A oferta lectiva anual da Faculdade de Letras é muito vasta e diversificada. Os alunos têm a oportunidade de construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas.
Para construir um percurso personalizado e preparar a inscrição, não se esqueça de considerar as seguintes etapas:
Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso, pode contar com o apoio dos Directores de Curso, dos Professores e de técnicos especializados (Serviços).
Mais de 1 400 Unidades Curriculares
Os alunos da Faculdade de Letras têm ao seu dispor uma escolha muito alargada de unidades curriculares para construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas (pode consultar os planos de estudos de Mestrado).
Descrições e Programas de Turma
Para facilitar a escolha de disciplinas/unidades curriculares, encontra nestas páginas uma descrição breve dos objectivos de cada unidade curricular de mestrado. Estas descrições são genéricas: para cada semestre pode também consultar no Fenix os programas concretos que serão oferecidos para cada seminário de pós-graduação ou para cada turma. Os programas de turmas são sempre publicados em acesso aberto e estão redigidos na língua que será usada nas aulas (português ou inglês).
A oferta de cada ano académico
Quase todas as unidades curriculares são oferecidas todos os anos, por vezes em mais de um semestre; no entanto algumas podem ser oferecidas em anos alternados. Na preparação da inscrição, para identificar a lista de unidades curriculares oferecidas no ano académico que pretende frequentar, não se esqueça de consultar os horários de mestrado.
Postgraduate units taught in English
A-B
A Família na Idade Média
Código: HIS5.717141
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se examinar a família como unidade básica das sociedades tradicionais, muitas vezes na origem de estruturas mais complexas como comunidades aldeãs, comunidades religiosas, cortes senhoriais e reais ou mesmo da própria instituição monárquica. Pretende-se ainda dar seguimento a projetos de investigação que se preocupem com a Onomástica enquanto processo de criação e de manutenção de identidade linhagística, ao mesmo tempo que atua como reflexo dos mecanismos sociais e de género. Preocupar-nos-á ainda a constituição de redes de poder com base em alianças matrimoniais, com as consequentes alterações do património territorial das famílias envolvidas.
A História de África na História Mundial
Código: HIS5.715192
ECTS: 12
Objectivos: A partir da historiografia que situa África na História Mundial (“World History”), esta UC propõe-se discutir perspetivas historiográficas, problemas teóricos e metodológicos e, ainda, os contributos de outros saberes, para além de se avaliar o papel da historiografia nos debates sobre o lugar de África. Assume particular importância a história das interconexões da História de África com a da comunidade humana global e, assim, das suas implicações nas múltiplas experiências, desde a escala local à escala intercontinental e transcontinental.
Análise do Discurso: Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas
Código: LIN5.920002
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário pretende mostrar de que forma o discurso (em particular, o discurso escrito) se pode constituir como objeto de trabalho académico; como formular uma questão de investigação, compilar um “corpus”, selecionar os marcadores textuais relevantes para a análise; como relacionar observações linguísticas com os géneros textuais, com estratégias persuasivas e temas de natureza social, institucional e ideológica. Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de ferramentas que lhes permita gradualmente tornarem-se capazes de desenvolver uma investigação autónoma em análise do discurso.
Análise do Espetáculo
Código: TEA5.920166
ECTS: 6
Objectivos: Consolidar e expandir capacidades cognitivas e emocionais ao dispor de cada um que são activadas na espectação de obra artística performativa. Fomentar a construção de pequenos paradigmas (bordões de trabalho), individual e colectivamente, que contribuam para o exercício participativo da espectação e produção de nexos entre actores/performers, suas personagens e respectivos abandonos das mesmas, e entre espectadores/experimentadores. Distinguir no domínio especulativo e de observação de artes performativas entre a condição de passividade, resistência, compromisso, deleite de cada um como espectador.
Antropologia e Etnologia das Religiões
Código: REL5.714981
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC, pretende-se compreender as relações entre religião, cultura, sociedade e indivíduo. Descrever as religiões nas modernidades múltiplas. Descrever os processos sociais de «destradicionalização». Identificar os fatores sociais de recomposição das identidades religiosas e de emergência de novas sociabilidades religiosas.
Aquisição da Linguagem: Tópicos em Fonologia
Código: LIN5.920558
ECTS: 12
Objectivos: Os objetivos da presente UC, centrada exclusivamente na aquisição de língua materna, são os seguintes: (1) adquirir conhecimento sobre tópicos centrais em aquisição de L1; (2) estudar a aquisição de propriedades fonológicas numa perspetiva translinguística (segmentos, estruturas prosódicas e processos fonológicos); (3) discutir diferentes metodologias de investigação no domínio da aquisição fonológica de L1; (iv) refletir sobre o modo como dados da aquisição de L1 podem ser usados para testar modelos teóricos e discutir hipóteses sobre a gramática do adulto; (v) explorar a interface fonologia-morfologia no processo de aquisição. Serão descritos percursos típicos e atípicos de desenvolvimento fonológico (contributos para a Linguística Clínica). Por fim, serão exploradas correlações entre aquisição do conhecimento implícito, consciência fonológica e desempenhos ortográficos infantis (contributos para a Linguística Educacional).
Aquisição da Linguagem: Tópicos em Sintaxe
Código: LIN5.920003
ECTS: 12
Objectivos: O trabalho desenvolvido nesta UC conduzirá o aluno a: 1) compreender o que distingue a hipótese generativista sobre a natureza do processo de aquisição de uma língua de outras hipóteses; 2) adquirir conhecimento acerca de tópicos e questões centrais no campo da aquisição da sintaxe (L1), na perspetiva generativista (considerando-se populações monolingues e bilingues, bem como população com desenvolvimento típico e grupos com desenvolvimento atípico); 3) reconhecer e compreender diferentes tipos de metodologia usada neste campo de investigação; 4) reconhecer o valor dos dados de aquisição como fonte de evidência empírica que permite a discussão de hipóteses específicas em sintaxe teórica.
Armas e Sociedades: Mundo Clássico
Código: MIL5.920526
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda um conjunto diversificado de questões que se colocam ao estudo da história militar da Grécia e de Roma; reconheça a sua complexidade e diversidade; desenvolva uma capacidade crítica e produza uma reflexão original sobre o tema, evitando aproximações simplistas à realidade do mundo moderno.
Armas e Sociedades: Mundo Pré-Clássico
Código: MIL5.920542
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda e contextualize a evolução dos processos militares praticados no Próximo Oriente Antigo a partir de modelos de análise específicos para cada tema a desenvolver, tendo em conta as especificidades das fontes disponíveis.
Arqueologia da Morte
Código: ARQ5.920170
ECTS: 6
Objectivos: Apresentar, desde as origens do pensamento simbólico formalizado, o quadro de práticas funerárias conservadas no registo arqueológico, do Paleolítico Médio ao Mundo Medieval. Questionando-se o Lugar do Morto, nos diferentes sistemas sociais em análise e as redes complexas de interacção com o mundo dos vivos. Destino dos corpos, arquitecturas funerárias e espólios, projecção social e religião são alguns dos tópicos em discussão.
Arqueologia das Cidades
Código: ARQ5.920171
ECTS: 6
Objectivos: Fornecer informação que leve à compreensão da necessidade de articular o passado e presente, permitindo a configuração de novos cenários urbanos, onde a história, pode constituir-se como elemento integrador das populações, regeneradora de espaços e dinamizadora da actividade económica.
Arqueologia do Território
Código: ARQ5.920172
ECTS: 6
Objectivos: Pretende-se que os alunos, ao longo do semestre, compreendam as diferentes dimensões das relações entre espaço e arqueologia, nomeadamente na definição dos conceitos envolvidos, na interpretação do registo arqueológco nas suas diferentes vertentes, na percepção da dinâmica das antigas paisagens e na associação do património arqueológico às estratégias de ordenamento do território.
Arqueologia dos Campos de Batalha
Código: MIL5.920546
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno domine as principais técnicas de prospeção arqueológica do terreno, os métodos de abordagem ao estudo dos antigos campos de batalha históricos, sabendo como utilizar criticamente a informação de fontes diversificadas, conheça os modos como se podem utilizar didaticamente os antigos campos de batalha num contexto de Arqueologia Pública
Arqueologia e o Mundo Contemporâneo
Código: ARQ5.920173
ECTS: 6
Objectivos: Demonstrar o papel político da prática e do conhecimento arqueológico, no mundo contemporâneo em múltiplas questões sociais, que lidam com a memória e as suas materialidades. A responsabilidade social e a missão do arqueológo/amé também discutida e os alunos são convidados a reflectir sobre as fórmulas de divulgação do Conhecimento, tendo em vista a construção de uma sociedade mais igualitária.
Arqueologia Naval
Código: MAR5.920174
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se dar aos alunos uma perspectiva de evolução da História do navio, com ênfase no período da navegação à vela (séculos XV-XIX), estudando as suas características e adaptação aos desafios da navegação oceânica. Aos discentes será pedido que reconheçam as diferentes características e funcionalidades dos navios de guerra e comércio.
Arquivo e Memória do Espetáculo
Código: TEA5.920175
ECTS: 12
Objectivos: Tendo como ponto de partida a performatividade do próprio gesto arquivístico, procura-se neste seminário discutir alguns textos-chave nos debates recentes sobre as relações entre arquivo e memória, tomando como campo a investigar a segunda metade do século XX em Portugal e relacionando-os com os Estudos de Teatro e de Performance. Assim, procura-se não apenas contribuir para a discussão historiográfica no que ao espectáculo em Portugal diz respeito, como problematizar alguma produção artística recente que ao longo dos últimos anos se tem debruçado sobre estas questões – redefinindo com isso a própria forma de as colocar.
Arte e Filosofia na Idade Média
Código: FIL5.311998
ECTS: 7,5
Objectivos: Esta UC visa promover o exercício de investigação por parte dos alunos nas áreas da filosofia e da história de arte medievais, explorando a relação entre conceitos e temas chave da filosofia medieval e a arte europeia produzida no decurso da Idade Média.
Arte Portuguesa no Mundo: Intercâmbios e Hibridismos
Código: HAR5.717183
ECTS: 12
Objectivos: Caracterização geral, em termos morfológicos, estilísticos e contextuais, da arquitectura, do urbanismo e das artes de equipamento (pintura, escultura, talha e outras artes de decoração) nos territórios do antigo Império português (Índia, África, Brasil). Estudo de casos artísticos representativos em vários períodos da expansão portuguesa, dando especial atenção às suas características de expressividade e originalidade e ao carácter de miscigenação e hibridismo de formas, culturas e religiões distintas.
As Guerras da Revolução e do Império
Código: MIL5.920698
ECTS: 10
Objectivos: Apresentar e analisar criticamente os aspetos político-militares do conflito que atingiu a Europa e outras partes do mundo a partir da Revolução Francesa até ao Congresso de Viena. Orientar os mestrandos no sentido de produzirem trabalhos de reflexão e de síntese sobre as temáticas em apreço.
Assiriologia
Código: HIS5.920176
ECTS: 12
Objectivos: Assiriologia estuda a história e a cultura da antiga Mesopotâmia, desde o aparecimento das primeiras cidades, em meados do IV milénio a.C., até à queda do seu último império, em c. 539 a.C. Através da leitura e análise de fontes históricas escritas e iconográficas, pretende-se que os discentes reconheçam a diversidade cultural desta civilização, os processos sincréticos, políticos e religiosos, que se operam dentro da mesma e a importância do seu legado na sociedade dita ocidental.
Batalhas na História: Casos de Estudo e Modelos de Análise
Código: MIL5.920693
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda e contextualize a evolução dos modelos táticos e das estratégias bélicas praticadas no Ocidente ao longo de mais de três mil anos (1285 a. C. - 1945). Identificar-se-ão, igualmente, os modelos de análise mais adequados para cada período e para cada ‘caso de estudo’, tendo em conta as especificidades das fontes disponíveis.
Bibliometria
Código: CDI5.555911
ECTS: 6
Objectivos: Entender os conceitos básicos e a fundamentação teórica da bibliometria; Compreender a importância dos métodos bibliométricos para a avaliação da atividade de investigação; Conhecer e saber usar as principais bases de dados bibliométricas; Analisar a cobertura e funcionalidades das principais bases de dados; Conhecer e distinguir os vários indicadores bibliométricos; Aprofundar o uso de ferramentas de análise bibliométrica; Analisar as métricas alternativas: altmetrics.
C-D
Cartografia e Arte de Navegar
Código: HIS5.920527
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo deste seminário é introduzir os alunos ao estudo das vertentes técnicas da navegação no tempo dos navios de vela: nomeadamente técnicas de navegação, manobra, cartografia náutica e arqueologia naval. Compreender diferentes pontos de vista da abordagem destas matérias (e.g. História da Ciências, História da Cultura), dominar os problemas teóricos e metodológicos das mesmas e ser capazes de iniciar uma investigação sobre tópicos historiograficamente inovadores e relevantes
Codicologia e História do Livro
Código: CDI5.920179
ECTS: 6
Objectivos: A UC pretende dotar o aluno de instrumentos para a compreensão do fenómeno do livro desde a antiguidade até aos nossos dias. Abordará aspetos como as condições materiais e as circunstâncias culturais subjacentes aos processos de produção, conservação e divulgação do livro ao longo de diversos momentos histórico-culturais, o scriptorium medieval como instituição matriz do livro ocidental, os primórdios do livro impresso. Será dado relevo a aspetos concernentes ao território português.
Conservação Preventiva
Código: HAR5.717130
ECTS: 12
Objectivos: Compreensão das várias problemáticas relacionadas com a Conservação Preventiva. Promover a pesquisa, reflexão e debate acerca da previsão, análise e gestão dos principais fatores de risco para o património artístico, em situações de exposição, reserva, embalagem e trânsito, com vista à sua preservação. Ser capaz de elaborar um Plano de Conservação Preventiva para uma coleção.
Construção do Estado Moderno
Código: HIS5.920524
ECTS: 12
Objectivos: O programa pretende que os estudantes adquiriam conhecimentos em perspectivas diferenciadas e desenvolvam competências metodológicas e críticas, evidenciando: 1. Dominar o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas do campo UCr em estudo; 2. Tomar conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da teoria política e construção do Estado Moderno. 3. Aprofundar a reflexão crítica sobre alguns dos temas actualmente mais relevantes deste campo UCr. 4. Aumentar a capacidade de debater e comunicar oralmente com especialistas e não especialistas;5. Desenvolver técnicas avançadas de pesquisa e análise crítica de bibliografia especializada.
Crenças e práticas em torno da vida e da morte
Código: HIS5.713392
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos saibam diferenciar, enunciando-as e caracterizando-as, as crenças e práticas divulgadas e impostas pela Igreja e pelas Universidades medievais e as efetivamente interiorizadas e levadas a cabo pelas mulheres e homens da época, no tocante ao nascimento e à morte. E que sejam capazes de, confrontando esses conhecimentos com os dados obtidos na documentação medieval portuguesa, criar um conhecimento novo sobre essa matéria e transmiti-lo a um público académico.
Crítica Textual: Tópicos de Crítica Textual
Código: LIN5.920013
ECTS: 12
Objectivos: O objetivo principal deste seminário é refletir sobre o desenvolvimento histórico da língua, focando temas e problemas relativos às fontes documentais do português, com referência a outras UCs (história, cultura e literatura) e, particularmente, aos princípios metodológicos da crítica textual. O curso pretende preparar os estudantes para identificar e classificar mudanças linguísticas em documentos escritos e interpretar dados no quadro da linguística histórica.
Culturas de Fronteira
Código: HIS5.713502
ECTS: 12
Objectivos: Discute-se o conceito de fronteira e a sua aplicação do ponto de vista historiográfico em particular no caso da península Ibérica Medieval, com uma atenção permanente também à Sicília e ao Mediterrâneo Oriental. Entende-se assim contribuir para a história das sociedades envolvidas no processo de formação do al-Andalus e depois na “Reconquista”. Discute-se, finalmente, como a fronteira chega a ser uma realidade suficientemente estruturante para chegar a enformar as realidades sociais e culturais nela envolvidas conferindo-lhes um cunho individualizado.
Culturas de Fronteira
Código: MED5.920185
ECTS: 10
Objectivos: Discute-se o conceito de fronteira e a sua aplicação do ponto de vista historiográfico em particular no caso da península Ibérica Medieval, com uma atenção permanente também à Sicília e ao Mediterrâneo Oriental. Entende-se assim contribuir para a história das sociedades envolvidas no processo de formação do al-Andalus e depois na “Reconquista”. Discute-se, finalmente, como a fronteira chega a ser uma realidade suficientemente estruturante para chegar a enformar as realidades sociais e culturais nela envolvidas conferindo-lhes um cunho individualizado.
Dialetologia: Áreas de Variação no Português
Código: LIN5.920017
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário visa dotar os estudantes de ferramentas teórico-conceptuais e metodológicas que lhes permitam desenvolver investigação no domínio da variação linguística, com foco empírico nas variedades regionais do português. São investigados tópicos de variação sintática e/ou lexical num enquadramento teórico-metodológico integrador de estudos gramaticais e estudos geolinguísticos.
Didáctica do Português (Língua Estrangeira/Língua Segunda)
Código: PLE5.550104
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC articula-se em torno de três eixos centrais, procurando aprofundar o conhecimento e desenvolver as competências dos formandos nas seguintes áreas:
(1) a didática como lugar de síntese pluriUCr e suas implicações no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira; (2) a interação entre Português Língua Materna (PLM), Português Língua Segunda (PL2) e Português Língua Estrangeira (PLE); 3) as virtualidades das narrativas breves em língua portuguesa nas aulas de PLE.
Direito da Informação
Código: CDI5.525301
ECTS: 6
Objectivos: Dotar os alunos dos quadros conceptuais necessários à compreensão do ordenamento jurídico, particularmente no que toca aos seguintes aspetos: Justiça como valor fundamental do Direito; Papel ordenador, agregador e moderador do Direito; Normas de Direito Internacional e Comunitário; Normas de Direito Nacional. Dotar os alunos de quadros conceptuais para a compreensão do fenómeno da Informação, particularmente no que respeita aos seguintes aspetos: Papel da Informação no mundo contemporâneo; Informação como exercício da Liberdade de Expressão do Pensamento, da Liberdade de Criação Cultural e da Liberdade de Comunicação Social; Informação e Informática; Restrições ao exercício da Liberdade de Informação; Problemática do Direito de Autor.
Dissertação [Ciência da Informação]
Código: CDI6.555922
ECTS: 42
Objectivos: Nesta unidade curricular, os estudantes escrevem uma dissertação de nível académico adequado ao 2º ciclo de estudos. Na avaliação da sua qualidade consideram-se os seguintes pontos: a) demonstração do conhecimento dos instrumentos teóricos e metodológicos necessários à investigação na área da Ciência da Informação; b) capacidade para realizar uma investigação individual significativa e apresentar uma dissertação original de acordo com os padrões de qualidade académica do mestrado.
Dissertação [Crítica Textual]
Código: TXT6.811874
ECTS: 42
Objectivos: A Dissertação de Mestrado deve apresentar um nível académico adequado ao 2.o ciclo de estudos. Na avaliação da sua qualidade há os seguintes pontos a considerar:
a) Pertinência e originalidade do tópico investigado;
b) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem, estrutura e estilo);
c) Capacidade de análise crítica do tópico escolhido;
d) Capacidade de análise crítica das fontes de informação utilizadas;
e) Integração correta da bibliografia na argumentação desenvolvida;
f) Capacidade de investigação autónoma demonstrada durante a investigação e a orientação.
Dissertação [Estudos Anglísticos]
Código: ANG6.920189
ECTS: 48
Objectivos: Esta UC tem como objectivo a redacção de uma dissertação de nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. A sua avaliação decorre da exposição do conhecimento dos instrumentos necessários à investigação na área de estudos, e da capacidade para realizar uma investigação individual relevante e conceber uma dissertação original de acordo com os padrões de qualidade académica do curso em causa.
Dissertação [Cultura e Comunicação/Estudos da Cultura]
Código: CLT6.122356
ECTS: 48
Objectivos: Na dissertação espera-se que os estudantes escrevam um texto com uma extensão de 60 a 80 páginas adequado ao nível de um 2.º ciclo de estudos. Neste texto devem demonstrar o domínio de um enquadramento teórico-metodológico na área dos estudos de cultura e comunicação bem como a capacidade de realização de uma investigação individual significativa e relevante com a subsequente apresentação de resultados.
Dissertação [Estudos Clássicos]
Código: CLA6.410536
ECTS: 42
Objectivos: Nesta UC, os estudantes escrevem uma tese de nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. Na avaliação da sua qualidade consideram-se os seguintes pontos: a) Demonstração do conhecimento dos instrumentos necessários à investigação na área dos Estudos Clássicos; b) capacidade para realizar uma investigação individual significativa e apresentar uma tese original de acordo com os padrões de qualidade académica do mestrado.
