A Divisão de Serviços Académicos (DSAcad) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa tem a seu cargo, no âmbito académico, a gestão técnica e administrativa e o apoio aos órgãos de governo da Faculdade, bem como o tratamento e circulação de informação de interesse académico.

É composta pelos seguintes Núcleos:

  • Núcleo de Estudos Graduados;
  • Núcleo de Estudos Pós-Graduados;
  • Núcleo de Gestão Pedagógica;
  • Núcleo de Apoio ao Estudante;
  • Núcleo de Secretariado.

 

Núcleo de Estudos Graduados

O Núcleo de Estudos Graduados tem a seu cargo tarefas de caráter predominantemente administrativo no âmbito dos estudos graduados da FLUL, nomeadamente:

a. Preparar e realizar processos de matrículas e inscrições;

b. Organizar procedimentos relacionados com concursos e regimes especiais de acesso de estudantes, designadamente de “mudança de par instituição/curso”, “reingresso”, “maiores de 23”, “titulares de cursos médios e superiores” e “estudantes internacionais”;

c. Instruir e informar requerimentos de estudantes nas áreas académica e pedagógica;

d. Instruir procedimentos de equivalência e reconhecimento de habilitações estrangeiras de nível superior;

e. Gerir taxas e emolumentos da área académica;

f. Gerir processos relativos ao percurso académico dos estudantes;

g. Instruir procedimentos tendentes à emissão de certidões de registo de grau, de diplomas conferentes de grau ou título e de suplementos ao diploma;

h. Emitir certidões de âmbito académico, designadamente de matrícula, inscrição, frequência, exame e conclusão;

i. Manter atualizados os dados respeitantes aos programas e planos de estudo;

j. Prestar informação oficial de âmbito académico, aos órgãos de Governo da Faculdade e a entidades externas;

k. Colaborar no procedimento de Distribuição de Serviço Docente;

l. Gerir os processos associados à mobilidade de estudantes entre Escolas da Universidade;

m. Garantir a atualização permanente das bases de dados académicas;

n. Supervisionar a resolução de problemas relacionados com a sobrelotação de turmas durante o processo de inscrição dos alunos;

o. Assegurar em geral todas as demais tarefas respeitantes ao serviço prestado a estudantes de formação inicial.

Núcleo de Estudos Pós-Graduados

O Núcleo de Estudos Pós-Graduados tem a seu cargo tarefas de caráter predominantemente administrativo no âmbito dos estudos pós-graduados da FLUL, nomeadamente:

a. Preparar e realizar processos de matrículas e inscrições;

b. Organizar procedimentos de candidatura aos cursos de estudos pós -graduados;

c. Gerir todos os processos e procedimentos relacionados com provas académicas para atribuição dos graus de mestre e doutor;

d. Instruir procedimentos de equivalência e reconhecimento de habilitações estrangeiras de nível superior;

e. Gerir taxas e emolumentos da área académica;

f. Gerir processos relativos ao percurso académico dos estudantes;

g. Instruir procedimentos tendentes à emissão de certidões de registo de grau, de diplomas conferentes de grau ou título e de suplementos ao diploma;

h. Emitir certidões de âmbito académico, designadamente de matrícula, inscrição, frequência, exame e conclusão;

i. Manter atualizados os dados respeitantes aos programas e planos de estudo;

j. Prestar informação oficial de âmbito académico, aos órgãos de Governo da Faculdade e a entidades externas;

k. Colaborar no procedimento de Distribuição de Serviço Docente;

l. Gerir os processos associados à mobilidade de estudantes entre Escolas da Universidade;

m. Garantir a atualização permanente das plataformas informáticas em uso no âmbito académico;

n. Assegurar, em geral, todas as demais tarefas respeitantes ao serviço prestado a estudantes de pós -graduação.

Núcleo de Gestão Pedagógica

Ao Núcleo de Gestão Pedagógica compete, nomeadamente:

a. Elaborar os horários letivos de 1.º Ciclo;

b. Gerir a atribuição de salas para tempos letivos;

c. Assegurar o secretariado e expediente próprios do Conselho Pedagógico;

d. Auxiliar os docentes no acesso ao lançamento de sumários, notas e outras funcionalidades das plataformas informáticas em uso no âmbito académico;

e. Manter atualizada a informação de índole pedagógica na página web;

f. Gerir a atribuição de bolsas ou prémios a estudantes do ensino superior.

Núcleo de Apoio ao Estudante

Ao Núcleo de Apoio ao Estudante compete, nomeadamente:

a. Propor e dinamizar iniciativas de acolhimento e integração académica para novos estudantes da Faculdade;

b. Proporcionar apoio psicológico e psicopedagógico de forma a promover o sucesso académico e o bem -estar dos estudantes;

c. Propor e dinamizar iniciativas no âmbito da Responsabilidade Social, designadamente ações ou programas de cariz social e de voluntariado;

d. Apoiar os estudantes com necessidades educativas especiais e respetivos docentes através do desenvolvimento de medidas ou de propostas para a adaptação ou aquisição dos meios necessários à boa concretização do processo de ensino e aprendizagem destes estudantes;

e. Organizar eventos e ações de formação, designadamente na área da inclusão e do desenvolvimento de competências académicas e psicossociais.

