Encontro de Voluntariado Universitário: Modelos e Práticas

evu2evucartazA prática do voluntariado tem tido cada vez maior recetividade junto dos mais diversos públicos. As instituições de Ensino Superior têm refletido essa tendência, ao desenvolver os seus próprios projetos de voluntariado – através de iniciativas promovidas por docentes e técnicos – ou ao acolher programas organizados pelas comunidades estudantis.

Neste encontro, promovido pelo Núcleo de Apoio ao Estudante da Faculdade de Letras da ULisboa e pelo Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da ULisboa, pretendemos conhecer, refletir e sistematizar as atuais práticas de voluntariado desenvolvidas em contexto académico.

Pode efetuar a asua inscrição e obter mais informações na página do evento.


Organização- Faculdade de Letras (Núcleo de Apoio ao Estudante) e Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante).

 

O ano de 2018 da FLUL em revista

 

Reveja alguns dos momentos mais marcantes de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre prémios, eventos, distinções, visitas, iniciativas académicas e atividades culturais, muito aconteceu. Faça connosco esta viagem.

 

   

 

 

 

   
  janeiro  
     

A FLUL de Norte a Sul

Entre janeiro e julho, a FLUL esteve presente em várias iniciativas e feiras de educação para apresentação da oferta formativa. Chegámos a milhares de alunos do ensino secundário.

   
   
     
   

Arquivo do Teatro da Cornucópia doado à Biblioteca da FLUL

A FLUL passou a ser a nova casa do Arquivo da companhia teatral, extinta em 2016. São mais de 40 anos de história, agora preservados na Biblioteca da Faculdade.

Prémio FLUL Alumni/ Manuel Coutinho Meireles entregue a aluna da FLUL

Marta Batista, aluna do 3.º ano da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, foi a vencedora da primeira edição do Prémio, que consiste na oferta de uma bolsa de estudo no valor de um ano de propina de licenciatura pelo empresário Manuel Coutinho Meireles.

   
   

Centenário do nascimento do Padre e Professor Manuel Antunes

Considerado um dos mais notáveis pensadores e pedagogos portugueses, a comemoração do Centenário do nascimento Padre e Professor Manuel Antunes, sj arrancou na FLUL, com uma exposição que percorreu vários locais do país. Em novembro, o Professor foi condecorado, a título póstumo, pelo Presidente da República com a Grã-Cruz do Infante D. Henrique.

   
     

2.ª edição do Destrava – Festival das Línguas, na FLUL

As línguas e culturas do mundo estiveram em diálogo em mais uma edição do Destrava – Festival das Línguas.

   
   

Instituto Confúcio da ULisboa celebrou 10.º aniversário

Para celebrar a primeira década do Instituto Confúcio da ULisboa (ICUL), a instituição contou com a presença do Embaixador da República Popular da China em Portugal, do Reitor da ULisboa e do Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, instituição parceira do ICUL.

Semana da Empregabilidade na FLUL

No âmbito do "Desconstrói o teu Percurso - 3ª Semana da Empregabilidade", a FLUL recebeu vários antigos alunos que regressaram à Faculdade para falarem sobre as suas experiências profissionais, estágios e mercado de trabalho.

   
   

Primeiro leitorado de língua arménia da Península Ibérica foi criado na FLUL

Caso único na Península Ibérica, a FLUL estabeleceu um protocolo que conduziu à criação do primeiro leitorado de língua, história e cultura da Arménia.

FLUL promoveu oferta formativa e o ensino da língua portuguesa em Marrocos

Ampliar as relações de cooperação já existentes com Marrocos, em particular no âmbito da Licenciatura em Estudos Portugueses, a funcionar na Universidade de Rabat desde 2009 e que a FLUL co-coordena, foi o principal objetivo da primeira participação da Faculdade no "Forum International de l'Étudiant", realizado em Casablanca.

   
   
     
   

Dia Aberto trouxe 450 estudantes do secundário à FLUL

Num dia preenchido com mais de 170 atividades, aulas abertas e 25 visitas guiadas, alunos de todo o país vieram conhecer a Faculdade pela primeira vez.

Centro de Iranologia inaugurado na FLUL

Os estudos iranianos passaram a ter um novo centro de investigação na FLUL, uma unidade que pretende constituir-se como referência no âmbito da Iranologia na ULisboa e no país, disponibilizando informação de referência sobre o Irão, e permitindo a realização de várias atividades académicas, culturais e científicas.

   
   

Antigos Alunos recordaram a FLUL durante o Estado Novo

Na 2.ª edição do "Conversas com Alumni", os antigos alunos da FLUL regressaram à Faculdade para contar como foi estudar em Letras durante o período da Ditadura.