Dissertação [Estudos Comparatistas]
Código: COM6.913515
ECTS: 48
Objectivos: Durante a elaboração da dissertação, os alunos de mestrado em Estudos Comparatistas devem aprofundar as capacidades de pesquisa autónoma e escrita académica. A dissertação deve mostrar capacidade crítica, envolvendo os conhecimentos teóricos e as competências de investigação adequados a este nível de estudos.
Dissertação [História da Arte]
Código: HAR6.712784
ECTS: 48
Objectivos: Os objetivos gerais de uma Dissertação de Mestrado, independentemente da área de especialização e do tema escolhido, devem obedecer a um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. Os parâmetros de qualidade devem atender aos seguintes aspetos:
a) Pertinência e originalidade do tema investigado;
b) Capacidade de análise crítica do tema escolhido;
c) Capacidade de análise crítica das fontes de informação utilizadas;
d) Capacidade de investigação autónoma demonstrada durante a investigação e a orientação;
e) Integração correta da literatura secundária na argumentação desenvolvida;
f) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem e metalinguagem, estrutura e estilo);
g) Capacidade de expor o trabalho desenvolvido e de o defender em provas públicas.
Dissertação [Linguística]
Código: LIN6.920191
ECTS: 36
Objectivos: Uma Dissertação de Mestrado em Linguística deve conduzir a resultados novos, no plano científico, independentemente dos tópicos escolhidos e da(s) subárea(s) privilegiada(s). São de destacar, como objetivos pertinentes, entre possivelmente outros, as capacidades de: escolher um tópico de investigação relevante e original; analisar criticamente esse tópico e as fontes de informação utilizadas; integrar adequadamente a literatura disponível na argumentação desenvolvida; investigar de forma autónoma durante o processo de elaboração da dissertação. De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é feita num ato público de defesa da dissertação.
Dissertação [Tradução]
Código: TRA6.811942
ECTS: 42
Objectivos: No contexto desta UC os estudantes devem desenvolver e apresentar um dos três tipos de trabalho final para a obtenção do grau de Mestre em Tradução previstos no plano de estudos: a dissertação.
Do Português Medieval ao Português Brasileiro
Código: BRA5.913256
ECTS: 12
Objectivos: O curso assenta numa descrição inicial, atualizada e abrangente, da evolução do Latim ao Português antigo, ponto de partida para a discussão da gramática da língua portuguesa dos séculos XV-XVI e da evolução da língua portuguesa no Brasil desde 1500.
Dramaturgias e Práticas Cénicas Contemporâneas
Código: TEA5.920192
ECTS: 6
Objectivos: O trabalho deste seminário tem como objectivos: compreender a evolução do conceito de dramaturgia e das práticas dramatúrgicas ao longo da história do teatro; conhecer as múltiplas noções de “dramaturgia” nas práticas cénicas contemporâneas; ser capaz de problematizar conceitos e noções chave para o trabalho dramatúrgico à luz das práticas teatrais da contemporaneidade; comparar e justapor diferentes práticas cénicas na contemporaneidade no que diz respeito à relação entre texto e cena.
E-F
Economia e Sociedade da Época Moderna (Séc. XV-XVIII)
Código: HIS5.715100
ECTS: 12
Objectivos: Conhecimento das sociedades e dos fenómenos económicos do Mundo moderno - Debate de modelos construídos e novas abordagens: Populações, hierarquias sociais, marginalidades, migrações e diásporas, identidades múltiplas; produções, técnicas, rotas e redes intercontinentais, interinfluências, interdependências regionais; problemática da globalização; mercados internos e internacionais, sistemas tributários e monetários, aparelhos fiscais, investidores e agentes, esferas públicas e privadas
Edição de documentos não literários
Código: TXT5.920025
ECTS: 12
Objectivos: O curso é construído em torno de um objetivo basilar: preparar os alunos para que possam produzir edições críticas de documentos não literários provenientes de ambiente românico, com especial atenção ao caso português. Para tal, os alunos adquirirão as competências teóricas e (sobretudo) práticas essenciais sobre o que é e como pode ser caracterizada, lida e interpretada a documentação não literária que temos hoje ao nosso dispor
Egiptologia
Código: HIS5.712902
ECTS: 12
Objectivos: O Seminário de Egiptologia pretende proporcionar ao estudante a imersão em problemáticas de investigação mais relevantes no campo da egiptologia. Em função dos interesses de investigação de cada aluno, são discutidas as potencialidades dos diferentes tipos de investigação no domínio da egiptologia, assim como as opções metodológicas que lhes estão associadas. Através da colaboração com o Museu Nacional de Arqueologia, o seminário estimula a exploração dos objectos da cultura material como meio de produção de conhecimento.
Elaboração da Dissertação
Código: PLE6.550126
ECTS: 48
Objectivos: Esta UC visa o acompanhamento e orientação do estudante na estruturação e redação da dissertação de mestrado. Consiste em reuniões periódicas de trabalho entre o orientador ou orientadores e o estudante, para a discussão e reescrita das diferentes versões do trabalho.
Elaboração de Dissertação (Mestrado)
Código: TEO6.920198
ECTS: 42
Objectivos: A dissertação consiste num trabalho inédito e original com o máximo de 35.000 palavras. As dissertações devem ser apresentadas até ao fim do mês de Setembro que se segue ao quarto semestre a contar da admissão no Programa.
Ensino, Aprendizagem, Avaliação
Código: PLE5.920199
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC parte da discussão de conceitos-chave utilizados em ensino, aprendizagem e avaliação das línguas; estarão em foco as suas especificidades e implicações na planificação linguística e no ensino/aprendizagem de uma outra língua. Com base em textos referentes à diversidade linguística e cultural emanados do Conselho da Europa, será discutida e comentada a gestão dos diversos níveis de proficiência, suporte para a calibragem dos mesmos e respetiva avaliação. Pretende-se também analisar as metodologias de ensino de línguas e a sua adequação a diferentes públicos e contextos.
Ensino-Aprendizagem de Vocabulário
Código: PLE5.920028
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC fornece uma visão abrangente do léxico (natureza, itens, estrutura, processamento), com o objetivo de tornar os professores de língua aptos a escolher e aplicar as metodologias mais adequadas e as estratégias mais válidas, para o ensino e a avaliação de conhecimento vocabular.
Epistemologia e Filosofia da Ciência
Código: FIL5.920530
ECTS: 7,5
Objectivos: Neste curso oferece-se um tratamento de algumas questões básicas relativas ao conhecimento, em geral, e à ciência, em particular. Mais especificamente, questões como a análise do conhecimento, o conhecimento por testemunho (e a epistemologia social), bem como o quadro que informa as discussões contemporâneas sobre a natureza da ciência serão abordados sistematicamente.
Estágio [Ciências da Documentação e Informação]
Código: CDI6.555921
ECTS: 12
Objectivos: Visa o desenvolvimento de competências científicas e técnicas, tendo uma vertente mais profissionalizante. Decorre em contexto de trabalho, numa entidade externa de acolhimento, com a duração de 202h, sob a orientação de um técnico da entidade e de um professor do ciclo de estudos.
Estágio [Cultura e Comunicação]
Código: CLT6.920201
ECTS: 18
Objectivos: Durante o estágio o aluno desenvolve um conjunto de actividades pré-definidas numa entidade de acolhimento sob a supervisão do orientador.
Estágio 1 [Estudos de Teatro]
Código: TEA6.912652
ECTS: 6
Objectivos: A UC tem como objectivos permitir aos estudantes que escolhem frequentá-la integrar com sucesso uma unidade de produção artística (companhia, teatro, festival, estrutura cultural entre outras) de forma a contactarem com a diversidade das práticas de trabalho no campo das artes performativas e a experimentarem os conhecimentos teóricos e a capacidade de reflexão crítica adquiridos durante o ciclo de estudos.
Estágio 2 [Estudos de Teatro]
Código: TEA6.912663
ECTS: 6
Objectivos: A UC tem como objectivos permitir aos estudantes que escolhem frequentá-la integrar com sucesso uma unidade de produção artística (companhia, teatro, festival, estrutura cultural entre outras) de forma a contactarem com a diversidade das práticas de trabalho no campo das artes performativas e a experimentarem os conhecimentos teóricos e a capacidade de reflexão crítica adquiridos durante o ciclo de estudos.
Estágio com Relatório
Código: LIN6.920202
ECTS: 36
Objectivos: Um estágio de natureza profissional, com elaboração do respetivo relatório, visa essencialmente o aprofundamento de competências técnicas do aluno, conferindo-lhe novas aptidões. A conclusão do ciclo de estudos, com obtenção do correspondente Grau, mediante um Estágio com Relatório requer um protocolo entre a Faculdade e uma determinada instituição e depende naturalmente do domínio específico em que o estudante se pretende especializar e da existência de propostas de estágio credíveis e interessantes. De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é feita num ato público de defesa do Relatório de Estágio.
Estágio Profissional [História da Arte]
Código: HAR6.717166
ECTS: 12
Objectivos: O estágio realiza-se em entidades públicas ou privadas com as quais o CE, previamente estabeleceu protocolo para este efeito e é, na generalidade, e salvaguardadas as especificidades do CE, regido pelo Regulamento de Estágios da FLUL.
Objectivos: 1) iniciação prática às actividades profissionais especializadas das entidades de acolhimento e aquisição de experiência na resolução de problemas concretos que estas actividades impliquem. Assim, o trabalho desenvolvido pelos estagiários adequa-se à natureza específica da entidade de acolhimento, devendo ser parte integrante das tarefas normalmente desempenhadas por profissionais dessas entidades e terminar com a produção de resultados que efectivamente integrem a produção global das entidades; 2) desenvolver capacidade de relacionar a actividade prática com os conhecimentos teóricos adquiridos na componente curricular do mestrado; 3) proporcionar uma futura melhor integração do aluno no mercado de trabalho
Estágio Profissionalizante [Tradução]
Código: TRA6.811725
ECTS: 9
Objectivos: Podendo realizar-se em qualquer entidade pública ou privada que se proponha acolher o estagiário e cumprir o Regulamento de Estágios da FLUL, o estágio visa complementar a formação académica do estudante através do desenvolvimento de trabalho profissionalizante na entidade de acolhimento, no contexto do qual devem ser aplicados conhecimentos e competências adquiridas ao longo da parte curricular do Mestrado em Tradução. Esta UC permite também ensaiar práticas profissionais ajustadas ao mercado de trabalho, contribuindo para uma melhor integração profissional futura do estudante.
Estágio Profissionalizante [Tradução]
Código: TRA6.811740
ECTS: 9
Objectivos: Podendo realizar-se em qualquer entidade pública ou privada que se proponha acolher o estagiário e cumprir o Regulamento de Estágios da FLUL, o estágio visa complementar a formação académica do estudante através do desenvolvimento de trabalho profissionalizante na entidade de acolhimento, no contexto do qual devem ser aplicados conhecimentos e competências adquiridas ao longo da parte curricular do Mestrado em Tradução. Esta UC permite também ensaiar práticas profissionais ajustadas ao mercado de trabalho, contribuindo para uma melhor integração profissional futura do estudante.
Estética e Filosofia da Arte
Código: FIL5.920204
ECTS: 7,5
Objectivos: Análise filosófica da natureza da obra de arte. Serão investigadas as teorias estéticas propostas por Kant, Schelling, Hegel, Tolstói, Bell, Stolnitz, Weitz, Danto, Beardsley, Dickie, Goodman, Gadamer, Anderson e Levinson.
Estratégia e Poder Naval
Código: MAR5.920205
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se capacitar os alunos com os elementos conceptuais básicos da Estratégia e do Poder Naval, integrando-os no contexto histórico do pensamento estratégico naval e da preparação, da organização e do emprego das marinhas.
Estudos Brasileiros: Problemas Críticos
Código: BRA4.913223
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é realizar uma introdução interUCr aos Estudos Brasileiros através de um enfoque sobre alguns temas importantes de reflexão sobre o Brasil contemporâneo. O que é o Brasil para os brasileiros? O curso integra literatura, sociologia, antropologia e crítica literária, seguindo os percursos de um debate que, nos dias que passam, só aumenta a sua relevância.
Estudos Curatoriais
Código: HAR5.717188
ECTS: 12
Objectivos: Desenvolver o conhecimento das diferentes tendências curatoriais da contemporaneidade e respetivas problemáticas (OA1), através da análise estrutural de programas e ações curatoriais e das perspetivas reflexivas e artísticas que suscitam. Exercitar a capacidade analítica, especulativa e crítica (OA2), bem como o reconhecimento dos diferentes modelos interpretativos (OA3).
Estudos da Arte Clássica
Código: HAR5.717178
ECTS: 12
Objectivos: O estudante deverá dominar e conhecer as principais problemáticas em torno da História da Arte Clássica, distinguindo os vários níveis de análise possível, consoante as fontes utilizadas: arqueológicas e literárias, valorizando o conhecimento filológico (designadamente o grego e o latim) e sua importância para o domínio dos conceitos nesta especialidade. O estudante deverá conhecer e dominar bibliografia actualizada e a mais significativa para as várias problemáticas em estudo. O aluno deverá ainda conhecer a problemática das fontes e dos corpora documentais, quer ao nível da sua edição quer ao nível dos depósitos bibliotecários disponíveis em espaços reais e virtuais. O mestrando deverá demonstrar capacidade para elaborar sínteses dedicadas às problemáticas em debate e análise, bem como para participar em debates científicos de nível nacional e internacional (colóquios e congressos) no âmbito da área.
Estudos da Arte Contemporânea
Código: HAR5.717126
ECTS: 12
Objectivos: Através de um percurso iniciado em 1970 pelas múltiplas reconfigurações operadas sobre o objeto artístico, pretende-se desenvolver o conhecimento das diferentes tendências da contemporaneidade e respetivas problemáticas (OA1). Este conhecimento será concretizado pela prática de uma análise estrutural de obras significativas e das perspetivas artísticas que estas suscitam (OA2), com o objetivo do exercício da capacidade analítica, especulativa e crítica sobre a história da arte contemporânea (OA3), suscetível de proporcionar o aprofundamento do seu conhecimento.
Estudos da Arte do Maneirismo e Barroco
Código: HAR5.920207
ECTS: 12
Objectivos: Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do Maneirismo e do Barroco, a uc de Estudos de Arte do Maneirismo e do Barroco, propõe-se contribuir para a aquisição de um conjunto de competências (instrumentais, interpessoais e sistémicas) através de uma abordagem da arquitectura, escultura e pintura europeias dos séculos XVI a XVIII, identificando tipologias morfológico-funcionais, principais obras e artistas. Será concedida igualmente atenção à produção artística nacional desta faixa cronológico-estilística, suas características e especificidades.
Estudos da Arte do Renascimento
Código: HAR5.920208
ECTS: 12
Objectivos: Os objetivos da UC são:1.conferir competência científica incentivando a elaboração de pensamento original e fundamentado sobre a arte do Renascimento na Europa.2.Motivar/contribuir para a investigação científica especializada 3.Debater os princípios epistemológicos da análise do objecto artístico em estudo 3.incentivar a compreensão/aplicação de conceitos de Hist. da Arte. e de Cultura de elevada complexidade na elaboração de um raciocínio científico.4.conferir aptidão e competência científica para analisar uma realidade historiográfica complexa através da análise de problemas artísticos gerados pela mudança de paradigma cultural e artístico e a sua sequente evolução; 5.incentivar a compreensão das novas linguagens de comunicação formal e da sua disseminação em contexto cultural e artístico pluriUCr, assim como a sua aplicação a realidades concretas, (Itália,Peninsula Ibérica, Portugal).
Estudos da Arte Egípcia
Código: HAR5.717184
ECTS: 12
Objectivos: Proporcionar, analisar, debater e fruir os aspetos essenciais da arte egípcia a nível da arquitetura, escultura, pintura e artes decorativas, procurando que os alunos possam apreender e compreender as diferentes opiniões de autores bem conhecidos e depois formarem a sua própria opinião.
Estudos da Arte Medieval
Código: HAR5.920209
ECTS: 12
Objectivos: No final deste seminário os alunos deverão ser capazes de compreender e discutir em profundidade um tema específico da arte medieval europeia, ou portuguesa, nas suas múltiplas dimensões (formal, iconográfica, intelectual/filosófica e funcional).
Estudos de Artes Decorativas
Código: HAR5.717185
ECTS: 12
Objectivos: A investigação em Artes Decorativas tem conhecido nos últimos anos um incremento notável multiplicando-se os estudos, quer de carácter monográfico, monotemático ou de conjuntura histórica e artística. Tal produção científica permite cada vez mais uma visão de conjunto de um fenómeno artístico cuja importância reside, para além da utilização de uma linguagem técnica e estilística própria, precisamente na proximidade que se gera entre o artista e o encomendador, entre o objecto e o quotidiano. A uc promove uma abordagem das artes decorativas (aplicadas ou móveis) no contexto dos espaços sagrado e civil, numa perspectiva diacrónica que não abdica todavia da sincronia. As manifestações artísticas especificamente nacionais merecerão particular atenção. A uc pretende ainda, mais genericamente, contribuir para a aquisição das seguintes competências: c. instrumentais; c. interpessoais e sistémicas.
Estudos Ingleses e Americanos: Cultura Inglesa. Tópicos de Cultura (Teorias da Cultura)
Código: ANG5.920035
ECTS: 12
Objectivos: O seminário visa explorar o conceito de cultura segundo várias propostas de definição e perspectivas: sociológica, histórica, ideativa, consoante escolas distintas: o estudo da cultura e os estudos culturais e suas associações inter-UCres. Analisar-se-ão representações culturais, escritas, imagéticas segundo os parâmetros teóricos adoptados. Ensaios como de Eliot, Steiner, Williams ou Eagleton indiciam diferentes focalizações ideológicas e conceptuais. Promove-se o debate sobre o mundo contemporâneo e o papel das artes e da comunicação nas culturas global e glocal. Desenvolve-se o exercício progressivamente mais autónomo dos métodos de análise e investigação cultural dos estudantes.
Estudos Ingleses e Americanos: Estudos Americanos. Poesia e Artes Visuais
Código: ANG5.920036
ECTS: 12
Objectivos: O seminário pretende desenvolver uma reflexão aprofundada da relação entre poesia e artes visuais, tendo como ancoragem teórica os conceitos de Museu Imaginário (André Malraux) e de Nova Épica (James E. Miller Jr.). Nesse sentido promove-se uma análise de textos poéticos desde meados do século XIX até à contemporaneidade, de modo a identificar a multiplicidade de diálogos inter e transUCres que ocorrem na poesia americana, com outros espaços criativos (fotografia, pintura, arquitectura e cinema).
Estudos Ingleses e Americanos: Linguística Inglesa: Explorando Babel
Código: ANG5.920212
ECTS: 12
Objectivos: O objecto de estudo deste seminário é o texto ficcional, literário e audiovisual, em que são recriadas diferentes variedades da língua inglesa. Adoptando a Sociolinguística como enquadramento teórico principal, pretende-se interpretar a representação dessa Babel monolingue e assim contribuir para a leitura dos textos e da comunidade linguística que os produz. São ainda objectivos desta UC: identificar e caracterizar variedades não-padrão do inglês frequentemente representadas em ficção; discutir os fundamentos sócio-semióticos e estilísticos dessa reprodução; identificar e avaliar formas de representação de tais variedades; discutir exemplos extraídos da anglofonia tradicional e global.
Estudos Ingleses e Americanos: Literatura Inglesa: Poemas de Bolso
Código: ANG5.920041
ECTS: 12
Objectivos: No seminário lê-se um conjunto de poemas que têm em comum o facto de parecerem, mas não serem, triviais ou simples. Foram escolhidos poemas de autores como John Skelton, A. E. Housman, Ogden Nash, Mary Oliver, e Stevie Smith. Discute-se o vocabulário usado pela crítica para falar sobre estes poetas, contrariando-se a ideia de que estes autores são modestos e menores (ou de que certas partes da sua obra o são) e de que os seus versos são leves, tolos e superficiais. Procura-se desenvolver a capacidade de leitura e análise crítica.
