header recursos electronicos

 

 

Ensino a distância - recursos electrónicos

Publicitar recursos e actividades

Moodle

Serve para distribuir documentos, textos de apoio, enviar mensagens e notificações ou submeter trabalhos. Permite criar salas de estudo, publicar materiais (nomeadamente enunciados de testes e exames), realizar avaliações, propor e desenvolver interações com os estudantes ou entre os estudantes. Os estudantes podem submeter respostas a exercícios, testes e exames.

Especialmente interessantes para fins da avaliação online são:

o laboratório de avaliação, que permite a criação de um trabalho sobre um tema escolhido

o inquérito, que permite criar diversos tipos de testes virtuais

o trabalho, que permite o envio de textos ou documentos em vários formatos

Documentação: https://docs.moodle.org/38/en/Main_page
Cursos: https://moodle.net/
Publicações: https://moodle.org/mod/data/view.php?id=7246

Fazer testes


Google FormsTM

Está incluída nos Google Apps, por sua vez incluídos na sua conta campus. Permite a criação de formulários e pode ser usada para criar exames, de resposta aberta (breve ou longa) ou fechada (incluindo escolha múltipla, dropdown menus, e escala linear). Mais informação em https://www.google.com/forms/about/

KahootTM

Permite a criação de exames com perguntas de escolha múltipla, resposta aberta (breve), Verdadeiro/Falso, ou com ordenação de respostas.

Manuais: Ensino a distância com o Kahoot: https://kahoot.com/files/2020/03/Distance-learning-guide-schools-March-2020.pdf

Fazer videoconferências

Colibri e plataforma ZoomTM (FCCN)

Permite realizar sessões de videoconferência com até 300 participantes. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ser gravadas na cloud, e depois transferidas para o portal Educast.

Manuais:

Manual do utilizador

Boas práticas de segurança

Boas práticas de utilização

Microsoft TeamsTM
GooglechatsTM
SkypeTM

Enviar documentos

FilesenderTM (FCCN)

Permite a partilha segura de ficheiros até 100 GB. É a melhor opção para ficheiros que não podem ser enviados por email.

No login escolha ULisboa – Campus UL. Use a password da sua conta campus.

Digitalizar documentos

CamScannerTM ou ScannableTM

Funcionam ambas como um scanner. Permitem digitalizar documentos com qualidade elevada, usando a câmara de um telemóvel ou tablet. Podem ser usadas para digitalizar respostas manuscritas a um exame. Requerem instalação em telemóvel ou tablet.

Outros recursos

VideocastTM

Permite transmissão de vídeo em directo, via Internet.

LoomTM

Permite a gravação de vídeos e a sua visualização por terceiros, em universos mais ou menos restritos.

Educast

Permite gravar, editar e publicar vídeos educativos. A publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos.

NAU

Disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course).

 

Avaliação a distância - recursos electrónicos

Avaliação contínua

A Faculdade de Letras adopta o método de avaliação contínua. Espera-se por isso que o estudante forneça regularmente elementos de avaliação, envolvendo a participação activa durante as aulas ou o horário de atendimento e a conclusão de todos os elementos de avaliação previstos (testes, exercícios, trabalhos orais e escritos, apresentações orais, entre outros).

Para mais informações sobre avaliação contínua, consulte o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RAE).

 

Avaliação final alternativa - exames

Alguns alunos reprovados na avaliação contínua têm uma segunda oportunidade para concluir com sucesso uma unidade curricular, inscrevendo-se nos exames, que decorrem na época de avaliação final alternativa (em Janeiro e Maio).

Para mais informações sobre avaliação final alternativa, consulte o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RAE).

NB. De acordo com despacho do Reitor da ULisboa (29 Setembro 2020):
"No decorrer do ano letivo de 2020/2021, salvo se forem decretadas pelo Governo medidas agravadas de confinamento ou outras que o impeçam, sempre que a avaliação de conhecimentos e competências de uma unidade curricular, independentemente do ciclo de estudos em que esteja integrada, inclua a realização de exame escrito, prova de frequência ou teste escrito, estas avaliações devem ser realizadas presencialmente."

 

Nesta página encontra uma breve apresentação de modalidades e formatos de exames e avaliação a distância;

Antes do exame a distância

Toda a informação relevante deve ser transmitida com antecedência pelo docente. No último sumário, o docente deve registar:

o modo como os alunos farão o exame

o formato do exame

o dia, a hora e o modo como fará chegar o enunciado aos alunos

o dia e a hora limite para entrega dos exames

Caso o exame seja em tempo real, deverá ser marcado pelo docente no horário atribuído às aulas da turma.

Os estudantes com dificuldades em realizar o exame no formato decidido pelo professor devem comunicar-lhe essas dificuldades e consultar o Núcleo de Apoio ao Estudante em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (caso tenham necessidades educativas especiais).

Estudantes com dificuldade em aceder a um computador ou à internet para realizar exames online, devem contactar com antecedência a Divisão de Sistemas e Informática em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Durante a semana dos exames, a Faculdade preparou uma primeira sala com computadores e acesso à internet; e uma segunda sala só com acesso à internet. Para usar uma destas salas, é necessária uma inscrição prévia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Alguns formatos de avaliação contínua e avaliação final alternativa

Teste escrito de respostas abertas

É sempre um teste com consulta.

Por email

O docente envia o enunciado por email num dia e hora combinado (durante a semana dos exames caso se trate de um exame). O estudante envia a sua resposta por e-mail até um prazo-limite combinado. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

Por Moodle

O docente publica o enunciado do exame ou teste de avaliação na página da disciplina, na data e hora combinadas. O estudante envia a sua resposta por e-mail até um prazo-limite combinado. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

Por videoconferência

Esta modalidade permite o acompanhamento da sessão pelo docente e o esclarecimento de dúvidas. O docente marca a reunião e envia aos inscritos o link. Faz-lhes chegar o enunciado na data combinada ou partilha o enunciado no ecrã durante a reunião. O estudante envia a sua resposta por e-mail até ao termo da reunião. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

 

Trabalho escrito 

Esta modalidade é muito parecida com a do ensino presencial normal. O docente envia o enunciado por email num dia e hora combinados. O estudante envia a sua resposta por e-mail até um prazo-limite combinado. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

 

Teste de escolha múltipla

O docente cria o enunciado na plataforma escolhida. Envia o link para o teste aos estudantes inscritos. Os inscritos submetem a sua resposta dentro do prazo estabelecido, usando a plataforma seleccionada pelo professor.

 

Apresentação oral

Por videoconferência

O tema da apresentação é comunicado antecipadamente ao estudante. O docente marca a reunião e envia-lhe o link para a reunião. O trabalho oral é apresentado durante a reunião. A apresentação pode ser gravada pelo docente.

 

Exame oral

Por videoconferência

O docente marca a reunião e envia o link ao estudante. O exame pode ser gravado pelo docente. Poderá ser aconselhável a participação de um segundo docente, como vogal.

 

Ferramentas online ULisboa

A Universidade de Lisboa disponibiliza um conjunto de ferramentas de ensino, com o objectivo de facilitar a aprendizagem e as actividades de toda a comunidade académica. Estas ferramentas incluem desde as credenciais de acesso às plataformas de ensino e de gestão académica, passando pelo acesso à rede wireless, acessível não só em todas as universidades nacionais, como também em algumas universidades estrangeiras, como outras ferramentas de trabalho - Office365, Google for Education, etc.

No site da Universidade de Lisboa, encontra vários guiões descrevem todos os passos necessários para várias operações importantes.

 

 

Links úteis