A oferta lectiva anual da Faculdade de Letras é muito vasta e diversificada. Os alunos têm a oportunidade de construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas.
Para construir um percurso personalizado e preparar a inscrição, não se esqueça de considerar as seguintes etapas:
Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso, pode contar com o apoio dos Directores de Curso, dos Professores e de técnicos especializados (Serviços).
Mais de 1 400 Unidades Curriculares
Os alunos da Faculdade de Letras têm ao seu dispor uma escolha muito alargada de unidades curriculares para construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas (pode consultar os planos de estudos de Doutoramento).
Descrições e Programas de Turma
Para facilitar a escolha de disciplinas/unidades curriculares, encontra nestas páginas uma descrição breve dos objectivos de cada unidade curricular de doutoramento. Estas descrições são genéricas: para cada semestre pode também consultar no Fenix os programas concretos que serão oferecidos para cada seminário de pós-graduação ou para cada turma. Os programas de turmas são sempre publicados em acesso aberto e estão redigidos na língua que será usada nas aulas (português ou inglês).
A oferta de cada ano académico
Quase todas as unidades curriculares são oferecidas todos os anos, por vezes em mais de um semestre; no entanto algumas podem ser oferecidas em anos alternados. Na preparação da inscrição, para identificar a lista de unidades curriculares oferecidas no ano académico que pretende frequentar, não se esqueça de consultar os horários de doutoramento.
Postgraduate units taught in English
A-B
A Família na Idade Média
Código: HIS8.920518
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se examinar a família como unidade básica das sociedades tradicionais, muitas vezes na origem de estruturas mais complexas como comunidades aldeãs, comunidades religiosas, cortes senhoriais e reais ou mesmo da própria instituição monárquica. Pretende-se ainda dar seguimento a projetos de investigação que se preocupem com a Onomástica enquanto processo de criação e de manutenção de identidade linhagística, ao mesmo tempo que atua como reflexo dos mecanismos sociais e de género. Preocupar-nos-á ainda a constituição de redes de poder com base em alianças matrimoniais, com as consequentes alterações do património territorial das famílias envolvidas.
Programa da Unidade Curricular:
A História de África na História Mundial
Código: HIS8.920517
ECTS: 12
Objectivos: A partir da historiografia que situa África na História Mundial (“World History”), esta UC propõe-se discutir perspetivas historiográficas, problemas teóricos e metodológicos e, ainda, os contributos de outros saberes, para além de se avaliar o papel da historiografia nos debates sobre o lugar de África. Assume particular importância a história das interconexões da História de África com a da comunidade humana global e, assim, das suas implicações nas múltiplas experiências, desde a escala local à escala intercontinental e transcontinental.
Antropologia e Etnologia das Religiões
Código: REL8.920545
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC, pretende-se compreender as relações entre religião, cultura, sociedade e indivíduo. Descrever as religiões nas modernidades múltiplas. Descrever os processos sociais de «destradicionalização». Identificar os fatores sociais de recomposição das identidades religiosas e de emergência de novas sociabilidades religiosas.
Artefactos, Matérias e Espacialidades
Código: TEA8.920624
ECTS: 6
Objectivos: As práticas cénicas contemporâneas interessaram-se por explorar novas modalidades de figuração e representação do corpo, onde o ator e o artefacto se articulam enquanto dois corpos teatralizados. Nesse sentido, o seminário propõe observar diferentes linhas de delegação do ator pela matéria e de incarnação de corpos artificiais, seja através de marionetas, máscaras, objetos de cena, figurinos, máquinas de cena ou ainda pela marionetização do corpo no jogo do ator. Através das teorias de Edward Gordon Craig, Oskar Schlemmer, Maurice Maeterlinck, entre outros autores, pretende-se abrir a discussão sobre novas formas de transfigurar e recriar o corpo em cena.
Assiriologia
Código: HIS8.920451
ECTS: 12
Objectivos: Assiriologia estuda a história e a cultura da antiga Mesopotâmia, desde o aparecimento das primeiras cidades, em meados do IV milénio a.C., até à queda do seu último império, em c. 539 a.C. Através da leitura e análise de fontes históricas escritas e iconográficas, pretende-se que os discentes reconheçam a diversidade cultural desta civilização, os processos sincréticos, políticos e religiosos, que se operam dentro da mesma e a importância do seu legado na sociedade dita ocidental.
C-D
Cartografia e Arte de Navegar
Código: HIS8.920009
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo deste seminário é introduzir os alunos ao estudo das vertentes técnicas da navegação no tempo dos navios de vela: nomeadamente técnicas de navegação, manobra, cartografia náutica e arqueologia naval. Compreender diferentes pontos de vista da abordagem destas matérias (e.g. História da Ciências, História da Cultura), dominar os problemas teóricos e metodológicos das mesmas e ser capazes de iniciar uma investigação sobre tópicos historiograficamente inovadores e relevantes
Construção do Estado Moderno
Código: HIS8.920011
ECTS: 12
Objectivos: O programa pretende que os estudantes adquiriam conhecimentos em perspectivas diferenciadas e desenvolvam competências metodológicas e críticas, evidenciando: 1. Dominar o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas do campo UCr em estudo; 2. Tomar conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da teoria política e construção do Estado Moderno. 3. Aprofundar a reflexão crítica sobre alguns dos temas actualmente mais relevantes deste campo UCr. 4. Aumentar a capacidade de debater e comunicar oralmente com especialistas e não especialistas;5. Desenvolver técnicas avançadas de pesquisa e análise crítica de bibliografia especializada.
Crenças e práticas em torno da vida e da morte
Código: HIS8.920452
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos saibam diferenciar, enunciando-as e caracterizando-as, as crenças e práticas divulgadas e impostas pela Igreja e pelas Universidades medievais e as efetivamente interiorizadas e levadas a cabo pelas mulheres e homens da época, no tocante ao nascimento e à morte. E que sejam capazes de, confrontando esses conhecimentos com os dados obtidos na documentação medieval portuguesa, criar um conhecimento novo sobre essa matéria e transmiti-lo a um público académico.
Crítica das Artes performativas
Código: TEA8.920183
ECTS: 6
Objectivos: O curso pretende discutir o conceito de crítica na sua historicidade, problematizar a análise crítica das artes performativas, tendo em conta a diversidade das práticas cénicas contemporâneas e o lugar que a crítica hoje ocupa na sociedade, questionar a critica de artes performativas na actualidade, tendo em conta a sua função, missão e história, comparar e justapor diferentes práticas críticas, tendo em conta o seu contexto geográfico e a sua tradição cultural, para discutir o papel da crítica das artes performativas no século XXI. Pretende ainda treinar a produção de um discurso articulado sobre um espectáculo de teatro, mobilizando questões de ordem estética, artística, cultural e formal.
Cultura Portuguesa
Código: PLE8.555965
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa promover o conhecimento das culturas que encontram expressão através da língua portuguesa. Apesar da designação – Língua Portuguesa – o programa deste seminário, desenhado em função do grupo empírico dos seus estudantes em cada edição, inclui questões concretas da relação cultura-língua, de forma a permitir a investigação da formação cultural específica veiculada pela aquisição da língua (em contexto de língua estrangeira ou segunda). Assim, o seminário dá atenção à reflexão intercultural, considerando-se a exposição intercultural da cultura portuguesa ao longo da sua história e na actualidade.
Culturas de Fronteira
Código: HIS8.920453
ECTS: 12
Objectivos: Discute-se o conceito de fronteira e a sua aplicação do ponto de vista historiográfico em particular no caso da península Ibérica Medieval, com uma atenção permanente também à Sicília e ao Mediterrâneo Oriental. Entende-se assim contribuir para a história das sociedades envolvidas no processo de formação do al-Andalus e depois na “Reconquista”. Discute-se, finalmente, como a fronteira chega a ser uma realidade suficientemente estruturante para chegar a enformar as realidades sociais e culturais nela envolvidas conferindo-lhes um cunho individualizado.
Defesa do Projeto de Tese [Linguística]
Código: LIN9.920186
ECTS: 36
Objectivos: Esta UC termina a parte curricular do curso de doutoramento em Linguística (4 semestres). Ao longo do 4º semestre do curso, o doutorando deve preparar um relatório que submeterá para avaliação por um júri de especialistas no domínio científico do projeto de investigação conducente à sua tese de doutoramento. O relatório incluirá enquadramento bibliográfico das questões de investigação, informação sobre a metodologia a adotar e plano de trabalhos a implementar nos 4 semestres seguintes, durante os quais será desenvolvida a investigação e escrita a tese. A discussão do relatório entre doutorando, especialistas convidados e orientadores acontecerá em prova pública, formalmente semelhante à defesa de tese, com o objetivo de preparar o candidato para a prova final do seu curso de doutoramento.
Dramaturgias do Corpo
Código: TEA8.920629
ECTS: 12
Objectivos: Neste seminário, procura-se reflectir sobre as principais correntes de pensamento em torno do conceito de “corpo” desde a viragem teórica protagonizada pela perspectiva fenomenológica da primeira metade do século XX - quando o corpo passou a ser considerado como o terreno da experiência do sujeito e não apenas como o objecto de mediação de uma realidade universal. Mas à pergunta “que entendimentos possíveis tem a palavra corpo?” acrescenta-se uma outra: “como é que estes diferentes entendimentos podem ser agenciados tendo em vista a composição de uma corporalidade cénica?” A partir do questionamento filosófico e estético do corpo dá-se assim lugar à sua problematização enquanto projecto de afirmação social e política através das artes.
E-F
Economia e Sociedade da Época Moderna (Séc. XV-XVIII)
Código: HIS8.920193
ECTS: 12
Objectivos: Desenvolvimento da investigação e de métodos de questionamento: Poderes, investimentos e gestão dos recursos, mecanismos ideológicos, hierarquias sociais, propriedade e gestão de bens, sistemas tributários e monetários, aparelhos fiscais, investidores e agentes, esferas públicas e privadas; Debate de modelos construídos - problemática da globalização; populações, migrações e diásporas, identidades múltiplas, produções, técnicas, mercados internos e internacionais, rotas e redes intercontinentais.
Egiptologia
Código: HIS8.920454
ECTS: 12
Objectivos: O Seminário de Egiptologia pretende proporcionar ao estudante a imersão em problemáticas de investigação mais relevantes no campo da egiptologia. Em função dos interesses de investigação de cada aluno, são discutidas as potencialidades dos diferentes tipos de investigação no domínio da egiptologia, assim como as opções metodológicas que lhes estão associadas. Através da colaboração com o Museu Nacional de Arqueologia, o seminário estimula a exploração dos objectos da cultura material como meio de produção de conhecimento.
Elaboração da Tese [Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda]
Código: PLE9.920194
ECTS: 120
Objectivos: Os seminários de orientação são da responsabilidade de cada orientador.
Porém, a partir do ano de 2020/2021, devido à inexistência formal de um Seminário de Orientação, a direcção do Programa em PLE/PL2 optou por realizar sessões (workshops) destinadas aos alunos do mestrado e do doutoramento em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda da FLUL, com o fim de a) orientar o início da pesquisa dos estudantes; b) esclarecer dúvidas dos estudantes relativamente ao percurso a desenvolver para a preparação das suas dissertações e teses.
Elaboração da Tese [Teoria da Literatura]
Código: TEO9.920195
ECTS: 60
Objectivos: A tese consiste num trabalho inédito original com o máximo de 75.000 palavras que demonstre a capacidade de investigação autónoma dos candidatos. Deverá ser apresentada num máximo de dez semestres após admissão no Programa.
Elaboração da Tese [Teoria da Literatura]
Código: TEO9.920196
ECTS: 60
Objectivos: A tese consiste num trabalho inédito original com o máximo de 75.000 palavras que demonstre a capacidade de investigação autónoma dos candidatos. Deverá ser apresentada num máximo de dez semestres após admissão no Programa.
Elaboração da Tese [Teoria da Literatura]
Código: TEO9.920197
ECTS: 60
Objectivos: A tese consiste num trabalho inédito original com o máximo de 75.000 palavras que demonstre a capacidade de investigação autónoma dos candidatos. Deverá ser apresentada num máximo de dez semestres após admissão no Programa.
Especialização Temática: Grego Intensivo
Código: CLA8.920691
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa dotar os alunos de um conhecimento das estruturas gramaticais básicas do grego antigo, permitindo-lhes criar competências que abram caminho para a leitura e análise de textos de várias épocas e géneros, de dificuldade média. Pretende-se que os alunos adquiram um conjunto de ferramentas linguísticas que lhes tornem acessíveis autores de menor complexidade sintáctica, sejam eles clássicos, da época bizantina ou patrísticos. Os alunos serão orientados no sentido de virem a desenvolver um pensamento crítico sobre a transmissão textual e reinterpretar conceitos culturais estruturantes no âmbito político e social. Em doutoramento, o seminário ministra conhecimentos filológicos considerados obrigatórios para a tese.