Estudos Ingleses e Americanos: Literatura Inglesa: Silêncio, Memória, Identidade
Código: ANG5.920214
ECTS: 12
Objectivos: A literatura inglesa continua ao longo das últimas décadas a dedicar particular atenção aos mitos e às realidades da Grande Guerra. O Curso explora as origens e a persistência de alguns dos seus mitos mais resistentes e estuda textos que revisitam e/ou (re)formam o silêncio dos locais de morte, ou dos locais de memória, bem como o silêncio dos traumatizados. a poesia tem sido a matriz da literatura da Grande Guerra, espera-se que os estudantes a conheçam. O Curso dedica maior atenção à prosa: R. West, The Return of the Soldier (1918), C. Hamilton, William, an Englishman (1919), V. Woolf, Jacob’s Room (1922) P. Barker, Regeneration (1991), J. Barnes, ‘Evermore’ (1995), A. Motion, ‘Harry Patch’(2005), A. Levy, ‘Uriah’s War’ (2014).
Estudos Ingleses e Americanos: Medicina Narrativa
Código: ANG5.920215
ECTS: 12
Objectivos: A UC visa dar formação sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico, cruzando saberes e procurando contribuir para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Destinado tanto a profissionais de saúde como a estudantes e investigadores em Humanidades interessados na área, tem uma índole introdutória.
Estudos Ingleses e Americanos: Tópicos de Cultura: Cultura Visual e Ressignificações Intermedia
Código: ANG5.920217
ECTS: 12
Objectivos: Desenvolver ferramentas conceptuais e metodológicas para analisar textos visuais, através de uma combinação de abordagens teóricas oferecidas pelos estudos de cultura visual, estudos de cinema e televisão, estudos dos novos media, estudos de adaptação, crítica de arte, teoria crítica, estudos culturais, teoria crítica da raça e estudos pós-coloniais.
Mobilizar categorias críticas e métodos interpretativos para examinar processos de adaptação, intermedialidade, remediação e outros cruzamentos entre media, com um interesse particular no mundo anglófono.
Estudos Ingleses e Americanos: Visual Culture and Intermedia Resignifications
Código: ANG5.920044
ECTS: 12
Objectivos: Desenvolver ferramentas conceptuais e metodológicas para analisar textos visuais, através de uma combinação de abordagens teóricas oferecidas pelos estudos de cultura visual, estudos de cinema e televisão, estudos dos novos media, estudos de adaptação, crítica de arte, teoria crítica, estudos culturais, teoria crítica da raça e estudos pós-coloniais.
Mobilizar categorias críticas e métodos interpretativos para examinar processos de adaptação, intermedialidade, remediação e outros cruzamentos entre media, com um interesse particular no mundo anglófono.
Estudos Ingleses e Americanos: Linguística Inglesa (Explorando Babel: Variedades do inglês em ficção escrita e audiovisual)
Código: ANG5.920046
ECTS: 12
Objectivos: O objecto de estudo deste seminário é o texto ficcional, literário e audiovisual, em que são recriadas diferentes variedades da língua inglesa. Adoptando a Sociolinguística como enquadramento teórico principal, pretende-se interpretar a representação dessa Babel monolingue e assim contribuir para a leitura dos textos e da comunidade linguística que os produz. São ainda objectivos desta UC: identificar e caracterizar variedades não-padrão do inglês frequentemente representadas em ficção; discutir os fundamentos sócio-semióticos e estilísticos dessa reprodução; identificar e avaliar formas de representação de tais variedades; discutir exemplos extraídos da anglofonia tradicional e global.
Estudos Inter-Artes
Código: COM5.913551
ECTS: 12
Objectivos: O seminário visa que os mestrandos possam: reconhecer e discutir criticamente conceitos-chave e problemas do campo dos Estudos Interartes, em articulação com a análise de textos e obras de arte particulares; desenvolver competências nos domínios da análise crítica, da reflexão teórica e das técnicas de argumentação, com aplicação no estudo das relações entre diferentes artes e media, no contexto dos Estudos Comparatistas. A capacidade de construir ligações entre obras de arte e problemas teóricos será treinada a partir da análise de um conjunto relevante de obras e de temas, a definir em cada semestre, consoante o programa definido pelo docente responsável.
Ética e Filosofia Política
Código: FIL5.920531
ECTS: 7,5
Objectivos: Esta UC focar-se-á em tópicos contemporâneos, nomeadamente numa análise do problema da justiça, a partir do pensamento de John Rawls e os seus críticos (como Robert Nozick e Michael Sandel).
Fenomenologia
Código: FIL5.920535
ECTS: 6
Objectivos: São discutidos tópicos centrais de Fenomenologia, centrados na teoria do imaginário e nas suas dimensões sociais. Em simultâneo, os autores principais da tradição fenomenoógica são introduzidos e discutidos à luz do tema director do curso.
Filosofia Antiga e Medieval
Código: FIL5.920529
ECTS: 7,5
Objectivos: Esta UC visa fornecer uma panorâmica geral sobre os principais problemas filosóficos emergentes na época clássica e medieval e o modo como foram defrontados e resolvidos pelos principais sistemas filosóficos que se desenvolveram neste período, incluindo, por exemplo, Platão, Aristóteles, as escolas estóica e epicurista, o neoplatonismo, Agostinho de Hipona, Anselmo de Aosta, Tomás de Aquino, Duns Escoto e Guilherme Ockham.
Filosofia da Linguagem, da Lógica e da Mente
Código: FIL5.920519
ECTS: 7,5
Objectivos: O programa da UC inclui o estudo, a um nível intermédio e avançado, de questões centrais da filosofia da linguagem, da lógica e da mente, como sejam a natureza da verdade e da referência, o contextualismo, as condicionais, a vagueza, o conteúdo mental, o funcionalismo ou o problema dos qualia.
Filosofia da Mente, Linguagem e Cognição
Código: COG5.555929
ECTS: 6
Objectivos: Neste curso oferece-se uma abordagem dos temas da mente, da linguagem e da cognição unificada através das perspectivas de Bertrand Russell. Assim, (i) no que concerne à mente, parte-se do seu “neutral monism” para tratar a questão mais geral das relações mente-corpo; (ii) no que concerne à linguagem, da sua variante de "atomismo lógico" para tratar a questão mais geral do sentido de itens linguísticos ; e (iii) no que concerne à cognição, da sua distinção “knowledge by acquaintance / knowledge by description” para tratar o conhecimento proposicional e outros temas.
Filosofia da Natureza e da Técnica
Código: FIL5.920536
ECTS: 7,5
Objectivos: Nesta UC destinada a alunos do 2.º e 3.º ciclos procura-se analisar a íntima relação entre as representações da Natureza e do Ambiente e o modo de pensar a essência e a finalidade da técnica tanto na avaliação das possibilidades da condição humana, como no que respeita ao sentido e perspectivas da cultura e da história. Esta UC será leccionada em colaboração com o Professor Dirk Hennrich.
Filosofia e Teologia na Idade Média
Código: FIL5.920227
ECTS: 7,5
Objectivos: Uma abordagem do pensamento medieval através do vínculo estruturante entre filosofia e teologia.
A dupla vertente da teologia na Idade Média: a vertente exegética, ou a tradição dos quatro sentidos da Bíblia; e a vertente filosófica, ou a tradição dos argumentos a favor da existência de Deus.
A questão disputada da existência de Deus: a teologia sola ratione de Anselmo e o seu argumento único; Gaunilo contra Anselmo; Boaventura por Anselmo; Tomás de Aquino contra Anselmo; Duns Escoto por Anselmo; Guilherme de Ockham por Anselmo contra Escoto.
Filosofia Moderna e Contemporânea
Código: FIL5.920533
ECTS: 7,5
Objectivos: Este seminário organiza-se em torno do estudo do problema da indução. Começa-se por considerar a exposição do problema tal como foi feita por David Hume e, em seguida, consideram-se diferentes propostas de solução para o mesmo, nomeadamente, as de Kant, Reichenbach, Popper, Black, Goldman e van Cleve.
Fonética: Prosódia – Aquisição e Processamento
Código: LIN5.920051
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC estudamos a prosódia como a organização sonora da linguagem, incluindo o ritmo e a melodia, como a prosódia é adquirida e o seu papel no desenvolvimento da linguagem, bem como o seu contributo para o processamento e a atribuição de significado.
Fonologia: Fonologia Prosódica - Teoria e Aplicações
Código: LIN5.920574
ECTS: 12
Objectivos: Os fundamentos da fonologia prosódica, incluindo as evidências fonológicas para a organização prosódica e a relação entre a fonologia e as outras áreas da gramática. Problematização de aspetos específicos em aberto no quadro da fonologia prosódica. Exploração de diferentes domínios de aplicação do conhecimento prosódico, incluindo o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, a construção e avaliação de materiais para o ensino ou a formação de profissionais que usam a língua (falada ou escrita) de modo diferenciado, a promoção da qualidade dos sistemas de comunicação aumentativa, a aquisição e desenvolvimento da linguagem, o diagnóstico e avaliação da linguagem. Aproximação a diversas metodologias experimentais na investigação em diferentes domínios.
Fonologia: Variação Sonora
Código: LIN5.920052
ECTS: 12
Objectivos: Estudo da base empírica da fonologia e da variação sonora: a) tipos de dados de fala; b) métodos e ferramentas de obtenção de dados de fala; c) métodos de tratamento de dados de fala. Análise fonológica (autossegmental) de dados de variedades do português europeu: a) análise de fenómenos de assimilação / dissimilação; b) análise de fenómenos de reforço e enfraquecimento segmental; c) explicitação da interação entre fenómenos fonológicos e morfológicos. Estudo de aspetos geolinguísticos e gramaticais da fonologia dialetal: a) áreas fonológicas e áreas dialetais no território português; b) variação e invariância em tópicos selecionados de fonologia dialetal do português europeu: consonantismo, vocalismo acentuado, estrutura da sílaba.
Fundamentos da Ciência Cognitiva
Código: FIL5.311424
ECTS: 7,5
Objectivos: Neste curso estudamos vários tópicos na área da filosofia da mente do ponto de vista científico. Começamos com a linguagem do pensamento e a teoria computacional da mente. Depois estudamos a objecção do quarto Chinês de Searle. Consideramos várias possibilidades, incluindo a semântica do papel conceptual, as teorias causais do conteúdo e a teoria teleosemântica. Como alternativa à linguagem do pensamento, o nosso foco passa para a aprendizagem profunda e a possibilidade de que estados como crenças e desejos sejam eliminados como resultado de progresso na ciência cognitiva. Finalmente, consideramos o programa dos correlatos neurais da consciência, e estudamos as técnicas disponíveis na busca dos fundamentos da experiência consciente.
G-H
Género e História
Código: HIS5.714200
ECTS: 12
Objectivos: Com esta UC, pretende-se que os alunos conheçam e questionem as teorias e problemáticas da História do Género, concebida como o estudo histórico das relações sociais entre os sexos, e saibam aplicar as metodologias correspondentes, de forma a poderem, numa etapa posterior, aprofundar aspetos particulares dessas relações.
Género e Poder na Idade Média
Código: HIS5.715271
ECTS: 12
Objectivos: Com esta UC, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e instrumentos metodológicos que lhes permitam analisar o poder político, religioso e económico da Idade Média portuguesa sob uma perspetiva de género. Pretende-se igualmente que sejam capazes de construir novos conhecimentos sobre essa matéria a partir de fontes da época e de os apresentar a um público académico, oralmente e por escrito.
Gestão de Bens e Materiais Arqueológicos
Código: ARQ5.920236
ECTS: 6
Objectivos: A gestão do património arqueológico móvel e imóvel em Portugal é apresentada a partir do enquadramento conceptual e legislativo, num quadro geograficamente abrangente, e em face dos problemas e desafios que se colocam na contemporaneidade e no futuro. Teorias e práticas são apresentados, orientadas para explicar como considerar, gerir, conservar e difundir as massas de dados e os sítios arqueológicos, com recursos a diferentes tecnologias disponíveis, habilitando o discente para as saídas profissionais possíveis.
Gestão de bibliotecas escolares
Código: CDI5.555912
ECTS: 6
Objectivos: Conhecer a evolução da Biblioteca Escolar no contexto nacional; Identificar as políticas internacionais e nacionais no domínio das bibliotecas escolares; Compreender a biblioteca Escolar como subsistema de Agrupamento/Escola; Saber gerir processos de planeamento, desenvolvimento, avaliação e inovação em bibliotecas escolares; Reconhecer a função social das bibliotecas escolares e o seu contributo para a literacia da informação; Reconhecer a importância das políticas de informação em contexto escolar; Reconhecer o papel da Biblioteca Escolar para o sucesso educativo; Saber incrementar práticas de promoção da literacia; Pensar criticamente o papel das Bibliotecas escolares; Compreender as especificidades do Bibliotecário-Escolar.
Gestão de coleções
Código: CDI5.555913
ECTS: 6
Objectivos: Compreender o conceito de gestão de coleções no âmbito da gestão de serviços de informação. Analisar os diferentes componentes do ciclo de gestão de coleções, bem como os modelos de referência e as suas etapas. Conhecer as formas de aquisição, processamento, avaliação e desbaste das coleções. Perceber o papel dos utilizadores e dos profissionais na gestão de coleções, incluindo a avaliação e o estudo das necessidades de informação.
Gestão de sistemas de informação
Código: CDI5.555907
ECTS: 6
Objectivos: Situar e explicar a Teoria Geral dos Sistemas; Compreender os Sistemas de Informação (SI); Discutir modelos sistémicos; Explicar as componentes - pessoas, organização e tecnologia - dos SI; Definir o planeamento e a avaliação de um sistema de informação; Identificar fatores críticos de sucesso nos SI; Compreender o impacto do Sistema de Informação na estrutura organizacional e nos processos; Avaliar as diferentes opções de sourcing; Identificar necessidades de formação em termos estratégicos; Definir portfolios de competências-chave dos colaboradores da organização e clusters de competências-chave por função/cargo; Gerir riscos e planificar e recuperar desastres do Sistema de Informação.
Gramática e Comunicação
Código: PLE5.920238
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa descrever, por um lado, as formas e estruturas da língua portuguesa, na perspetiva dos atos de fala que umas e outras realizam e, por outro lado, os modos de organização discursiva – enunciativa, descritiva, narrativa, argumentativa – e os principais tipos de textos e respetiva caracterização gramatical.
Guerra, Saúde e Hospitais Militares (Séc. XVII a XX)
Código: MIL5.717087
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno conheça a evolução da população portuguesa. Contextualize as várias ocorrências e acontecimentos ao nível das soluções em prol da saúde dos militares, integrando-as nos quadros próprios do pensamento e das descobertas médicas das diversas épocas.
História Comparada das Religiões Pré-Clássicas
Código: REL5.712964
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que, ao longo do semestre, os estudantes: dominem o enquadramento teórico, os principais conceitos e as várias categorias analíticas do campo UCr de estudo da religião do antigo Egito; tomem conhecimento dos principais debates e tendências estruturantes e recentes no campo cultural e hermenêutico da especialidade; aprofundem a reflexão crítica sobre alguns dos temas atualmente mais relevantes deste campo UCr.
História Cultural da Alimentação: Fontes, Temas e Problemas
Código: HIS5.920060
ECTS: 12
Objectivos: História Cultural da Alimentação: Fontes, Temas e Problemas tem como principal objetivo identificar e caraterizar as fontes disponíveis para o estudo de diferentes temas e problemas da história cultural da alimentação portuguesa durante as épocas moderna e contemporânea.
História Cultural: Práticas e Representações
Código: HIS5.714785
ECTS: 12
Objectivos: História Cultural: Práticas e Representações procura conhecer as realidades da cultura material e da cultura intelectual (bases, meios, agentes e instituições) durante a Época Moderna
História da Agricultura em Portugal (Séc. XIX a XX)
Código: HIS5.717145
ECTS: 12
Objectivos: O Seminário História da Agricultura em Portugal nos séc. XIX e XX pretende dar a conhecer as fontes e metodologias da História da Agricultura em Portugal nos séculos XIX e XX; Caracterizar a realidade agrícola portuguesa no início do séc. XIX; Avaliar o impacto das alterações políticas e económicas na produção agrícola nacional; Identificar as relações entre mudança institucional em Oitocentos e a agricultura portuguesa; Definir as tendências de inovação e persistência na agricultura portuguesa no século XIX; Ponderar o impacto das crises de fim de século no sector agrícola nacional; Explicar as relações entre Agricultura, Republicanismo e a I República em Portugal; Caracterizar o impacto da Grande Guerra na produção, agentes e mercados agrícolas; Analisar a relevância da agricultura portuguesa para o Estado Novo, o seu enquadramento institucional e a evolução no período de 1933 a 1974.
História da Ásia: Temas e Perspectivas
Código: HIS5.715256
ECTS: 12
Objectivos: Partindo da pluralidade de espaços e identidades que constituem a Ásia, pretende-se orientar pesquisas que privilegiem uma análise histórica e comparada de sociedades e de comunidades, 1) nas suas estruturas económicas, sociais, políticas e culturais, salientando os condicionalismos das mutações; 2) no processo histórico das relações intra-asiáticas e inter-continentais. Ao valorizar na observação comunicações e interinfluências, espaços interculturais, está a incentivar-se também uma revisão crítica da historiografia.
História da Educação
Código: HIS5.713726
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos:
. Compreendam a relação entre a história ou vida social e a educação;
. Evidenciem a relação entre o desenvolvimento educacional e outros aspetos da História da Educação;
. Conheçam, na perspetiva histórica e comparada, os referenciais fundamentais da educação;
. Interpretem diferentes teorias e modelos na evolução do pensamento pedagógico e dos sistemas educativos;
. Dominem criticamente conceitos, princípios, factos e modos de pensar e conhecer relativos à educação;
História da Expansão Portuguesa e Europeia
Código: HIS5.713164
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer uma visão global e coerente da expansão portuguesa e europeia, dando a conhecer as formações imperiais concorrentes, os territórios e modalidades de implantação e dominação, formal e informal, e as suas interacções entre os séculos XV e XVIII através da perspectiva das connected histories e entangled histories.
História da Grécia Antiga
Código: HIS5.717116
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário pretende introduzir os estudantes no estudo avançado de problemáticas históricas da Grécia Antiga. Através do recurso a fontes, os estudantes definirão de acordo com os seus objectivos um tema da história política, económica, social, cultural ou mental da Grécia Antiga e farão a investigação a ele inerente. Os resultados serão apresentados e discutidos no âmbito do seminário.
História da Hispânia Antiga
Código: HIS5.920547
ECTS: 12
Objectivos: Procura analisar alguns dos principais problemas historiográficos do mundo pré-romano e da romanização da Península Ibérica, tomando como base a diversidade das fontes: as informações da literatura clássica, a documentação epigráfica e os dados de natureza arqueológica.
História da Náutica
Código: MAR5.715010
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo desta UC é o estudo e a compreensão das técnicas de navegação desenvolvidas nos séculos XV e XVI, procurando entender as suas condicionantes, provocadas pelas limitações dos navios e formas de propulsão, bem como pela falta de conhecimentos e de instrumentos adequados. De igual modo, procurar compreender as soluções encontradas para superar as dificuldades colocadas pelas viagens de longo curso, em circunstâncias geográficas muito diversificadas.
História da População Portuguesa
Código: HIS5.715080
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global e coerente da evolução da população portuguesa, integrada na dinâmica civilizacional de outros espaços. Procura-se observar a população como variável
História da Roma Antiga
Código: HIS5.715043
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se desenvolver a capacidade de análise crítica sobre as fontes para a História de Roma e a capacidade para conduzir uma investigação original sobre alguns dos seus aspectos particulares nos domínios político, social, económico e cultural.
História da Tecnologia Militar
Código: MIL5.920550
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global e coerente da criação, desenvolvimento e evolução da tecnologia militar e da sua importância na dinâmica das civilizações e das culturas. Procura-se observar a história através do prisma da invenção militar e da utilização das novas armas na incessante tentativa de alcançar supremacia sobre o inimigo.
História das Religiões Grega e Romana
Código: REL5.799997
ECTS: 12
Objectivos: O estudante deverá dominar e conhecer as principais problemáticas em torno da História das Religiões Grega e Romana,distinguindo os vários níveis de análise possível, consoante as fontes utilizadas - arqueológicas e literárias - valorizando o conhecimento filológico (designadamente o grego e o latim) e sua importância para o domínio dos conceitos nesta especialidade.
História de África: Problemas, Fontes e Métodos
Código: HIS5.713853
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário pretende fornecer os instrumentos teórico-metodológicos indispensáveis à problematização e prática de uma investigação relevante em História de África. Objectivos de aprendizagem: 1. consolidar uma perspectiva não eurocêntrica e africanizada dos objectos e das problemáticas; 2. compreender os desafios actuais da historiografia da História de África; 3. dominar os princípios metodológicos específicos na recolha e análise das fontes para a História de África, com destaque para as fontes escritas de origem europeia e para o seu cruzamento com outros tipos de fontes.