Núcleo de Secretariado

O Núcleo de Secretariado compreende os secretariados das Áreas e funciona na dependência hierárquica do Coordenador da DSAcad, e compete-lhe, nomeadamente:

a. Assegurar o secretariado e expediente próprios das comissões executivas, científicas, pedagógicas e coordenadores de cursos;

b. Estabelecer o contacto com os restantes serviços da Faculdade;

c. Preparar expediente a ser levado à Comissão Coordenadora em tempo útil, de acordo com as datas estabelecidas pela Direção, como por exemplo:

- Propostas de júris de mestrado, doutoramento e Prova Intermédia e de Qualificação;

- Propostas de Cursos Livres;

- Propostas de Contratação de Pessoal Docente/Investigador;

- Acumulação de Funções Privadas;

- Pedido de Licenças Sabáticas;

- Relatórios de Atividades desenvolvidas durante a Licença Sabática;

- Nomeações de Diretores de Áreas, Cursos e Relatores.

d. Assegurar entrega de Protocolo dos vários processos em curso com os serviços da Faculdade;

e. Assegurar a distribuição da correspondência pelos Departamentos e Centros da Faculdade;

f. Gerir a ocupação das Salas Mattos Romão, Pedro Hispano, SAD (sala anexa Departamento Filosofia), DEA (sala Departamento Estudos Anglísticos), Instituto Fernão Lopes e Lambrino Buescu.

g. Tratar das Mobilidades de Curta Duração e Equiparações a Bolseiro, bem como das ajudas de custo inerentes às deslocações;

h. Efetuar o atendimento aos alunos nas áreas académica e pedagógica;

i. Elaborar o calendário de exames dos cursos de 1.º Ciclo;

j. Compilar e sistematizar a informação pertinente à preparação da Distribuição de Serviço Docente;

k. Compilar e assegurar a publicação na página da Faculdade dos programas de 1º, 2 e 3º ciclos;

l. Assegurar a elaboração dos horários de 2º e 3º ciclos junto dos Diretores de Curso e dos Serviços;

m. Assegurar o apoio nas comunicações internas e externas, nomeadamente convocatórias, atendimento presencial e telefónico, e por correio eletrónico;

n. Gerir o arquivo de pautas;

o. Gerir a desmaterialização do arquivo do NSA.

 

Contactos

Devido à pandemia COVID-19, não haverá atendimento presencial dos serviços. Questões urgentes e essenciais poderão tratar-se por email ou telefone (Horário 10h-12h e 14h-16h).

Divisão de Serviços Académicos

Coordenadora de Divisão

Anabela Machado

 sa.graduados@letras.ulisboa.pt

Núcleo de Estudos Graduados

217 920 000 (ext. 11123)

 sa.graduados@letras.ulisboa.pt

Núcleo de Estudos Pós-Graduados

217 920 000 (ext. 11122)

 sa.posgraduados@letras.ulisboa.pt

Horário de atendimento (presencial e telefónico):
  • segundas, terças, quartas e sextas-feiras das 9h às 13h
  • quintas-feiras das 14h às 18h
Núcleo de Gestão Pedagógica

217 920 013 (ext. 11121)

mlfonseca@letras.ulisboa.pt

 Horário de atendimento:

Presencial:

· 2ª., 3.ª, 4.ª e 6.ª feiras: das 9h às 13h

· 5.ª feira: das 14h às 18h

Telefónico:

· 2ª., 3.ª, 4.ª e 6.ª feiras: das 9h às 13h

· 5.ª feira: das 14h às 18h

 
Núcleo de Apoio ao Estudante

217 920 023

217 920 030

 nape@letras.ulisboa.pt

 Horário de atendimento:
2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
(o atendimento de 2ª e de 6ª está sujeito a marcação prévia, que deverá ser feita por e-mail com a antecedência mínima de um dia útil relativamente ao dia da eventual marcação e devidamente confirmada pelo respectivo serviço)

 
Núcleo de Secretariado

217 920 045 (ext. 11390)
217 920 049 (ext. 11360)
217 920 050 (ext. 11450)
217 920 052 (ext. 11310)
217 920 081 (ext. 11031)

nsa@letras.ulisboa.pt

 Horário de atendimento:

Presencial:

· 2ª., 4ª, e 5.ª feiras: das 9h às 13h e das 14h às 17h
· 3.ª e 6.ª feira: das 9h às 13h

Telefónico:

· 2ª., 4ª, e 5.ª feiras: das 9h às 13h e das 14h às 17h
· 3.ª e 6.ª feira: das 9h às 13h