Especialização Temática: Latim Intensivo
Código: CLA8.920483
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende dotar os alunos de um conhecimento das estruturas gramaticais fundamentais da língua latina, permitindo-lhes criar competências para a leitura, análise e tradução de textos escritos em latim e de vários registos e contextos (p.e. epigráfico, jurídico, entre outros). O corpus textual inclui textos da Antiguidade ao Renascimento, o que permite criar um pensamento crítico sobre a transmissão e reinterpretação de conceitos de diversas áreas do saber (literatura, direito, filosofia, história, entre outras), em contextos políticos, sociais e culturais de diferentes épocas. Em doutoramento, o seminário pretende ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a investigação.
Espetáculo e Cognição
Código: TEA8.920200
ECTS: 12
Objectivos: O seminário pretende abordar o estudo do teatro e da performance a partir do contributo da ciência cognitiva relativamente à experiência do trabalho do actor e da percepção do espectador para uma melhor compreensão de processos de funcionamento do cérebro/mente no acto de criação/percepção das artes performativas. Analisará o encontro das teorias correntes nos estudos de teatro e da performance (da semiótica à fenomenologia e antropologia, entre outras) com conceitos activos na ciência cognitiva e com metodologias experimentais que constroem um terreno comum entre ciência e arte.
Estado da Arte e Novas Perspectivas
Código: HIS7.716823
ECTS: 12
Objectivos: Conferências sobre temas e problemas históricos. Apresentação, comentário e debate de pequenos ensaios de cerca de 6 000 palavras sobre tópicos específicos.1. balanços críticos da historiografia sobre determinadas temáticas.2. problemas historiográficos e conceptuais que carecem de novas investigações. Pretende-se o treino de 1) construção de visões críticas sobre a historiografia em domínios específicos; 2) análise de argumentos usados na estruturação de teses historiográficas; 3) debate de problemas conceptuais; 4) sentido de interrogação.
Programa da Unidade Curricular:
Estudo do Teatro e Humanidades Digitais
Código: TEA8.920206
ECTS: 12
Objectivos: O recente crescimento das humanidades digitais veio impulsionar o desenvolvimento de recursos que se revelam úteis ao estudo do teatro. Visa-se: Reconhecer o potencial das novas tecnologias na organização de informação para a pesquisa em Estudos de Teatro; Desenvolver competências no registo de informação em diversos recursos digitais; Desenvolver mecanismos de associação e cruzamento de informação procedente de diferentes recursos de forma a potenciar a sua investigação em Estudos do Teatro; Desenvolver juízo crítico em relação aos diferentes produtos desenhados no âmbito das humanidades digitais: bases de dados, bases documentais, bases iconográficas, edições digitais, edições críticas digitais, reconstituições virtuais, etc.;
Estudos Ingleses e Americanos: Cultura Inglesa. Life or Theatre? English Renaissance Life Writing
Código: ANG5.920032
ECTS: 12
Objectivos: - Desenvolver a capacidade de abordar de forma crescentemente autónoma textos do Renascimento inglês de vários géneros e proveniências, tanto canónicos como historicamente marginalizados;
- Identificar elementos contextuais recorrentes e específicos da tradição inglesa de escrita de vidas, assim como analisar formas de escrita diversas;
- Aperfeiçoar a capacidade de refletir de forma crítica e estruturada, a nível escrito e oral, sobre documentos culturais, assim como sobre textos literários abordados numa perspetiva cultural.
Estudos Ingleses e Americanos: Cultura Inglesa. Life or Theatre? English Renaissance Life Writing
Código: ANG8.920033
ECTS: 12
Objectivos: - Desenvolver um entendimento complexo de manifestações culturais específicas do Renascimento inglês, através do recurso a textos de vários géneros e proveniências, tanto canónicos como historicamente marginalizados;
- Familiarizar-se com a tradição inglesa de escrita de vidas em confronto com o contexto sociocultural em que se desenvolveu, identificando a coexistência de vozes contraditórias, assim como de diferentes propósitos e estratégias, ao nível sincrónico e diacrónico;
- Entender historicamente as discussões críticas sobre a escrita de vidas, refletindo sobre as ramificações destes discursos no presente.
Estudos Ingleses e Americanos: Cultura Inglesa. Tópicos de Cultura (Teorias da Cultura)
Código: ANG8.920034
ECTS: 12
Objectivos: O seminário visa o estudo de teorias na área das culturas e respectivas dinâmicas, destacando as interacções entre a tradição cultural (Kultur und Wissenschaft) e a negociação na diversidade, nomeadamente no domínio da literatura (ensaística e ficcional) e da visualidade. Serão também consideradas as perspectivas diacrónica e sincrónica, associadas às noções de lugar e mobilidade. Favorecendo a abordagem transUCr, serão estudadas teorias da cultura, respectivos conceitos e métodos aplicáveis às temáticas a serem investigadas pelos doutorandos assegurando a fundamentação teórica das futuras teses.
Estudos Ingleses e Americanos: Estudos Americanos. Poesia e Artes Visuais
Código: ANG8.920037
ECTS: 12
Objectivos: O seminário pretende desenvolver uma reflexão aprofundada da relação entre poesia e artes visuais, tendo como ancoragem teórica os conceitos de Museu Imaginário (André Malraux) e de Nova Épica (James E. Miller Jr.). Nesse sentido promove-se uma análise de textos poéticos desde meados do século XIX até à contemporaneidade, de modo a identificar a multiplicidade de diálogos inter e transUCres que ocorrem na poesia americana, com outros espaços criativos (fotografia, pintura, arquitectura e cinema).
Estudos Ingleses e Americanos: Linguística Inglesa: Explorando Babel
Código: ANG8.920048
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário propõe uma reflexão crítica sobre o lugar da língua na semiótica social. Nesse sentido, e adoptando a Sociolinguística como enquadramento teórico, assume como objecto de estudo o texto ficcional em que são recriadas diferentes variedades do inglês e apresenta ferramentas teóricas que permitam interpretar a representação dessa Babel monolingue. São seus objectivos mais precisos: identificar e caracterizar variedades não-padrão frequentes em ficção escrita e audiovisual em inglês; discutir os fundamentos sócio-semióticos e estilísticos da sua representação; discutir exemplos extraídos da anglofonia tradicional e global; contribuir para a formação de investigadores de nível avançado em Linguística Inglesa.
Estudos Ingleses e Americanos: Literatura Inglesa: Poemas de Bolso
Código: ANG8.920040
ECTS: 12
Objectivos: Neste curso lêem-se poemas de Mary Oliver, Ogden Nash, Brian Bilston, Stevie Smith, entre outros autores que tendem a ser agrupados na categoria light verse. Discute-se o vocabulário usado pela crítica para falar sobre estes poetas, contrariando-se a ideia de que estes autores são modestos e menores (ou de que certas partes da sua obra o são) e de que os seus versos são leves, tolos e superficiais.
Estudos Ingleses e Americanos: Literatura Inglesa: Silêncio, Memória, Identidade
Código: ANG8.920042
ECTS: 12
Objectivos: O Curso pretende problematizar algumas das dimensões reiteradamente exploradas e revisitadas e alguns dos mitos que persistem em torno da representação literária da Grande Guerra. Questões como o silêncio dos locais de morte, e os de memória, ou como o prolongado mutismo dos traumatizados têm sido objecto de (re)escrita desde o período da guerra até anos recentes. Se a tradição poética bem os conhece, a narrativa em prosa também lhe vem dedicando bastante atenção. Assim, o Curso lê R. West, The Return of the Soldier (1918), C. Hamilton, William, an Englishman (1919), V. Woolf, Jacob’s Room (1922) P. Barker, Regeneration (1991), J. Barnes, ‘Evermore’ (1995), A. Motion, ‘Harry Patch’(2005), A. Levy, ‘Uriah’s War’ (2014).
Estudos Ingleses e Americanos: Medicina Narrativa
Código: ANG8.920043
ECTS: 12
Objectivos: A UC Visa dar formação e propor o estudo avançado do papel, da importância e dos limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico, cruzando saberes e contribuindo para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Os estudantes deverão evidenciar as seguintes competências: compreensão sistemática desta área científica e respectivas metodologias; capacidade para conceber, projectar e realizar investigação autónoma, significativa e rigorosa; capacidade de análise crítica e de síntese de ideias novas e complexas; capacidade de as transmitir em linguagem adequada que dê conta dos resultados alcançados.
Estudos Ingleses e Americanos: Visual Culture and Intermedia Resignifications
Código: ANG8.920045
ECTS: 12
Objectivos: Desenvolver ferramentas conceptuais e metodológicas para analisar textos visuais, através de uma combinação de abordagens teóricas oferecidas pelos estudos de cultura visual, estudos de cinema e televisão, estudos dos novos media, estudos de adaptação, crítica de arte, teoria crítica, estudos culturais, teoria crítica da raça e estudos pós-coloniais.
Aplicar categorias críticas e métodos interpretativos para desenvolver um raciocínio crítico sofisticado sobre processos de adaptação, intermedialidade, remediação e outros cruzamentos entre media, com um interesse particular no mundo anglófono.
Estudos Ingleses e Americanos: Linguística Inglesa (Explorando Babel: Variedades do inglês em ficção escrita e audiovisual)
Código: ANG8.920047
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário propõe uma reflexão crítica sobre o lugar da língua na semiótica social. Nesse sentido, e adoptando a Sociolinguística como enquadramento teórico, assume como objecto de estudo o texto ficcional em que são recriadas diferentes variedades do inglês e apresenta ferramentas teóricas que permitam interpretar a representação dessa Babel monolingue. São seus objectivos mais precisos: identificar e caracterizar variedades não-padrão frequentes em ficção escrita e audiovisual em inglês; discutir os fundamentos sócio-semióticos e estilísticos da sua representação; discutir exemplos extraídos da anglofonia tradicional e global;contribuir para a formação de investigadores de nível avançado em Linguística Inglesa.
Fundamentos da Ciência Cognitiva
Código: COG8.555939
ECTS: 6
Objectivos: Neste curso estudamos vários tópicos na área da filosofia da mente do ponto de vista científico. Começamos com a linguagem do pensamento e a teoria computacional da mente. Depois estudamos a objecção do quarto Chinês de Searle. Consideramos várias possibilidades, incluindo a semântica do papel conceptual, as teorias causais do conteúdo e a teoria teleosemântica. Como alternativa à linguagem do pensamento, o nosso foco passa para a aprendizagem profunda e a possibilidade de que estados como crenças e desejos sejam eliminados como resultado de progresso na ciência cognitiva. Finalmente, consideramos o programa dos correlatos neurais da consciência, e estudamos as técnicas disponíveis na busca dos fundamentos da experiência consciente.
G-H
Género e História
Código: HIS8.920234
ECTS: 12
Objectivos: Com esta UC, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e instrumentos metodológicos que lhes permitam analisar o poder político, religioso e económico da Idade Média portuguesa sob uma perspetiva de género. Pretende-se igualmente que sejam capazes de construir novos conhecimentos sobre essa matéria a partir de fontes da época e de os apresentar a um público académico, oralmente e por escrito.
Programa da Unidade Curricular:
Género e Poder na Idade Média
Código: HIS8.920455
ECTS: 12
Objectivos: Com esta UC, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e instrumentos metodológicos que lhes permitam analisar o poder político, religioso e económico da Idade Média portuguesa sob uma perspetiva de género. Pretende-se igualmente que sejam capazes de construir novos conhecimentos sobre essa matéria a partir de fontes da época e de os apresentar a um público académico, oralmente e por escrito.
Programa da Unidade Curricular:
Genética Teatral
Código: TEA8.920235
ECTS: 12
Objectivos: A UC procura problematizar, à luz do conceito de gesto criador, a relevância de instrumentos de análise e de fixação de processos criativos que aliem conhecimentos no campo da arte teatral, da metodologia da genética teatral e da etnografia. Trata-se sobretudo de interrogar os meandros da génese teatral e de colocar as premissas dos estudos de genética aplicados à arte teatral, convocando para o efeito as diferentes práticas escriturais, corporais e cenográficas, sendo reconstituídos e divulgados os processos criativos de alguns encenadores de importante relevo para a cena nacional e europeia.
História Comparada das Religiões Pré-Clássicas
Código: REL8.920575
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que, ao longo do semestre, os estudantes: dominem o enquadramento teórico, os principais conceitos e as várias categorias analíticas do campo UCr de estudo da religião do antigo Egito; tomem conhecimento dos principais debates e tendências estruturantes e recentes no campo cultural e hermenêutico da especialidade; aprofundem a reflexão crítica sobre alguns dos temas atualmente mais relevantes deste campo UCr.
História Cultural da Alimentação: Fontes, Temas e Problemas
Código: HIS8.920061
ECTS: 12
Objectivos: História Cultural da Alimentação: Fontes, Temas e Problemas tem como principal objetivo identificar e caraterizar as fontes disponíveis para o estudo de diferentes temas e problemas da história cultural da alimentação portuguesa durante as épocas moderna e contemporânea.