   
     

"Veni, vidi, vici"! Entrega de prémios das primeiras Olimpíadas da Cultura Clássica

A FLUL foi pequena para receber as mais de 200 pessoas que estiveram presentes na entrega de prémios da primeira edição das "Olimpíadas da Cultura Clássica", iniciativa desenvolvida em parceria pelo Centro de Estudos Clássicos da ULisboa, pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pelas autoras do projeto Olimpvs.net.

   
   
     
   

Investigação: unidades da FLUL participaram no encontro "Ciência 2018"

Um espaço de discussão de ideias e de apresentação de projetos e de partilha do conhecimento entre especialistas de várias áreas científicas, o encontro contou com a participação de vários investigadores de unidades da Faculdade de Letras.

Officina Romanorum MMXVIII: uma semana de Cultura Clássica para os mais pequenos

Descobrir a cultura clássica numas férias diferentes foi o que fizeram 30 jovens entre os 6 e os 14 anos na 10.ª edição da "Officina Romanorum", organizada pelo Centro e Departamento de Estudos Clássicos da FLUL.

   
   

Prémio Universidade de Lisboa 2018 atribuído ao Professor Doutor António Borges Coelho

O Professor Catedrático jubilado da FLUL, investigador emérito do Centro de História da ULisboa e referência fundamental no âmbito da História e da historiografia portuguesa foi distinguido pelo júri deste prémio da ULisboa.

5.ª edição do Verão na ULisboa

A FLUL associou-se pela quinta vez consecutiva a esta iniciativa da Universidade de Lisboa tendo recebido cerca de três dezenas de alunos, entre os 14 e os 16 anos, oriundos de vários pontos do país, num programa estruturado em torno da descoberta de vários universos das Letras.

   
   

Novo projeto com Espanha valoriza investigação na cidade romana de Ammaia

A criação de uma rota turística e cultural entre Portugal e Espanha, com visitas aos locais de trabalho arqueológico, estão entre os principais objetivos do novo projeto, inserido no âmbito da investigação da Cidade Romana de Ammaia, em Marvão, na qual a FLUL é instituição parceira.

Trinta anos do Curso de Ciências da Linguagem celebrados na FLUL

O curso de Ciências da Linguagem celebrou 30 anos de existência, numa sessão comemorativa na FLUL em que estiveram presentes vários alumni, alunos, antigos e atuais docentes do curso.

   
   

A FLUL foi a casa de escritores de palmo e meio durante uma semana

As "Férias Literárias – Academia de Pequenos e Jovens Escritores", iniciativa do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, trouxe à Faculdade vinte crianças que aprenderam mais sobre o mundo da literatura.

   
     

Investigadora do Centro de História ganhou bolsa de mais de um milhão de euros

Joana Freitas, investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa, ganhou uma bolsa Starting Grant 2018 no valor de mais de um milhão de euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) a investigadores de excelência em início de carreira.

   
   
     
   

Study in Portugal Network trouxe à FLUL estudantes dos E.U.A. para um semestre de estudos

Desenvolver conhecimentos de língua portuguesa e frequentar várias disciplinas lecionadas em inglês foram alguns dos objetivos de cerca de uma dezena de alunos norte-americanos que estudaram na FLUL durante o primeiro semestre deste ano letivo.

Acolhimento dos Novos Estudantes 2018/2019 e sessão de boas-vindas

A FLUL recebeu os seus novos alunos com um programa de dois dias que incluiu várias atividades socioculturais e de apresentação da Faculdade, entre as quais uma sessão de boas-vindas com direito a debate entre estudantes e o diretor da Faculdade de Letras.

   
   

Professor da FLUL ganha Prémio "Genio Protector da Colonia Augusta Emerita"

O Professor Doutor Carlos Fabião, Professor Associado do Departamento de História e Diretor do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), recebeu, em Espanha, este galardão internacional.

   
     

Manuel Alegre recebeu Doutoramento Honoris Causa sob proposta da FLUL

A "justa homenagem" da Universidade de Lisboa veio reconhecer o mérito, os valores e os contributos fundamentais de Manuel Alegre para a cultura e sociedade nacionais.

   
   

Investigadora do Centro de Filosofia premiada na Alemanha

Soraya Nour Sckell, Investigadora-Coordenadora (FCT) do Centro de Filosofia da ULisboa venceu o prémio Wolfgang-Kaupen para melhor artigo científico na área do Sociologia do Direito, atribuído pela Sociedade Alemã de Sociologia.

FLUL: há 60 anos na Cidade Universitária

Seis décadas de História (e histórias) passaram desde a inauguração do edifício concebido por Porfírio Pardal Monteiro para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 14 de outubro de 1958.