História do Atlântico
Código: HIS5.713190
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a geografia e a história do Atlântico, com ênfase nos séculos XV a XXI e desenvolver a capacidade dos estudantes para pensarem a formação e as dinâmicas históricas de um espaço resultante do encontro cultural entre Europeus, Americanos e Africanos, tendo como pano de fundo o campo em contínuo desenvolvimento da Atlantic history.
História do Brasil (Séc. XVI a XVIII)
Código: HIS5.712025
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a geografia e a história do Brasil entre o início do século XVI e o final do século XVIII, potenciando a capacidade dos estudantes para pensarem a formação e a história de uma sociedade multiétnica resultante do encontro cultural entre Europeus, Americanos e Africanos no quadro do império português.
História do Brasil (Séc. XIX a XX)
Código: HIS5.714132
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a história do Brasil nos séculos XIX e XX, potenciando a capacidade dos estudantes para reflectirem sobre a construção do Estado-nação brasileiro, da identidade nacional e da cidadania brasileiras no respectivo contexto histórico e em relação com as identidades e narrativas locais, regionais e étnicas.
História do Cristianismo Antigo e Medieval
Código: REL5.714955
ECTS: 12
Objectivos: O propósito desta UC é caracterizar os grandes temas da História do Cristianismo do século I ao século XV; identificar os principais processos da evolução dos temas abordados na relação com a História geral; desenvolver o espírito crítico na leitura dos testemunhos e interpretações do passado.
História do Cristianismo Moderno e Contemporâneo
Código: REL5.714966
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC, pretende-se compreender os modelos de institucionalização da religião no quadro do desenvolvimento do Estado moderno e contemporâneo; analisar mudanças de paradigmas sociais e políticos em relação ao religioso; e caracterizar a diversificação religiosa como recomposição sociocultural.
História do Ensino Militar em Portugal
Código: MIL5.920699
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda a evolução do Ensino Militar, entre o século XVI e a atualidade, tendo em consideração modelos que contemplem os contextos político, estratégico, social, militar e educacional e que incluam a organização, os objetivos, a pedagogia, os docentes, os alunos, os programas, a investigação (em especial das ciências militares), as ligações aos seus pares e as relações com a sociedade civil.
História do Judaísmo
Código: REL5.920244
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende desenvolver conhecimentos, aptidões e práticas metodológicas específicos desta área de saber. Nomeadamente, identificar e caracterizar as modalidades históricas do judaísmo; valorizar os lados comparativos entre conceitos e outros conteúdos dos variados sistemas religiosos que compartilham o contexto histórico do judaísmo; perceber o significado e a integração das religiões nos seus variados sistemas culturais, tomando como exemplo o caso judaico.
História do Norte de África
Código: MED5.920246
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global e coerente da evolução da presença portuguesa em Marrocos, integrada na dinâmica política e civilizacional não só portuguesa mas também marroquina
História do Norte de África
Código: HIS5.920552
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global e coerente da evolução da presença portuguesa em Marrocos, integrada na dinâmica política e civilizacional não só portuguesa mas também marroquina
História do Teatro e do Espetáculo
Código: TEA5.920247
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende desenvolver competências por um lado sobre o fazer da História, discutindo as características do objecto – teatro e espectáculo - e as metodologias do seu estudo, por outro lado descobrindo perspectivas contemporâneas da historiografia tendo por base a análise de recortes periodológicos (Formas para-teatrais, Antiguidade clássica, Barroco etc.) ou culturais (géneros, espaços, públicos, modelos artísticos, teatro político, práticas interculturais etc.) sobre os quais existe investigação de ponta em curso.
História do Teatro em Portugal
Código: TEA5.912573
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos avançados sobre momentos fundamentais da história do teatro em Portugal, ao mesmo tempo que se lhes faculta instrumentos que lhes permitam desenvolver capacidades de investigação e reflexão crítica sobre os períodos em estudo.
História do Turismo
Código: HIS5.920248
ECTS: 12
Objectivos: História do Turismo é um seminário destinado a desenvolver o conhecimento e a reflexão crítica sobre as grandes linhas da evolução do turismo na Europa, com especial ênfase no caso português, e na Ásia. Tem como objectivos principais criar ferramentas de discussão relativamente às principais teses sobre as origens e o crescimento do turismo e sobre os impactos do turismo, desenvolver a capacidade de relacionar teorias, conceitos e instrumentos de análise e de construir juízos fundamentados sobre o turismo, e dar a conhecer as diferentes fontes sobre a história do turismo.
História dos Descobrimentos
Código: HIS5.920249
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se debater e definir a utilidade do Atlântico enquanto construção analítica e categoria explícita da análise histórica, com utilidade operativa para o estudo de fenómenos históricos marcantes relacionados com o Império Marítimo português da Modernidade e com as estratégias que as nações europeias desenvolveram em prol de imperialismos coloniais concorrentes a nível político, económico e científico. Ligar-se-á a exploração do Atlântico à renovação científica e tecnológica europeias e ao desenvolvimento de outras formas de observar, descrever e registar o conhecimento e a ciência. Dar-se-á importância à obra dos historiadores mais relevantes neste domínio e às formas institucionais de organização da investigação. Proceder-se-á a uma apresentação e discussão crítica dos temas mais recentemente analisados pela historiografia centrada em torno da História Atlântica, bem como nas formas de organização do trabalho científico, nos planos pessoal e institucional.
História dos Federalismos e dos Nacionalismos
Código: HIS5.715091
ECTS: 12
Objectivos: História dos Federalismos e dos Nacionalismos estuda os principais momentos da construção das ideias federalistas (americanas e europeias) e nacionalistas (europeias) e os seus modelos político-institucionais numa perspectiva histórica. Um foco importante de análise são os programas e organizações políticas federalistas e nacionalistas no Portugal Contemporâneo numa visão transnacional. A UC procura desenvolver o espírito crítico histórico e adquirir a competência crítica comparativa.
História dos Judeus em Portugal e na Diáspora
Código: REL5.717186
ECTS: 12
Objectivos: O principal objectivo da UC é fornecer aos alunos uma visão global da História dos judeus em Portugal, da Idade Média até aos tempos contemporâneos, mas enquadrada nos modelos epistemológicos recentes, e numa visão da evolução dos Estudos Judaicos. O programa segue uma estrutura cronológica e temática. Depois de uma introdução historiográfica e teórica, o programa divide‐se em cinco partes, subdivididas em várias alíneas. Dentro destas serão apresentadas as respectivas dinâmicas políticas, institucionais, económicas, sociais e culturais. O objectivo é: 1 - compreender a complexidade das dinâmicas de constituição, consagração, adaptação e de resistência identitária das comunidades judaicas de matriz portuguesa. 2 – analisar a singularidade do universo judaico português e ibérico.
História Marítima (Séc. IV aC a XV dC)
Código: MAR5.920994
ECTS: 12
Objectivos: Estuda a evolução da História Marítima mundial do século IV a.C. ao século XV nas suas diferentes configurações geográficas, cronológicas, civilizacionais e tecnológicas, habilitando os alunos a problematizar os métodos de análise e os instrumentos conceptuais adequados a este seminário.
História Marítima (Séc. XVI a XX)
Código: MAR5.920995
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se dar aos alunos uma perspetiva de evolução da História Marítima mundial do século XVI ao século XX, nas suas diferentes configurações geográficas, cronológicas e civilizacionais, habilitando-os a problematizar os métodos de análise e os instrumentos conceptuais adequados à UC.
História Marítima: Teoria, Métodos e Fontes
Código: MAR5.717147
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo desta UC é proporcionar aos alunos o conhecimento crítico dos quadros teórico-metodológicos da historiografia recente. O conhecimento de fontes, conceitos, critérios de inferência e construção discursiva; bem como dominar métodos e técnicas de investigação em História Marítima.
História Medieval Peninsular
Código: HIS5.715054
ECTS: 12
Objectivos: História Medieval Peninsular procura fornecer aos alunos do 2 º Ciclo um horário dedicado à época medieval, que lhes permita aprofundar os seus conhecimentos dentro de um tema de interesse actual: a história politica e institucional. Os reinos peninsulares, ao longo da Idade Média, lutaram por uma definição de fronteiras de que resulta o desaparecimento de uns e a expansão territorial de outros, assim analisaremos esta temática no que refere a Castela, Navarra e Aragão. A época que vamos privilegiar é o dos séculos XIV e XV, apesar de pontualmente fazermos incursões por outros períodos.
História Militar de Portugal (Séc. XII a XV)
Código: MIL5.920700
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda e contextualize os elementos que caracterizam a arte militar em Portugal entre inícios do século XII e finais do século XV, designadamente: os diversos corpos que constituíam os exércitos portugueses; a logística e a administração militar; os castelos e as povoações amuralhadas; o armamento; as opções estratégicas; os diversos tipos de confrontos armados e os modelos táticos adotados em batalha campal; e as consequências da guerra.
História Militar de Portugal (Séc. XIX a XX)
Código: MIL5.920701
ECTS: 10
Objectivos: Pretende interpretar a evolução e as linhas de força do Conceito Estratégico Português; estudar a guerra ao nível da estratégia, da organização e da administração militar; analisar a metodologia de emprego das forças militares, tendo em conta os objetivos a atingir e as ameaças a debelar; compreender a inserção das Forças armadas e dos militares na conjuntura política e social vigente.
História Militar Medieval
Código: MIL5.920694
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda e contextualize os principais quadros de evolução da arte militar europeia, desde a queda do Império Romano do Ocidente até aos finais do séc. XV. Os principais tópicos eleitos serão: recrutamento; armamento; castelologia; logística e financiamento; pensamento militar; estratégia de campanha; modelos táticos; e consequências sociais da guerra.
História Militar Moderna
Código: MIL5.920695
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda e contextualize os principais acontecimentos da História Militar dos séculos XV-XVIII, tanto na Europa como nos espaços ultramarinos, e as duas tendências gerais do período: a) a evolução da organização militar e das tecnologias da guerra; b) a contribuição da História Militar para a afirmação dos Estados no período moderno.
História Militar: Teoria, Métodos e Fontes
Código: MIL4.920538
ECTS: 15
Objectivos: Conhecimento crítico dos quadros teórico-metodológicos da historiografia recente. Conhecimento de fontes, conceitos, critérios de inferência e construção discursiva. Dominar métodos e técnicas de investigação em História Militar.
História, Memória, Esquecimento (Séc. XIX a XXI)
Código: HIS5.715122
ECTS: 12
Objectivos: 1. estudar os meios de estruturação da memória histórica e das memórias colectivas, na sua função social e cultural, nas suas relações com os processos de modernização ocorridos no mundo ocidental nos séculos XIX e XX; 2. compreender os usos do passado com especial incidência nos cultos e pedagogias da nação promovidas pelo Estado e pelas elites intelectuais, bem como diferentes tipos de esquecimento; 3. problematizar conceitoschave, incentivar o sentido de interrogação e o interesse pela investigação científica em temáticas relacionadas com os tópicos programáticos.
I-J
Igreja, Doutrina e Assistência Social
Código: HIS5.715111
ECTS: 12
Objectivos: Compreender as estruturas assistenciais e as práticas de caridade ao longo da época moderna, analisando instituições (confrarias, hospitais, recolhimentos, orfanatos, prisões) nos seus fundamentos, recursos, linhas de actuação e serviços, estimulando a investigação na área da História da Assistência e da História da Igreja.
Inquisição e Sociedade
Código: HIS5.714075
ECTS: 12
Objectivos: Inquisição e Sociedade procura discutir a abrangência das relações da uma instituição, o Santo Ofício da Inquisição, com a sociedade e os poderes da Época Moderna
Introdução à Ciência Cognitiva
Código: COG4.555926
ECTS: 6
Objectivos: Neste curso estudamos vários tópicos na área da filosofia da mente do ponto de vista científico. Começamos com a linguagem do pensamento e a teoria computacional da mente. Depois estudamos a objecção do quarto Chinês de Searle. Consideramos várias possibilidades, incluindo a semântica do papel conceptual, as teorias causais do conteúdo e a teoria teleosemântica. Como alternativa à linguagem do pensamento, o nosso foco passa para a aprendizagem profunda e a possibilidade de que estados como crenças e desejos sejam eliminados como resultado de progresso na ciência cognitiva. Finalmente, consideramos o programa dos correlatos neurais da consciência, e estudamos as técnicas disponíveis na busca dos fundamentos da experiência consciente.
Introdução à Interpretação de Conferência I: história e teoria
Código: TRA5.812319
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário visa proporcionar aos mestrandos uma panorâmica da profissão de intérprete numa perspetiva histórica, deontológica e da prática profissional. Incluirá também uma componente teórica, com o objetivo de familiarizar os mestrandos com o processo interpretativo e os modelos cognitivos envolvidos.
Introdução à Interpretação de Conferência II: o discurso
Código: TRA5.812320
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário pretende transmitir aos mestrandos algumas competências e técnicas essenciais para quem posteriormente desejar seguir para uma pós-graduação em interpretação de conferência. Irá intercalar uma abordagem à teoria da interpretação com exercícios práticos de escuta ativa e uma breve iniciação à interpretação consecutiva com notas.
Introdução à Zooarqueologia
Código: ARQ5.920690
ECTS: 6
Objectivos: Dar um conhecimento prático e teórico da UC científica de Zooarqueologia, como auxiliar na interpretação do passado humano. Pretende-se que os alunos conheçam as metodologias envolvidas no registo faunístico em contexto arqueológico e que as aprendam a aplicar. Ao concluir esta UC o aluno deverá compreender os conceitos básicos da análise arqueofaunística e ser capaz de produzir um estudo arqueozoológico completo e detalhado.
Introdução ao Estudo Avançado da Literatura (Mestrado)
Código: TEO4.911535
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário tem uma componente prática e consiste na leitura detalhada de textos. Procura-se discutir problemas centrais dos estudos literários, resultantes da reflexão sobre a literatura. Por exemplo: que definições podemos dar de ‘literatura’? Que tipo de objecto é um texto literário? Há factos literários? Qual o papel do leitor na descrição desses factos? Há descrições independentes de interpretações? E haverá uma teoria da literatura que determine a prática da leitura e da interpretação?
Investigação em Literatura Portuguesa I (Mestrado)
Código: POR4.921763
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário, de âmbito teórico, visa familiarizar os alunos com terminologia e instrumentos de análise úteis no estudo especializado da literatura portuguesa. Será explorada a noção de «tradição» a partir da análise do modelo periodológico de representação da história literária e de alguns modelos alternativos. A título instrumental serão apresentados certos instrumentos de trabalho e seus modos de uso: edição, bibliografias de campo, ferramentas terminológicas. Procurar-se-á levar os alunos a desenvolver uma consciência que anime a sua própria capacidade de argumentar acerca de tópicos relevantes no âmbito da literatura portuguesa. Procura-se atingir, deste modo, um duplo objectivo: cultivar, em simultâneo com a busca de uma visão ampla do campo de investigação e das metodologias nele aplicadas, a reflexão crítica sobre tradições e experiências de leitura, revisitando casos canónicos ou explorando casos não canónicos.
Investigação em Literatura Portuguesa II (Mestrado)
Código: POR4.921763
ECTS: 12
Objectivos: Os mestrandos familiarizar-se-ão com questões históricas e teóricas do campo da Literatura Portuguesa, desenvolvendo capacidades de interpretação e reflexão a partir da leitura de um corpus escolhido para este efeito. Organizados em função de diferentes tópicos, todos os seminários convidarão os alunos a produzir pensamento e discurso crítico autónomo a propósito da Literatura Portuguesa na sua diversidade histórica e contemporânea; alguns seminários contarão com a presença de oradores convidados, reforçando o propósito constante de promover a compreensão de metodologias e argumentos vários. Pretende-se que este trabalho contribua para a escolha esclarecida e sustentada de um tema de dissertação.
L-M
Leitura Pública
Código: CDI5.520430
ECTS: 6
Objectivos: Conhecer a história do movimento da Leitura Pública e respetivos fundamentos teóricos; Perceber a especificidade organizacional das bibliotecas públicas; Compreender a evolução das bibliotecas públicas no contexto da Sociedade da Informação; Colaborar na gestão de bibliotecas públicas de acordo com as competências preceituadas internacionalmente; Participar em processos de planeamento, desenvolvimento, avaliação e renovação de bibliotecas públicas; Empenhar-se ativamente no desenvolvimento de competências de literacia junto da comunidade; Compreender a necessidade de repensar crítica e sistematicamente o papel das Bibliotecas Públicas, de forma a refletirem permanentemente o contexto de mudança em que operam.
Lexicologia: Complexidade Morfológica e Processamento Lexical
Código: LIN5.920584
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário trata da componente morfológica do conhecimento lexical e da sua relação com a avaliação da complexidade das palavras. Os alunos serão convidados a construir um “corpus” experimental e a desenhar, aplicar e discutir um teste “offline”.
Lexicologia: Ensino-Aprendizagem de Vocabulário
Código: LIN5.920077
ECTS: 12
Objectivos: O seminário fornece uma visão abrangente do léxico (natureza, itens, estrutura, processamento), com o objetivo de tornar os professores de língua aptos a escolher e aplicar as metodologias mais adequadas e as estratégias mais válidas, para o ensino e a avaliação de conhecimento vocabular.
Língua Portuguesa e Linguagens Literárias
Código: PLE5.920263
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC tem como objetivos identificar as transversalidades estéticas nas literaturas em português, após a discussão à volta da problemática da diversidade de expressões literárias numa mesma língua, organizando-se em quatro tópicos: 1) problematização da ideia de uma “comunidade linguística”, através de perspectivas de pensadores e académicos dos países de língua portuguesa; 2) estudo da relação entre as literaturas em português a partir da categoria “literatura-mundo”; 3) o conteúdo programático varia de acordo com o recorte temático e nele trabalham-se os conceitos do recorte temático em pauta a partir de diferentes aparatos teóricos; 4) analisam-se configurações discursivas das tematizações anunciadas no ponto 3), de acordo com um corpus literário de pelo menos três literaturas de língua portuguesa.
Língua, Cultura e Tradução
Código: TRA5.920264
ECTS: 6
Objectivos: No âmbito deste seminário procura-se que os estudantes desenvolvam competências conducentes à identificação e domínio de ferramentas conceptuais de construção textual cujo contributo é decisivo para a tradução de textos da mais diversa índole. Os estudantes serão chamados a desenvolver trabalho de categorização linguística, usando conceitos como: protótipo; polissemia e categorias radiais; metáfora e metonímia conceptuais; a metáfora conceptual – mapeamentos entre domínios cognitivos; metáforas convencionalizadas versus metáforas culturalmente adaptadas, em regime de tradução; e metáforas terminológicas em diversas linguagens especializadas.
Língua, Discurso e Tradução
Código: TRA5.811545
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário visa dotar os estudantes de instrumentos que lhes permitam analisar um discurso como um objeto linguístico estruturado que se torna meio de comunicação quando interpretado em contexto. O foco será colocado na análise de fenómenos linguísticos complexos, com variação gramatical significativa entre o português e outras línguas (especialmente o inglês), e por isso especialmente interessantes para a tradução (e.g. expressões anafóricas, marcação de valores de impessoalidade, conexões interproposicionais, transmissão de informação temporal nos discursos). Pretende-se que os alunos reconheçam a importância do estudo técnico de diferenças gramaticais para a tradução, a partir da análise de construções específicas e da discussão de traduções problemáticas.
Linguística Comparada: Português em Contacto
Código: LIN5.812267
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário é uma especialização na área do contacto de línguas que incide em variedades de português e em crioulos de base lexical portuguesa falados em África e na Ásia, visando explorar e comparar os processos socio-históricos e linguísticos subjacentes à sua formação e desenvolvimento, bem como os seus traços linguísticos específicos.
Linguística Comparada: Tópicos de Sintaxe do Português numa Perspetiva Comparada
Código: LIN5.812260
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC parte da caracterização de estruturas sintáticas do português europeu para mostrar a importância da consideração de diferentes tipos de dados, de diferentes línguas e/ou variedades da mesma língua para o desenvolvimento da investigação em linguística. Assume-se que os estudantes têm uma formação básica em teoria sintática.
Linguística Computacional (orientada para os recursos lexicais)
Código: TRA5.812326
ECTS: 12
Objectivos: No âmbito deste seminário pretende-se que estudantes provenientes de diferentes áreas do conhecimento adquiram competências específicas que lhes permitam desenvolver uma abordagem científica das línguas, na perspetiva da sua modelização computacional e num quadro de opções diversificado (orientação para o conhecimento, para os dados ou para as tecnologias). Especificamente pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de uso de aplicações computacionais de natureza variada, bem como competências de análise e modelização linguística em sistemas suscetíveis de integração neste tipo de aplicações, com particular destaque para a modelização léxico-conceptual.