História Cultural: Práticas e Representações
Código: HIS8.920456
ECTS: 12
Objectivos: História Cultural: Práticas e Representações procura conhecer as realidades da cultura material e da cultura intelectual (bases, meios, agentes e instituições) durante a Época Moderna
História da Agricultura em Portugal (séc. XIX-XX)
Código: HIS8.920457
ECTS: 12
Objectivos: O Seminário História da Agricultura em Portugal nos séc. XIX e XX pretende dar a conhecer as fontes e metodologias da História da Agricultura em Portugal nos séculos XIX e XX; Caracterizar a realidade agrícola portuguesa no início do séc. XIX; Avaliar o impacto das alterações políticas e económicas na produção agrícola nacional; Identificar as relações entre mudança institucional em Oitocentos e a agricultura portuguesa; Definir as tendências de inovação e persistência na agricultura portuguesa no século XIX; Ponderar o impacto das crises de fim de século no sector agrícola nacional; Explicar as relações entre Agricultura, Republicanismo e a I República em Portugal; Caracterizar o impacto da Grande Guerra na produção, agentes e mercados agrícolas; Analisar a relevância da agricultura portuguesa para o Estado Novo, o seu enquadramento institucional e a evolução no período de 1933 a 1974.
História da Ásia: Temas e Perspectivas
Código: HIS8.920458
ECTS: 12
Objectivos: Partindo da pluralidade de espaços e identidades que constituem a Ásia, pretende-se orientar pesquisas que privilegiem uma análise histórica e comparada de sociedades e de comunidades, 1) nas suas estruturas económicas, sociais, políticas e culturais, salientando os condicionalismos das mutações; 2) no processo histórico das relações intra-asiáticas e inter-continentais. Ao valorizar na observação comunicações e interinfluências, espaços interculturais, está a incentivar-se também uma revisão crítica da historiografia.
História da Educação
Código: HIS8.920239
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos:
. Compreendam a relação entre a história ou vida social e a educação;
. Evidenciem a relação entre o desenvolvimento educacional e outros aspetos da História da Educação;
. Conheçam, na perspetiva histórica e comparada, os referenciais fundamentais da educação;
. Interpretem diferentes teorias e modelos na evolução do pensamento pedagógico e dos sistemas educativos;
. Dominem criticamente conceitos, princípios, factos e modos de pensar e conhecer relativos à educação;
História da Expansão Portuguesa e Europeia
Código: HIS8.920459
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer uma visão global e coerente da expansão portuguesa e europeia, dando a conhecer as formações imperiais concorrentes, os territórios e modalidades de implantação e dominação, formal e informal, e as suas interacções entre os séculos XV e XVIII através da perspectiva das connected histories e entangled histories.
História da Grécia Antiga
Código: HIS8.920460
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário pretende introduzir os estudantes no estudo avançado de problemáticas históricas da Grécia Antiga. Através do recurso a fontes, os estudantes definirão de acordo com os seus objectivos um tema da história política, económica, social, cultural ou mental da Grécia Antiga e farão a investigação a ele inerente. Os resultados serão apresentados e discutidos no âmbito do seminário.
História da Hispânia Antiga
Código: HIS8.920063
ECTS: 12
Objectivos: Procura analisar alguns dos principais problemas historiográficos do mundo pré-romano e da romanização da Península Ibérica, tomando como base a diversidade das fontes: as informações da literatura clássica, a documentação epigráfica e os dados de natureza arqueológica.
História da Navegação
Código: MAR8.920240
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos compreendam os principais desenvolvimentos das técnicas de condução de navios no mar, especialmente aqueles que ocorreram na Europa a partir do século XV e até ao presente, dando um realce especial ao século XVI português. Pretende-se fornecer os instrumentos necessários para problematizar os métodos de análise e os instrumentos conceptuais da temática deste seminário.
História da População Portuguesa
Código: HIS8.920462
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global e coerente da evolução da população portuguesa, integrada na dinâmica civilizacional de outros espaços. Procura-se observar a população como variável
História da Roma Antiga
Código: HIS8.920463
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se desenvolver a capacidade de análise crítica sobre as fontes para a História de Roma e a capacidade para conduzir uma investigação original sobre alguns dos seus aspectos particulares nos domínios político, social, económico e cultural.
História das Religiões Grega e Romana
Código: REL8.920528
ECTS: 12
Objectivos: O estudante deverá dominar e conhecer as principais problemáticas em torno da História das Religiões Grega e Romana,distinguindo os vários níveis de análise possível, consoante as fontes utilizadas - arqueológicas e literárias - valorizando o conhecimento filológico (designadamente o grego e o latim) e sua importância para o domínio dos conceitos nesta especialidade.
História de África: Problemas, Fontes e Métodos
Código: HIS8.920464
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário pretende fornecer os instrumentos teórico-metodológicos indispensáveis à problematização e prática de uma investigação relevante em História de África. Objectivos de aprendizagem: 1. consolidar uma perspectiva não eurocêntrica e africanizada dos objectos e das problemáticas; 2. compreender os desafios actuais da historiografia da História de África; 3. dominar os princípios metodológicos específicos na recolha e análise das fontes para a História de África, com destaque para as fontes escritas de origem europeia e para o seu cruzamento com outros tipos de fontes.
História do Atlântico
Código: HIS8.920465
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a geografia e a história do Atlântico, com ênfase nos séculos XV a XXI e desenvolver a capacidade dos estudantes para pensarem a formação e as dinâmicas históricas de um espaço resultante do encontro cultural entre Europeus, Americanos e Africanos, tendo como pano de fundo o campo em contínuo desenvolvimento da Atlantic history.
História do Brasil (Séc. XVI-XVIII)
Código: HIS8.920241
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a geografia e a história do Brasil entre o início do século XVI e o final do século XVIII, potenciando a capacidade dos estudantes para pensarem a formação e a história de uma sociedade multiétnica resultante do encontro cultural entre Europeus, Americanos e Africanos no quadro do império português.
História do Brasil (Sécs. XIX-XX)
Código: HIS8.920242
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a história do Brasil nos séculos XIX e XX, potenciando a capacidade dos estudantes para reflectirem sobre a construção do Estado-nação brasileiro, da identidade nacional e da cidadania brasileiras no respectivo contexto histórico e em relação com as identidades e narrativas locais, regionais e étnicas.
História do Cristianismo Antigo e Medieval
Código: REL8.920551
ECTS: 12
Objectivos: O propósito desta UC é caracterizar os grandes temas da História do Cristianismo do século I ao século XV; identificar os principais processos da evolução dos temas abordados na relação com a História geral; desenvolver o espírito crítico na leitura dos testemunhos e interpretações do passado.
História do Judaísmo
Código: REL8.920579
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende desenvolver conhecimentos, aptidões e práticas metodológicas específicos desta área de saber. Nomeadamente, identificar e caracterizar as modalidades históricas do judaísmo; valorizar os lados comparativos entre conceitos e outros conteúdos dos variados sistemas religiosos que compartilham o contexto histórico do judaísmo; perceber o significado e a integração das religiões nos seus variados sistemas culturais, tomando como exemplo o caso judaico.
História do Navio
Código: MAR8.920245
ECTS: 12
Objectivos: O seminário pretende apresentar a evolução geral da tipologia dos navios desde a Antiguidade Clássica até ao fim da Era da Navegação à Vela (s. XIX). Os alunos deverão ficar capacitados a reconhecer as principais tipologias de navios, a sua funcionalidade, tanto para o comércio como para a guerra; assim como a evolução das técnicas de construção naval, da fase empírica e da época dos primeiros tratados (no Renascimento), até à consolidação da construção naval como uma técnica científica.
História do Norte de África
Código: HIS8.920466
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global e coerente da evolução da presença portuguesa em Marrocos, integrada na dinâmica política e civilizacional não só portuguesa mas também marroquina
História do Turismo
Código: HIS8.920467
ECTS: 12
Objectivos: História do Turismo é um seminário destinado a desenvolver o conhecimento e a reflexão crítica sobre as grandes linhas da evolução do turismo na Europa, com especial ênfase no caso português, e na Ásia. Tem como objectivos principais criar ferramentas de discussão relativamente às principais teses sobre as origens e o crescimento do turismo e sobre os impactos do turismo, desenvolver a capacidade de relacionar teorias, conceitos e instrumentos de análise e de construir juízos fundamentados sobre o turismo, e dar a conhecer as diferentes fontes sobre a história do turismo.
História dos Descobrimentos
Código: HIS8.920250
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se debater e definir a utilidade do Atlântico enquanto construção analítica e categoria explícita da análise histórica, com utilidade operativa para o estudo de fenómenos históricos marcantes relacionados com o Império Marítimo português da Modernidade e com as estratégias que as nações europeias desenvolveram em prol de imperialismos coloniais concorrentes a nível político, económico e científico. Ligar-se-á a exploração do Atlântico à renovação científica e tecnológica europeias e ao desenvolvimento de outras formas de observar, descrever e registar o conhecimento e a ciência. Dar-se-á importância à obra dos historiadores mais relevantes neste domínio e às formas institucionais de organização da investigação. Proceder-se-á a uma apresentação e discussão crítica dos temas mais recentemente analisados pela historiografia centrada em torno da História Atlântica, bem como nas formas de organização do trabalho científico, nos planos pessoal e institucional.
História dos Federalismos e dos Nacionalismos
Código: HIS8.920468
ECTS: 12
Objectivos: História dos Federalismos e dos Nacionalismos estuda os principais momentos da construção das ideias federalistas (americanas e europeias) e nacionalistas (europeias) e os seus modelos político-institucionais numa perspectiva histórica. Um foco importante de análise são os programas e organizações políticas federalistas e nacionalistas no Portugal Contemporâneo numa visão transnacional. A UC procura desenvolver o espírito crítico histórico e adquirir a competência crítica comparativa.
Programa da Unidade Curricular:
História dos Judeus em Portugal e na Diáspora
Código: REL8.929543
ECTS: 12
Objectivos: O principal objectivo da UC é fornecer aos alunos uma visão global da História dos judeus em Portugal, da Idade Média até aos tempos contemporâneos, mas enquadrada nos modelos epistemológicos recentes, e numa visão da evolução dos Estudos Judaicos. O programa segue uma estrutura cronológica e temática. Depois de uma introdução historiográfica e teórica, o programa divide‐se em cinco partes, subdivididas em várias alíneas. Dentro destas serão apresentadas as respectivas dinâmicas políticas, institucionais, económicas, sociais e culturais. O objectivo é: 1 - compreender a complexidade das dinâmicas de constituição, consagração, adaptação e de resistência identitária das comunidades judaicas de matriz portuguesa. 2 – analisar a singularidade do universo judaico português e ibérico.
História Marítima: Índico e Pacífico
Código: MAR8.920251
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se dar aos alunos uma perspectiva de evolução da História Marítima no Índico e no Pacifico, do século X ao século XX, considerando as múltiplas realidades que envolvem os dois oceanos, seja nos aspectos geográficos, como nas dependências políticas, nas formas de comércio e guerra, e nos próprios meios de navegação. Preparar os alunos para problematizar os métodos de análise e dar-lhe os instrumentos necessários para integrarem as diferentes realidades e compreenderem as dinâmicas que estabeleceram entre si.
História Marítima: Mediterrâneo e Atlântico
Código: MAR8.920252
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se dar aos alunos uma perspectiva de evolução da História Marítima atlântica e mediterrânica dos séculos IV a XV, nas suas diferentes configurações geográficas, cronológicas e civilizacionais, habilitando-os a problematizar os métodos de análise e os instrumentos conceptuais adequados ao seminário. Procura-se, também, levar os alunos a aplicar no seminário os métodos e os procedimentos adquiridos no seminário metodológico.
História Marítima: Métodos e Fontes
Código: MAR7.920253
ECTS: 12
Objectivos: Conhecimento crítico dos quadros teórico metodológicos da historiografia recente. Conhecimento de fontes, conceitos, critérios de inferência e construção discursiva. Dominar métodos e técnicas de investigação em História Marítima.
História Medieval Peninsular
Código: HIS8.920469
ECTS: 12
Objectivos: História Medieval Peninsular procura fornecer aos alunos do 2 º Ciclo um horário dedicado à época medieval, que lhes permita aprofundar os seus conhecimentos dentro de um tema de interesse actual: a história politica e institucional. Os reinos peninsulares, ao longo da Idade Média, lutaram por uma definição de fronteiras de que resulta o desaparecimento de uns e a expansão territorial de outros, assim analisaremos esta temática no que refere a Castela, Navarra e Aragão. A época que vamos privilegiar é o dos séculos XIV e XV, apesar de pontualmente fazermos incursões por outros períodos.
I-J
Igreja, Doutrina e Assistência Social
Código: HIS8.920470
ECTS: 12
Objectivos: Discutir as perspectivas da historiografia contemporânea sobre a temática da caridade na época moderna, tendo em conta a potencialidade dos recursos documentais. Debater as produções historiográficas relativas à História da Igreja e da Assistência, avaliando criticamente o estado da arte e delineando problemáticas a aprofundar na área de estudos do doutorando.