   
   

Universidade de Lisboa atribuiu grau de Doutor Honoris Causa a Jean Guilaine

Sob proposta da Faculdade de Letras, o Professor, investigador, arqueólogo e autor de alguns dos mais decisivos estudos sobre o Neolítico em Portugal foi distinguido, em outubro, com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.

Estudo de investigadora da UNIARQ em destaque na "The Economist"

A partir de um desafio lançado a Cleia Detry pelo jornalista de ciência Matt Kaplan, o artigo publicado pela revista "The Economist", em outubro, destacou um estudo sobre o sacarrabos ibérico coordenado pela zooarqueóloga do Centro de Arqueologia da ULisboa (UNIARQ).

   
   

FLUL entregou Cartas aos Alumni diplomados em 2017/2018

O Anfiteatro I da FLUL pareceu escasso para acolher os diplomados, as suas famílias e toda a comunidade académica presentes nesta segunda Cerimónia de Graduação que incluiu a entrega de Cartas de Excelência, de Licenciatura e de Mestrado aos alunos que concluíram os seus cursos em 2017/ 2018.

   
     

Alunos da Universidade Nacional de Yokohama visitaram a FLUL

O programa Euro-Japan Dialogue trouxe à FLUL um conjunto de estudantes, docentes e outros representantes da Faculdade de Economia da Universidade Nacional de Yokohama, Japão, numa visita que incluiu um debate sob o tema "Economics of Tourism".

   
   

Melhores estudantes do Projeto "Era uma vez… Brasil" na FLUL

Mais de meia centena de alunos, entre os 14 e os 15 anos, do 8.º ano da rede de ensino público do Brasil transformaram o Anfiteatro I da FLUL num colorido azul, de visita à Faculdade no contexto do projeto "Era uma vez Brasil".

Obras da "Coleção Manuel de Brito" expostas na FLUL

Seis peças de arte da sequência Labyrinths (a partir da obra de Jorge Luís Borges), da Colecção Manuel de Brito/ Galeria 111, estão agora expostas na Sala D. Pedro V, depois de a FLUL e a Galeria 111 terem assinado um protocolo que visa o empréstimo de vinte e duas obras de arte do espólio à Faculdade.

   
   

Arte e homenagem marcam 2.º Encontro de Antigos Alunos da FLUL

"É um sentimento estranho e nostálgico ao mesmo tempo. Cada canto tem uma história, cada espaço leva-me a recuperar memórias" confessou uma antiga aluna que participou neste que foi o 2.º Encontro Alumni da FLUL e e que assinalou o regresso emocionado de muitos antigos alunos à sua "alma mater".

   
     

Cerimónia de assinatura dos contratos de doação à Biblioteca da FLUL

Os espólios "Maria Inês Morão", "Stephen Reckert", "Vasco Granja", "David Mourão-Ferreira", "Isabel Caetano Leiria", "Maria Helena Mira Mateus", "Álvaro Duarte de Almeida", "Universidade Católica Portuguesa – Mário Caires" vieram, em 2018, enriquecer o acervo público da Biblioteca da FLUL.

   
   

"Olímpicos" da Língua Portuguesa receberam prémios na FLUL

A FLUL, instituição parceira das Olimpíadas da Língua Portuguesa, foi o palco escolhido para a entrega dos prémios aos vencedores da VI edição da iniciativa.

Universidade de Lisboa atribuiu título de Doutor Honoris Causa a Roger Chartier

A descoberta de novos caminhos de investigação no domínio das Humanidades levou a Universidade de Lisboa, sob proposta da FLUL, a distinguir o historiador francês Roger Chartier com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.

   
   

Fundação Vasco Vieira de Almeida e FLUL lançaram prémio científico de €20.000

O Prémio Francisco Vieira de Almeida irá distinguir, bienalmente, o melhor trabalho na área das Humanidades submetido por licenciados, mestres, doutorados ou investigadores pós-doutorados da Faculdade de Letras.

FLUL tem nova Cátedra

A Cátedra Cascais Interartes, uma iniciativa da Fundação Dom Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, tem como objetivo a realização de atividades culturais e de investigação científica no âmbito do estudo dos "vultos das artes e das letras cuja vida esteve ligada ao Concelho de Cascais".

   

 

Organização e texto: Marisa Costa e Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Infografia: Ricardo Ascenção (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotografia: todos os direitos reservados.