Linguística Computacional: Modelização e Tecnologias das Línguas
Código: LIN5.920080
ECTS: 12
Objectivos: No âmbito deste seminário, pretende-se que estudantes provenientes de diferentes áreas do conhecimento adquiram competências específicas que lhes permitam desenvolver uma abordagem científica das línguas, na perspetiva da sua modelização computacional e num quadro de opções diversificado (orientação para o conhecimento, para os dados ou para as tecnologias). Especificamente, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de uso de aplicações computacionais de natureza variada, bem como competências de análise e modelização linguística em sistemas suscetíveis de integração neste tipo de aplicações.
Linguística Educacional: Aquisição e Ensino de L2
Código: LIN5.920081
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC constitui uma especialização na área da aquisição e ensino de língua segunda, incidindo, em particular, sobre as teorias de aquisição e metodologias de ensino de uma L2. É objetivo deste seminário dotar os estudantes de conceitos, ferramentas e práticas que lhes permitam compreender, por um lado, a natureza da aquisição de uma L2 e, por outro, a sua estreita relação com o processo de ensino/aprendizagem da língua.
Linguística Educacional: Usos do Oral e Educação - Investigação e Práticas
Código: LIN5.920587
ECTS: 12
Objectivos: Contribuir para conhecimentos e competências especializadas sobre variação prosódica, usos do oral e oracias, em particular no PE. Os mestrandos serão levados a articular teoria e prática no domínio da oracia em contexto educativo através de estudos de caso.
Linguística Forense: Pistas Sonoras na Identificação do Falante
Código: LIN5.920082
ECTS: 12
Objectivos: A importância do conhecimento linguístico na investigação judicial. A determinação dos parâmetros acústicos na fala que permitem a tarefa de identificação do falante num ambiente judicial.
Linguística Histórica: Tópicos de Sintaxe
Código: LIN5.920083
ECTS: 12
Objectivos: É objetivo geral deste seminário desenvolver competências de trabalho/investigação na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação dos dados históricos (por exemplo, mostrando como a comparação entre diferentes línguas, geneticamente relacionadas ou não, é um elemento central do trabalho neste domínio). A concretização do objetivo geral do curso far-se-á através do estudo de casos de mudança sintática, ou mudança na interface entre a sintaxe e a semântica/pragmática, na história do português mas sob uma perspetiva comparativa.
Literacia da Informação
Código: CDI5.555914
ECTS: 6
Objectivos: Proporcionar a compreensão da organização do conhecimento e da informação, incluindo a terminologia e os tipos de recursos disponíveis; Ensinar a construir e a definir questões e estratégias de pesquisa, incluindo a seleção de fontes de informação adequadas; Prover o aluno da teoria, competência e técnica necessárias para realizar pesquisas eficientes e eficazes; Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre os vários tipos de recursos, estratégias de pesquisa e organização da informação para uma avaliação crítica e correta utilização das fontes; Sensibilizar para o uso ético e legal de informação; Incentivar a desenvolver competências de pesquisa e hábitos que irão contribuir para o sucesso do aluno e do futuro profissional.
Marinhas de Guerra, Estratégia e Combates Navais
Código: MIL5.920696
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se dar aos alunos uma perspetiva da forma como tiveram lugar e evoluíram as técnicas de combate no mar, a organização das Marinhas de Guerra e o pensamento estratégico que, elaborado ou empírico, permitiu o exercício do Poder Naval pelos povos.
Marketing da Informação
Código: CDI5.555915
ECTS: 6
Objectivos: Analisar e posicionar a atividade da informação na cultura e no ambiente estratégico e concorrencial de uma organização; Desenvolver políticas estratégicas e dominar ferramentas de marketing adequadas; Saber definir uma estratégia de marketing global e elaborar uma estratégia de produto ou serviço; Definir a viabilidade de um projeto; Instaurar um quadro de controlo e marketing que permita acompanhar a concretização de objetivos; Integrar o resultado dos estudos de satisfação na estratégia de marketing, mantendo a interação com os clientes; Monitorizar as inovações a fim de antecipar as evoluções da organização.
Metafísica
Código: FIL5.920534
ECTS: 7,5
Objectivos: Neste curso estudamos alguns dos tópicos centrais da metafísica. Começamos por estudar áreas fundamentais como a natureza dos entes e das suas propriedades, a relação entre ente e propriedade e a natureza do espaço e do tempo. Depois estudamos tópicos em várias áreas de metafísica aplicada, como o problema da constituição material, a persistência de entes e de seres através do tempo, a natureza do ser humano e da sua mente e o livre-arbítrio.
Metodologia e Acompanhamento do Trabalho Científico
Código: HAR4.717163
ECTS: 12
Objectivos: O Seminário de Metodologia e Acompanhamento do Trabalho Científico visa integrar os alunos de Mestrado no campo de saberes adequado a este nível de pós-graduação, ajudando os estudantes a progredir na realização das teses que preparam. Procura-se, assim, sintetizar temas teóricos e práticos sobre História de Arte e Património Artístico e acompanhar a redacção de capítulos das teses, discutidos nas aulas práticas.
Metodologia e Fontes da História Contemporânea Portuguesa
Código: HIS4.920086
ECTS: 12
Objectivos: O seminário Metodologia e Fontes da História Contemporânea Portuguesa pretende preparar os estudantes para a investigação em História Contemporânea de Portugal, dando a conhecer os arquivos, as bibliografias e as metodologias de pesquisa e análise de fontes. Nas sessões são distribuídos documentos, ou excertos de obras que deverão ser analisados pelos estudantes. Poderão ser organizadas visitas de estudo.
Metodologias da Tradução
Código: TRA4.811683
ECTS: 6
Objectivos: A UC de Metodologias da Tradução visa desenvolver as competências de reflexão e experiência de tradução, a partir dos conceitos-base de metodologias e estratégias, investindo na aquisição de um conhecimento explícito e espírito crítico, numa perspetiva comparativa e multilingue. Os estudos de casos, ilustrativos de uma pluralidade de géneros e tipologias textuais, visam exemplificar os pressupostos específicos de cada situação de mediação interlinguística e desenvolver hábitos de trabalho de tradução que decorrem da capacidade de pesquisa, da construção do conhecimento e do desenvolvimento de conceitos, tais como a capacidade avaliativa, a criatividade e a combinatória lexical.
Métodos de informação e registo de campo
Código: ARQ5.717161
ECTS: 6
Objectivos: Procura desenvolver capacidades que permitem aplicar estratégias, métodos e técnicas bem como a identificação das realidades estratigráficas de forma a ser capaz de estabelecer o seu significado histórico e cultural e produzir um registo de campo rigoroso, durável e adequado às exigências da investigação arqueológica
Métodos e Técnicas de Produção Científica
Código: ARQ5.920273
ECTS: 6
Objectivos: O Seminário pretende apresentar uma trajectória epistemológica da Arqueologia desde os inícios do século XX, no contexto das Ciências Sociais, apresentando e comentando os objectivos, virtualidades e limitações das distintas “escolas” de pensamento. Pela selecção de autores e obras consideradas significativas, devidamente enquadradas e contextualizadas, pretende-se que os estudantes aprendam a entender como se foi produzindo conhecimentos gerais sobre o passado das sociedades humanas a partir do registo arqueológico. Pretende-se explicar como as diferentes correntes de pensamento contribuíram para o enriquecimento das práticas arqueológicas Um enriquecimento que se fez mais numa óptica aditiva / cumulativa (“estratigráfica”) do que por rupturas paradigmáticas.
Monarquia e Casa Real
Código: HIS5.714753
ECTS: 12
Objectivos: 1. Reflectir criticamente sobre os principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade.
2. Aplicar os conceitos e outros instrumentos de análise das Ciências Sociais na construção de um projecto de trabalho.
3. Seleccionar fontes e bibliografia pertinentes para o objecto da pesquisa.
4. Problematizar e formular hipóteses explicativas dos fenómenos em estudo.
5. Elaborar sínteses estruturadas, a partir dos resultados da investigação.
6. Comunicar de forma clara e sem ambiguidades, as conclusões da investigação e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes.
Monarquia e Casa Real
Código: HIS5.920590
ECTS: 12
Objectivos: 1. Reflectir criticamente sobre os principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade.
2. Aplicar os conceitos e outros instrumentos de análise das Ciências Sociais na construção de um projecto de trabalho.
3. Seleccionar fontes e bibliografia pertinentes para o objecto da pesquisa.
4. Problematizar e formular hipóteses explicativas dos fenómenos em estudo.
5. Elaborar sínteses estruturadas, a partir dos resultados da investigação.
6. Comunicar de forma clara e sem ambiguidades, as conclusões da investigação e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes.
Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais
Código: PLE5.525514
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se analisar dinâmicas (inter)culturais das sociedades contemporâneas, sobretudo europeias. São analisados os modelos de gestão de diferentes contextos multiculturais e suas lógicas, não descurando o conhecimento histórico deste processo, assim como as lógicas hegemónicas da diversidade, mas privilegiando-se sobretudo a perspectiva do “diálogo intercultural” e considerando-se a importância da educação para a diferença e o contributo dos sistemas educativos na procura de soluções integradas e comunicativamente eficazes, designadamente no que diz respeito à aprendizagem das línguas e culturas. Neste contexto, inclui-se o estudo da literatura como lugar de construção da imagem do Outro.
Mundo Bíblico
Código: HIS5.712920
ECTS: 12
Objectivos: 1. Conhecer as problemáticas inerentes ao estudo da História do Mundo Bíblico.
2. Conhecer as fontes e os métodos para o estudo das literaturas bíblicas.
3. Dominar as técnicas e as metodologias de investigação relativas ao domínio da História e Culturas orientais, através da Bíblia.
4. Ser capaz desenvolver uma investigação original que represente um relevante contributo para o conhecimento neste âmbito de estudos.
Museu e Sociedade
Código: HAR5.920278
ECTS: 12
Objectivos: Os OA da UC são: 1.a competência científica para a compreensão da relevância histórica, cultural e de comunicação patrimonial do Museu contemporâneo, 2. A capacidade de compreender e integrar em discurso científico as características, limites e potenciais áreas de desenvolvimento do Museu,(da técnica expositiva ao digital/virtual). 3. Desenvolver a capacidade de produzir pensamento original fundamentado sobre os problemas de comunicação não verbal e não escrita no contexto do Museu contemporâneo. 4.a competência para a discussão, interpretação e aplicação concreta e original de conceitos culturais complexos. 7. A competência para compreender, elaborar e fundamentar uma estratégia de comunicação cultural em contexto museológico.
N-O
Oficina de Tradução Multilingue
Código: TRA5.811990
ECTS: 6
Objectivos: Os objetivos da presente unidade curricular são os seguintes: (i) desenvolver a capacidade de observação e descrição de questões linguísticas e culturais associadas à tradução multilingue; (ii) treinar os estudantes na prática da tradução a partir de várias línguas-fonte; (iii) sensibilizá-los para a especificidade das tarefas e competências ativadas na tradução, em função quer da língua-fonte, quer da variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos / géneros textuais; (iv) contribuir para a formação de tradutores com competências de avaliação e aperfeiçoamento das suas práticas de tradução e produção escrita.
Ontologia
Código: FIL5.920537
ECTS: 7,5
Objectivos: Segundo Heidegger, no Ocidente a natureza do homem é determinada a partir da sua relação ao ser, o que é manifesto na linguagem. Mas tal relação nunca foi questionada pela filosofia que, privilegiando a essência, abriu caminho à ciência moderna. Hoje, porém, impõe-se questioná-la pois, sem uma clara relação à realidade e a si próprio, o homem, quem ele é e o que deve levar a cabo, se encontra ameaçado pelo poder da tecnologia.
Organização da informação I
Código: CDI5.555905
ECTS: 6
Objectivos: Compreender o papel da organização da informação na Ciência da Informação e nas suas UCs aplicadas; Demonstrar conhecimento sobre os conceitos nucleares e os princípios da organização da informação; Compreender a relação entre os conceitos da organização da informação e os mecanismos de recuperação e descoberta da informação; Selecionar as abordagens adequadas para a organização da informação em diferentes ambientes institucionais; Reconhecer e utilizar ferramentas e instrumentos normativos de organização da informação; Utilizar o vocabulário científico e técnico associado à organização da informação; Compreender os processos de construção e interpretação dos registos de metainformação (bibliográficos e arquivísticos).
Organização da informação II
Código: CDI5.555908
ECTS: 6
Objectivos: Compreender a importância das linguagens documentais para a gestão da informação; Conhecer conceitos e noções fundamentais na teoria e prática da indexação por assuntos e no uso de thesauri na indexação de informação; Perceber a importância dos resumos na informação científica; Dominar competências no uso de classificações, nomeadamente a Classificação Decimal Universal.
P-Q
Paleografia e Diplomática
Código: CDI5.555917
ECTS: 6
Objectivos: A Diplomática fornece ferramentas para analisar e criticar os documentos, históricos e contemporâneos, estudando a sua génese, forma e transmissão; a Paleografia é a ciência que permite ler os textos antigos.
Para Quando o Apocalipse?: Breve História do Pensamento Apocalíptico
Código: HIS5.920556
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário analisa a história do pensamento escatológico e, em particular, das expressões e movimentos sociais de carácter escatológico que lhe deram forma desde as origens do conceito na Antiguidade até às suas expressões mais modernas. Pretende-se introduzir e discutir conceitos tais como “apocalipse”, “apocalipticismo”, “escatologia apocalíptica” e “anticristo”. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de responder às seguintes questões: o que é um apocalipse?, está o apocalipse prestes a acontecer?, porque é que a Humanidade tem uma relação de amor-ódio com esta ideia? e, como é que a imaginação apocalíptica influenciou o desenvolvimento da sociedade Ocidental, e em particular, o último século? Bibliografia em inglês.
Património e Turismo Cultural
Código: HAR5.920279
ECTS: 12
Objectivos: O Turismo Cultural é uma área estratégica no mercado de trabalho, na qual os profissionais da História da Arte e do Património têm uma intervenção direta.
Nesta UC pretende-se a aquisição de conhecimentos que habilitem para o desempenho de funções no domínio da criação e da gestão de projetos turísticos, que se ambicionam cientificamente rigorosos, inovadores, competitivos e economicamente sustentáveis. Para o efeito, deseja-se a obtenção de um domínio crítico das principais linhas do debate teórico na área do Turismo Cultural; uma perspetiva global e pluriUCr de atuação e uma capacidade de planear e intervir em projetos que visam simultaneamente a gestão turística do património histórico-artístico e a sua criteriosa valorização, divulgação e salvaguarda.
Peritagem de Obras de Arte
Código: HAR5.716983
ECTS: 12
Objectivos: A UC tem como objectivo primordial preparar os alunos para conhecerem a estrutura do Mercado de Arte em Portugal e no resto do mundo e para resolverem os problemas teóricos e práticos da peritagem e da avaliação de obras de arte. Este compreende para além da análise material, a componente estética e histórica da obra. No final da UC os alunos deverão ser capazes de entender e analisar o Mercado de Arte, conhecer as características da peritagem e da avaliação e, finalmente, estarem habilitados a colaborar numa peritagem e numa avaliação de obras de arte nas temáticas das suas teses de mestrado.
Pesquisa e utilização de recursos de informação
Código: CDI5.550185
ECTS: 6
Objectivos: Proporcionar a aquisição de competências e conhecimentos ao nível da utilização dos recursos eletrónicos; Desenvolver as competências URI; Compreender as potencialidades de pesquisa de informação na World Wide Web; Conhecer algumas ferramentas de apoio à pesquisa de informação na WWW; Saber identificar e utilizar de forma eficaz as fontes de informação online; Saber avaliar a qualidade e a fiabilidade da informação na WWW e os respetivos resultados; Habilitar os alunos para o desenvolvimento, uso, aplicação ou administração de recursos eletrónicos no seu ambiente de trabalho; Dominar as técnicas de recuperação de informação e a sintaxe de pesquisa em diferentes bases de dados/recursos eletrónicos (estratégias de pesquisa).
Planeamento e Gestão do Património
Código: HAR5.920281
ECTS: 12
Objectivos: Procura-se uma especialização de competências no domínio dos fundamentos da Gestão do Património Artístico. Pretende-se a aquisição de conhecimentos que habilitem para o desempenho de funções de gestão patrimonial. Para o efeito, deseja-se obter um domínio crítico das principais linhas do debate teórico nesta área; uma perspetiva global e pluriUCr de atuação e uma capacidade de planear e intervir em projetos de gestão integrada do Património Cultural.
Poder Aéreo e Estratégia
Código: MIL5.920697
ECTS: 10
Objectivos: Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global e coerente da criação, desenvolvimento e evolução do poder aéreo e da estratégia do seu emprego e da sua importância nas relações internacionais e conflitos armados. Procura-se que o aluno compreenda, contextualize e observe a história através do prisma das capacidades aeroespaciais militares e da utilização dos novos sistemas de armas na incessante tentativa de alcançar supremacia sobre o inimigo.
Políticas Culturais
Código: TEA5.920282
ECTS: 6
Objectivos: O seminário propõe: a introdução genérica aos conceitos e práticas da administração e gestão no campo das artes, e perspetivas para o estudo das artes performativas na sua relação com o campo político, económico, social, cultural e artístico; o reconhecimento de alguns dos desafios que o contexto institucional coloca à gestão da cultura: conhecer a legislação portuguesa sobre instituições culturais e artísticas, bem como o enquadramento legislativo e institucional no contexto da Comunidade Europeia (e nos mercados atrativos fora da Europa).
Práticas Editoriais de Teatro
Código: TEA5.920285
ECTS: 6
Objectivos: Pretende-se nesta UC familiarizar os estudantes com o campo de estudos da edição de textos modernos e dar-lhes a conhecer quer o estado da questão, quer exemplos dos diferentes aspectos que o caracterizam. A observação de casos concretos de produção textual permite desenvolver capacidades de reconhecimento de um objecto adequado às diversas necessidades de leitores diferentes. Ao analisar as diversas componentes da crítica textual, os estudantes serão confrontados com os aspectos práticos da edição de teatro.
Preservação e segurança da informação
Código: CDI5.555910
ECTS: 6
Objectivos: Identificar os princípios teóricos e metodológicos para a preservação, a conservação e o acesso continuado à informação, incluindo formas de produção/aquisição, seleção, organização, representação, recuperação e uso da informação; Compreender a conservação de informação como um processo proactivo e contínuo; Dar a conhecer as características particulares dos suportes documentais analógicos e eletrónicos e os problemas colocados na sua gestão; Referir as soluções e os mecanismos utilizados para tentar ultrapassar estas dificuldades.
Problemática dos Estudos Clássicos I
Código: CLA4.920286
ECTS: 6
Objectivos: A UC tem em vista apoiar a iniciação dos mestrandos na investigação em Estudos Clássicos. Pretende-se: (1) pôr os alunos em contacto com os instrumentos de trabalho pertinentes para a investigação em Estudos Clássicos no nível do mestrado; (2) formar os alunos na preparação de trabalhos científicos, em diversos formatos (artigos, capítulos de livro, recensões, dissertação de mestrado), dando especial atenção à estruturação destes projectos; (3) apresentar aos mestrandos diversas perspectivas e/ou áreas de investigação em Estudos Clássicos.
Problemática dos Estudos Clássicos II
Código: CLA4.920287
ECTS: 6
Objectivos: A UC oferece uma introdução à investigação em Estudos Clássicos, de forma articulada com Problemática dos Estudos Clássicos I. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de escrita académica e de discussão de temas para desenvolvimento em tese, e aprendam a utilizar os recursos disponíveis para investigação na área dos Estudos Clássicos.
Problemáticas de História das Religiões
Código: REL5.920591
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa suscitar a reflexão sobre o lugar e papel da “religião” nas dinâmicas sociais e nos processos de transformação histórica, na diversidade de contextos e tradições culturais;
discutir conceitos e perspetivas teóricas no campo das ciências sociais, de modo a captar e compreender os fenómenos religiosos nos processos de construção de “modernidades múltiplas”; promover o contacto com recentes problemáticas de investigação histórica, em ordem a uma capacitação teórica e metodológica para a investigação; fomentar as competências de questionamento, exposição oral e escrita, em ordem a um maior rigor analítico.
Problemáticas regionais na História de África
Código: HIS5.920554
ECTS: 12
Objectivos: O seminário valoriza a opção metodológica de definir o objecto de estudo a partir de uma conceptualização espacial. O foco analítico é a construção de três grandes regiões: o Noroeste, a África Central e a África Oriental, a partir das dinâmicas criadas pelas suas sub-regiões: Grande Senegâmbia, faixa centro-ocidental norte entre os rios Congo e Kwanza e Vale do Zambeze, que se relacionaram e se definiram em relação com o Mundo Atlântico, nos dois primeiros casos, e com o Mundo do Índico, no último. Pretende-se também mostrar que a compreensão destas sub-regiões só é possível em articulação com as suas representações históricas e historiográficas.
