa definitivo.

Recepção do cartão

O processo de produção/entrega do cartão só ficará concluído após confirmação presencial no stand da CGD na Faculdade de Letras ou num balcão  CGD ou, em alternativa, através do atendimento virtual da Caixa Geral de Depósitos.

Dados pessoais

Para a emissão de cartão sem vertente bancária, do formulário de matrícula preenchido pelo aluno no Portal Académico FENIX apenas transitam para a CGD os Dados Básicos, estritamente necessários para impressão no cartão e para validação da unicidade do aluno.

Caso seja selecionada a emissão de cartão com vertente bancária transitarão para a CGD todos os Dados de Identificação Pessoal, correspondentes a todos os campos do formulário Modelo 43 (requerido pelo Banco de Portugal), e cuja utilização o aluno deverá autorizar explicitamente, após leitura atenta das condições.

Comprovativo de Inscrição e Passe Sub 23

Os comprovativos de inscrição e o Passe sub 23 podem ser solicitados através do módulo “requisições”, disponível na sua área pessoal do Portal Académico FENIXVeja aqui o manual..

Formulários

 

Todos os formulários podem ser enviados para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Contactos úteis

Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso académico, pode contar com o apoio do seu Director de Curso (Encontra os contactos na página Licenciaturas), dos Tutores (Professores designados que irão contactar os alunos para o email institucional), ou dos Professores das unidades curriculares de Licenciatura.

Para esclarecer dúvidas relacionadas com os procedimentos de inscrição, pode contar com a ajuda dos Mentores (Alunos de 2.º e 3.º anos que participam nos programas de Mentoria) e com o apoio de técnicos especializados (Serviços da Faculdade de Letras)

Procedimentos de Inscrição

Estudos Graduados (Divisão de Serviços Académicos)

Telefone: 217 920 031

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Propinas

Tesouraria (Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial)

Telefone: 21 792 00 25

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Conta @campus

Recuperação do acesso da conta ULisboa

Divisão de Sistemas e Informática

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.