Mestrado CLE- Culturas Literárias Europeias: candidaturas abertas

banner 2A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa associou-se recentemente a um programa Erasmus + Erasmus Mundus Joint Master degree, um mestrado coordenado pela Università di Bologna e desenvolvido em parceria com a Universite de Haute-Alsace, Université de Strasbourg, Aristoteleion Panepistimion Thessaloniki, Université Cheikh Anta Diop de Dakar, University of Mumbai, Russian State University for the Humanities e a Universidade de Lisboa.

O Mestrado CLE - Cultures Littéraires Européennes (Culturas Literárias Europeias) oferece aos alunos a possibilidade de aprender a gerir múltiplos aspectos do cenário europeu, oferecendo uma formação multicultural construída em torno de três eixos metodológicos principais:

- Formação de alto nível cultural em três domínios do pensamento europeu, desde a Literatura à Historia e às Ciências da Linguagem, em pelo menos três línguas europeias, complementando a aprendizagem em sala de aula com a prática local, no mínimo em dois países do consórcio;

- Formação dinâmica graças ao seu programa de intercâmbio internacional. O Mestrado CLE tem como objetivo formar especialistas, críticos no campo das humanidades, com uma consciência dos problemas específicos de cada país e a capacidade de tomar decisões, com base no seu rico background cultural;

- Formação baseada em competências, que visa preparar os alunos para responder às necessidades do mercado de trabalho. O Mestrado CLE oferece diversas atividades complementares (seminários ministrados por professores e profissionais internacionais, cursos de línguas, etc.) com o objetivo de desenvolver as competências dos alunos e promover a sua empregabilidade. O CLE também inclui um workshop, de uma semana, com o objetivo de colocar em prática as competências e a criatividade dos alunos, bem como o seu conhecimento do mercado de trabalho.

cle emjmdapplications2019 21O Mestrado CLE é uma formação universitária de dois anos, em período integral. No final do programa, depois de defender a sua dissertação de mestrado perante um júri internacional, os alunos do CLE recebem dois ou três diplomas emitidos por todas as universidades do consórcio onde passaram, pelo menos, um semestre.

Tratando-se de um programa Erasmus Mundus, inclui bolsas Erasmus+ que serão concedidas aos melhores alunos selecionados de todo o mundo (máximo 22.000 euros por ano).

Podem concorrer ao Mestrado CLE candidatos dos países da União Europeia e de países terceiros desde que sejam titulares de um diploma de licenciatura (180 créditos) na área das Humanidades, com comprovada frequência de disciplinas na área das Ciências da Linguagem (Técnicas de Expressões, Linguística e Filologia), História ou História da Arte e tenham o nível de língua exigido: Inglês (nível mínimo B1) para todas as opções de mobilidade e o nível mínimo B2 da universidade do consórcio CLE onde os candidatos pretendem passar o primeiro ano, conforme informação disponível aqui.

Decorre até ao dia 20 de janeiro o período de candidaturas para o curso 2019/ 2021, existindo entre 13 a 20 bolsas de estudo disponíveis.

Para mais informações sobre o curso: folheto em inglês | folheto em francês

Sobre o CLE, consulte o website

Candidaturas, aqui



Texto: FLUL- Divisão de Relações Externas

Abertura de concursos - Bolsa Fulbright para Investigação e Bolsa Fulbright para Investigação, com o apoio da FCT

A Comissão Fulbright Portugal anunciou a abertura de concursos para as bolsas Fulbright para Investigação e bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

As bolsas abrangem todas as áreas de estudo e as candidaturas decorrem até ao dia 31 de janeiro de 2019. As candidaturas são realizadas online.

Para mais informações e consulta dos Regulamentos das Bolsas e das Instruções de Candidatura, consulte o website:

http://www.fulbright.pt/bolsas/bolsa-fulbright-para-investigacao/

http://www.fulbright.pt/bolsas/bolsas-fulbright-para-investigacao-com-o-apoio-da-fct-fundacao-para-a-ciencia-e-a-tecnologia/

 

Pedidos adicionais de informação sobre estas bolsas devem ser enviados por email para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

FCG celebra 150 anos de Calouste Gulbenkian com concurso para jovens até aos 25 anos

"Compõe uma música, cria uma obra de arte, escreve um texto ou faz um filme e mostra 'Quem é Calouste?´" é o desafio lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) no concurso integrado nas comemorações do 150.º aniversário do filantropo Calouste Sarkis Gulbenkian, que se assinala este ano.

Inscrições abertas para os cursos de línguas do CLi- FLUL 2.º semestre

cli cursosAprender uma língua nova, reavivar a memória ou dar uso a uma língua que já se conhece são boas motivações para se juntar aos cursos de línguas estrangeiros do CLi – o Centro de Línguas da Faculdade de Letras. As inscrições para os cursos de línguas de 2º semestre já estão abertas e vão continuar até 8 de fevereiro.