Produção do Português Escrito - nível avançado
Código: TRA5.812164
ECTS: 6
Objectivos: É objetivo desta UC formar escritores experientes, que dominem uma vasta panóplia de recursos para a escrita, com um nível superior de conhecimento da língua, de conhecimento discursivo e de conhecimento dos géneros textuais, e que utilizem competentemente estratégias de monitorização e de autorregulação do seu processo de escrita. No final, os estudantes deverão ser capazes de usar a escrita de forma controlada, adaptar os seus textos ao público-alvo e aos objetivos, rever criticamente as suas produções, usando as estratégias e os instrumentos adequados.
Projeto
Código: HAR6.717164
ECTS: 12
Objectivos: O projeto pode assumir duas vertentes:
1 – O planeamento e execução do projeto de investigação cabe, por inteiro ao estudante;
2 – O estudante é membro de uma equipa de investigação de um projeto liderado por um investigador responsável.
No que diz respeito ao ponto 1, o planeamento e execução de um projeto de investigação, independentemente da área de especialização e do tema escolhido, devem obedecer a um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. Quanto ao ponto 2, a execução das tarefas atribuídas ao estudante devem, igualmente, obedecer a um nível académico e científico adequado ao 2º ciclo de estudos.
Em ambos os casos pretende-se o cumprimento das seguintes etapas:
a) Identificação da problemática;
b) Estado de questão,
c) Objetivos a cumprir e metodologia de trabalho;
d) Indicação dos arquivos, bibliotecas e centros de documentação a explorar;
e) Plano de execução, duração, tarefas e “deliverables”.
Psicolinguística: Processamento da Língua Escrita
Código: LIN5.920098
ECTS: 12
Objectivos: A psicolinguística em relação à teoria linguística. Metodologias de investigação em psicolinguística: tempos de resposta, ERPs, “eye-tracking”. Léxico mental e modelos do reconhecimento da palavra escrita. Processamento morfológico: transparência semântica; formas regulares e irregulares. Processamento sintático e semântico: ambiguidade; princípios de “parsing”; interações sintaxe-semântica.
Quotidianos Femininos (séc. XVI-XIX)
Código: HIS5.715282
ECTS: 12
Objectivos: Quotidianos Femininos (séculos XVI-XIX) parte de um conjunto de temas de história de género e foca-se no estudo das revistas femininas portuguesas, preferencialmente em comparação com as de outros espaços europeus ou de outros continentes
R-S
Relatório [Crítica Textual]
Código: TXT6.812111
ECTS: 42
Objectivos: O Relatório deve apresentar um nível académico adequado ao 2.o ciclo de estudos. Na avaliação da sua qualidade há os seguintes pontos a considerar:
a) Pertinência e originalidade do tópico investigado;
b) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem, estrutura e estilo);
c) Capacidade de análise crítica do tópico escolhido;
d) Capacidade de análise crítica das fontes de informação utilizadas;
e) Integração correta da bibliografia na argumentação desenvolvida;
f) Capacidade de investigação autónoma demonstrada durante o estágio, a investigação e a orientação.
Relatório de Estágio [Tradução]
Código: TRA6.811751
ECTS: 42
Objectivos: No contexto desta UC os estudantes devem desenvolver e apresentar um dos três tipos de trabalho final para a obtenção do grau de Mestre em Tradução previstos no plano de estudos: o relatório de estágio.
Relatório de Estágio [Ciências da Documentação e Informação]
Código: CDI6.555924
ECTS: 36
Objectivos: Elaborar um trabalho de natureza científica, de descrição e análise crítica, acerca das atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio curricular efetuado em contexto de trabalho numa entidade externa de acolhimento. Demonstrar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas no desempenho das funções no âmbito do estágio.
Relatório de Estágio [Cultura e Comunicação/Estudos de Cultura]
Código: CLT6.920292
ECTS: 42
Objectivos: No Relatório de Estágio espera-se que os estudantes escrevam um texto com uma extensão de 60 a 80 páginas adequado ao nível de um 2.º ciclo de estudos. Neste texto devem demonstrar o domínio de um enquadramento teórico-metodológico na área dos estudos de cultura e comunicação bem como a capacidade de aplicação deste à sua experiência de estágio com a subsequente apresentação de resultados.
Relatório de estágio [Estudos de Teatro]
Código: TEA6.912674
ECTS: 42
Objectivos: O estágio dará origem a um relatório aprofundado que descreva as actividades desenvolvidas e faça a análise crítica do processo e das competências adquiridas. Espera-se que os resultados venham acrescentar aos conhecimentos teórico-práticos a experiência numa área seleccionada da prática teatral. O relatório deve ser fundamentado pela pesquisa bibliográfica do estado do conhecimento relativo á área a que o estágio se reporta, px. direcção de actores, assistência de encenação, direcção de cena entre outras de cariz técnico-artístico.
Relatório de Estágio [História da Arte]
Código: HAR6.717177
ECTS: 48
Objectivos: Independentemente do local de estágio escolhido, um Relatório deve apresentar um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos e ter as seguintes características:
a) deve ser um texto com base científica;
b) deve conter a formulação de uma problemática e de um quadro conceptual;
C) deve reflectir sobre os instrumentos e métodos necessários à intervenção profissional;
d) deve descrever os conteúdos do estágio e ser capaz de avaliar criticamente as práticas profissionais aí desenvolvidas.
O Relatório tem de estar devidamente fundamentado nos seus pressupostos teóricos e metodológicos.
A avaliação do seu mérito deverá ter em consideração os seguintes pontos:
a) Capacidade de reflexão do futuro profissional;
b) Capacidade de problematização, teorização e análise de uma determinada realidade;
c) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem e metalinguagem, estrutura e estilo);
e) Integração correcta da literatura secundária na argumentação desenvolvida.
Religiões Africanas
Código: REL5.713401
ECTS: 12
Objectivos: Neste seminário pretende-se que os estudantes: aprofundem os enquadramentos teóricos, os principais conceitos e noções operatórias para a compreensão das religiões em África com especial ênfase nas originárias da África Subsariana; analisem as suas diversidades e dinamismos numa perspectiva interUCr com ênfase na História e na Antropologia; tomem conhecimento dos principais debates e tendências nesta área de estudos; desenvolvam metodologias de investigação de fontes e de análise crítica de bibliografia para a história ou transformação recente das religiões africanas.
Religiões Asiáticas
Código: REL5.714970
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC tem por objetivo fornecer aos estudantes uma visão multifacetada, em termos históricos, atuais e comparados, do fenómeno religioso na Ásia do Sul, do Sueste e Oriental, tendo por especial enfoque as principais tradições religiosas originárias destas regiões. Visa também proporcionar mecanismos de abordagem crítica tanto das fontes como das várias interpretações das diversas realidades religiosas.
Religiões Ibéricas e Europeias Pré-Romanas
Código: REL5.920480
ECTS: 12
Objectivos: Procura dar a conhecer os instrumentos e as diferentes fontes para o estudo das religiões pré-romanas ibéricas e europeias, a sua diversidade e o contributo de cada uma delas na construção do saber. Analisam-se as principais questões que se colocam genericamente ao estudo das religiões antigas e em particular à do mundo pré-romano da Hispânia.
Repositórios digitais
Código: CDI5.555909
ECTS: 6
Objectivos: Identificar os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, a produção e a gestão de Repositórios; Inferir dos diferentes domínios de aplicação dos Repositórios Digitais, procedimentos para manutenção e tratamento da informação; Dar a conhecer as soluções e os mecanismos de software e hardware utilizados no desenvolvimento de repositórios digitais; Compreender as necessidades de Auditoria e Certificação decorrentes da especificidade tecnológica dos Repositórios Digitais.
Representações da Guerra: Arte e Iconografia
Código: MIL5.920702
ECTS: 10
Objectivos: Uma perspetiva de conjunto sobre as representações da guerra no contexto das História da Arte (portuguesa, europeia e transeuropeia), recorrendo a ‘estudos de caso’ na pintura, na gravura, na tapeçaria, no baixo-relevo, na iluminura, no desenho, nos ‘ex-votos’, nos têxteis, no cartaz, e na arquitetura militar, religiosa e civil, explorando em termos históricos, iconográficos e iconológicos os sentidos plurais de peças consideradas representativas.
Semântica: Modalidade e Modo
Código: LIN5.920598
ECTS: 12
Objectivos: Esta é uma UC de especialização no estudo do significado nas línguas naturais, com especial foco nas questões de modalidade e modo em português. São tratadas questões como a noção de modalidade, seus tipos, meios de expressão nas línguas naturais e instrumentos formais de análise semântica, bem como o tema do modo verbal, com particular incidência no conjuntivo e indicativo. Pretende-se com este seminário dotar os estudantes de instrumentos para uma análise rigorosa do significado de operadores de modalidade nas línguas naturais e do modo verbal, adotando uma perspetiva integradora do significado de expressões linguísticas e de informação contextual.
Semântica: Tempo e Tipos de Situações
Código: LIN5.920101
ECTS: 12
Objectivos: Esta é uma UC de especialização no estudo do significado nas línguas naturais, com especial foco nas questões de semântica temporal. Serão tratadas questões como: classes aspetuais de situações e comutação aspetual; caracterização e análise formal dos tempos verbais do português; informação temporal veiculada por meio de adjuntos temporais e de combinações predicado-argumentos; tópicos de tempo discursivo. Pretende-se que os alunos: reconheçam a importância central das questões temporais na interpretação, e bem assim a sua diversidade e complexidade; reconheçam a relevância gramatical da noção de “Aktionsart” e os problemas taxonómicos a ela associados; sejam capazes de problematizar a análise das principais expressões temporais do português.
Seminário de Investigação [Ciências da Documentação e Informação]
Código: CDI6.555920
ECTS: 6
Objectivos: Definir o Plano do trabalho final a desenvolver; Reconhecer as fontes de informação pertinentes para cada temática; Desenvolver um trabalho de projeto em contexto organizacional; Desenvolver um projeto de investigação sobre determinada temática em Ciência da Informação.
Seminário de Investigação [Estudos Comparatistas]
Código: COM6.920299
ECTS: 6
Objectivos: O Seminário visa introduzir os alunos de mestrado no conhecimento das ferramentas metodológicas essenciais para a investigação avançada em Estudos Comparatistas, tanto para a elaboração da tese de mestrado, como em tarefas inerentes à pesquisa científica e à actividade académica em geral (e.g. publicação de artigos e livros, participação e organização de encontros científicos, preparação de candidaturas).
Seminário de Investigação [Cultura e Comunicação/Estudos de Cultura]
Código: CLT6.122345
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário visa acompanhar a investigação individual dos mestrandos no seu trabalho final, proporcionando um espaço de debate e de comentário juntamente com os respectivos orientadores. Os objectivos principais são (i) garantir o cumprimento dos prazos, (ii) manter um diálogo permanente no contexto do mestrado.
Seminário de Investigação [Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda]
Código: PLE6.550115
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa preparar os estudantes para a elaboração da investigação conducente à escrita da dissertação. Centra-se no conhecimento de princípios, métodos, metodologias e recursos de investigação em ciências sociais e humanas e em linguística aplicada, assim como na aquisição de técnicas e estratégias de escrita académica.
Seminário de Investigação [Estudos de Teatro]
Código: TEA6.920325
ECTS: 6
Objectivos: A UC visa proporcionar conhecimento na utilização de motores de pesquisa automática, bases de dados científicas e repositórios digitais; desenvolvimento de competências na investigação de fontes bibliográficas em suporte papel e digital, relevantes para a área dos Estudos de Teatro; conhecimento e utilização segura dos procedimentos de citação bibliográfica em texto e em nota de rodapé; estabelecimento de critérios para organização da bibliografia final; aquisição progressiva de uma prática de investigação autónoma
Seminário de Investigação I: Projetos de Tese [Teoria da Literatura]
Código: TEO6.920301
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário organiza-se a partir da discussão de exposições orais dos participantes. As exposições ocupar-se-ão, de uma forma preliminar, de tópicos que os participantes se proponham desenvolver nas suas dissertações. As discussões visarão a modificação desses tópicos. O objectivo final do seminário é a produção, por parte dos participantes, de um resumo escrito e pormenorizado das suas futuras dissertações.
Seminário de Investigação II: Colóquios de Tese [Teoria da Literatura]
Código: TEO6.920303
ECTS: 6
Objectivos: Neste seminário, os participantes, ocupados já com a elaboração das suas teses, apresentam ao grupo, e discutem, em conferências públicas, os resultados ou os pontos de vista que forem elaborando.
Seminário de Orientação I [Linguística]
Código: LIN6.920310
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC visa: desenvolver a capacidade de reflexão do aluno sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação, de modo a que ele possa avaliar as implicações das suas escolhas; estimular o sentido crítico do aluno e desenvolver a sua capacidade argumentativa através da discussão de elementos bibliográficos relevantes; orientar, de forma personalizada, o trabalho de dissertação, projeto ou estágio, disponibilizando ao aluno a necessária informação científica e técnica e estimulando a sua independência.
Seminário de Orientação II [Linguística]
Código: LIN6.920311
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC visa: desenvolver a capacidade de reflexão do aluno sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação, de modo a que ele possa avaliar as implicações das suas escolhas; estimular o sentido crítico do aluno e desenvolver a sua capacidade argumentativa através da discussão de elementos bibliográficos relevantes; orientar, de forma personalizada, o trabalho de dissertação, projeto ou estágio, disponibilizando ao aluno a necessária informação científica e técnica e estimulando a sua independência.
Seminário de Orientação [Crítica Textual]
Código: TXT6.811863
ECTS: 6
Objectivos: Os seminários de orientação têm como objetivo principal desenvolver no estudante a capacidade de reflexão sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação.
Seminário de Orientação [Estudos Comparatistas]
Código: COM6.920306
ECTS: 6
Objectivos: O objectivo deste seminário é o desenvolvimento da autonomia e das capacidades de investigação do mestrando com o objectivo de escrever a dissertação de mestrado em Estudos Comparatistas. A redacção da dissertação é acompanhada pelo(s) orientador(s) em trabalho tutorial.
Seminário de Orientação [Culturas Literárias Europeias]
Código: CLE6.920540
ECTS: 18
Objectivos: Nesta UC, pretende-se: desenvolver a capacidade de reflexão sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação, para que os estudantes possam avaliar as implicações das suas escolhas; criar as bases essenciais à elaboração da dissertação (escolha ou confirmação do tema; preparação ou acerto do plano; seleção e organização da bibliografia); desenvolver a capacidade argumentativa e o sentido crítico através de breves exposições orais sobre tópicos e questões que os estudantes pretendam tratar nas suas dissertações.
Seminário de Orientação [Estudos de Teatro]
Código: TEA6.920307
ECTS: 6
Objectivos: Neste seminário procura-se desenvolver a capacidade de reflexão sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação, de modo a que os estudantes possam avaliar as implicações das suas escolhas; criar as bases essenciais à elaboração da dissertação/trabalho de projecto: escolha do tema; preparação do plano e selecção e organização da bibliografia, escolha das metodologias; desenvolver a capacidade argumentativa e o sentido crítico através de breves exposições orais sobre tópicos e questões que os estudantes pretendam tratar nas suas dissertações/trabalhos de projecto.
Seminário de Orientação [Estudos Clássicos]
Código: CLA6.920103
ECTS: 18
Objectivos: Nesta UC, pretende-se: desenvolver a capacidade de reflexão sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação, para que os estudantes possam avaliar as implicações das suas escolhas; criar as bases essenciais à elaboração da dissertação (escolha ou confirmação do tema; preparação ou acerto do plano; seleção e organização da bibliografia); desenvolver a capacidade argumentativa e o sentido crítico através de breves exposições orais sobre tópicos e questões que os estudantes pretendam tratar nas suas dissertações.
Seminário de Orientação [História]
Código: HIS6.920602
ECTS: 12
Objectivos: Fornecer os instrumentos que permitam ao estudante aplicar as metodologias de investigação ao desenvolvimento de um trabalho concreto.
Seminário de Orientação I [Estudos Anglisticos]
Código: ANG6.920313
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC tem como objectivo desenvolver a capacidade de reflexão sobre questões científicas e metodológicas essenciais à investigação, de modo a desenvolver o sentido crítico que permita aos estudantes avaliar as implicações das suas escolhas; criar as bases essenciais à elaboração da dissertação, nomeadamente a escolha ou confirmação do tema; a preparação do plano; e, por fim, a selecção e organização do corpus bibliográfico.
Seminário de Orientação II [Estudos Anglisticos]
Código: ANG6.920317
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC tem como objectivo desenvolver a capacidade argumentativa e o sentido crítico através de breves exposições orais sobre tópicos e questões que os estudantes pretendam tratar nas suas dissertações, os quais são objecto de análise e debate com os colegas do curso.
Serviços de Referência
Código: CDI5.555916
ECTS: 6
Objectivos: Compreender o que são os serviços de referência nas bibliotecas e nos arquivos e o seu contexto sistémico; Caracterizar e avaliar diferentes tipos de serviço de referência presenciais e virtuais; Implementar um serviço de referência num determinado sistema de acordo com as boas práticas profissionais e as orientações internacionais.
Sintaxe: Aspetos Centrais da Teoria Sintática
Código: LIN5.811815
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa fornecer uma compreensão dos fundamentos centrais no domínio da investigação atual em Sintaxe que permitam aos estudantes a compreensão da literatura da especialidade e o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa na resolução de questões suscitadas pelos dados linguísticos.
Sintaxe: Estrutura Linguística e Estrutura Informacional em Linguística Comparada
Código: LIN5.812318
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa (i) a consolidação e desenvolvimento do conhecimento de aspetos fundamentais da teoria sintática (Gramática Generativa); (ii) a descrição de dados, isolamento de fenómenos e sua explicação pelo quadro teórico adotado; (iii) o entendimento de como a comparação entre línguas (geneticamente próximas ou afastadas), ou entre diferentes estádios de uma mesma língua (no eixo diacrónico ou no processo de aquisição), ou mesmo entre diferentes fenómenos de uma dada língua, é crucial para o progresso da investigação em linguística.
Sistemas Arquivísticos
Código: CDI5.555918
ECTS: 6
Objectivos: Contextualizar as bases teóricas e conceptuais da Arquivística no âmbito da sua evolução histórica; Inferir dos diferentes domínios da Organização Sistémica de Arquivos, procedimentos para Gestão da Informação de Arquivo; Compreender as necessidades relativas a Políticas de Informação e de Arquivo; Sensibilizar para o papel social do Profissional e Cientista da Informação de Arquivo.
Sistemas Biblioteconómicos
Código: CDI5.555919
ECTS: 6
Objectivos: Compreender as bibliotecas como sistemas e dominar os principais conceitos da área biblioteconómica; Conhecer a importância das políticas de informação; Conhecer a legislação portuguesa em vigor no domínio biblioteconómico; Analisar as principais tipologias e funções das bibliotecas; Compreender as particularidades da profissão de bibliotecário/documentalista; Reconhecer a função social das bibliotecas e o papel da literacia da informação.
Sistemas de Tradução Automática
Código: TRA5.920331
ECTS: 6
Objectivos: A UC de Sistemas de Tradução Automática estuda as Tecnologias da Tradução, sobretudo as relacionadas com motores de tradução automática (TA). A UC tem como objetivos apresentar distintos sistemas de TA, métricas automáticas de aferição de qualidade dos outputs produzidos, tipologias de erros usadas internacionalmente, diferentes processos de pós-edição e discutir as questões éticas e de investigação associadas à TA numa era de Inteligência Artificial.
Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual: Arte e Símbolos nas Sociedades Camponesas
Código: ARQ5.920332
ECTS: 6
Objectivos: Apresentar os quadros simbólicos das Sociedades camponesas na Europa Ocidental – 6º-3º milénio AC, destacando as expressões rupestres – a Arte Pré-histórica – os artefactos e as arquitecturas “mágico-religiosas”. As metodologias de análise, o significado social e simbólico das expressões gráficas, os contextos de produção e de uso, a transmissão e a disseminação de princípios simbólicas, em particular no espaço da Península Ibérica são nucleares.
Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual: 4º e 3º Milénios
Código: ARQ5.920333
ECTS: 6
Objectivos: Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual (4º e 3º milénio) está organizado em blocos temáticos transversais dedicados a diferentes abordagens da cultura material do 4º e 3º milénios: matérias-primas, cadeia operatória e tecnologia, tipologia, traceologia, analítica. Pretende-se igualmente integrar o estudo nas principais problemáticas do 4º e 3º milénio, especialmente na Península Ibérica. O seminário tem ainda uma forte componente prática das várias categorias artefactuais.
