Projectos de Investigação

Área de Ciências da Linguagem

Financiamento Nacional

P2LINK - A Ligação entre a Percepção e Produção na Infância: Um estudo de aquisição da linguagem com intervenção oral-motora

Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Referência: PTDC/LLT-LIN/1115/2021

Papel da FLUL: Instituição Proponente

Unidade de Investigação: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Investigador Responsável: Sónia Frota

Duração: 36 meses (17/01/2022 a 16/01/2025)

Financiamento: 249 240,33€

Resumo: A perceção da fala em fases iniciais desempenha um papel fundacional na aquisição da linguagem, com efeitos em cascata no desenvolvimento linguístico subsequente. Capacidades de discriminação e processamento da fala no primeiro ano de vida, assim como a progressiva sintonização para propriedades da língua nativa, guiam o processo de aquisição, influenciando a aprendizagem de categorias fonéticas, prosódicas e fonológicas, que, por seu turno, desencadeiam a aprendizagem de palavras e o processamento sintático [1, 2, 3, 4, a]. Tem crescido recentemente a investigação sobre a ligação entre perceção e produção no desenvolvimento inicial da linguagem, tendo sido encontradas influências sensóriomotoras na perceção da fala em bebés em fases pré-balbuceio. Foi mostrado, em particular, que perturbações oro-motoras induzidas experimentalmente comprometem a perceção da fala [5]. Contudo, até aqui apenas foram examinadas interações com a discriminação de fonemas, pelo que a seletividade, a generalização e o potencial impacto noutros domínios das influências sensório-motoras são ainda desconhecidos. Estão também por estudar os efeitos das perturbações oro-motoras de longa duração no desenvolvimento da perceção da fala e consequente impacto na aquisição da linguagem. Este tipo de perturbação caracteriza populações clínicas com dismorfologias oro-motoras, como a hipotonia oral, a protrusão da língua ou o palato curto. Para o tratamento destas condições na infância, por exemplo na Síndrome de Down (SD), têm sido propostas intervenções terapêuticas com placas palatinas [6, d]. Se bem que estejam demonstradas melhorias estéticas e de aspetos relevantes da morfologia oral, ainda nenhum estudo examinou se e como este tipo de intervenção e os aparelhos utilizados têm impacto no desenvolvimento da perceção e na aquisição da linguagem. O projeto P2LINK contribui para a área emergente da investigação sobre a ligação perceção-produção na aquisição da linguagem abrindo duas avenidas de investigação: (i) examina quão gerais são os efeitos sensório-motores na perceção da fala e como eles se relacionam com desenvolvimentos linguísticos subsequentes em crianças com desenvolvimento típico; e (ii) avalia como as terapêuticas de intervenção incidindo sobre dismorfologias motoras têm impacto não apenas no desenvolvimento oro-motor, mas também nas competências percetivas e na aquisição da linguagem no desenvolvimento atípico. O projeto tem cinco objetivos principais, que consubstanciam a natureza inovadora do programa de pesquisa proposto: (1) Expandir a avaliação das influências sensório-motoras na perceção da fala infantil a um contraste fonológico novo e, para além da fonologia segmental, a distinções prosódicas (perceção do acento de palavra e entoação). (2) Produzir o primeiro estudo que determinará se as crianças mexem espontaneamente a língua quando ouvem fala. (3) Medir a relação entre os desenvolvimentos linguísticos posteriores e o impacto das influências sensório-motoras na perceção de fala em fases iniciais do desenvolvimento. (4) Testar uma placa palatina com terminação externa de chupeta suscetível de uso alargado em populações clínicas para melhorar a morfologia oral, que seja validada do ponto de vista percetivo-motor como não limitando capacidades percetivas. (5) Avaliar os benefícios desse dispositivo tanto em relação à morfologia oral como ao desenvolvimento da linguagem, através de um estudo longitudinal de intervenção com crianças com SD, partindo do trabalho prévio dos membros da equipa do Lisbon Baby Lab (CLUL/FLUL) no domínio do desenvolvimento inicial da linguagem na SD e dos membros da equipa da FMDUP na área da saúde oral na SD. Utilizando um conjunto de métodos não-invasivos (fixação do olhar, eye-tracking, imagiologia com ultrassom, questionários parentais, escalas de desenvolvimento), e tirando partido de paradigmas experimentais testados em estudos anteriores, instrumentos de avaliação de linguagem desenvolvidos/adaptados para o Português Europeu (PE), e dados normativos ou de referência para crianças aprendentes de PE, quer com desenvolvimento típico, quer com SD, construídos pela mesma equipa nuclear multidisciplinar, o P2LINK fornecerá dados cruciais sobre a importância dos processos oro-motores na perceção inicial da fala e no desenvolvimento da linguagem. Os resultados do projeto terão implicações clínicas extensíveis a várias condições caracterizadas por perturbações oro-motoras (e.g. Síndromes Mobius e Pierre Robin e Paralisia Cerebral Congénita), e trarão avanços na compreensão da ligação entre perceção e produção na aquisição da linguagem típica e atípica. A combinação das competências científicas e clínicas no seio do P2LINK (que junta a linguística, a psicolinguística, a psicologia, a terapia da fala e a odontopediatria) promove a translação clínica das descobertas e produtos científicos, perspetivando melhor saúde e educação numa sociedade inclusiva.

Financiamento Internacional