Programa da Unidade Curricular:
Inquisição e Sociedade
Código: HIS8.920471
ECTS: 12
Objectivos: Inquisição e Sociedade procura discutir a abrangência das relações da uma instituição, o Santo Ofício da Inquisição, com a sociedade e os poderes da Época Moderna
Inserção em Projeto de Investigação I
Código: CLT8.555955
ECTS: 12
Objectivos: O estudante, com o apoio do orientador, participa ativamente num dos projetos dos centros de investigação diretamente associado à temática do projeto de tese do candidato. O primeiro objetivo consiste em apoiar o estudante no desenho conceptual e na revisão literária necessários à investigação individual.
Inserção em Projeto de Investigação II
Código: CLT8.555956
ECTS: 12
Objectivos: O estudante, com o apoio do orientador, participa ativamente num dos projetos dos centros de investigação diretamente associado à temática do projeto de tese do candidato. O objetivo consiste em apoiar o estudante no desenho metodológico e nas práticas de investigação que pautam a sua investigação individual.
Introdução ao Estudo Avançado da Literatura (Doutoramento)
Código: TEO7.920259
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário tem uma componente prática e consiste na leitura detalhada de textos. Procura-se discutir problemas centrais dos estudos literários, resultantes da reflexão sobre a literatura. Por exemplo: que definições podemos dar de ‘literatura’? Que tipo de objecto é um texto literário? Há factos literários? Qual o papel do leitor na descrição desses factos? Há descrições independentes de interpretações? E haverá uma teoria da literatura que determine a prática da leitura e da interpretação?
Programa da Unidade Curricular:
Investigação Avançada I / Graduate Research I: Advanced Tools for Research in Comparative Studies
Código: COM9.920072
ECTS: 30
Objectivos: O Seminário visa oferecer aos doutorandos as ferramentas metodológicas essenciais para a investigação avançada em Estudos Comparatistas, tanto para a elaboração da tese de doutoramento, como em tarefas inerentes à pesquisa científica e à actividade académica em geral (e.g. publicação de artigos e livros, participação e organização de encontros científicos, preparação de candidaturas, gestão de projectos). Pretende-se que os estudantes reforcem competências para: desenvolver pesquisa autónoma e original; apresentar os resultados da sua investigação, de acordo com protocolos eficazes de comunicação oral e escrita académica; reagir criticamente ao trabalho dos pares, em contexto académico; planificar o seu percurso curricular e profissional.
Programa da Unidade Curricular:
Investigação Avançada II / Graduate Research II: Individual Supervised Plan
Código: COM9.920073
ECTS: 30
Objectivos: O seminário visa a consolidação da autonomia e das competências de investigação dos doutorandos em Estudos Comparatistas, a ampliação do leque de referências no tópico de pesquisa escolhido, e a familiarização com as bases teóricas e metodológicas mais adequadas ao projecto de tese. Cada doutorando deverá: desenvolver pesquisa específica para o seu projecto doutoral, com o acompanhamento tutorial do(s) orientador(es); participar em actividades de investigação promovidas pelos grupos do Centro de Estudos Comparatistas, e em encontros científicos (colóquios, seminários, escolas de verão) relevantes para a sua pesquisa; apresentar e discutir o seu projecto de tese numa prova de qualificação, no final do semestre.
L-M
Leituras Orientadas I
Código: CLT8.555957
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC apoia o estudante na revisão literária dos autores canónicos e nas discussões mais recentes na área dos estudos de cultura. Isto permite a imersão no atual contexto da área e nas principais obras em discussão. Promove-se a articulação entre o quadro teórico e analítico a ser abordado na investigação e no desenvolvimento da tese de cada um dos estudantes. Tem como objetivos o desenvolvimento de competências de prática científica, análise de dados e escrita académica.
Leituras Orientadas II
Código: CLT8.555958
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC tem lugar no segundo semestre do primeiro ano, após uma imersão no estado da arte das áreas associadas ao curso. O estudante, com apoio docente, desenvolve uma pesquisa de fundo no âmbito do potencial terreno metodológico capaz de responder ao problema da sua investigação individual. É dada especial atenção às metodologias de pesquisa e de análise disponíveis, considerando possíveis cruzamentos UCres no contexto das ciências sociais e humanidades.
Linguística Aplicada ao Ensino do Português I (Língua Estrangeira/Língua Segunda)
Código: PLE8.555315
ECTS: 12
Objectivos: O principal objectivo é desenvolver e aprofundar competências em linguística aplicada ao ensino do português (PLE/PL2) para analisar, avaliar e propor novos paradigmas na área do ensino, aprendizagem, avaliação da Língua Portuguesa para falantes de outras línguas (LE, L2, língua de acolhimento) em diferentes contextos. Os estudantes deverão desenvolver competências em torno do estudo de três temas centrais: (a) a linguística aplicada como lugar de síntese pluriUCr e suas implicações no ensino-aprendizagem de uma língua; (b) a interacção entre modelos de ensinoaprendizagem de PLM/ PL2/ PLE; (c) modelos teóricos e contextos de ensinoaprendizagem de imersão e não imersão linguística.
Linguística Aplicada ao Ensino do Português II (Língua Estrangeira/Língua Segunda)
Código: PLE8.555326
ECTS: 12
Objectivos: Em complemento ao estudo desenvolvido em “Linguística Aplicada ao Ensino do Português I”, são objetivos desta unidade: i) aplicar e desenvolver um conjunto de ferramentas teóricometodológicas de base linguística para a análise de textos e géneros discursivos distintos; aprofundar o conhecimento sobre os géneros discursivos e o modo como o ensino das línguas tem assimilado os dados disponibilizados pela investigação; investigar a construção do significado multimodal no ensinoaprendizagem da língua (LE e L2), adotando uma perspetiva social e semiótica da multimodalidade.
Programa da Unidade Curricular:
Metodologia do Trabalho Científico
Código: HIS4.713120
ECTS: 12
Objectivos: Em Metodologia do Trabalho Científico (MTC), são exploradas as principais etapas da elaboração de uma investigação científica em História, considerando, por um lado, os desafios a enfrentar pelo historiador no uso das fontes e da bibliografia existentes, e por outro lado, a exigência de redacção de um trabalho final, de acordo com regras de apresentação bem definidas, como os estilos internacionais de referenciação bibliográficos.
Metodologia do Trabalho Científico
Código: HIS7.920729
ECTS: 12
Objectivos: Em Metodologia do Trabalho Científico (MTC), são exploradas as principais etapas da elaboração de uma investigação científica em História, considerando, por um lado, os desafios a enfrentar pelo historiador no uso das fontes e da bibliografia existentes, e por outro lado, a exigência de redacção de um trabalho final, de acordo com regras de apresentação bem definidas, como os estilos internacionais de referenciação bibliográficos.
Metodologia e Fontes da História Contemporânea Portuguesa
Código: HIS7.920271
ECTS: 12
Objectivos: O seminário Metodologia e Fontes da História Contemporânea Portuguesa pretende preparar os estudantes para a investigação em História Contemporânea de Portugal, dando a conhecer os arquivos, as bibliografias e as metodologias de pesquisa e análise de fontes. Nas sessões são distribuídos documentos, ou excertos de obras que deverão ser analisados pelos estudantes. Poderão ser organizadas visitas de estudo.
Metodologias de Investigação em Teatro e Artes Performativas
Código: TEA7.920272
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário de carácter propedêutico visa: Conhecer e utilizar motores de pesquisa automática, bases de dados científicas e repositórios digitais; Desenvolver competências na investigação de fontes bibliográficas em suporte papel e digital, relevantes para a área dos Estudos de Teatro e das Artes performativas; Conhecer e utilizar de forma segura os procedimentos de citação bibliográfica em texto e em nota de rodapé; Estabelecer critérios para organização de uma bibliografia final; Adquirir competências na selecção e organização de materiais recolhidos no curso da investigação; Adquirir as competências necessárias para uma investigação autónoma e pessoal.
Programa da Unidade Curricular:
Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais
Código: PLE8.920276
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC tem como objetivos: (1) proporcionar a aquisição de referenciais teóricos básicos para a abordagem das questões de identidade e contacto cultural, (2) desenvolver a capacidade dos alunos na apreciação e análise dos processos sócio-culturais e políticos por que passam a construção e a afirmação das comunidades nacionais, (3) perceber os constrangimentos que a cultura, nomeadamente a nível de costumes e comportamentos, opera na relação entre pessoas e povos, a partir de textos (literários, historiográficos, jornalísticos etc.) e da cultura visual.
Programa da Unidade Curricular:
Mundo Bíblico
Código: HIS8.920473
ECTS: 12
Objectivos: 1. Conhecer as problemáticas inerentes ao estudo da História do Mundo Bíblico.
2. Conhecer as fontes e os métodos para o estudo das literaturas bíblicas.
3. Dominar as técnicas e as metodologias de investigação relativas ao domínio da História e Culturas orientais, através da Bíblia.
4. Ser capaz desenvolver uma investigação original que represente um relevante contributo para o conhecimento neste âmbito de estudos.
P-Q
Para Quando Apocalipse?: Breve História do Pensamento Apocalíptico
Código: HIS8.920482
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário analisa a história do pensamento escatológico e, em particular, das expressões e movimentos sociais de carácter escatológico que lhe deram forma desde as origens do conceito na Antiguidade até às suas expressões mais modernas. Pretende-se introduzir e discutir conceitos tais como “apocalipse”, “apocalipticismo”, “escatologia apocalíptica” e “anticristo”. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de responder às seguintes questões: o que é um apocalipse?, está o apocalipse prestes a acontecer?, porque é que a Humanidade tem uma relação de amor-ódio com esta ideia? e, como é que a imaginação apocalíptica influenciou o desenvolvimento da sociedade Ocidental, e em particular, o último século? Bibliografia em inglês.
Problemáticas de História das Religiões
Código: REL8.920553
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa suscitar a reflexão sobre o lugar e papel da “religião” nas dinâmicas sociais e nos processos de transformação histórica, na diversidade de contextos e tradições culturais;
discutir conceitos e perspetivas teóricas no campo das ciências sociais, de modo a captar e compreender os fenómenos religiosos nos processos de construção de “modernidades múltiplas”; promover o contacto com recentes problemáticas de investigação histórica, em ordem a uma capacitação teórica e metodológica para a investigação; fomentar as competências de questionamento, exposição oral e escrita, em ordem a um maior rigor analítico.
Problemáticas regionais na História de África
Código: HIS8.920288
ECTS: 12
Objectivos: O seminário valoriza a opção metodológica de definir o objecto de estudo a partir de uma conceptualização espacial. O foco analítico é a construção de três grandes regiões: o Noroeste, a África Central e a África Oriental, a partir das dinâmicas criadas pelas suas sub-regiões: Grande Senegâmbia, faixa centro-ocidental norte entre os rios Congo e Kwanza e Vale do Zambeze, que se relacionaram e se definiram em relação com o Mundo Atlântico, nos dois primeiros casos, e com o Mundo do Índico, no último. Pretende-se também mostrar que a compreensão destas sub-regiões só é possível em articulação com as suas representações históricas e historiográficas.
Projeto de Investigação I [Estudos Clássicos]
Código: CLA8.920290
ECTS: 18
Objectivos: Esta UC pretende que os estudantes ponham em prática projectos de investigação autónomos e realizem vários tipos de actividades científicas, como: frequência e participação em conferências ou seminários com apresentação de resumos críticos, participação em colóquios, congressos ou workshops como oradores ou membros da organização, produção escrita de tipo variado com vista à publicação em revistas da especialidade (recensões, artigos, capítulos de livros), participação em actividades diversas previstas em projectos científicos (p.e.: levantamentos bibliográficos, trabalho de edição ou tradução, elaboração de estudos monográficos ou comentários de textos).
Projeto de Investigação II[Estudos Clássicos]
Código: CLA8.920291
ECTS: 18
Objectivos: Em articulação com a UC de Projecto de Investigação I, esta UC pretende que os estudantes desenvolvam e confirmem o projecto de investigação a desenvolver na tese, e ganhem preparação para participarem em actividades científicas relacionadas com o seu domínio de investigação.
Projeto de Tese [Estudos de Cultura]
Código: CLT9.555961
ECTS: 15
Objectivos: O estudante, com o apoio do orientador, desenvolve o seu projeto de tese e apresenta os primeiros resultados da investigação perante um júri.
Quotidianos Femininos (séc. XVI-XIX)
Código: HIS8.920474
ECTS: 12
Objectivos: Quotidianos Femininos (séculos XVI-XIX) parte de um conjunto de temas de história de género e foca-se no estudo das revistas femininas portuguesas, preferencialmente em comparação com as de outros espaços europeus ou de outros continentes
R-S
Religiões Africanas
Código: REL8.920555
ECTS: 12
Objectivos: Neste seminário pretende-se que os estudantes: aprofundem os enquadramentos teóricos, os principais conceitos e noções operatórias para a compreensão das religiões em África com especial ênfase nas originárias da África Subsariana; analisem as suas diversidades e dinamismos numa perspectiva interUCr com ênfase na História e na Antropologia; tomem conhecimento dos principais debates e tendências nesta área de estudos; desenvolvam metodologias de investigação de fontes e de análise crítica de bibliografia para a história ou transformação recente das religiões africanas.