Sistemas tecnológicos de produção Artefactual: Época Romana
Código: ARQ5.920334
ECTS: 6
Objectivos: O objectivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam reconhecer as principais categorias de cerâmica do período romano e o seu potencial informativo. A cerâmica é valorizada especialmente pela possibilidade que oferece para o conhecimento de diferentes aspectos relativos às sociedades antigas, como sejam os de âmbito socio-cultural, tecnológico, as relações comerciais e a economia antiga, sem nunca esquecer o excelente elemento datante que constitui. O objectivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam reconhecer as principais categorias de cerâmica do período romano e o seu potencial informativo. A cerâmica é valorizada especialmente pela possibilidade que oferece para o conhecimento de diferentes aspectos relativos às sociedades antigas, como sejam os de âmbito socio-cultural, tecnológico, as relações comerciais e a economia antiga, sem nunca esquecer o excelente elemento datante que constitui.
São abordadas as principais questões e metodologias em causa no estudo de um conjunto cerâmico desta época procurando reconhecer-se as suas potencialidades e limites.
Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual: Introdução ao Estudo do Vidro Antigo
Código: ARQ5.920335
ECTS: 6
Objectivos: O objectivo principal desta UC é dotar os alunos de conhecimentos avançados sobre a produção, consumo e categorização do vidro na Antiguidade. Pretende-se expor um panorama geral destes artefactos desde a Idade do Bronze até à Época Romana, com particular incidência na área mediterrânica, mormente no Ocidente. Será demonstrada a importância do vidro para a compreensão das sociedades antigas, quer a nível cultural, social ou tecnológico.
Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual: Materiais Proto-Históricos
Código: ARQ5.920336
ECTS: 6
Objectivos: 1. Definição das principais categorias de artefactos arqueológicos da Idade do Bronze e da Idade do Ferro. 2. Enquadramento cronológico, tecnológico e cultural das diferentes categorias de artefactos; 3. Análise dos processos de transição no quadro da cultura material entre o 2º e o 1º milénio a.C.: fenómenos de continuidade e ruptura. 4. As potencialidades do registo material na reconstituição de grupos culturais – enquadramento teórico e casos de estudo.
Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual: Tecnologia Lítica
Código: ARQ5.920337
ECTS: 6
Objectivos: O objectivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam reconhecer as principais categorias de artefactos líticos talhados manipulados pelas sociedades pré-históricas. Estes materiais possuem, em múltiplas circunstâncias, para além de valor cronológico intrínseco um imenso potencial informativo acerca das áreas de proveniência de matérias-primas, tecnologias de produção, usos e funcionalidades destes conjunto.
T-U
Teatro e Imagem
Código: TEA5.920339
ECTS: 6
Objectivos: O seminário procura discutir, à luz do conceito de representação, algumas questões colocadas pelo registo imagético das diferentes componentes do evento performativo, que derivam da efemeridade das artes performativas e do seu encontro com várias formas de representação das mais ancestrais até à fotografia ou à imagem em movimento. Também se discutirá o estatuto de documentos visuais com interesse para a história do teatro na sua problemática dimensão referencial e no duplo funcionamento da imagem como documento e monumento.
Tecnologias da Informação
Código: CDI5.555906
ECTS: 6
Objectivos: Descrever Tecnologias de Informação e os seus componentes básicos; Distinguir diferentes tipos de modelos de dados (concetual, lógico e físico); Identificar contextos de aplicação de bases de dados relacionais; Construir queries simples em SQL; Explicar a diferença entre Internet e Web; Reconhecer as diferenças entre diversos tipos de estruturações de dados na Web (sem estrutura, semi-estruturados e estruturados); Dar exemplos dos diferentes tipos de estruturas de dados na Web; Discutir os diferentes modelos de dados lógicos usados por soluções de armazenamentos de dados; Descrever conceitos relacionados com a Web Semântica, incluindo Linked Data e Knowledge Graphs.
Temas de Historiografia
Código: HIS5.799996
ECTS: 12
Objectivos: Introdução ( História, Tempo, Passado ) ; 1. Para a História do Historiar ; 2. História e Ciências Sociais ( séculos XIX - XXI ) ; 3. Caminhos da Sociologia Histórica ( séculos XX e XXI ) ; 4 . Padrões de História Transcultural .
Temas de Teoria da História
Código: HIS5.715302
ECTS: 12
Objectivos: 1. História: entre ciências sociais e humanidades.2. Problemas de conceptualização em história. 3. História e ensaísmo. Ortega y Gasset, Benedetto Croce e António Sérgio. Pretende-se 1. aprofundar reflexão teórica e prática: interrogar uma pluralidade de teorias e de escritas da história 2. desenvolver conexões entre teorias da história e outras ciências e humanidades 3. incentivar investigações no campo historiográfico
Teoria da Tradução
Código: TRA5.522050
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem como objetivo genérico familiarizar os alunos com uma seleção de propostas teóricas contemporâneas de maior utilidade na formação de tradutores e na prática de tradução. Aborda conceitos como: estratégias de tradução, normas de tradução, problemas de tradução, desvios de tradução, competências de tradução e uma selecção de propostas de análise textual para fins da tradução.
Teoria da Tradução
Código: TRA5.522050
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem como objectivo genérico familiarizar os alunos com uma selecção de propostas teóricas contemporâneas de maior utilidade na formação de tradutores e na prática de tradução. Aborda conceitos como: estratégias de tradução, normas de tradução, problemas de tradução, desvios de tradução, competências de tradução e uma selecção de propostas de análise textual para fins da tradução.
Teoria e Crítica da Arte Contemporânea
Código: HAR5.717127
ECTS: 12
Objectivos: Desenvolver o conhecimento das diferentes tendências contemporâneas da teoria da arte e da sua prática crítica, através da análise de textos de referência histórica e das perspetivas teóricas que os sustentam (OA1). Exercitar a capacidade especulativa e crítica que proporcionam sobre as obras de arte (OA2), bem como o reconhecimento dos diferentes modelos interpretativos (OA3).
Teoria e Metodologia das Ciências da Documentação e Informação
Código: CDI4.555904
ECTS: 6
Objectivos: Apreender a evolução do campo científico da Ciência da Informação; Problematizar o objeto e o âmbito da Ciência da Informação; Saber caracterizar a Informação enquanto fenómeno social; Compreender as tendências de investigação em Ciência da Informação; Conhecer distintos métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais e, mais especificamente, em Ciência da Informação; Reconhecer e selecionar técnicas distintas de recolha de dados; Analisar dados recolhidos no âmbito da investigação;
Organizar e estruturar um trabalho científico; Dominar pelo menos uma das normas para as referências bibliográficas; Efetuar uma revisão de literatura sobre um tema/assunto; Saber elaborar um resumo.
Teoria e Métodos na Ciência das Religiões
Código: REL4.713322
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa a aquisição de metodologias de trabalho científico no campo das ciências da religião; discussão do conceito de “religião” numa perspectiva comparada e diacrónica; uso de conceitos e ferramentas de análise no estudo do fenómeno religioso; análise, comentário e discussão em aula dos autores em análise; comentário bíblico com base nos métodos histórico-críticos.
Teorias Contemporâneas do Restauro
Código: HAR5.920346
ECTS: 12
Objectivos: Procura-se a especialização de conhecimentos das teorias e práticas da intervenção nos monumentos, na Europa depois da Segunda Guerra. Pretende-se apurar a importância dos valores dos monumentos nos diferentes contextos dos países europeus e o impacte destrutivo do grande conflito bélico mundial, bem como os respetivos efeitos sobre os critérios de intervenção praticados. Realce da utilidade desta UC no quadro da História da Arte. Pretende-se que o aluno adquira essa consciência, permitindo-lhe uma visão crítica da integridade do objeto artístico.
Teorias das Artes Performativas
Código: TEA5.920347
ECTS: 12
Objectivos: Os objectivos desta UC são : conhecer a pluralidade de teorias e práticas performativas de criadores que marcaram a cena teatral do início do século XX até aos nossos dias; reflectir criticamente sobre os seus pressupostos e estabelecer paralelismos entre as diversas teorias e práticas; analisar as concepções estéticas que enformam textos escritos para teatro e espectáculos contemporâneos. No comentário dos textos e dos espectáculos escolhidos, feito oralmente na aula, procura-se analisar as concepções estéticas que os enformam, reflectir criticamente sobre os seus pressupostos e estabelecer paralelismos entre as diversas teorias e práticas performativas.
Tópicos de Análise e Teorias da Comunicação
Código: CLT5.920394
ECTS: 12
Objectivos: Os principais objetivos de aprendizagem são (i) aprofundar o conhecimento de conceitos e de teorias relevantes para o estudo da comunicação, (ii) refletir sobre alguns dos principais papéis desempenhados pela comunicação hoje, assim como sobre seus obstáculos, (iii) proporcionar ferramentas de análise das práticas de comunicação social e estratégica e (iv) promover e exercitar o pensamento crítico.
Tópicos de Análise e Teorias da Cultura
Código: CLT5.920395
ECTS: 12
Objectivos: A UC aborda as principais teorias e autores que se encontram na génese dos Estudos de Cultura. Isto permite compreender problematizar enquadramentos epistemológicos e conceitos como cultura, identidade e sociedade. Procuramos compreender práticas e métodos de análise e crítica cultural; as dinâmicas de grupos sociais e subculturas; a emergência de padrões socioculturais; movimentos pós-coloniais; a construção identitária individual e grupal; o papel da ideologia na produção e nas relações culturais; os novos traços da modernidade no século XXI; bem como fenómenos relacionados com o digital e a tecnologia.
Tópicos de Antropologia no Brasil
Código: BRA5.913282
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é apresentar aos alunos abordagens antropológicas sobre o Brasil através do enfoque num conjunto de temas amplamente discutidos na antropologia brasileira. O seminário visa explorar a construção da diversidade social e cultural na antropologia brasileira, nomeadamente as questões sobre raça, experiências urbanas, dinâmicas religiosas e processos identitários indígenas.
Tópicos de Crítica Textual I: O Cânone Linguístico
Código: TXT5.920128
ECTS: 12
Objectivos: O objetivo principal deste seminário é refletir sobre o desenvolvimento histórico da língua, focando temas e problemas relativos às fontes documentais do português, com referência a outras UCs (história, cultura e literatura) e, particularmente, aos princípios metodológicos da crítica textual. O curso pretende preparar os estudantes para identificar e classificar mudanças linguísticas em documentos escritos e interpretar dados no quadro da linguística histórica.
Tópicos de Crítica Textual II: Edição Digital
Código: TXT5.920129
ECTS: 12
Objectivos: O objetivo deste seminário é familiarizar os estudantes com questões teóricas e metodológicas inerentes ao paradigma digital de edição, além de proporcionar experiência prática de codificação textual, seguindo padrões internacionais. Os estudantes deverão ser capazes de desenvolver um pequeno projeto de edição académica digital, de acordo com diversas escolas editoriais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Análise Aplicada de Tendências Socioculturais
Código: CLT5.920399
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Civilização Europeia
Código: CLE5.920544
ECTS: 6
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Comunicação Intercultural e Dinâmicas Culturais
Código: CLT5.920130
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Explorando Babel
Código: CLT5.920401
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Gestão da Cultura: Aplicações Estratégicas
Código: CLT5.920402
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Materialidades da Memória
Código: CLT5.920405
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Multiculturalismo e Dinâmicas Culturais
Código: CLT5.920406
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Performance e Retórica - Poder e Contra-Poderes
Código: CLT5.920407
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura e Comunicação: Processos de Produção Cultural na Sociedade Contemporânea
Código: COM5.921754
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Cultura: Cultura Visual e Ressignificações Intermedia
Código: CLT5.920408
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Tópicos de Diplomática
Código: HIS5.716665
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário tem por objectivo permitir que os alunos de pós-graduação, em mestrado e doutoramento, aprofundem os seus estudos de Diplomática iniciados no primeiro ciclo de História, quer frequentem a especialização em Paleografia e Diplomática, quer outras especializações em História ou noutras áreas de estudo. A leitura comentada de autores como Georges Tessier, Heinrich Fichtenau, Armando Petrucci, Robert-Henri Bautier, Alessandro Pratesi e Luciana Duranti, entre outros, abrem novas perspectivas à abordagem de temas como as Fases Textuais (Génese do Acto Jurídico), o Discurso Diplomático e a Transmissão (Traditio) Diplomática, além de outros tópicos. O resultado esperado é um entendimento mais profundo da morfologia/forma dos documentos jurídicos (notariais, judiciais e de chancelaria), fontes importantes – e quase exclusivas em determinadas cronologias – para a investigação em ciências sociais e humanas.
Tópicos de História do Brasil I
Código: HIS5.913260
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a geografia e a história do Brasil entre o início do século XVI e o final do século XVIII, potenciando a capacidade dos estudantes para pensarem a formação e a história de uma sociedade multiétnica resultante do encontro cultural entre Europeus, Americanos e Africanos no quadro do império português.
Tópicos de História do Brasil II
Código: HIS5.913271
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer um conhecimento genérico sobre a história do Brasil nos séculos XIX e XX, potenciando a capacidade dos estudantes para reflectirem sobre a construção do Estado-nação brasileiro, da identidade nacional e da cidadania brasileiras no respectivo contexto histórico e em relação com as identidades e narrativas locais, regionais e étnicas.
Tópicos de Literatura no Brasil
Código: BRA4.913234
ECTS: 12
Objectivos: O objectivo é fornecer uma visão de conjunto das relações interartísticas entre o visual e o verbal na literatura brasileira da segunda metade do século XX e do século XXI, através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores relevantes, discriminando várias tendências estéticas e ideológicas e potenciando as capacidades de interpretação, análise e síntese dos estudantes.
Tópicos de Paleografia I
Código: HIS5.715144
ECTS: 12
Objectivos: Em Tópicos de Paleografia I exploram-se diferentes aspectos teóricos da Paleografia como a história da escrita latina no Ocidente europeu, os métodos de análise da escrita, a terminologia de descrição e análise de escritas e a sua nomenclatura.
Tópicos de Paleografia II
Código: HIS5.715155
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário tem por objectivo permitir que os alunos de pós-graduação, em mestrado e doutoramento, aprofundem os seus estudos de Paleografia iniciados no primeiro ciclo de História, quer frequentem a especialização em Paleografia e Diplomática, quer outras especializações em História ou noutras áreas de estudo. A busca, inventário, leitura paleográfica avançada e elaboração de sumários diplomáticos e de índices, com vista ao desenvolvimento de capacidades especializadas de leitura, transcrição e edição de textos jurídicos e/ou práticos, centram-se em fontes primárias portuguesas (e.g., chancelarias, tabeliães e escrivaninhas judiciais). O resultado esperado é uma capacitação para a leitura avançada e a edição de fontes primárias destas tipologias, imprescindível à investigação em História e noutras ciências sociais e humanas.
Tópicos em Comparatismo I
Código: COM5.920428
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos de mestrado sejam iniciados numa reflexão crítica sobre o tópico comparatista proposto, com base na análise comparativa de obras de arte e de textos críticos diversos. O objectivo é que desenvolvam um conhecimento crítico do campo dos Estudos Comparatistas, tanto numa perspectiva histórica como na actualidade, de forma a poderem elaborar um pensamento autónomo. O tópico em comparatismo a explorar em cada semestre variará consoante o programa definido pelo docente responsável.
Tópicos em Comparatismo II
Código: COM5.920429
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos de mestrado sejam iniciados numa reflexão crítica sobre o tópico comparatista proposto, com base na análise comparativa de obras de arte e de textos críticos diversos. O objectivo é que desenvolvam um conhecimento crítico do campo dos Estudos Comparatistas, tanto numa perspectiva histórica como na actualidade, de forma a poderem elaborar um pensamento autónomo. O tópico em comparatismo a explorar em cada semestre variará consoante o programa definido pelo docente responsável.
Tópicos em Comparatismo III
Código: COM5.913570
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se que os alunos de mestrado sejam iniciados numa reflexão crítica sobre o tópico comparatista proposto, com base na análise comparativa de obras de arte e de textos críticos diversos. O objectivo é que desenvolvam um conhecimento crítico do campo dos Estudos Comparatistas, tanto numa perspectiva histórica como na actualidade, de forma a poderem elaborar um pensamento autónomo. O tópico em comparatismo a explorar em cada semestre variará consoante o programa definido pelo docente responsável.
Tópicos em Estudos Clássicos - Grego Avançado I
Código: CLA5.920430
ECTS: 12
Objectivos: Este curso aprofunda as competências de leitura e interpretação de textos em grego de vários registos linguísticos, géneros literários e períodos. Os estudantes analisam textos seleccionados (de autores clássicos ou tardios, de maior complexidade sintáctica, como Demóstenes, Tucídides, Píndaro, Apolónio de Rodes, Calímaco, ou outros). As perspectivas da sua abordagem serão filológicas, retóricas, estilísticas e de crítica textual.
Tópicos em Estudos Clássicos - Grego Avançado II
Código: CLA5.920431
ECTS: 12
Objectivos: Nesta UC estudam-se obras gregas de dificuldade elevada, complementando o trabalho realizado no nível anterior (autores antigos ou tardios). Sendo o último nível de grego oferecido, pretende-se uma consolidação final e o aprofundamento dos conhecimentos de língua grega (estilo, gramática, léxico, técnica retórica) e reflete-se sobre o que deve ser uma tradução dos clássicos hoje.
Tópicos em Estudos Clássicos - Grego Intensivo
Código: CLA5.920508
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC visa dotar os alunos de um conhecimento das estruturas gramaticais básicas do grego antigo, permitindo-lhes criar competências que abram caminho para a leitura e análise de textos de várias épocas e géneros, de dificuldade média. Pretende-se que os alunos adquiram um conjunto de ferramentas linguísticas que lhes tornem acessíveis autores de menor complexidade sintáctica, sejam eles clássicos, da época bizantina ou patrísticos. Os alunos serão orientados no sentido de virem a desenvolver um pensamento crítico sobre a transmissão textual e reinterpretar conceitos culturais estruturantes no âmbito político e social.
Tópicos em Estudos Clássicos – Hispânia Visigótica e Cultura Carolíngia
Código: CLA5.920148
ECTS: 12
Objectivos: A Hispânia visigótica é um espaço de passagem entre a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média, e um campo privilegiado para analisar fenómenos de continuidade e de transformação da herança cultural. Particular destaque merecem certos objectos literários, como a gramática (Julião de Toledo), a poesia (Eugénio de Toledo), a hagiografia, bem como as compilações de saber científico como as Etimologias e o De natura rerum de Isidoro de Sevilha. Esta produção circulou depois nos círculos culturais carolíngios, que os integraram e reelaboraram. O seminário incidirá sobre as mais recentes abordagens a estas questões, trabalhando sempre com as fontes directas, ou seja, os manuscritos medievais.
Tópicos em Estudos Clássicos - História do Teatro
Código: CLA5.920432
ECTS: 12
Objectivos: O curso analisa os tópicos seguintes sobre a história da Tragédia, do Trágico, da Comédia e do Cómico: origem e modelação do teatro antigo (Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Séneca, Aristófanes, Plauto e Terêncio); pensamento crítico (Platão e Aristóteles); reformulações clássicas da Tragédia e do Trágico (Shakespeare e Racine); Tragédia e contemporaneidade (Nietzsche e a “filosofia trágica”; morte ou metamorfose da Tragédia; Tragédia e banalidade; Tragédia e linguagem; expressões contemporâneas de Tragédia; recriação dos mitos e das Tragédias clássicas).
Tópicos em Estudos Clássicos - Latim Avançado I
Código: CLA5.920433
ECTS: 12
Objectivos: Este curso aprofunda as competências de leitura e interpretação de textos em latim de vários registos linguísticos, géneros literários e períodos. Os estudantes analisam textos seleccionados (de autores mais habitualmente ensinados em cursos de latim avançado, como Estácio ou Cícero, ou menos bem conhecidos e até inéditos, do período medieval ou do Humanismo português). Além de aspectos puramente linguísticos, tópicos como estilo, técnica retórica, métrica, crítica textual, entre outros, são também abordados.
Tópicos em Estudos Clássicos - Latim Avançado II
Código: CLA5.920434
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende analisar, comentar e traduzir obras em latim de dificuldade elevada (de autores clássicos, como Tácito, ou de autores da antiguidade tardia, da época medieval, do Renascimento ou do alvor da modernidade). Sendo o último nível de latim oferecido, pretende uma consolidação final e o aprofundamento dos conhecimentos de língua latina, e reflete sobre as características do que deve ser uma tradução dos clássicos nos dias de hoje.
