Voluntariado

O Programa de Voluntariado de Letras teve início no ano de 2001 como resposta às necessidades de apoio aos estudantes com deficiência. Pretendia-se assim, por um lado, proporcionar uma melhor integração e igualdade de oportunidades dos estudantes com deficiência e, por outro, promover a formação e educação do indivíduo em valores como a solidariedade e a tolerância, contribuindo para a formação cívica e profissional dos participantes.

Projectos

Voluntariado na Faculdade de Letras

Longa Duração
  • Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante
    • Projecto IntegrarMais informações aqui.
      Candidaturas abertas até 31 de Outubro 2021 (23h59).
    • Projecto Unidade de Produção de Materiais em Suporte EspecialMais informações aqui.
      Candidaturas abertas até 31 de Outubro 2021 (23h59).
  • UNIARQ
    • Projecto PALEORESCUE. Mais informações aqui.
      Candidaturas abertas até 31 de Outubro 2021 (23h59).
    • Projecto Pré-história das Sociedades Camponesas do Centro e Sul de PortugalMais informações aqui.
      Candidaturas abertas até 31 de Outubro 2021 (23h59).
Curta Duração
  • Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante - Apoio ao Projecto Acolhimento dos Novos Estudantes 2021/2022Mais informações aqui.
    Candidaturas abertas até 19 de Setembro 2021 (23h58).
  • Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa - Apoio ao Workshop Concrete inter-subjectivity: Ontological, ethical, political and linguistic inquiries regarding interaction. Mais informações aqui.
    Candidaturas abertas até 23 de Setembro 2021 (15h30).
  • Divisão de Relações Externas e Internacionais, Núcleo de Alumni e Mecenato - Apoio à Cerimónia de Graduação. Mais informações aqui.
    Candidaturas abertas até 19 de Outubro 2021 (23h59).

Voluntariado no Exterior

  • CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo - Projecto Apoio a pessoas sem-abrigo e famílias carenciadas. Mais informações aqui.
    Candidaturas abertas até 31 de Outubro 2021 (23h59).
  • Fundação Infantil Ronald McDonald | Espaço Familiar Ronald McDonald - Projecto Apoio Diário. Mais informações aqui.
    Candidaturas abertas até 31 de Outubro 2021 (23h59).
  • Casa dos Animais de Lisboa - Projecto Sociabilização de animais para adopção. Mais informações aqui.
    Candidaturas abertas até 31 de Outubro 2021 (23h59).
 

Candidaturas

A candidatura é feita online, através do Portal Fénix »

Documentos para candidatura:

  • Fotografia;
  • Horário escolar.

Objectivos

O PV-FLUL tem como objectivos principais:

  • Promover a formação e desenvolvimento pessoal dos estudantes da FLUL;
  • Estimular a formação e educação dos estudantes da FLUL em valores como a solidariedade e a tolerância;
  • Dotar os estudantes da FLUL de competências práticas e teóricas que, podendo não estar directamente relacionadas com a sua formação académica, irão revelar-se úteis no seu percurso académico e profissional;
  • Proporcionar a participação e o envolvimento da comunidade académica em dinâmicas abrangentes de cooperação e desenvolvimento comunitário, através da criação de interligações entre a FLUL e as instituições da sociedade em geral.

Destinatários

O Programa de Voluntariado na Faculdade de Letras destina-se a estudantes de qualquer curso e ciclo da Universidade de Lisboa. Para participarem no programa, os alunos devem estar matriculados no presente ano lectivo e frequentar a Acção de Formação de Iniciação ao Voluntariado Universitário, dinamizado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante.

Para mais informações sobre o Programa de Voluntariado FLUL consulte o Guia do Programa.

Regulamento

Para consultar o Regulamento do Programa de Voluntariado de Voluntariado da FLUL clique aqui.

Incentivos

Os voluntários ao abrigo do PV-FLUL  têm direito aos seguintes incentivos, os quais devem ser usufruídos até ao final do ano lectivo em que é prestado o trabalho voluntário.

1 – Crédito em folhas de teste:

  • Por cada semestre de trabalho o voluntário receberá 10 folhas de teste que podem ser obtidas junto do Núcleo de Apoio ao Estudante.

 

2 – Regime especial de empréstimo de obras literárias da Biblioteca da FLUL:

  • Os voluntários que são alunos de licenciatura (com permissão de empréstimo domiciliário de 4 obras em simultâneo por 7 dias) ficam equiparados a Investigadores (com permissão de empréstimo domiciliário de 6 obras em simultâneo por 14 dias).
  • Os voluntários, alunos de mestrado e doutoramento, ou investigadores, podem ter para empréstimo domiciliário 8 obras em simultâneo por 14 dias.

(Estes incentivos aplicam-se exclusivamente a alunos ou investigadores com inscrição válida na Biblioteca e durante o período de colaboração como voluntários).

 

3 – Atribuição de Estatuto especial para realização de exames:

  • Para efeitos do n.º 3 do artigo 2.º do Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RAE), os voluntários podem usufruir de Regime Especial de Avaliação para realização de exames desde que tenham cumprido com regularidade as tarefas acordas na declaração de compromisso e realizado no mínimo 60h de trabalho voluntário por cada semestre, podendo-se inscrever no ano lectivo a seis exames.
  • Os voluntários só podem usufruir de estatuto especial para realização de exames de unidades curriculares do(s) semestre(s) durante o qual exerceram a sua actividade de voluntário.
  • Para o efeito, os voluntários devem informar o PV-FLUL da sua intenção de realizar exame(s) ao abrigo do estatuto do voluntário, ao que o PV-FLUL emite um parecer em como são reunidas as condições mínimas para benefício desse estatuto.

 

4 – Referência do trabalho voluntário no Suplemento ao Diploma.

Outras iniciativas e formações na área do voluntariado

2 social media fb e ig transforma portugal

Movimento Transforma Portugal

Apresenta a tua iniciativa de voluntariado no âmbito do combate à COVID-19 e habilita-te a financiá-la. Participa na sessão de esclarecimento já este mês!

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é copromotora do Movimento Transforma Portugal, uma iniciativa coordenada pela Fórum Estudante, que pretende apoiar ações de inovação social de estudantes do ensino superior através do seu financiamento.

São elegíveis projetos com resposta a áreas como a sensibilização e mobilização para redução de contágios, apoio a situações de confinamento, serviço na comunidade ou de promoção de saúde mental.

O financiamento tem o limite de 400€ (condicionada a sua aprovação à disponibilidade orçamental) e podem ser candidatos estudantes de qualquer ciclo de estudos que reúnam uma equipa de, pelo menos, três colegas de instituições de ensino superior (os quais poderão pertencer, ou não, à mesma instituição).

De momento, a iniciativa foca-se no combate à COVID-19. Se desenvolves um projeto desta natureza ou gostarias de o promover, não percas tempo e candidata-te até 30 de maio!

Realizou-se no dia 18 de fevereiro, via colibri-zoom, uma sessão de esclarecimento sobre esta iniciativa, com a presença dos gestores de projecto Diana Domingues e José Maria Archer. Acede à sessão aqui.

Sabe mais sobre a Plataforma Transforma Portugal aqui e em www.transformaportugal.pt

Consulta aqui o manual de candidatura.

  

Outras ofertas de voluntariado

Logo Bolsa do Voluntariado   Banco de Voluntariado CMLisboa
  Banco de Voluntariado CM Odivelas   

Acções de Formação

Sem informação de momento.