Religiões Asiáticas
Código: REL8.920557
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC tem por objetivo fornecer aos estudantes uma visão multifacetada, em termos históricos, atuais e comparados, do fenómeno religioso na Ásia do Sul, do Sueste e Oriental, tendo por especial enfoque as principais tradições religiosas originárias destas regiões. Visa também proporcionar mecanismos de abordagem crítica tanto das fontes como das várias interpretações das diversas realidades religiosas.
Religiões Ibéricas e Europeias Pré-Romanas
Código: REL8.920595
ECTS: 12
Objectivos: Procura dar a conhecer os instrumentos e as diferentes fontes para o estudo das religiões pré-romanas ibéricas e europeias, a sua diversidade e o contributo de cada uma delas na construção do saber. Analisam-se as principais questões que se colocam genericamente ao estudo das religiões antigas e em particular à do mundo pré-romano da Hispânia.
Seminário de Investigação [Estudos de Teatro]
Código: TEA8.920296
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário é o espaço por excelência do cruzamento, do confronto e da fertilização heurística das UCs. Pretende-se com ele desenvolver a capacidade dos estudantes para a realização de investigações originais capazes de fazer progredir o saber sobre teatro e artes performativas relativamente às áreas sobre que incide o ciclo de estudos e que se concretizam nas unidades curriculares opcionais. Os conteúdos serão definidos de acordo com as áreas de investigação. Tanto quanto possível, serão preparadas sessões que respondem aos interesses, dificuldades, lacunas e necessidades de formação dos doutorandos e que não estejam cobertas pelos conteúdos programáticos das outras unidades curriculares.
Seminário de Investigação [História]
Código: HIS9.716860
ECTS: 6
Objectivos: Este Seminário tem como objectivo central acompanhar os doutorandos na elaboração de um projecto de investigação. As sessões serão dedicadas ao debate historiográfico na especialidade, no cruzamento de perspectivas e técnicas de análise da História com outras UCs, para definição de conceitos operatórios e aprofundamento de temas actualmente mais relevantes na investigação.
Seminário de Investigação I: Projetos de Tese [Teoria da Literatura]
Código: TEO9.913606
ECTS: 30
Objectivos: Este seminário organiza-se a partir da discussão de exposições orais dos participantes. As exposições ocupar-se-ão, de uma forma preliminar, de tópicos que os participantes se proponham desenvolver nas suas dissertações. As discussões visarão a modificação desses tópicos. O objectivo final do seminário é a produção, por parte dos participantes, de um resumo escrito e pormenorizado das suas futuras dissertações.
Seminário de Investigação II: Colóquios de Tese [Teoria da Literatura]
Código: TEO9.913607
ECTS: 6
Objectivos: Neste seminário, os participantes, ocupados já com a elaboração das suas teses, apresentam ao grupo, e discutem, em conferências públicas, os resultados ou os pontos de vista que forem elaborando.
Seminário de História da Arte Contemporânea
Código: HAR8.920297 T
ECTS: 12
Objectivos: O seminário é dedicado à imagem projetada. Tem como objetivo compreender o filme como arte e as suas implicações na emergência do sistema da arte em geral. Os tópicos do programa versam: as primeiras experiências de Warhol; o cinema expandido; os filmes Fluxus; a interrogação do medium pelo filme estrutural; as relações entre observador, técnica e objeto com o filme pós-minimalista; a emergência do vídeo como circuito fechado e interrogação da presença; as vídeo-instalações na transição do milénio e a reorganização da narrativa como trauma, documentário e arquivo.
Seminário de Orientação [Linguística]
Código: LIN9.920309
ECTS: 24
Objectivos: A UC pretende promover a autonomia na investigação; o aluno deverá ser levado a: (i)adquirir e consolidar conhecimentos sobre como estruturar a investigação ; (ii) aprofundar a capacidade de reflexão e a atitude crítica face aos instrumentos e produtos de investigação; (iii)desenvolver o discurso argumentativo (escrito, em apresentações na unidade de I&D ou em reuniões científicas, usando formatos e estilos aceites na comunidade académica); (iv)iniciar e manter contactos com membros das comunidades científicas nacional e internacional ; (v)preparar o aluno para a implementação do projeto de investigação.
Seminário de Orientação [Estudos de Cultura]
Código: CLT9.555962
ECTS: 15
Objectivos: Neste seminário tem lugar o acompanhamento tutorial pelo orientador dos trabalhos de investigação e da escrita da tese. São tidos em consideração os processos necessários ao discurso científico, à análise e à organização dos argumentos.
Seminário de Orientação [Estudos Clássicos]
Código: CLA9.920312
ECTS: 30
Objectivos: Este Seminário complementa o acompanhamento tutorial dado à investigação no âmbito da redação da tese de doutoramento. A UC pretende que os estudantes desenvolvam competências relacionadas com: a concretização da pesquisa conducente à tese (monitorização da calendarização do projeto; seleção, organização e análise da bibliografia; elaboração das questões de investigação); a problematização dos instrumentos e resultados de investigação; o desenvolvimento do discurso argumentativo (usando os formatos e estilos aceites na comunidade científica dos Estudos Clássicos); a concretização do projeto de investigação nas suas diversas fases; a escrita de capítulos da tese.
Seminário de Orientação I [Crítica Textual]
Código: TXT9.812210
ECTS: 30
Objectivos: O objetivo deste seminário é criar as bases essenciais à elaboração da dissertação: escolha do tema; preparação do plano e seleção e organização da bibliografia.
Seminário de Orientação II [Crítica Textual]
Código: TXT9.812221
ECTS: 30
Objectivos: Este seminário pretende consolidar a capacidade de trabalho autónomo, de identificação de problemáticas pertinentes e de proposta original de soluções, bem como desenvolver a capacidade argumentativa e o sentido crítico através de exposições orais, seguidas de discussão em tempo de contacto, sobre tópicos e questões a tratar nas dissertações.
Seminário de Orientação I [Estudos Anglísticos]
Código: ANG9.920314
ECTS: 30
Objectivos: Esta UC tem como objectivo apoiar o acompanhamento tutorial no âmbito da redação da tese de doutoramento. Deste modo, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências relacionadas com a concretização da pesquisa conducente à tese, nomeadamente a monitorização da calendarização do projeto, a selecção, organização e análise da bibliografia; e a elaboração das questões de investigação.
Seminário de Orientação II [Estudos Anglísticos]
Código: ANG9.920318
ECTS: 30
Objectivos: Esta UC tem como objectivo acompanhar a problematização dos instrumentos e resultados de investigação, a concretização do projeto de investigação nas suas diversas fases, e a escrita dos diferentes capítulos da tese.
Seminário de Orientação I [Estudos de Teatro]
Código: TEA9.920327
ECTS: 30
Objectivos: Nesta UC, que inaugura a elaboração do trabalho final, pretende-se: Desenvolver a capacidade de reflexão sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação, de modo a que os estudantes possam avaliar as implicações das suas escolhas; Criar as bases essenciais à elaboração da tese: escolha do tema; preparação do plano e selecção e organização da bibliografia; Desenvolver a capacidade argumentativa e o sentido crítico através de breves exposições orais sobre tópicos e questões que os estudantes pretendam tratar nas suas teses.
Programa da Unidade Curricular:
Seminário de Orientação II [Estudos de Teatro]
Código: TEA9.920328
ECTS: 24
Objectivos: Na medida em que os conteúdos são estabelecidos de acordo com a sua adequação à singularidade do trabalho de cada um dos orientandos, estes estarão em permanente reflexão e avaliação das escolhas feitas, de modo a construirem e testarem as ferramentas e metodologias que melhor levem à prossecução do seu plano de investigação No seminário faz-se também o acompanhamento tutorial na preparação de trabalhos a apresentar publicamente (a congressos, colóquios, simpósios), na redacção de artigos destinados à publicação, já que alguns estudantes, pela natureza do seu trabalho, estarão desenvolvendo a sua pesquisa doutoral em projectos de investigação do CET.
Seminário Interartes / Interats Seminar
Código: COM8.920104
ECTS: 12
Objectivos: O seminário visa que os doutorandos possam: reconhecer e discutir criticamente conceitos-chave e problemas do campo dos Estudos Interartes, em articulação com a análise de textos e obras de arte particulares; aprofundar competências nos domínios da análise crítica, da reflexão teórica e das técnicas de argumentação, com aplicação no estudo das relações entre diferentes artes e media, no contexto dos Estudos Comparatistas. A capacidade de construir ligações entre obras de arte e problemas teóricos será treinada a partir da análise de um conjunto relevante de obras e de temas, a definir em cada semestre, consoante o programa definido pelo docente responsável.
T-U
Temas de Historiografia
Código: HIS8.920340
ECTS: 12
Objectivos: Introdução ( História, Tempo, Passado ) ; 1. Para a História do Historiar ; 2. História e Ciências Sociais ( séculos XIX - XXI ) ; 3. Caminhos da Sociologia Histórica ( séculos XX e XXI ) ; 4 . Padrões de História Transcultural .
Temas de Teoria da História
Código: HIS8.920341
ECTS: 12
Objectivos: 1. História: entre ciências sociais e humanidades.2. Problemas de conceptualização em história. 3. História e ensaísmo. Ortega y Gasset, Benedetto Croce e António Sérgio. Pretende-se 1. aprofundar reflexão teórica e prática: interrogar uma pluralidade de teorias e de escritas da história 2. desenvolver conexões entre teorias da história e outras ciências e humanidades 3. incentivar investigações no campo historiográfico
Teoria e Métodos na Ciência das Religiões
Código: REL7.920345
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa a aquisição de metodologias de trabalho científico no campo das ciências da religião; discussão do conceito de “religião” numa perspectiva comparada e diacrónica; uso de conceitos e ferramentas de análise no estudo do fenómeno religioso; análise, comentário e discussão em aula dos autores em análise; comentário bíblico com base nos métodos histórico-críticos.
Teorias do Teatro e da Performance
Código: TEA8.920348
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo desta UC consiste em preparar os doutorandos para: Saber identificar diversas teorias de teatro e da performance, em diálogo com a história do teatro ao longo do século XX; Relacionar os textos seleccionados para leitura e análise com a discussão teórica aplicada; Aprofundar a crítica e a discussão sobre a teoria e a estética das artes performativas na contemporaneidade; Produzir um texto ensaístico de cariz crítico a partir de uma perspectiva teórica estudada, que siga os padrões da escrita académica.
Tese [Estudos Anglísticos]
Código: ANG9.920354
ECTS: 60
Objectivos: Uma Tese de Doutoramento no âmbito dos Estudos Ingleses e Americanos independentemente da área de especialização e do tópico escolhido, deve apresentar um nível académico adequado ao 3.º ciclo de estudos. Entre as competências a desenvolver pelos estudantes, inclui-se: a) a capacidade de compreensão e análise no domínio científico de estudo, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados; b) a capacidade para realizar uma investigação individual significativa e apresentar uma tese original de acordo com os padrões de qualidade académica.
Tese [Linguística]
Código: LIN9.920359
ECTS: 60
Objectivos: Uma tese de doutoramento na Universidade de Lisboa (REPGUL 2020; https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/documents/files/0022500242.pdf) deve demonstrar, da parte do candidato: a) capacidade de compreensão sistemática num domínio científico; b) competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico; c) capacidade e autonomia para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; d) capacidade crítica, de avaliação, de síntese e de inovação.
Tese [Linguística]
Código: LIN9.920360
ECTS: 60
Objectivos: Uma tese de doutoramento na Universidade de Lisboa (REPGUL 2020; https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/documents/files/0022500242.pdf) deve demonstrar, da parte do candidato: a) capacidade de compreensão sistemática num domínio científico; b) competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico; c) capacidade e autonomia para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; d) capacidade crítica, de avaliação, de síntese e de inovação.
Tese [Crítica Textual]
Código: TXT9.812153
ECTS: 60
Objectivos: A Tese deve apresentar um nível académico adequado ao ciclo de estudos. Na avaliação da sua qualidade há os seguintes pontos a considerar:
a) Pertinência e originalidade do tópico investigado;
b) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem, estrutura e estilo);
c) Capacidade de análise crítica do tópico escolhido;
d) Capacidade de análise crítica das fontes de informação utilizadas;
e) Integração correta da bibliografia na argumentação desenvolvida;
f) Capacidade de investigação autónoma demonstrada durante a investigação e a orientação.
Tese [Estudos Comparatistas]
Código: COM9.920108
ECTS: 60
Objectivos: Durante a elaboração da tese, os doutorandos devem aprofundar as capacidades de pesquisa autónoma, integração no meio científico internacional, e escrita académica. Independentemente do tópico escolhido, a tese deverá apresentar um nível de pesquisa inovadora e de rigor conceptual adequados a um 3.º ciclo de estudos. A tese deve revelar a capacidade do estudante para: compreender e analisar criticamente o domínio científico dos Estudos Comparatistas, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados; realizar, com orientação especializada, uma investigação individual significativa e apresentar um trabalho original especialmente elaborado para esse fim, de acordo com os padrões de qualidade académica.