Tópicos em Estudos Clássicos - Latim Avançado II
Código: CLA8.920152
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende analisar, comentar e traduzir obras em latim de dificuldade elevada (de autores clássicos, como Tácito, ou de autores da antiguidade tardia, da época medieval, do Renascimento ou do alvor da modernidade). Sendo o último nível de latim oferecido, pretende uma consolidação final e o aprofundamento dos conhecimentos de língua latina, e reflete sobre as características do que deve ser uma tradução dos clássicos nos dias de hoje. Em doutoramento, o seminário pretende consolidar a formação já adquirida, aplicar métodos de investigação avançada num tópico específico e ministrar conhecimentos considerados obrigatórios para a tese.
Tópicos em Estudos Clássicos - Latim Intensivo
Código: CLA5.920511
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende dotar os alunos de um conhecimento das estruturas gramaticais fundamentais da língua latina, permitindo-lhes criar competências para a leitura, análise e tradução de textos escritos em latim e de vários registos e contextos (p.e. epigráfico, jurídico, entre outros). O corpus textual inclui textos da Antiguidade ao Renascimento, o que permite criar um pensamento crítico sobre a transmissão e reinterpretação de conceitos de diversas áreas do saber (literatura, direito, filosofia, história, entre outras), em contextos políticos, sociais e culturais de diferentes épocas.
Tópicos em Estudos Clássicos - Tópicos de Teoria Literária
Código: CLA5.920435
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC reflecte sobre o fenómeno literário na antiguidade grega e romana a partir de dois pontos de vista: por um lado, procede à análise de conceitos e ideias sobre a poesia, a composição poética, o discurso e a comunicação; por outro lado, procede ao exame de uma seleção de textos literários relevantes, tomando em consideração os seus contextos de composição, execução e transmissão.
Tópicos em Estudos Clássicos - Tópicos em Comparatismo
Código: CLA5.920436
ECTS: 12
Objectivos: Esta UC pretende discutir as expressões filosófico-literárias da consciência da morte seguintes: a) a "bela morte" ou a morte heróica; b) a tragédia ou o risco da morte; c) morte e metamorfose: religião e gnose d) "morrer de amor": eros e thanathos; e) o anúncio da "morte de Deus"; f) o absurdo ou a morte do sentido.
Tópicos em Estudos Clássicos - Tópicos em Comunicação e Cultura
Código: CLA5.920437
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário visa dar uma perspectiva da recepção dos estudos clássicos na cultura contemporânea, focando-se na importância da retórica e da performance nas questões de construção de poder e identidade.
Tópicos em Literatura Portuguesa - Literatura e Sociedade no Século das Luzes (Mestrado)
Código: POR5.922096
ECTS: 12
Objectivos: Tem como objectivos:
a) O século XVIII português perante a História Literária. Problematização dos conceitos de “Iluminismo”, “Neo-classicismo” e “Pré-romantismo”. A necessidade de pensar para além das etiquetas. Dinâmicas do campo literário (Bourdieu) português do século das Luzes.
b) Academias, Assembleias e Outeiros. Textos, Sociabilidades, Género e Autoria.
c) A mulher como problema: perspectivas sobre a educação feminina (Verney, Ribeiro Sanches, Teodoro de Almeida e o Marquês de Alorna), ecos setecentistas da Querelle des femmes e emergência de uma “consciência feminista” (Lerner) no Portugal das Luzes.
Tópicos em Literatura Portuguesa - Luzes sobre Os Lusíadas (Mestrado)
Código: POR5.922097
ECTS: 12
Objectivos: O século das luzes produziu uma quantidade assinalável de textos críticos sobre Os Lusíadas, muitos deles de grande virulência. A partir da discussão de alguns desses textos (Voltaire, José Agostinho de Macedo, entre outros), o seminário procura descrever os problemas maiores identificados pela crítica neoclássica, e, acima de tudo, dar-lhes resposta: desadequação entre matéria e estilo, incoerências nas acções e nas motivações das personagens, incongruência entre o estatuto das personagens e o que elas dizem ou fazem, inconsistências lógicas de vária espécie, falta de unidade e de verosimilhança, uso abusivo da mitologia. Muitas destas observações são parecidas com o que se escreveu na mesma altura sobre Paradise Lost, e esse debate será invocado nos muitos casos em que se revelar pertinente. As questões destacadas pelos críticos de Camões (e de Milton) levantam outras, mais gerais, relacionadas, por exemplo, com o estatuto da ficção, com os conceitos de originalidade e liberdade poética, e com o projecto estético do autor. (Não serão aquelas "falhas" intencionais? Se sim, porquê e para que propósito? E em que casos podemos imputar "falhas" ou "erros" aos poetas?) Tendo em conta a prática concreta do seminário, que consiste essencialmente no comentário detalhado d'Os Lusíadas, reflectir-se-á também amiúde sobre a pertinência do que dizem os intérpretes de textos literários. (A bibliografia inclui ainda textos de Samuel Johnson, William Empson, Stanley Fish, Terry Cochran.)
Tópicos em Literatura Portuguesa - O sujeito amoroso na literatura portuguesa oitocentista (Mestrado)
Código: POR5.922098
ECTS: 12
Objectivos: O tópico escolhido é central na literatura e será estudado com a leitura de três obras portuguesas (Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco, «Singularidades de uma rapariga loura», de Eça de Queirós, e O livro de Alda, de Abel Botelho), mediante as quais se traça uma metamorfose caracterial, identitária e simbólica do sujeito amoroso. Os conceitos de amor e de sujeito amoroso serão estudados no início do semestre e as obras literárias, bem como ensaios, permitirão mostrar que o tópico acompanha as mudanças da literatura portuguesa do século XIX no seu desenvolvimento periodológico, acompanhando também mudanças ideológicas e sociais.
Tópicos em Literatura Portuguesa - Poética trovadoresca: práticas e perceções (Mestrado)
Código: POR5.922098
ECTS: 12
Objectivos: A razão por que as cantigas trovadorescas mantêm sentido para leitores afastados cerca de oito séculos do momento da composição poderá encontrar-se no facto de o amor e a política marcarem o ocidente de formas relativamente intemporais. Se convidássemos, porém, um trovador a construir uma antologia das melhores cantigas de todos os géneros (cantiga de amor, cantiga de amigo, sátira), o resultado seria provavelmente diferente do que encontramos nas antologias onde se sintetiza atualmente a lírica galego-portuguesa. A razão desta diferença pode encontrar-se nos princípios de composição e avaliação que os trovadores defenderam e manifestaram em tenções, cantigas de escárnio e maldizer e até cantigas de amor. Mas a diferença está também nos caminhos que a história da literatura fez, desde que este corpus é estudado. Ou seja, entre a poética, que os trovadores quiseram praticar, e o discurso recente sobre esta prática, que não terá deixado de modificar a perceção da lírica trovadoresca.
Ao longo do semestre, analisaremos o discurso dos trovadores sobre os seus próprios atos de composição para os compararmos com as avaliações que a crítica literária foi fazendo da poética e dos géneros trovadorescos nos últimos cem anos. Paralelamente, a análise dos textos trovadorescos permitir-nos-á encontrar os lugares da diferença e de coincidência de valorização e desvalorização.
Tópicos em Literatura Portuguesa - Ricardo Reis (Mestrado)
Código: POR5.922095
ECTS: 12
Objectivos: O seminário consiste na leitura atenta e circunstanciada da obra de Ricardo Reis. Partindo do pressuposto de que o multifacetado projecto poético pessoano converge de modo incontornável para a dinâmica entre os três heterónimos maiores, estudar a obra de um desses heterónimos, neste caso Reis, implica estudar essas dinâmicas e o modo como elas afectam esse projecto. Ler-se-á a obra de Ricardo Reis, portanto, não apenas em relação às tradições literárias e filosóficas com as quais ela formalmente dialoga (poesia e filosofia greco-latina), mas também em relação à vizinhança heteronímica que ajuda a constituí-la e, de modo mais abrangente, em relação à generalidade da obra de Fernando Pessoa.
Topics of Culture and Communication: Strategic Communication (Culture and Brands)
Código: CLT5.920160
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Topics of Culture and Communication: Visual Culture and Intermedia Resignifications
Código: CLT5.920161
ECTS: 12
Objectivos: Os conteúdos desta UC serão especificados anualmente, e visam o desenvolvimento de diversas metodologias e quadros teóricos da cultura e comunicação, inserindo-os nos respectivos contextos históricos, sociais e culturais.
Trabalho de campo
Código: ARQ5.717135
ECTS: 12
Objectivos: Aprofundamento de competências em registo arqueológico de campo e tratamento de materiais arqueológicos (inventário, classificação, desenho). A UC pressupõe que existe já uma formação de base e alguma experiência dos estudantes em trabalho de campo. Todas as actividades decorrem no contexto dos projetos de investigação da Uniarq, durante o Semestre de Verão.
Trabalho de projeto [Ciências da Documentação e Informação]
Código: CDI6.555923
ECTS: 6
Objectivos: Conceber, desenvolver e/ou avaliar um projeto de natureza científica e técnica, que evidencie competências adquiridas ao longo do ciclo de estudos, através da elaboração de um diagnóstico, planeamento e avaliação ou através da apresentação de propostas/estratégias de solução. Tem por base um problema concreto, objeto de análise crítica, ao qual se deve procurar responder com propostas. Combina uma dimensão teórica com uma abordagem prática, sendo tendencialmente virado para a ação.
Trabalho de Projeto I [Estudos Anglísticos]
Código: ANG6.920444
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC tem como objectivo confrontar o estudante com questões preliminares de investigação e sua solução através de um tópico à escolha do estudante.
Trabalho de Projeto II [Estudos Anglísticos]
Código: ANG6.920445
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC surge na sequência da investigação realizada em Trabalho de Projecto I, e tem como objectivo acompanhar o estudante na elaboração de um ensaio decorrente dessa investigação.
Trabalho de Projeto [Estudos Anglísticos]
Código: ANG6.920443
ECTS: 48
Objectivos: Esta unidade curricular surge na sequência da investigação feita em Trabalho de Projecto I e II, destinando-se à redacção de um relatório que incida sobre um tema ou tópico na área dos Estudos Ingleses ou Americanos. Deve apresentar resultados decorrentes da experiência adquirida na sua elaboração e incluir um enquadramento teórico, uma adequada justificação metodológica e análise crítica dos resultados obtidos.
Trabalho de Projeto [História da Arte]
Código: HAR6.717165
ECTS: 48
Objectivos: Os objetivos gerais de um Trabalho de Projeto, independentemente da área de especialização e do tema escolhido, devem obedecer a um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. Este tipo de trabalho pode apresentar-se nas seguintes formas:
a) uma proposta de criação de um produto ou serviço,
b) uma proposta de desenvolvimento de uma actividade,
C) uma proposta de aperfeiçoamento de uma determinada estrutura ou programa.
Todas estas propostas têm de estar devidamente fundamentadas nos seus pressupostos teóricos e metodológicos.A avaliação do seu mérito deverá ter em consideração os seguintes pontos:
a) Pertinência e originalidade da proposta;
b) Capacidade de análise crítica do objecto de estudo;
c) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem e metalinguagem, estrutura e estilo);
d) Fundamentação adequada do projecto proposto;
e) Integração correcta da literatura secundária na argumentação desenvolvida;
f) Adequação entre a proposta e a realidade observada.
Trabalho de Projecto [Linguística]
Código: LIN6.920442
ECTS: 36
Objectivos: Um trabalho de projeto, com elaboração do respetivo relatório, visa enquadrar o aluno num ambiente de investigação científica, devendo o seu trabalho conduzir a resultados inovadores. A conclusão do ciclo de estudos, com obtenção do correspondente Grau, mediante um Trabalho de Projeto, com Relatório, depende do domínio específico em que o estudante se pretende especializar e da disponibilidade de projetos de investigação em que os estudantes possam ser integrados de forma proveitosa. De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é feita num ato público de defesa do Relatório do Trabalho de Projeto.
Trabalho de Projeto [Tradução]
Código: TRA6.811931
ECTS: 42
Objectivos: No contexto desta UC os estudantes devem desenvolver e apresentar um relatório de projeto, um dos três tipos de trabalho final para a obtenção do grau de Mestre em Tradução previstos no plano de estudos.
Tradução Assistida por Computador - nível avançado
Código: TRA5.920162
ECTS: 12
Objectivos: Este seminário visa a aquisição de competências avançadas em tradução assistida por computador para reutilização de trabalho de tradução anteriormente efetuado, gestão de informação terminológica e integração e organização de recursos externos em ferramentas de apoio à tradução. Pretende-se que os estudantes passem a dominar e a ser capazes de manipular ferramentas computacionais específicas para apoio à tradução humana.
Tradução do Audiovisual Inglês-Português I
Código: TRA5.111051
ECTS: 6
Objectivos: O seminário tem como objectivo genérico formar para a prática profissional de Tradução Audiovisual no mercado português e internacional. Tem como principais objectivos específicos desenvolver:
(1) competências de investigação em tradução audiovisual;
(2) competências linguísticas e culturais (consciência transcultural e sociolinguística e capacidade comunicativa);
(3) competências de tradução (estratégica, metodológica e temática);
(4) competências tecnológicas (ferramentas e aplicações).
O seminário centra-se na prática de Legendagem (tradução inglês-português para legendagem e legendagem/temporização de legendas). As sessões envolvem vários exercícios de uso de programa electrónico de legendagem.
Tradução do Audiovisual Inglês-Português II
Código: TRA6.111084
ECTS: 6
Objectivos: O seminário tem como objectivo genérico aprofundar e expandir competências para a prática profissional de TAV no mercado português e internacional. Tem como principais objectivos específicos desenvolver:
(1) competências pessoais e interpessoais (preparatórias do trabalho em equipa em empresas de prestação de serviços de tradução)
(2) competências de prestação de serviços (nas diversas funções assumidas numa empresa de prestação de serviços de tradução)
A sessões envolvem exercícios para desenvolver competências específicas para a prática profissional de TAV em contexto empresarial, assumindo funções de tradução para legendagem, dobragem e sonorização; legendagem/temporização de legendas; revisão linguística, terminológica, de tradução e de legendagem; e gestão de projecto).
Tradução do Texto Científico e Técnico Alemão-Português I
Código: TRA5.610755
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem por objectivo desenvolver as competências necessárias à formação de um tradutor de documentos especializados redigidos em língua alemã, i.e, aperfeiçoar o domínio das duas línguas nas áreas temáticas em questão; desenvolver métodos de pesquisa e gestão terminológicas; apurar o sentido crítico de modo a poder distinguir fontes fiáveis e diferentes suportes de comunicação; saber identificar e classificar problemas de transferência linguística e cultural; saber elaborar um meta-discurso que vise caracterizar o texto de partida e justificar opções tradutórias; adquirir competências tecnológicas que permitam aplicar estratégias de tradução adequadas.
Tradução do Texto Científico e Técnico Alemão-Português II
Código: TRA6.610781
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem como objectivo promover a investigação e reflexão sobre a tradução de textos técnicos e científicos do campo das artes performativas de autores de língua alemã; analisar os textos no que diz respeito ao tema, grau de especialização, estilo e terminologia; adquirir estratégias para a pesquisa, gestão e tradução da terminologia especializada; fundamentar as opções tradutórias e justificar as escolhas em detrimento de outras operações ou estratégias; elaborar um glossário bilingue sobre o léxico especializado das diversas linguagens cénicas.
Tradução do Texto Científico-Técnico Espanhol-Português I
Código: TRA5.811582
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem como objetivo abordar questões nucleares da tradução especializada científica e técnica de espanhol para português: precisão, clareza e concisão; pesquisa em fontes lexicográficas, documentação especializada e bases de dados; leitor e propósito da tradução especializada; interferência, fraseologia e registo nos tecnoletos; o mundo profissional da tradução especializada.
Tradução do Texto Científico-Técnico Espanhol-Português II
Código: TRA6.811646
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem como objetivo aprofundar as questões nucleares da tradução especializada científica e técnica de espanhol para português abordadas no semestre anterior: precisão, clareza e concisão; pesquisa em fontes lexicográficas, documentação especializada e bases de dados; leitor e propósito da tradução especializada; interferência, fraseologia e registo nos tecnoletos; o mundo profissional da tradução especializada.
Tradução do Texto Científico-Técnico Francês-Português I
Código: TRA5.811593
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC visa a aquisição de uma competência generalista para a tradução de textos jurídicos através de uma familiarização com os sistemas jurídicos francês e português, da análise da organização do vocabulário jurídico em redes de termos, da análise do funcionamento dos três grandes tipos de discurso jurídico (normativo, decisional, convencional) e da tradução Francês-Português de textos jurídicos.
Tradução do Texto Científico-Técnico Francês-Português II
Código: TRA6.811650
ECTS: 6
Objectivos: Esta UC visa a aquisição de uma competência generalista para o tradutor da área financeira, através da aquisição de conceitos básicos da área e da prática de tradução de textos que pertencem aos principais géneros textuais da área (artigos científicos, excertos de manuais, relatórios de contas, contratos, documentos promocionais, prospetos).
Tradução do Texto Científico-Técnico Inglês-Português I
Código: TRA5.812275
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário visa o desenvolvimento de competências necessárias à formação de um tradutor de textos de especialidade, com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução do texto científico e técnico, com particular destaque para a aquisição de estratégias de pesquisa, gestão e manutenção para posterior utilização de terminologia de áreas críticas na atualidade. Os estudantes desenvolverão atividades de tradução de textos especializados, envolvendo o manuseamento de ferramentas de apoio à tradução e a utilização competente de estratégias de monitorização e de autorregulação do processo de tradução.
Tradução do Texto Científico-Técnico Inglês-Português II
Código: TRA6.812276
ECTS: 6
Objectivos: Com o objetivo de reforçar as competências e práticas desenvolvidas no primeiro semestre e abrir a experiência de tradução dos estudantes a novos tópicos e áreas, este seminário continuará a promover o desenvolvimento de competências necessárias a um tradutor de textos de especialidade, com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução do texto científico e técnico, com particular destaque para a consolidação de estratégias de pesquisa, gestão e manutenção de terminologia de áreas críticas na atualidade. Desenvolver-se-ão atividades de tradução de textos especializados, envolvendo o manuseamento de ferramentas de apoio à tradução e a utilização competente de estratégias de monitorização e de autorregulação do processo de tradução.
Tradução Literária Inglês-Português I
Código: TRA5.111036
ECTS: 6
Objectivos: O seminário de Tradução Literária Inglês-Português I tem como objectivos desenvolver competências de tradução de textos literários de inglês para português europeu, atendendo aos contributos dos Estudos Literários e dos Estudos de Tradução quer para a análise e tradução de textos de vários modos e géneros literários quer para a reflexão e comentário sobre a tradução.
Tradução Literária Inglês-Português II
Código: TRA6.111062
ECTS: 6
Objectivos: O seminário de Tradução Literária Inglês-Português II tem como objectivos aprofundar e expandir as competências de tradução de textos literários desenvolvidas em Tradução Literária I, atendendo aos contributos dos Estudos Literários e dos Estudos de Tradução quer para a análise e tradução de textos de vários modos e géneros literários. quer para a reflexão e comentário sobre a tradução literária.
Tradução Literária Russo-Português I
Código: TRA5.920163
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem como objetivo desenvolver competências práticas de tradução de russo para português. Visa dotar os alunos de instrumentos de análise linguística comparada aplicados à tradução literária, desenvolver a capacidade de avaliação crítica de textos traduzidos e familiarizar os estudantes com ferramentas de apoio à tradução específicas.
Tradução Literária Russo-Português II
Código: TRA5.920164
ECTS: 6
Objectivos: Este seminário tem como objetivo consolidar competências práticas de tradução de russo para português. Visa aprofundar o domínio de instrumentos de análise linguística comparada aplicados à tradução literária e aperfeiçoar a capacidade de avaliação crítica de textos traduzidos.
V-X
Viagens e explorações Marítimas
Código: MAR5.920447
ECTS: 12
Objectivos: Pretende-se dar aos estudantes uma perspectiva global das grandes viagens marítimas que marcaram a Historia e do seu contributo para a exploração geográfica, salientando as consequências dos contactos culturais e antropológicos a nível intercivilizacional, por elas provocado.
Vida Social e Construção do Espaço na Idade Média
Código: HIS5.715065
ECTS: 12
Objectivos: Com esta UC, pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos, aptidões e competências necessários à realização de um trabalho de investigação referente à ação das sociedades medievais sobre os espaços que ocupam ou com os quais entram em contacto.