"O mundo maravilhoso dos Bárbaros em Heródoto", por Carmen Soares, Professora Catedrática da FLUC

06 dezembro 2022 11:15

cartaz carmen soares final page 0001Carmen Soares é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora e Coordenadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
A sua investigação tem incidido em particular sobre a Historiografia e o Pensamento Político Grego (em especial Heródoto e Platão), a Antiguidade Clássica, a Tragédia Grega (sobretudo Eurípides) e os temas da Família, Alimentação, Saúde e Dietética

“O mundo maravilhoso dos Bárbaros em Heródoto”:
O sucesso de um texto depende, ontem como hoje, do interesse que suscita entre o seu público. Consciente do poder da palavra e do impacto dos temas como primordial "estratégia de marketing", Heródoto retrata o mundo dos não Gregos, os 'Bárbaros', como um universo extraordinariamente distinto do ambiente (natural e cultural) dos Helenos. Uma natureza mais pródiga e um clima favorável à saúde dos seres humanos, a par de usos e práticas sociais ímpares, fazem do Outro um lugar de admiração e espanto.

Website: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/conferencia-ch-ulisboa-e-cec-ulisboa-historia-antiga-o-mundo-maravilhoso-dos-barbaros-em-herodoto-carmen-soares-6-de-dezembro-de-2022-sala-b112b-1115

Organização: Centro de Estudos Clássicos de Lisboa e Centro de História da Universidade de Lisboa (Ana Alexandra Alves de Sousa e Nuno Simões Rodrigues).

Contactos: sousa1@edu.ulisboa.pt