Tese [Estudos Comparatistas]
Código: COM9.920109
ECTS: 60
Objectivos: Durante a elaboração da tese, os doutorandos devem aprofundar as capacidades de pesquisa autónoma, integração no meio científico internacional, e escrita académica. Independentemente do tópico escolhido, a tese deverá apresentar um nível de pesquisa inovadora e de rigor conceptual adequados a um 3.º ciclo de estudos. A tese deve revelar a capacidade do estudante para: compreender e analisar criticamente o domínio científico dos Estudos Comparatistas, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados; realizar, com orientação especializada, uma investigação individual significativa e apresentar um trabalho original especialmente elaborado para esse fim, de acordo com os padrões de qualidade académica.
Tese [Estudos Clássicos]
Código: CLA9.920351
ECTS: 30
Objectivos: Uma Tese de Doutoramento no âmbito dos Estudos Clássicos, independentemente da área de especialização e do tópico escolhido, deve apresentar um nível académico adequado ao 3.º ciclo de estudos. Entre as competências a desenvolver pelos estudantes, inclui-se: a) a capacidade de compreensão e análise no domínio científico de estudo, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados; b) a capacidade para realizar uma investigação individual significativa e apresentar uma tese original de acordo com os padrões de qualidade académica.
Tese [Estudos Clássicos]
Código: CLA9.920352
ECTS: 60
Objectivos: Uma Tese de Doutoramento no âmbito dos Estudos Clássicos, independentemente da área de especialização e do tópico escolhido, deve apresentar um nível académico adequado ao 3.º ciclo de estudos. Entre as competências a desenvolver pelos estudantes, inclui-se: a) a capacidade de compreensão e análise no domínio científico de estudo, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados; b) a capacidade para realizar uma investigação individual significativa e apresentar uma tese original de acordo com os padrões de qualidade académica.
Tese [Estudos Clássicos]
Código: CLA9.920353
ECTS: 60
Objectivos: Uma Tese de Doutoramento no âmbito dos Estudos Clássicos, independentemente da área de especialização e do tópico escolhido, deve apresentar um nível académico adequado ao 3.º ciclo de estudos. Entre as competências a desenvolver pelos estudantes, inclui-se: a) a capacidade de compreensão e análise no domínio científico de estudo, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados; b) a capacidade para realizar uma investigação individual significativa e apresentar uma tese original de acordo com os padrões de qualidade académica.
Tese [Estudos de Cultura]
Código: CLT9.555963
ECTS: 30
Objectivos: Na tese espera-se que os estudantes escrevam um texto com uma extensão de 200 a 250 páginas adequado ao nível de um 3.º ciclo de estudos. Espera-se que os estudantes desenvolvam um trabalho de investigação original que resulte numa monografia onde se exponham os resultados. Neste texto devem demonstrar autonomia e o domínio de um enquadramento teórico-metodológico avançado na área dos estudos de cultura, no contexto de um objecto de estudo ou de uma temática específicos.
Tese [Estudos de Cultura]
Código: CLT9.555964
ECTS: 60
Objectivos: Na tese espera-se que os estudantes escrevam um texto com uma extensão de 200 a 250 páginas adequado ao nível de um 3.º ciclo de estudos. Espera-se que os estudantes desenvolvam um trabalho de investigação original que resulte numa monografia onde se exponham os resultados. Neste texto devem demonstrar autonomia e o domínio de um enquadramento teórico-metodológico avançado na área dos estudos de cultura, no contexto de um objecto de estudo ou de uma temática específicos.
Tese [Estudos de Teatro]
Código: TEA9.920355
ECTS: 60
Objectivos: Uma Tese de Doutoramento no âmbito dos Estudos de Teatro, independentemente da área de especialização e do tópico escolhido, deve apresentar um nível académico adequado ao 3.º ciclo de estudos. Entre as competências a desenvolver pelos estudantes, inclui-se: a) a capacidade de compreensão e análise no domínio científico de estudo, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados; b) a capacidade para realizar uma investigação individual significativa e apresentar uma tese original de acordo com os padrões de qualidade académica.
Tópicos Avançados de Filosofia: Arte e Filosofia na Idade Média
Código: FIL8.920365
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa promover o exercício de investigação por parte dos alunos nas áreas da filosofia e da história de arte medievais, explorando a relação entre conceitos e temas chave da filosofia medieval e a arte europeia produzida no decurso da Idade Média.
Tópicos Avançados de Filosofia: Epistemologia e Filosofia da Ciência
Código: FIL8.920606
ECTS: 12
Objectivos: Neste curso oferece-se um tratamento de algumas questões básicas relativas ao conhecimento, em geral, e à ciência, em particular. Mais especificamente, questões como a análise do conhecimento, o conhecimento por testemunho (e a epistemologia social), bem como o quadro que informa as discussões contemporâneas sobre a natureza da ciência serão abordados sistematicamente.
Tópicos Avançados de Filosofia: Estética e Filosofia da Arte
Código: FIL8.920367
ECTS: 12
Objectivos: Análise filosófica da natureza da obra de arte. Serão investigadas as teorias estéticas propostas por Kant, Schelling, Hegel, Tolstói, Bell, Stolnitz, Weitz, Danto, Beardsley, Dickie, Goodman, Gadamer, Anderson e Levinson.
Tópicos Avançados de Filosofia: Ética e Filosofia Política
Código: FIL8.920607
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC focar-se-á em tópicos contemporâneos, nomeadamente numa análise do problema da justiça, a partir do pensamento de John Rawls e os seus críticos (como Robert Nozick e Michael Sandel).
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos Avançados de Filosofia: Fenomenologia
Código: FIL8.920608
ECTS: 6
Objectivos: São discutidos tópicos centrais de Fenomenologia, centrados na teoria do imaginário e nas suas dimensões sociais. Em simultâneo, os autores principais da tradição fenomenoógica são introduzidos e discutidos à luz do tema director do curso.
Tópicos Avançados de Filosofia: Filosofia Antiga e Medieval
Código: FIL8.920609
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa fornecer uma panorâmica geral sobre os principais problemas filosóficos emergentes na época clássica e medieval e o modo como foram defrontados e resolvidos pelos principais sistemas filosóficos que se desenvolveram neste período, incluindo, por exemplo, Platão, Aristóteles, as escolas estóica e epicurista, o neoplatonismo, Agostinho de Hipona, Anselmo de Aosta, Tomás de Aquino, Duns Escoto e Guilherme Ockham.
Tópicos Avançados de Filosofia: Filosofia da Linguagem, da Lógica e da Mente
Código: FIL8.920610
ECTS: 12
Objectivos: O programa da UC inclui o estudo, a um nível intermédio e avançado, de questões centrais da filosofia da linguagem, da lógica e da mente, como sejam a natureza da verdade e da referência, o contextualismo, as condicionais, a vagueza, o conteúdo mental, o funcionalismo ou o problema dos qualia.
Tópicos Avançados de Filosofia: Filosofia da Natureza e da Técnica
Código: FIL8.920611
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC destinada a alunos do 2.º e 3.º ciclos procura-se analisar a íntima relação entre as representações da Natureza e do Ambiente e o modo de pensar a essência e a finalidade da técnica tanto na avaliação das possibilidades da condição humana, como no que respeita ao sentido e perspectivas da cultura e da história. Esta UC será leccionada em colaboração com o Professor Dirk Hennrich.
Tópicos Avançados de Filosofia: Filosofia e Teologia na Idade Média
Código: FIL8.920371
ECTS: 12
Objectivos: Uma abordagem do pensamento medieval através do vínculo estruturante entre filosofia e teologia.
A dupla vertente da teologia na Idade Média: a vertente exegética, ou a tradição dos quatro sentidos da Bíblia; e a vertente filosófica, ou a tradição dos argumentos a favor da existência de Deus.
A questão disputada da existência de Deus: a teologia sola ratione de Anselmo e o seu argumento único; Gaunilo contra Anselmo; Boaventura por Anselmo; Tomás de Aquino contra Anselmo; Duns Escoto por Anselmo; Guilherme de Ockham por Anselmo contra Escoto.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos Avançados de Filosofia: Filosofia Moderna e Contemporânea
Código: FIL8.920612
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário organiza-se em torno do estudo do problema da indução. Começa-se por considerar a exposição do problema tal como foi feita por David Hume e, em seguida, consideram-se diferentes propostas de solução para o mesmo, nomeadamente, as de Kant, Reichenbach, Popper, Black, Goldman e van Cleve.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos Avançados de Filosofia: Metafísica
Código: FIL8.920614
ECTS: 12
Objectivos: Neste curso estudamos alguns dos tópicos centrais da metafísica. Começamos por estudar áreas fundamentais como a natureza dos entes e das suas propriedades, a relação entre ente e propriedade e a natureza do espaço e do tempo. Depois estudamos tópicos em várias áreas de metafísica aplicada, como o problema da constituição material, a persistência de entes e de seres através do tempo, a natureza do ser humano e da sua mente e o livre-arbítrio.
Tópicos Avançados de Linguística I
Código: LIN8.920379
ECTS: 12
Objectivos: Os objetivos da UC são: (i)contribuir para a consciência de grupo, permitindo aos estudantes superar dificuldades e potenciar aprendizagens na partilha de conhecimentos, metodologias e estratégias de resolução de problemas; (ii)facultar o contacto dos doutorandos com investigadores visitantes; (iii)expor os doutorandos a diferentes formatos de comunicação de resultados de investigação, (iv)estimular a capacidade crítica dos doutorandos, treinando-os para a participação em eventos científicos (acompanhamento da linha argumentativa das intervenções, identificação de aspetos menos claros, elaboração de perguntas relevantes, estratégias de resposta a questões).
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos Avançados de Linguística: Análise do Discurso - Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas
Código: LIN8.920380
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário pretende mostrar de que forma o discurso (em particular, o discurso escrito) se pode constituir como objeto de trabalho académico; como formular uma questão de investigação, compilar um “corpus”, selecionar os marcadores textuais relevantes para a análise; como relacionar observações linguísticas com os géneros textuais, com estratégias persuasivas e temas de natureza social, institucional e ideológica. Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de ferramentas que lhes permita gradualmente tornarem-se capazes de desenvolver uma investigação autónoma em análise do discurso.
Tópicos Avançados de Linguística: Aquisição da Linguagem - Tópicos de Fonologia
Código: LIN8.920489
ECTS: 12
Objectivos: Os objetivos da presente UC, centrada exclusivamente na aquisição de língua materna, são os seguintes: (i) adquirir conhecimento sobre tópicos centrais em aquisição de L1; (ii) estudar a aquisição de propriedades fonológicas numa perspetiva translinguística (segmentos, estruturas prosódicas e processos fonológicos); (iii) discutir diferentes metodologias de investigação no domínio da aquisição fonológica de L1; (iv) refletir sobre o modo como dados da aquisição de L1 podem ser usados para testar modelos teóricos e discutir hipóteses sobre a gramática do adulto; (v) explorar a interface fonologia-morfologia no processo de aquisição. Serão descritos percursos típicos e atípicos de desenvolvimento fonológico (contributos para a Linguística Clínica). Por fim, serão exploradas correlações entre aquisição do conhecimento implícito, consciência fonológica e desempenhos ortográficos infantis (contributos para a Linguística Educacional).
Tópicos Avançados de Linguística: Aquisição da Linguagem - Tópicos em Sintaxe
Código: LIN8.920118
ECTS: 12
Objectivos: O trabalho desenvolvido nesta UC conduzirá o aluno a: 1) compreender o que distingue a hipótese generativista sobre a natureza do processo de aquisição de uma língua de outras hipóteses; 2) adquirir conhecimento acerca de tópicos e questões centrais no campo da aquisição da sintaxe (L1), na perspetiva generativista (considerando-se populações monolingues e bilingues, bem como população com desenvolvimento típico e grupos com desenvolvimento atípico); 3) reconhecer e compreender diferentes tipos de metodologia usada neste campo de investigação; 4) reconhecer o valor dos dados de aquisição como fonte de evidência empírica que permite a discussão de hipóteses específicas em sintaxe teórica.
Tópicos Avançados de Linguística: Dialetologia - Áreas de Variação no Português
Código: LIN8.920383
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário visa dotar os estudantes de ferramentas teórico-conceptuais e metodológicas que lhes permitam desenvolver investigação no domínio da variação linguística, com foco empírico nas variedades regionais do português. São investigados tópicos de variação sintática e/ou lexical num enquadramento teórico-metodológico integrador de estudos gramaticais e estudos geolinguísticos.
Tópicos Avançados de Linguística: Fonética - Prosódia – Aquisição e Processamento
Código: LIN8.920119
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC estudamos a prosódia como a organização sonora da linguagem, incluindo o ritmo e a melodia, como a prosódia é adquirida e o seu papel no desenvolvimento da linguagem, bem como o seu contributo para o processamento e a atribuição de significado.
Tópicos Avançados de Linguística: Fonologia - Fonologia Prosódica – Teoria e Aplicações
Código: LIN8.920490
ECTS: 12
Objectivos: Os fundamentos da fonologia prosódica, incluindo as evidências fonológicas para a organização prosódica e a relação entre a fonologia e as outras áreas da gramática. Problematização de aspetos específicos em aberto no quadro da fonologia prosódica. Exploração de diferentes domínios de aplicação do conhecimento prosódico, incluindo o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, a construção e avaliação de materiais para o ensino ou a formação de profissionais que usam a língua (falada ou escrita) de modo diferenciado, a promoção da qualidade dos sistemas de comunicação aumentativa, a aquisição e desenvolvimento da linguagem, o diagnóstico e avaliação da linguagem. Aproximação a diversas metodologias experimentais na investigação em diferentes domínios.
Tópicos Avançados de Linguística: Fonologia - Variação Sonora
Código: LIN8.920120
ECTS: 12
Objectivos: Estudo da base empírica da fonologia e da variação sonora: a) tipos de dados de fala; b) métodos e ferramentas de obtenção de dados de fala; c) métodos de tratamento de dados de fala. Análise fonológica (autossegmental) de dados de variedades do português europeu: a) análise de fenómenos de assimilação / dissimilação; b) análise de fenómenos de reforço e enfraquecimento segmental; c) explicitação da interação entre fenómenos fonológicos e morfológicos. Estudo de aspetos geolinguísticos e gramaticais da fonologia dialetal: a) áreas fonológicas e áreas dialetais no território português; b) variação e invariância em tópicos selecionados de fonologia dialetal do português europeu: consonantismo, vocalismo acentuado, estrutura da sílaba.
Tópicos Avançados de Linguística: Lexicologia - Complexidade Morfológica e Processamento Lexical
Código: LIN8.920491
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário trata da componente morfológica do conhecimento lexical e da sua relação com a avaliação da complexidade das palavras. Os alunos serão convidados a construir um “corpus” experimental e a desenhar, aplicar e discutir um teste “offline”.
Tópicos Avançados de Linguística: Lexicologia - Ensino-Aprendizagem de Vocabulário
Código: LIN8.920121
ECTS: 12
Objectivos: O seminário fornece uma visão abrangente do léxico (natureza, itens, estrutura, processamento), com o objetivo de tornar os professores de língua aptos a escolher e aplicar as metodologias mais adequadas e as estratégias mais válidas, para o ensino e a avaliação de conhecimento vocabular.
Tópicos Avançados de Linguística: Linguística Comparada - Português em Contacto
Código: LIN8.920387
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário é uma especialização na área do contacto de línguas que incide em variedades de português e em crioulos de base lexical portuguesa falados em África e na Ásia, visando explorar e comparar os processos socio-históricos e linguísticos subjacentes à sua formação e desenvolvimento, bem como os seus traços linguísticos específicos.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos Avançados de Linguística: Linguística Comparada - Tópicos de Sintaxe do Português numa Perspetiva Comparada
Código: LIN8.920388
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC parte da caracterização de estruturas sintáticas do português europeu para mostrar a importância da consideração de diferentes tipos de dados, de diferentes línguas e/ou variedades da mesma língua para o desenvolvimento da investigação em linguística. Assume-se que os estudantes têm uma formação básica em teoria sintática.
Tópicos Avançados de Linguística: Linguística Computacional: Modelização e Tecnologias das Línguas
Código: LIN8.920122
ECTS: 12
Objectivos: No âmbito deste seminário, pretende-se que estudantes provenientes de diferentes áreas do conhecimento adquiram competências específicas que lhes permitam desenvolver uma abordagem científica das línguas, na perspetiva da sua modelização computacional e num quadro de opções diversificado (orientação para o conhecimento, para os dados ou para as tecnologias). Especificamente, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de uso de aplicações computacionais de natureza variada, bem como competências de análise e modelização linguística em sistemas suscetíveis de integração neste tipo de aplicações.
Tópicos Avançados de Linguística: Linguística Educacional - Aquisição e Ensino de L2
Código: LIN8.920389
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC constitui uma especialização na área da aquisição e ensino de língua segunda, incidindo, em particular, sobre as teorias de aquisição e metodologias de ensino de uma L2. É objetivo deste seminário dotar os estudantes de conceitos, ferramentas e práticas que lhes permitam compreender, por um lado, a natureza da aquisição de uma L2 e, por outro, a sua estreita relação com o processo de ensino/aprendizagem da língua.
Tópicos Avançados de Linguística: Linguística Educacional - Usos do Oral e Educação – Investigação e Práticas
Código: LIN8.920492
ECTS: 12
Objectivos: Contribuir para conhecimentos e competências especializadas sobre variação prosódica, usos do oral e oracias, em particular no PE. Os mestrandos serão levados a articular teoria e prática no domínio da oracia em contexto educativo através de estudos de caso.
Tópicos Avançados de Linguística: Linguística Forense - Pistas Sonoras na Identificação do Falante
Código: LIN8.920390
ECTS: 12
Objectivos: A importância do conhecimento linguístico na investigação judicial. A determinação dos parâmetros acústicos na fala que permitem a tarefa de identificação do falante num ambiente judicial.
Tópicos Avançados de Linguística: Linguística Histórica: Tópicos de Sintaxe
Código: LIN8.920123
ECTS: 12
Objectivos: É objetivo geral deste seminário desenvolver competências de trabalho/investigação na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação dos dados históricos (por exemplo, mostrando como a comparação entre diferentes línguas, geneticamente relacionadas ou não, é um elemento central do trabalho neste domínio). A concretização do objetivo geral do curso far-se-á através do estudo de casos de mudança sintática, ou mudança na interface entre a sintaxe e a semântica/pragmática, na história do português mas sob uma perspetiva comparativa.
Tópicos Avançados de Linguística: Psicolinguística - Processamento da Língua Escrita
Código: LIN8.920391
ECTS: 12
Objectivos: A psicolinguística em relação à teoria linguística. Metodologias de investigação em psicolinguística: tempos de resposta, ERPs, “eye-tracking”. Léxico mental e modelos do reconhecimento da palavra escrita. Processamento morfológico: transparência semântica; formas regulares e irregulares. Processamento sintático e semântico: ambiguidade; princípios de “parsing”; interações sintaxe-semântica.
Tópicos Avançados de Linguística: Semântica - Modalidade e Modo
Código: LIN8.920493
ECTS: 12
Objectivos: Esta é uma UC de especialização no estudo do significado nas línguas naturais, com especial foco nas questões de modalidade e modo em português. São tratadas questões como a noção de modalidade, seus tipos, meios de expressão nas línguas naturais e instrumentos formais de análise semântica, bem como o tema do modo verbal, com particular incidência no conjuntivo e indicativo. Pretende-se com este seminário dotar os estudantes de instrumentos para uma análise rigorosa do significado de operadores de modalidade nas línguas naturais e do modo verbal, adotando uma perspetiva integradora do significado de expressões linguísticas e de informação contextual.
Tópicos Avançados de Linguística: Semântica: Tempo e Tipos de Situações
Código: LIN8.920124
ECTS: 12
Objectivos: Esta é uma UC de especialização no estudo do significado nas línguas naturais, com especial foco nas questões de semântica temporal. Serão tratadas questões como: classes aspetuais de situações e comutação aspetual; caracterização e análise formal dos tempos verbais do português; informação temporal veiculada por meio de adjuntos temporais e de combinações predicado-argumentos; tópicos de tempo discursivo. Pretende-se que os alunos: reconheçam a importância central das questões temporais na interpretação, e bem assim a sua diversidade e complexidade; reconheçam a relevância gramatical da noção de “Aktionsart” e os problemas taxonómicos a ela associados; sejam capazes de problematizar a análise das principais expressões temporais do português.
Tópicos Avançados de Linguística: Sintaxe - Aspetos Centrais da Teoria Sintática
Código: LIN8.920392
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa fornecer uma compreensão dos fundamentos centrais no domínio da investigação atual em Sintaxe que permitam aos estudantes a compreensão da literatura da especialidade e o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa na resolução de questões suscitadas pelos dados linguísticos.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos Avançados de Linguística: Sintaxe - Estrutura Linguística e Estrutura Informacional em Linguística Comparada
Código: LIN8.920393
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa (i) a consolidação e desenvolvimento do conhecimento de aspetos fundamentais da teoria sintática (Gramática Generativa); (ii) a descrição de dados, isolamento de fenómenos e sua explicação pelo quadro teórico adotado; (iii) o entendimento de como a comparação entre línguas (geneticamente próximas ou afastadas), ou entre diferentes estádios de uma mesma língua (no eixo diacrónico ou no processo de aquisição), ou mesmo entre diferentes fenómenos de uma dada língua, é crucial para o progresso da investigação em linguística.
Tópicos Avançados em Crítica Textual - Edição de documentos não literários
Código: TXT8.920125
ECTS: 12
Objectivos: O curso é construído em torno de um objetivo basilar: preparar os alunos para que possam produzir edições críticas de documentos não literários provenientes de ambiente românico, com especial atenção ao caso português. Para tal, os alunos adquirirão as competências teóricas e (sobretudo) práticas essenciais sobre o que é e como pode ser caracterizada, lida e interpretada a documentação não literária que temos hoje ao nosso dispor
Tópicos Avançados em Crítica Textual - Edição Digital
Código: TXT8.920126
ECTS: 12
Objectivos: O objetivo deste seminário é familiarizar os estudantes com questões teóricas e metodológicas inerentes ao paradigma digital de edição, além de proporcionar experiência prática de codificação textual, seguindo padrões internacionais. Os estudantes deverão ser capazes de desenvolver um pequeno projeto de edição académica digital, de acordo com diversas escolas editoriais.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos Avançados em Crítica Textual - O Cânone Linguístico
Código: TXT8.920127
ECTS: 12
Objectivos: O objetivo principal deste seminário é refletir sobre o desenvolvimento histórico da língua, focando temas e problemas relativos às fontes documentais do português, com referência a outras UCs (história, cultura e literatura) e, particularmente, aos princípios metodológicos da crítica textual. O curso pretende preparar os estudantes para identificar e classificar mudanças linguísticas em documentos escritos e interpretar dados no quadro da linguística histórica.
Tópicos de Diplomática
Código: HIS8.920475
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário tem por objectivo permitir que os alunos de pós-graduação, em mestrado e doutoramento, aprofundem os seus estudos de Diplomática iniciados no primeiro ciclo de História, quer frequentem a especialização em Paleografia e Diplomática, quer outras especializações em História ou noutras áreas de estudo. A leitura comentada de autores como Georges Tessier, Heinrich Fichtenau, Armando Petrucci, Robert-Henri Bautier, Alessandro Pratesi e Luciana Duranti, entre outros, abrem novas perspectivas à abordagem de temas como as Fases Textuais (Génese do Acto Jurídico), o Discurso Diplomático e a Transmissão (Traditio) Diplomática, além de outros tópicos. O resultado esperado é um entendimento mais profundo da morfologia/forma dos documentos jurídicos (notariais, judiciais e de chancelaria), fontes importantes – e quase exclusivas em determinadas cronologias – para a investigação em ciências sociais e humanas.
Tópicos de Estudos Ingleses - Poesia e Artes Visuais
Código: ANG8.920037
ECTS: 12
Objectivos: O seminário pretende refletir sobre as dimensões teóricas que subjazem à pluralidade pluralidade de diálogos entre o texto poético e os signos visuais, desde meados do século XIX até à atualidade. Neste sentido, o seminário estrutura-se em três momentos, cada um dos quais alarga esse diálogo a solos distintos.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos de Paleografia I
Código: HIS8.920411
ECTS: 12
Objectivos: Em Tópicos de Paleografia I exploram-se diferentes aspectos teóricos da Paleografia como a história da escrita latina no Ocidente europeu, os métodos de análise da escrita, a terminologia de descrição e análise de escritas e a sua nomenclatura.
Tópicos de Paleografia II
Código: HIS8.920412
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário tem por objectivo permitir que os alunos de pós-graduação, em mestrado e doutoramento, aprofundem os seus estudos de Paleografia iniciados no primeiro ciclo de História, quer frequentem a especialização em Paleografia e Diplomática, quer outras especializações em História ou noutras áreas de estudo. A busca, inventário, leitura paleográfica avançada e elaboração de sumários diplomáticos e de índices, com vista ao desenvolvimento de capacidades especializadas de leitura, transcrição e edição de textos jurídicos e/ou práticos, centram-se em fontes primárias portuguesas (e.g., chancelarias, tabeliães e escrivaninhas judiciais). O resultado esperado é uma capacitação para a leitura avançada e a edição de fontes primárias destas tipologias, imprescindível à investigação em História e noutras ciências sociais e humanas.
Tópicos de Teoria Literária - Sobre fragilidade humana
Código: TEO8.922084
ECTS: 12
Objectivos: O seminário consistirá num argumento continuado acerca da fragilidade humana como constituindo a origem de problemas filosóficos, morais, estéticos e políticos.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos de Teoria Literária - Opiniões acertadas sobre literatura
Código: TEO8.922034
ECTS: 12
Objectivos: Neste seminário serão discutidas dez distinções básicas que podem estimular o desenvolvimento de opiniões acertadas sobre literatura.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos em Estudos Alemães: Depois das utopias - os caminhos da literatura de expressão alemã
Código: MOD8.921677
ECTS: 12
Objectivos: A partir de textos selecionados de autores da antiga RDA (Ingo Schulze, Clemens Meyer) e de escritores da Alemanha Ocidental, como Christian Kracht, Sven Regener ou Juli Zeh, o objetivo é descrever como a queda do Muro e o processo de unificação se reflectem na literatura .
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos em Estudos Africanos de Língua Portuguesa: Representações do género no mapa literário africano: visão diacrónica
Código: MOD8.921697
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo deste seminário é confrontar os discursos dos dois corpora (literatura africana e literatura colonial) através do estudo da poesia e narrativas (romances e contos), rastreando, por um lado, a disputa do relato da Nação e, por outro, o imaginário (anti-) e (pós-) colonial, considerando-se a sua vertente de género.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos em Estudos Brasileiros: Estudo Avançado das Relações Interartes
Código: MOD8.921698
ECTS: 12
Objectivos: O seminário baseia-se na apresentação e exame crítico das relações interartísticas, entre o visual e o verbal, estabelecidas na literatura brasileira em três períodos notáveis dos séculos XX e XXI: o das neovanguardas, o da contracultura e o da denominada pós-modernidade.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos em Estudos Clássicos - Grego Avançado I
Código: CLA8.920146
ECTS: 12
Objectivos: Este curso aprofunda as competências de leitura e interpretação de textos em grego de vários registos linguísticos, géneros literários e períodos. Os estudantes analisam textos seleccionados (de autores clássicos ou tardios, de maior complexidade sintáctica, como Demóstenes, Tucídides, Píndaro, Apolónio de Rodes, Calímaco, Licofronte, ou outros). As perspectivas da sua abordagem serão filológicas, retóricas, estilísticas e de crítica textual. Em doutoramento, o seminário pretende consolidar a formação; aplicar instrumentos de investigação avançada, tais a plataforma TLG, da Universidade da Califórnia; e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos - Grego Avançado II
Código: CLA8.920147
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC estudam-se obras gregas de dificuldade elevada, complementando o trabalho realizado no nível anterior (autores antigos ou tardios). Sendo o último nível de grego oferecido, pretende-se uma consolidação final e o aprofundamento dos conhecimentos de língua grega (estilo, gramática, léxico, técnica retórica) e reflete-se sobre o que deve ser uma tradução dos clássicos hoje. Em doutoramento, o seminário consolida a formação já adquirida, explora as diversas vias de estudo de um texto (estudo das edições críticas e seus aparatos, edições não críticas, os scholia); aplicar instrumentos de investigação avançada, tais como a plataforma TLG, Universidade da Califórnia; e ministrar conhecimentos fundamentais para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos – Hispânia Visigótica e Cultura Carolíngia
Código: CLA8.920149
ECTS: 12
Objectivos: A Hispânia visigótica é um espaço de passagem entre a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média, e um campo privilegiado para analisar fenómenos de continuidade e de transformação da herança cultural. Particular destaque merecem certos objectos literários, como a gramática (Julião de Toledo), a poesia (Eugénio de Toledo), a hagiografia, bem como as compilações de saber científico como as Etimologias e o De natura rerum de Isidoro de Sevilha. Esta produção circulou depois nos círculos culturais carolíngios, que os integraram e reelaboraram. O seminário incidirá sobre as mais recentes abordagens a estas questões, trabalhando sempre com as fontes directas, ou seja, os manuscritos medievais e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos - História do Teatro
Código: CLA8.920150
ECTS: 12
Objectivos: O curso analisa os tópicos seguintes sobre a história da Tragédia, do Trágico, da Comédia e do Cómico: origem e modelação do teatro antigo (Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Séneca, Aristófanes, Plauto e Terêncio); pensamento crítico (Platão e Aristóteles); reformulações clássicas da Tragédia e do Trágico (Shakespeare e Racine); Tragédia e contemporaneidade (Nietzsche e a “filosofia trágica”; morte ou metamorfose da Tragédia; Tragédia e banalidade; Tragédia e linguagem; expressões contemporâneas de Tragédia; recriação dos mitos e das Tragédias clássicas). Em doutoramento, o curso pretende consolidar a formação já adquirida, aplicar métodos de investigação avançada neste tópico e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos - Latim Avançado I
Código: CLA8.920151
ECTS: 12
Objectivos: Este curso aprofunda as competências de leitura e interpretação de textos em latim de vários registos linguísticos, géneros literários e períodos. Os estudantes analisam textos seleccionados (de autores mais habitualmente ensinados em cursos de latim avançado, como Estácio ou Cícero, ou menos bem conhecidos e até inéditos, do período medieval ou do Humanismo português). Além de aspectos puramente linguísticos, tópicos como estilo, técnica retórica, métrica, crítica textual, entre outros, são também abordados. Em doutoramento, o seminário pretende consolidar a formação já adquirida, aplicar métodos de investigação avançada num tópico específico e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos - Tópicos de Teoria Literária
Código: CLA8.920153
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC reflecte sobre o fenómeno literário na antiguidade grega e romana a partir de dois pontos de vista: por um lado, procede à análise de conceitos e ideias sobre a poesia, a composição poética, o discurso e a comunicação; por outro lado, procede ao exame de uma seleção de textos literários relevantes, tomando em consideração os seus contextos de composição, execução e transmissão. Em doutoramento, o seminário pretende consolidar a formação já adquirida, aplicar métodos de investigação avançada num tópico específico e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos - Tópicos em Comparatismo
Código: CLA8.920154
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende discutir as expressões filosófico-literárias da consciência da morte seguintes: a) a "bela morte" ou a morte heróica; b) a tragédia ou o risco da morte; c) morte e metamorfose: religião e gnose d) "morrer de amor": eros e thanathos; e) o anúncio da "morte de Deus"; f) o absurdo ou a morte do sentido. Em doutoramento, o seminário pretende consolidar a formação já adquirida, aplicar métodos de investigação avançada num tópico específico e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos - Tópicos em Comunicação e Cultura
Código: CLA8.920155
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário visa dar uma perspectiva da recepção dos estudos clássicos na cultura contemporânea, focando-se na importância da retórica e da performance nas questões de construção de poder e identidade. Em doutoramento, o seminário pretende consolidar a formação já adquirida, aplicar métodos de investigação avançada num tópico específico e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Comparatistas I / Topics in Comparative Studies I
Código: COM8.920156
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os doutorandos sejam capazes de: conhecer e reflectir criticamente sobre o tópico comparatista proposto, com base na análise comparativa de obras de arte e de textos críticos diversos; aprofundar o seu conhecimento crítico do campo dos Estudos Comparatistas, tanto numa perspectiva histórica como na actualidade; produzir pensamento teórico autónomo e sofisticado a partir do estudo comparado de obras de arte e de textos ensaísticos que convocam problemas complexos do âmbito das Humanidades. O tópico em Estudos Comparatistas a explorar em cada semestre variará consoante o programa definido pelo docente responsável.
Tópicos em Estudos Comparatistas II / Topics in Comparative Studies II
Código: COM8.920157
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os doutorandos sejam capazes de: conhecer e reflectir criticamente sobre o tópico comparatista proposto, com base na análise comparativa de obras de arte e de textos críticos diversos; aprofundar o seu conhecimento crítico do campo dos Estudos Comparatistas, tanto numa perspectiva histórica como na actualidade; produzir pensamento teórico autónomo e sofisticado a partir do estudo comparado de obras de arte e de textos ensaísticos que convocam problemas complexos do âmbito das Humanidades. O tópico em Estudos Comparatistas a explorar em cada semestre variará consoante o programa definido pelo docente responsável.
Tópicos em Estudos Comparatistas III / Topics in Comparative Studies III
Código: COM8.920158
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os doutorandos sejam capazes de: conhecer e reflectir criticamente sobre o tópico comparatista proposto, com base na análise comparativa de obras de arte e de textos críticos diversos; aprofundar o seu conhecimento crítico do campo dos Estudos Comparatistas, tanto numa perspectiva histórica como na actualidade; produzir pensamento teórico autónomo e sofisticado a partir do estudo comparado de obras de arte e de textos ensaísticos que convocam problemas complexos do âmbito das Humanidades. O tópico em Estudos Comparatistas a explorar em cada semestre variará consoante o programa definido pelo docente responsável.
Tópicos em Estudos de Cultura I
Código: CLT8.555959
ECTS: 12
Objectivos: O seminário visa o estudo de teorias na área das culturas e respectivas dinâmicas, destacando as interacções entre a tradição cultural (Kultur und Wissenschaft) e a negociação na diversidade, nomeadamente no domínio da literatura (ensaística e ficcional) e da visualidade. Serão também consideradas as perspectivas diacrónica e sincrónica, associadas às noções de lugar e mobilidade. Favorecendo a abordagem transUCr, serão estudadas teorias da cultura, respectivos conceitos e métodos aplicáveis às temáticas a serem investigadas pelos doutorandos assegurando a fundamentação teórica das futuras teses.
Tópicos em Estudos de Cultura II
Código: CLT8.555960
ECTS: 12
Objectivos: O segundo seminário de Tópicos em Estudos de Cultura possibilita o desenvolvimento de dois percursos. O primeiro aborda uma temática específica de interesse dentro da área e das suas diversas articulações UCres. Assim, os estudantes aprofundam uma questão definida logo no início da unidade, beneficiando do regime de seminário. O segundo percurso aborda os principais desenvolvimentos dos Estudos de Cultura na última década, destacando os trabalhos mais recentes e com mais impacto. Resultados que abrem novos tópicos dentro da área e novas abordagens de análise cultural.
Tópicos em Estudos Franceses II: Literatura e ciências sociais na França moderna
Código: MOD8.922048
ECTS: 12
Objectivos: Este curso visa apresentar e analisar diferentes modelos de interação entre literatura e ciências sociais, olhando para o caso da França pós-revolucionária. Abordaremos duma perspetiva histórica os debates atuais sobre a relevância da literatura para o estudo das sociedades humanas, contrapondo-os à discussão sobre a sua autonomia no campo mais amplo das humanidades.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos em Estudos Norte-Americanos: Formas Poéticas e Justiça Ambiental
Código: MOD8.921696
ECTS: 6
Objectivos: Com um foco nas formas poéticas e justiça ambiental estruturado pelo conceito de “fazer parentes” (making kin) de Donna Haraway, bem como em recentes desenvolvimentos dos estudos arquipelágicos e/ou oceânicos (Mentz, Roberts e Stephens), este seminário percorrerá marcos poéticos norte-americanos de um longo diálogo entre sujeito(s) outro(s) e uma praxis da natureza.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos em Estudos Norte-Americanos III: O Cinema Norte- Americano em Contexto
Código: MOD8.922092
ECTS: 12
Objectivos: Esta unidade curricular permite aos alunos uma formação avançada no que toca ao estudo do cinema norte-americano, com especial incidência no tema da viagem.
Programa da Unidade Curricular:
Tópicos em Estudos Norte-Americanos: Medicina Narrativa na Literatura, no Cinema e na Televisão Nos EUA e Canadá
Código: MOD8.922069
ECTS: 12
Objectivos: Esta unidade curricular dá formação no estudo avançado de narrativas literárias, cinematográficas e televisivas com vista a desenvolver a capacidade dos estudantes de analisar o modo como nelas são representadas a (inter-)subjectividade e a comunicação (não-)verbal no contexto sócio-cultural norte-americano.
Programa da Unidade Curricular:
V-W
Vida Social e Construção do Espaço na Idade Média
Código: HIS8.920448
ECTS: 12
Objectivos: Com esta UC, pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos, aptidões e competências necessários à realização de um trabalho de investigação referente à ação das sociedades medievais sobre os espaços que ocupam ou com os quais entram em contacto.
Programa da Unidade Curricular:
Workshop I — Prática como Investigação
Código: TEA8.920449
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC pretende deslocar o olhar sobre o conhecimento, recentrando os processos de investigação sobre as artes performativas em torno da experiência corpórea do ‘fazer’ – à margem da ‘observação objectivada’ que tem balizado os paradigmas da investigação noutras áreas. Para tal, adopta um formato de oficina teórico-prática (workshop), na qual se procurará mobilizar o pensamento crítico com vista à produção de conhecimento a partir de uma investigação baseada na prática. A oficina Prática como Investigação vai ao encontro das necessidades de quem vier a fazer a sua investigação de doutoramento a partir da criação artística.
Programa da Unidade Curricular:
Workshop II
Código: TEA8.920450
ECTS: 6
Objectivos: Através da promoção da discussão em torno de processos de criação-pesquisa (materiais, contextos, modos de produção e transferência do saber), por um lado, e o desenvolvimento de metodologias abertas à exploração individual (experimentação, selecção, produção, composição, repetição, improvisação), por outro, esta oficina pretende ir ao encontro das necessidades de quem vier a fazer a sua investigação de doutoramento a partir da criação artística. Não dispensa uma forte componente de discussão teórica associada à dimensão filosófica das artes e da sua impressão cultural.